quinta-feira, 20 de março de 2014

TMJ#67: Par perfeito - Críticas


Mais uma edição se passou. Uma edição que deve ter deixado muita gente de cabelo em pé, devo acrescentar. Bom, pelo menos deixou na expectativa de que fosse rolar alguma coisa entre a Magali e o Cascão. Muita gente espera por isso.

A história remete a edição da Magali n. 81, quem conhece deve ter percebido. Então foi mais ou menos a mesma coisa, ainda que com várias diferenças.

Cada um estava com problemas com o próprio namoro e um foi buscar conforto junto ao outro. Que Cascão e Cascuda tem lá seus problemas todo mundo sabe, mas pela primeira vez vemos que Magali também tem alguns problemas com a insegurança do Quim. Parece que ele precisa aprender a ser mais seguro de si. E ela tem razão, ser a parte forte da relação o tempo inteiro é difícil. Não pelo fato de ela ser garota e sim porque é preciso que haja equilíbrio entre ambos. Os dois tem que ser a parte forte, não somente um.

Tudo estava tranqüilo até o Cascão resolver dar um abraço na Magali, o que foi uma cena bem fofa apesar de ter sido somente um abraço para dar conforto entre amigos. É aí que começa toda a confusão porque a Denise cismou que tinha de meter o nariz na vida dos outros.

Sabe, vocês podem achar que ela fez isso com boas intenções e eu não duvido. Mas é bom que fique a lição: não cabe a nós decidir o que é ou não bom para as pessoas. Cada um tem que viver a própria vida e fazer suas escolhas. A meu ver, ela não tinha o direito de interferir nos namoros deles só por achar que os dois deviam ficar juntos. Claro que isso serviu para apimentar a história e tal, mas estou apenas tirando a lição para a vida real.

Como cada um acabou terminando seu namoro, os dois resolveram tentar se aproximar para ver no que dava.

Uma coisa interessante foi aquelas garotas falando mal da Magali enquanto apoiavam o Quim. Ela ficou surpresa porque não pensou que outras garotas podiam admirar o namorado dela. Mas querem saber? Para mim toda aquela grosseria delas foi pura e simples competição feminina, aquele desejo (culturalmente construído) que algumas mulheres têm de atacar a outra.

E mostra também a tendência que nós temos de olhar apenas um lado da questão sem nem tentar ouvir o outro. Muito pelo contrário, elas apenas julgaram e tacaram pedras na Magali como se ela fosse uma vilã, estivesse errada e pronto. Que fique mais essa lição para todos nós.

O restante foi tranqüilo. Eles passaram um tempo juntos, se divertiram, puderam se conhecer e no início (sempre no início), foi tudo bom. E, para dar um gostinho aos fãs, andou rolando um climinha aqui e ali. Mas apesar de tudo, cada um pensava no seu par de infância. E também pudemos ver que Quim e Cascuda também estavam com saudade.

Bom, depois de um tempo eles perceberam que não tinha como as coisas dar certo entre eles. A parte da briga foi mais legal. Primeiro porque Magali percebeu o quanto Quim era atencioso com ela, já que o Cascão tinha se mostrado um avoado. E ambos perceberam que não adiantava tentar trocar de namorada porque toda relação tem lá seus problemas.

A história também mostrou a tendência que o Cascão tem de nunca achar que o problema é com ele, que nunca faz nada de errado e as outras pessoas só fazem drama. Eu já tinha observado esse comportamento mais avoado dele, mas nessa edição eles colocaram como um defeito evidente. Não acho que ele faça por maldade. Infelizmente algumas pessoas tem certa dificuldade para se colocar no lugar da outra pessoa.

Outro detalhe é que quando o relacionamento está com problemas, temos certa tendência a achar que o problema é somente com a outra pessoa. Talvez, em casos extremos (como traição, violência doméstica, abuso físico e psicológico, etc) isso seja verdade. Mas geralmente ambos os lados tem sua parcela de responsabilidade. Afinal, relacionamento é feito de duas pessoas, certo?

Às vezes quando temos problemas nos relacionamentos, costumamos fugir achando que arrumar outra pessoa vai resolver tudo. Mas não vai porque a outra pessoa também é humana, erra, tem defeitos e limitações. E quando parte do problema é conosco, então não tem como achar que outra pessoa vai resolver. Somos nós que precisamos trabalhar nossos defeitos.

Quando eles perceberam isso, as coisas voltaram ao normal. Cada um reatou seu namoro de infância porque quis fazer isso. Talvez a experiência tenha sido boa apesar de, como falei antes, não ter concordado com a atitude da Denise. Pelo menos ficou o aprendizado.

A história pode ser considerada boa apesar de ter sido previsível. Afinal, a maior parte dos leitores já sabia que os dois não iam terminar juntos. O único beijo que rolou foi aquele que o Cascão deu na testa da Magali. Se bem que eu não esperava nenhum beijo deles.

Apesar de ter achado a história boa (boazinha, nada de excepcional), eu não gostei muito do final previsível. Não que eu torça pelos dois. Como disse em outro post, para mim é indiferente. Acontece que é meio chato começar a ler uma história já sabendo como ela termina.

A Denise falou que no caso deles, havia suspense, tensão, ninguém sabia se eles iam ou não ficar juntos. Para mim não tem suspense nenhum. É pouco provável que a MSP vá juntar os dois depois de terem Cascão e Cascuda casados e com um filho na Ed. 50. Eles podem até fazer isso por um tempo no futuro, já que a própria Denise deu uma brecha para isso no fim da história, mas no fim vão ficar só como amigos. Cadê o suspense?

Pelo menos no fim tudo deu certo. Para ser sincera, eu acho que o Quim é o único rapaz decente na turma além do Franja. Tranqüilo, equilibrado, sem complicações ou mimimi’s. Está certo que ele é inseguro, mas não é nada que não possa ser resolvido com tempo e paciência. De qualquer forma, eu não o trocaria pelo Cascão de jeito nenhum.

Pois é. Vamos esperar para ver como as coisas vão ficar no futuro. Pode ser que role alguma coisa entre eles, pode ser que os fãs fiquem só na vontade. Só o tempo vai dizer.

Pois é. Eu estou meio atrasada com o palpite da Ed. 68. Vou ver se consigo publicar amanhã porque estou preparando os desenhos para a capa do meu blog. Já tinha começado há vários dias, mas não sei se vai combinar com a Ed. Mas já que eu tive trabalho, vou usar assim mesmo.


7 comentários:

  1. Éééééé... Acho que essa edição foi mais pra agradar shipper, mesmo. A MSP se esforça pra agradar a todo mundo, obviamente. É assim que eu vejo como as coisas funcionam no estúdio. Mas shippar não é crime, e até eu mesma meio que shippo a Carmem com a Denise (nada a ver, mas...)

    A próxima edição parece mais interessante, apesar de que eu dei uma olhada desatenta na imagem de prévia no final da revista e quase que vi uma planta na foto do DC :P
    Mas a Marina ficou muito gracinha!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da sua crítica e admito que não sou muito ligado a CasxMaga, mas acho que muita gente deve ter ficado com raiva por terem feito tanta propaganda pela edição.

    ResponderExcluir
  3. Iae Mallagueta boa critica lembra da nossa parceria ja fiz o video também e falei do seu blog nele https://www.youtube.com/watch?v=9KV3d6TU-Mo

    ResponderExcluir
  4. Ah, tipo... Realmente, até parece que eles vão fazer o Cascão e a Magali namorarem. Não tem suspense nenhum, e isso é chato.
    Essa edição me fez shippar um pouquinho casXmaga, mas dá pra perceber que os dois juntos não seria um "par perfeito", como diz o título da revista.
    Na boa, eu fiquei MUITO mais animada com a próxima edição do que esta! Um reality show de terror! Ai que demais! Sem falar que os desenhos da preview estavam muito divos, pelo menos bem mais que os relaxados que eles fazem no meio da revista. Tem alguns que até eu faço melhor (de verdade. Eu desenho bem).
    Tem a parte de MôXDC, mas, como nesta edição... Duvido muito que a Mônica acabe ficando com o DC nesta edição. Ser previsível é uma das coisas que eu mais odeio em TMJ. A Mônica deveria ficar com o DC alguma vez pro Cebola perceber o que perdeu.
    As outras são o desenho da capa comparado ao do miolo e o mimimi da Mônica e do Cebola. Eu não acredito que eles vão arrastar esse drama enjoativo até a edição 100.

    ResponderExcluir
  5. mallagueta onde vc leu.poderia me passar
    o link .o e-mail e bhjjmnlk@gmail.com.
    e estou esperando sua próxima Fanfic.bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não acho em lugar nenhum o gibi online, gostei muito da nova decoração no estilo da TMJ 68.
    O gmail foi errado, desculpa, o certo é: coraliine92@gmail.com

    ResponderExcluir