quarta-feira, 9 de maio de 2018

Steven Universo - uma revelação bombástica!


Quem assiste o desenho Steven Universo já deve estar a par das novidades e talvez arrancando os cabelos com a ultima revelação.

Os dois episódios foram passados no dia 07/05, “Eu não posso voltar” e “uma simples rosa pálida”. O primeiro foi quando Steven descobriu que a Lápis estava morando na Lua porque não conseguiu se afastar da Terra. Ela sentia saudades dos amigos, mas não tinha coragem para voltar. E bastou Steven dizer que tinha sonhado com as diamantes (nem esperou para ouvi-lo falar sobre o sonho), ela saiu correndo desembestada.

Bem... os fãs do desenho em geral não curtiram muito. E não deixo de dar razão a eles. Vejam bem: eu entendo que a Lápis representa uma pessoa com depressão e estresse pós traumático. Ela tem traumas, sofreu muito. Ficar presa por mais de cinco mil anos, sem poder falar com ninguém, sem ir a lugar nenhum, deixa qualquer um maluco da cabeça.

Quem está com depressão sempre tenta fugir daquilo que causou sua dor. A pessoa não consegue agir de forma racional e muitas vezes reage de formas que achamos exageradas. Isso cansa quem tenta ajudar, torna muito complicado. O problema é que na série, eles só mostram Lápis fugindo e fugindo, mas em momento algum param para mostrar de verdade como ela está devastada por dentro.

Na música que canta no episodio, ela mesma fala que existe um terror profundo residindo dentro dela e é esse terror que não a deixa viver mesmo tendo toda ajuda ao seu redor. É por isso que ela não consegue pensar com clareza e age de forma destrutiva às vezes. Seria interessante se houvesse um episódio que explorasse isso com mais profundidade.

Talvez um ep. onde o Steven consiga entrar dentro da mente dela, descobrir esse terror que a paralisa e ajudá-la a acabar com ele de dentro para fora. Mesmo que ela não saia curada desse ep. (não se cura depressão da noite para o dia, isso leva tempo), pelo menos as pessoas poderão entendê-la melhor e ter mais empatia. Agora, se eles continuarem só com episódios da Lápis fugindo, as pessoas vão acabar tomando ranço dela.

Esse ep. foi bom, não nego, mas comparando com “uma simples rosa pálida”, bem... fica difícil, né? Quer dizer, que revelação foi aquela no fim do ep.? Como vamos viver depois disso?

O episódio tem um tom meio psicodélico, pois mostra o Steven entrando dentro da Pérola, que vive dentro da Pérola, que vive dentro da Pérola da Pérola... maluco, não? Essas pérolas internas representam as memórias e subconsciente da Pérola original e podemos ver isso à medida em que o Steven vai penetrando nas camadas mais internas e escondidas da mente dela até chegar à raiz da questão que intrigava todo mundo.

Já havia uma suspeita de que ela tivesse estilhaçado a Pink Diamond. Quando vimos o sonho que Steven teve na base lunar, isso se transformou em certeza. Só que ninguém tinha idéia de como tinha acontecido. Quer dizer, até houve uma teoria, mas acabou que ninguém acreditou nela. Em parte porque parecia um tanto absurda (embora plausível) e também porque outros eventos foram ocorrendo no desenho que acabaram afastando essa suspeita.

Mas eis que essa teoria se mostrou verdadeira: Rose não matou PD. Ela é a própria PD. Maluco, não? Isso deve ter dado um nó na cabeça de muita gente.

No desenho fica claro o porque dela ter feito isso: ela queria viver na Terra com a Pérola, os humanos e as Cristal gems, por isso decidiu forjar a própria morte achando que com isso as diamantes iam desistir da Terra e ir embora. Um bom plano, tirando a parte em que isso fez estourar uma tremenda guerra que terminou com o dano das diamantes e um número enorme de gems corrompidas.  

Muitos devem estar se perguntando... por que a PD não tentou fazer tudo o que queria continuando a ser ela mesma? Afinal, essa atitude dela teve conseqüências terríveis. Muitas gems morreram por causa dela em ambos os lados da guerra.

Mas se pensarmos bem... será que as diamantes iam aceitar numa boa se ela pedisse, por favor, para deixarem a Terra em paz? Elas iam achar normal e tranqüilo se soubesse que uma diamante, feita para reinar, ser poderosa e absoluta, dissesse que prefere deixar tudo isso de lado para viver na Terra com os humanos, uma espécie considerada inferior e sem propósito? Não é tão simples assim.

O que ela fez pode não ter sido a melhor alternativa, mas foi o melhor que ela pode fazer. Talvez por ser uma diamante nova e inexperiente, ela não foi capaz de prever o que as outras poderiam fazer com a Terra. Então é difícil julgar o que ela fez e taxar de egoísmo, pois foram essas atitudes que salvaram a Terra e todas as formas de vida que existem nela. PD precisou pagar um preço muito alto para que os humanos pudessem continuar vivendo.

Só fico pensando em como deve ter ficado a cabeça da Garnet. Tem uma cena onde ela se desfaz e Safira praticamente surta ao descobrir que Rose esteve mentindo para elas esse tempo inteiro. E ela tem razão para pensar assim. Afinal, a Garnet sempre viu PD como uma vilã, uma pessoa má e covarde. Então como viver com o fato de que a pessoa a quem ela tanto admirou era na verdade essa vilã? Como saber o que foi mentira e o que não foi?

