Meldels, se eu pudesse, arrumaria uma máquina do tempo só para poder ler a ed. 79 que vai sair só daqui a uns dias. Ô lasqueira, sô!
É isso aí, pessoal, finalmente a edição que promete responder as perguntas levantadas na ed. 78. Muitas perguntas, aliás. Nem sei por onde começar.
Tipo assim... como é esse futuro de onde o Xavecão veio? Será mesmo um lugar dominado pela Jumenta Voadora? Pelo que vi num dos teasers, parece que sim. Como será a Jumenta do futuro? Ficou mais aterrorizante que a de Umbra? Será que matou muita gente? O teaser fala em centenas de inocentes. Bem... já que o fim do mundo não vai ser nessa ed., então não posso esperar muita coisa mesmo. Mas que é uma mixaria, é sim.
Mas essa não é a única questão que está deixando todo mundo de cabelo em pé e roendo as unhas. Na capa dessa edição vemos o que parece ser a turma do futuro. É aí que a porca promete torcer o rabo porque ao que parece, Magali, Cascão e Cebola resolveram partir para o lado negro da força.
Quer dizer, o Cascão parece ter herdado os poderes do Capitão Feio. Sei que não devemos julgar as pessoas pela aparência, afinal ele já herdou os poderes do Feio uma vez e não ficou mau. Só que as coisas podem ter mudado, esses poderes parecem vir com alguma força do mal que pode dominar a cabeça da pessoa.
No caso do Cebola, tudo o que temos é apenas um robô lá atrás na imagem que não diz muita coisa. Se bem que o Emerson falou que ele não virou um robô e que aquilo não é nem mesmo uma armadura. Que doideira! Ele pode ser um vilão, mas também pode ser o mocinho. Aliás, vocês devem ter percebido que a cabeça dele (ou seja lá o que for) é bem parecida com uma fantasia que o Franja estava fazendo na ed. 63, lembram? Na época até estranhei um pouco o tamanho e o formato to negócio, que parecia um grande led brilhando. Deve ser mais um dos easters eggs que o Emerson colocou nas edições. Quantas coisas devem ter que a gente ainda não reparou?
Já a Magali está com cara de má e uma roupa que à primeira vista lembra a da bruxa Viviane. E o cordão pendurado no pescoço dela indica que agora ela é a bruxa da lua. Será que ela ficou realmente má? Caso tenha ficado, por quê? Na ed. 78 nós vimos que os poderes dela também vêm com uma enorme expansão da consciência. Essa expansão pode ter trazido muito conhecimento, controle sobre os elementos, um grande poder mas pode ser que esse poder tenha mexido com a cabeça dela, o que seria estranho já que eu esperaria esse tipo de coisa do Cebola.
Se eles ficaram maus, então a turma se separou. Ou será que a turma se separou antes e eles ficaram assim depois por causa da tristeza de perder as amizades? Também podem ter sido controlados pela Jumenta, que de alguma forma prometeu grandes poderes em troca de servidão e lealdade. A única que não foi nessa é a Mônica, que pelo visto formou tipo um movimento de resistência.
Essa resistência é contra a Jumenta voadora ou contra algum tirano? Seria contra o domínio do Cebola? Quer dizer, pode ser que a Jumenta tenha detonado a humanidade e restado só os cacos, mas de repente ela foi derrotada, mandada de volta para Umbra e restou somente um mundo devastado por causa da luta e de tantas mortes e destruição. Xavecão tinha falado sobre a dor de perder amigos, namorada e futuro.
Então os três resolveram dominar esse mundo devastado, cada um do seu jeito. Ou talvez o Cebola tenha dominado esse mundo, não sei. Na sinopse da próxima ed. que aparece na TMJ 78 mostra Mônica destruindo um robô. Não acho que isso seja coisa da Jumenta Voadora. É mais a cara do Cebola, que como falei pode ter dominado o mundo (ou uma parte dele) ou estar apenas trabalhando para ela em troca de poder.
Seja como for, agora a Mônica tem que liderar um movimento de resistência. Até agora, sabemos que tem Marina, Dorinha e Sofia. Mas pode ter outros personagens da turma também, eu espero. Vai ser muito legal ver todos mais velhos, vestidos para a guerra e prontos para lutar.
Uma coisa que eu realmente quero ver é como a Mônica vai lidar com os seus ex-amigos, especialmente o Cebola. De repente, ele ficou assim porque a perdeu e acabou surtando igual aconteceu na ed. 48. Gente, eu tô falando: sozinho, ele é uma ameaça à sociedade! Ele pode ter ido para o lado ruim para tentar derrotá-la, ou talvez esquecê-la de vez. Isso, claro, se ele tiver realmente virado um vilão, porque não duvido nada de que tudo seja só um plano para ele ficar mais perto da Jumenta e derrotá-la.
E como será que ele foi parar dentro daquele traje que nem sabemos o que é? Teria morrido? Quase morrido? Perdido o corpo?
O Xavecão tinha falado que ele é mais perigoso morto do que vivo. Ele pode ter falado isso apenas porque ao entrar em Umbra com a chave, o Cebola teve condições de tirar o crânio de lá e entregar a menina do lago, o que de fato avacalhou com tudo e causou o maior merengue. E dentro de Umbra, é como se a pessoa estivesse morta porque fica em outra dimensão que não é visível para as pessoas encarnadas. Daí a fala de que ele é mais perigoso morto do que vivo, porque entrando em Umbra ele representou um perigo muito grande a todos. Mas, claro, isso também pode ter algum outro significado que só vamos saber na ed. 79.
Também quero saber se a Magali realmente esqueceu da amizade que tinha por ela, assim como o Cascão. Como eles estão no futuro? Realmente ficaram maus ou apenas se isolaram por causa dos seus poderes? Os poderes do Capitão Feio são sujos, perigosos e não trazem nada de bom, por isso também imagino que o Cascão não tenha ficado realmente mau e sim apenas se isolado de todos para não ferir ninguém. É uma possibilidade também. Com a Magali pode ter acontecido o mesmo. Ela pode ter se isolado para não ferir ninguém ou porque sua consciência se expandiu tanto que ela ficou intolerante com o resto das pessoas e suas limitações.
A história também vai explicar as origens dos poderes dela. Ao lembrar daquela frase “pelo martelo e pela fogueira”, fico imaginando algo que começou lá nos tempos da inquisição, talvez em uma vida anterior. Ela pode ter ficado muito perigosa e por isso alguém inventou essa frase para lacrar todo o poder e conhecimento dentro da mente dela.
Outra pergunta que eu tenho em mente: eles vão fazer as pazes no fim da história ou continuarão separados? Os mais românticos podem estar esperando que no fim, os sentimentos do Cebola pela Mônica sejam mais fortes e ele acabe ficando do lado dela. Ou que Magali acabe se lembrando da amizade entre as duas e o Cascão volte a ser o rapaz sussa e gente boa de antes. Mas e se isso não acontecer?
Como irá terminar esse futuro? Bem... no fim da ed. 77, Mônica exigiu que o Xavecão explicasse tudo, então meu palpite é de que ele fará isso e a história do futuro será narrada por ele até o instante em que ele mais a Denise voltaram para o passado. Deve ser nesse ponto que a história do futuro termina e a atual continua.
Ainda tem outras questões: a Denise do futuro e o porquê dela ter fugido. O Xavecão já perguntou umas três vezes como ela conseguiu escapar da (?). Escapar de quem? Da jumenta voadora? Ou seria da Magali? Certamente de alguém que queria impedi-los de voltar ao passado e mudar a história.
Ela parece estar com medo de alguma coisa, talvez sendo perseguida. Pode ser que o problema não tenha sido totalmente resolvido, por isso ela se recusa a voltar até que tudo esteja em seus lugares.
Mas também existe uma hipótese que muita gente já levantou: a de o Xavecão na verdade ser um cara do mal. Bem... eu não sei se o Emerson ia fazer isso com ele, mas não deixa de ser uma possibilidade. Ele pode estar mentindo, ou tentando alterar o futuro em benefício próprio ou de alguém a quem ele esteja servindo. Isso explicaria por que da Denise do futuro parecia estar com tanta raiva dele.
Não sei se alguém lembra do Xaveco falando sobre ter um irmão gêmeo do mal que mora dentro do armário da pia e que todas as noites eles jogam truco para decidir o destino dos universos. E se o Xavecão for na verdade esse gêmeo trevoso que resolveu sair de baixo da pia para dominar o universo? Tá, é viagem, mas nas historias do Emerson tudo pode acontecer.
O fato de ele ter revelado a Denise do passado que os dois namoram no futuro meio que atrapalhou as coisas porque a Denise atual não sente nada pelo Xaveco e parece totalmente avessa a essa idéia de namoro. Então isso pode ter alterado os sentimentos da Denise do futuro, feito com que o primeiro beijo e a noite romântica deles não acontecessem.
Ah, sim, muita gente deve ter bugado por causa do cabelo dela. Mas isso é simples, ela pode ter tingido depois que veio ao passado. Fim. Não... pera... não é o fim. Falta saber como a história vai terminar. O Emerson falou que os leitores iam odiá-lo por causa desse final. Meldels, o que será que ele andou aprontando? Qual tipo de final me deixaria com vontade de arrancar a cabeça dele?
Bem... não consigo imaginar muita coisa. Só mesmo se no fim a Mônica perder toda a vergonha na cara e ir correndo atrás do Cebola rastejando e se humilhando para ele. Isso sim me deixaria com vontade de esganar meio mundo. Fora isso, o que mais poderia acontecer?
Pode ser que no fim Denise e Xaveco acabem não ficando juntos nem agora, nem no futuro. Isso deixaria os fãs bem decepcionados. E a razão disso pode ser porque, como falei antes, o Xavecão é um cara perverso que estava mentindo o tempo inteiro. Pensando bem, ele é perfeito demais para ser verdade. Bonitão, corajoso, valente, educado, gentil, preocupado em agradar... e se tudo isso for só fingimento? E se no fim ele for um grande vilão por detrás de tudo e só lutou contra a Jumenta Voadora porque ela ia estragar os planos de dominação dele?
Mas pode ser que Magali acabe perdendo os poderes dela para sempre, mas não sei se isso seria um final para fazer todo mundo bradar de ódio. Ou de repente as ações da turma acabem causando um futuro pior ainda, talvez dando início ao fim do mundo que vai ser bem lá para frente.
Outra coisa que ouvi o pessoal comentando é sobre a morte da Sofia. Será mesmo? Que tenso... bem, já que essa história vai se passar em um futuro alternativo que será mudado, então não há problema em alguém morrer porque no fim, eu espero, tudo vai mudar por causa do que a turma fará no passado.
Agora vejam só que angu de caroço: suponhamos que o Xavecão tenha vindo de um futuro onde Berenice venceu e detonou com tudo. Na ed. 75 ela tinha enterrado Mônica, Cascão e Magali vivos para transformar seus espíritos nos guardiões da soleira. Daí ela recuperou o crânio, trouxe sua filha de volta, se fundiu com ela e virou a Jumenta Voadora. E como ela realmente venceu, poderia ter transformado o Cebola em guardião da soleira também, só que dando a ele tipo uma máscara que talvez se pareça com a cabeça daquela coisa que parece um robô. Mais tarde, o espírito dele pode ter deixado a fantasia mais elaborada.
Mas peraí: depois a Mônica aparece no futuro vestida de gladiadora liderando a resistência, o Cascão fica com os poderes do Capitão Feio e a Magali se torna a bruxa da lua. Meldels, como isso vai ser resolvido? Que paradoxo temporal! Tá, tá, vamos colocar menos viagem na maionese porque está ficando esquisito.
Para quem quiser usar um pouco a imaginação, pode ver os teasers publicados até agora:
E conforme prometi, os pngs das garotas vestidas e montadas para a batalha. Não sei se acertei nas roupas da Dorinha e Marina porque a posição delas no teaser não favoreceu muito. E eu coloquei duas mechas no rosto da Marina para deixá-la mais reconhecível. Espero que gostem.
Para mais palpites, tem o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:
Para mais palpites, tem o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem: