terça-feira, 12 de março de 2013

Formatando as fontes da TMJ no Sumo Paint



Hoje vou ensinar como criar um logotipo usando o Sumo Paint, que é uma alternativa grátis ao photoshop.

Primeiro, acessem o Sumo Paint: http://www.sumopaint.com/app/

Criem uma nova imagem acessando File-> New Image. O bom é que a imagem fique grande, de bom tamanho. Assim dá mais liberdade para trabalhar:



Vamos trabalhar em camadas aqui porque fica mais fácil. O logotipo que vamos criar tem duas partes. A primeira é o nome escrito em vermelho, com contorno preto e amarelo. O segundo é aquele “Turma da(o)” e “Jovem”.

Então vamos fazer o nome. Para isso, crie uma nova camada que vai ficar acima da camada “Background”:




Agora vamos escrever. Selecione a ferramenta texto da barra de ferramentas:




E coloque as seguintes confugurações. O nome da fonte é TMJ. O tamanho é o maior possível. Ela deve estar normal, sem negrito, itálico ou sublinhado. E a cor é vermelha.


É bom colocar um tamanho grande. Mas enquanto estiver escrevendo, Também dá para colocar outro tamanho selecionando o texto e alterando o tamanho da fonte. Clique em um lugar branco da tela e comece a escrever. Importante: Depois de terminar de escrever, não dá mais para alterar, então tome cuidado para não errar, senão vai ter que escrever de novo.




 
Depois de escrever o nome, é hora de formatar. Clique em layer effects:


Na tela que aparecer, selecione a opção "Stroke". Vocês vão ver que ao selecionar cada propriedade, um olho vai ficar visível. Aí é para alterar as seguintes configurações:



Isso dá ao nome aquele contorno preto. Agora vamos dar aquele contorno amarelo. Selecionem "Outer Glow" e mudem as configurações:


Com isso, o nome também vai ficar com aquele contorno amarelo. Se é só esse o objetivo, então acabamos por aqui. Mas quem quiser adicionar o "Turma da(o)" e "jovem", siga os passos abaixo. Primeiro, crie mais uma camada diferente. Depois selecione a ferramenta de texto e escolha a fonte Desyrel. Ela deve estar em negrito e tamanho 45. A cor é #593090.


Depois escreva. Escrever com o Sumo Paint é meio chatinho mesmo, vai ser preciso alguma prática. Escrevam o "Turma da(o)" e "Jovem" nos lugares certos. Eu sugeri tamanho 45, mas dependendo do nome, talvez precise ser menor ou maior.

Depois de ajeitar tudo, vamos formatar para dar aquele efeito que já conhecemos. Primeiro, selecione Layer Effects-> Stroke. Quando a tela aparecer, mudar as seguintes configurações:

Depois selecione Inner Shadow e mude deixe desse jeito:

Resultado Final:


Bem... confesso que o Sumo Paint é um tanto limitado, então será preciso alguma prática e experiencia para conseguir fazer bem esse efeito. Isso é para quem não tem o Photoshop e não pode instalar. Quem já tem, eu recomendo usá-lo porque é melhor.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. http://tmjdomeujeito.blogspot.com.br/2013/03/normal-0-21-false-false-false.html

      Excluir
  2. eu faço do jeito que você mostra, so que o efeito não se aplica, como faz pra aplicar o efeito na layer?(é do contorno preto e amarelo)

    ResponderExcluir
  3. Maria Gabriela, eu acho que tem uma coisa errada no meu tuto. Vou conferir e depois te falo. Acho que pulei algumas imagens.

    ResponderExcluir
  4. Mallagueta, como posso achar a fonte "Tmj". Eu não acho de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode achar aqui: http://mallagueta-pepper.deviantart.com/art/Tmj-367451307

      Excluir
  5. Mallagueta eu baixei a fonte só que no sumopaint nao ta escrito esta fonte eu ja apertei em instalar dai nao adiantou nada

    ResponderExcluir
  6. Não sei se vai dar pra você ver, mas tá aqui o resultado do meu: file:///C:/Users/Marcos/Desktop/Caio/Logo.png

    ResponderExcluir