Espero que ela seja ao menos capaz de entender que Pérola não contou antes porque não pode, pois era algo além do controle dela. E também falta saber como Steven vai lidar com isso. Talvez até seja um alívio para ele, pois imaginar que sua mãe tinha despedaçado uma gem o torturava. Pelo menos vai ter o consolo de saber que nada disso aconteceu.

Já Ametista eu não sei, ela não presenciou a guerra, só conheceu Rose depois. Talvez ela consiga lidar melhor com isso que os outros.

Sabe, é engraçado como olhando para trás tudo parece fazer sentido. Só agora podemos ver as pistas deixadas pela série afora de que Rose não podia ser um simples soldado quartzo. Para começar, seus poderes pareciam ser grandes demais para alguém criado só para carregar pedras no jardim de infância. Por que um soldado quartzo teria poder de cura, capacidade para controlar a flora, criar seres, plantas e até ressuscitar pessoas? Isso sem falar da forma como ela protegeu a si mesma, Garnet e Pérola do ataque das diamantes. Um quartzo simples teria sido capaz de fazer isso? Pensando dessa forma, realmente não faz sentido.

O mais engraçado é que a Fluorita falou que Rose Quartz não existia. Dá para acreditar que eles ainda esfregaram na nossa cara e quase ninguém viu?

Mas como a gente ia adivinhar? Muitas evidências apontavam para outra direção. Eyeball (a rubi com uma pedra no olho) disse que viu Rose estilhaçar PD. E ao longo da série ela foi pintada como uma pessoa cruel e mimada enquanto Rose, apesar dos seus defeitos e erros, foi alguém que tentou salvar a Terra porque tinha respeito por todas as coisas vivas. Mas a gente esqueceu que essa imagem de PD perversa era apenas o ponto de vista da Garnet. Sem falar que todos sabem que a espada da Rose foi feita para destruir só a forma física da gem, não sua pedra.

Outra coisa que desviou nossa atenção Matt Burnett (que também trabalha em SU) deu a entender em um tweet que uma diamante não podia ser pufada. Ele não falou de forma objetiva, mas agiu como se isso fosse um absurdo ou uma piada:



Isso fez com que todos pensassem que uma diamante não podia mesmo ser pufada. Então como a gente poderia imaginar que tudo tinha sido encenação e que a PD foi pufada pela Pérola disfarçada de Rose? Eles nos enganaram direitinho nessa.

Fico imaginando quando e como PD começou a ter amor pela Terra. Talvez parte da história que Garnet contou seja verdadeira, ela deve ter se apegado ao planeta gradualmente. Primeiro era só uma colônia e ela não se importava com as formas de vida dela, tanto que até raptou humanos para colocar em um zoológico. Depois ela foi aprendendo a gostar daqui e das formas de vida a ponto de não querer mais continuar com o processo de colonização. Ela também devia estar se sentindo sufocada com as regras e restrições de Homeworld. Mesmo sendo uma diamante, ela não era livre para agir conforme queria. Só podia fazer aquilo que se esperava dela e nada mais.

Devo admitir que foi um plot twist que deixou todo mundo de cabelo em pé. Mas para ser sincera... vejam bem: eu gostei dessa reviravolta, não me levem a mal. Foi uma boa idéia, inesperado, derrubou várias teorias que os fãs vinham fazendo com o tempo, etc.

O problema é que eu tive a sensação de que tudo foi jogado no nosso colo assim de repente. Sim, eu sei que existia um mistério por detrás disso, que todos queríamos saber como tinha acontecido a morte da PD e tudo, mas a revelação foi muito repentina. Acho que eles poderiam ter ido um pouquinho mais devagar com o andor.

Primeiro Steven teve o sonho com as memórias da PD na lua daquele planeta. Isso deveria ter levado a suspeitar de que ela talvez estivesse viva em algum lugar e teria sido bom explorar esse mistério por mais um tempo, com ele investigando e procurando possíveis lugares onde ela poderia estar, ou pistas confirmando se ela estava mesmo viva ou não. Imaginem que doido procurar uma pessoa e descobrir que no fim, nós somos essa pessoa?

Depois, essa busca pela PD poderia levar à suspeita de que na verdade foi pérola quem a estilhaçou e essa suspeita finalmente levaria à verdade que nos foi revelada.

Mas não, eles atiraram para nós de uma vez o mistério da PD, a verdadeira identidade de Rose e o passado da Pérola, que era o mais misterioso de todos. Depois disso, o que irá manter a série?

Pelo menos ainda temos a WD, que nunca sequer foi mencionada.

Bom, vocês devem ter visto aquele spoiler das duas diamantes na Terra, com a BD segurando o Steven em uma das mãos. Eu até estranhei o fato da Yellow Diamond não querer triturar a pedra dele com os dentes e agora sabemos o porque. Se elas de fato verem o Steven como PD, imagino que vão respeitar a vontade dele e deixar a Terra em paz. Só não sei como vai ser o relacionamento deles depois disso. Tomara que esse episódio não demore muito a sair, mesmo sabendo que ainda precisa acontecer muitas coisas antes.

Ah, outra coisa que me deixou curiosa é saber qual vai ser a reação da Jasper ao saber que Steven não é Rose e sim PD. Ela vai ficar feliz? Vai surtar? Sentir remorso por ter tentado destruir sua diamante sem saber? Só o tempo dirá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário