quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TMJ#78: Férias na praia - Críticas


E aí? O que acharam da ed. 78? Essa deu o que falar, hein? Pois é. Quem ia imaginar que uma inocente história na praia podia tomar um rumo tão doido e inesperado?

Dessa vez a ed. não foi de terror, mas quem liga? Teve suspense, aventura, mistério, antigos personagens aparecendo de novo...

O começo da história já foi legal. Tipo começando com um cenário pacífico, 100% zen (Denise de fio dental, uia!), e de repente, uma bolada na cabeça muda tudo. Então caímos na praia dos farofeiros, com os típicos problemas de praia lotada: a pirralhada correndo para todo lado, gente sem noção fazendo churrasquinho e espalhando fumaça para todo lado, lotação no máximo, não se pode andar sem esbarrar em alguém... ah, claro, não podemos esquecer do clássico frango com farofa. Na boa, qual a graça que o povo acha de levar uma coisa dessas para a praia? Já pensaram se mistura areia na farofa? Como faz?

Nessa praia só faltaram os vendedores chatos gritando oferecendo chapéus, chinelos, espetinho de camarão de procedência duvidosa...

O flashback também foi cômico, especialmente Magali desabafando e Denise cochilando. Meldels, ela tinha que desabafar logo com a pior ouvinte do bairro limoeiro? Não podia dar outra coisa: Denise dormindo já no terceiro sono.

Uma pequena observação: antes eu achava o Quim o rapaz mais legal da turma. Agora, com essa fixação pelo trabalho a ponto de considerar todo o restante futilidade sem importância, já não penso mais assim. É preciso ter equilíbrio. Não pode ser um preguiçoso, claro, mas ser um workaholic também não é nada saudável. Uma pena a Magali não ter arrumado um namorado bonitão na praia e dado um chute nele.

Se bem que estou levemente desconfiada que eles estão preparando o terreno para um possível namoro entre Magali e Cascão. Primeiro temos a Cascuda dando uma de chata na ed. 77. Agora o Quim sendo o namorado que só quer trabalhar e não dá atenção a Magali. Se for verdade, então se preparem porque as coisas só vão piorar entre esses dois casais.

Agora, hilário mesmo foi a Denise tentando sair pela tangente e levando a porta na cara com toda a força. A carinha de “doce vingança” da Magali foi impagável. E tomem mais mimimi da Mônica reclamando do Cebola que não larga do pé dela. Agora ele deu para ficar atrás dela com aquela cara de picolé de chuchu.

Muita gente deve não ter entendido porque a Mônica falou que ele só quer vê-la sofrer, sendo que na verdade quem está sofrendo é ele. Vou ver se consigo explicar meu ponto de vista: a Mônica já reclamou que o Cebola sempre tira o corpo fora, mas quando ela começa a desistir e partir para outra, ele volta a se aproximar. Aí, quando ela acha que vai dar em alguma coisa, ele afasta de novo.

Então, é basicamente disso que ela está reclamando, embora não pareça. Ela deve estar achando que a história está se repetindo: ele fica em volta, tentando se reaproximar. Aí ela acaba acreditando e no fim ele se afasta de novo, como se fosse um jogo de gato e rato. E como ela ainda gosta dele, deve ser muito doloroso porque existe o medo de voltar com ele e toda aquela neurose começar novamente.

Mas ainda bem que temos a Denise para salvar o dia e parar com o mimimi das duas, propondo a idéia de um passeio na praia. Só que até agora eu ainda não entendi de onde saiu toda aquela parafernália que ela usa para monitorar a vida dos outros. E também não entendi muito bem como ela conseguiu instalar câmeras nos quartos de todo mundo. Tá, tá, vamos deixar quieto.

Pelo menos foi hilária a reação da Mônica e da Magali e ficou a mensagem que a Denise quis passar: de que elas devem ter vida própria ao invés de viver só em função dos garotos. É um excelente conselho, meninas. Se fosse vocês, faria o mesmo. Vivam suas vidas, tenham seus próprios interesses e não coloquem ninguém no centro do seu universo porque não vale à pena.

No facebook, alguém mostrou um detalhe interessante, talvez um Ester egg. No quadrinho onde mostra o Franja quebrando a cabeça com alguns cálculos, a gente vê uma imagem parecida com a casa fora do tempo que apareceu na ed. 63. Será que foi ele quem criou aquela maluquice temporal na casa? Seriam dele as anotações que a Mônica leu? De repente, ele usou aquela casa velha e largada para fazer experimentos e algo pareceu dar errado.



Como a casa está fora do tempo, então é bem possível que a Mônica e o Cebola tenham sofrido efeitos de uma experiência que ele só ia fazer no futuro. Essa casa vai aparecer novamente, só que bem lá na frente. Mal posso esperar, porque na ed. 63, essa foi a parte de que eu mais gostei.

Imagino que todo mundo estava esperando para saber como a Denise ia lidar com o Xaveco. Mas eu não imaginei que ela fosse se sentir tão desconfortável perto dele a ponto de dar um verdadeiro chilique quando Mônica e Magali decidiram ir para a casa dele, onde era mais confortável e tinha uma praia bem bacana sem farofeiros.

E como se as coisas não estivessem complicadas o bastante, o Xavecão aparece, dizendo que é primo do Xaveco. A parte onde ele falou que os dois eram muito idênticos foi engraçada demais. Ah, e também teve a repetição da cena da 74 onde Xavecão beija Denise e leva um bofetão na cara. O mesmo diálogo, o mesmo beijo... e sempre é interrompido no final quando ele pergunta como ela conseguiu fugir da...

Eu suponho que ele esteja falando da Jumenta Voadora, mas olhando a capa da ed. 79 e a cara de má da Magali, fico pensando se não era dela que Denise estava fugindo.

Também fico aqui pensando na confusão que deve ter ficado na cabeça da Denise por ter que lidar com dois Xavecos porque apesar de saber que no futuro os dois vão namorar, ela não consegue sentir nada por ele. só que isso não a impediu de aplicar um superataque omelete do terror no coitado. Sério, eu rachei de rir dessa parte! Essa deve ter matado o passarinho e quebrado os ovinhos!

Nessa edição também tivemos a volta de dois personagens do gibi, a Bia e o Cúmulus, um vilão que para ser sincera eu nunca tinha visto antes. Eu tinha pesquisado pelos vilões da TM e até vi o nome dele, mas não dei muita importância porque não era um vilão principal. E como não sabia que ele tinha sido feito pelo Emerson, acabei deixando passar. Mas claro, faz todo o sentido uma história que se passa na praia ter um vilão capaz de controlar a água. Dãaa!

A personalidade da Bia ficou... bem... ela serviu de coadjuvante, eu acho. Não sei dizer assim qual foi a finalidade dela na história além de sofrer com as implicâncias da Denise e as trocas de nome.

O Cúmulos é que deu um bom vilão. Um traste de marca maior, se querem saber. Arrogante, pretensioso, cafajeste... o jeito como ele abordou a Magali foi realmente nojento. Sério, não sei como alguns homens conseguem achar que mulher gosta disso. O jeito que como ele perseguiu Magali também deu até arrepios, um típico assediador (eu diria estuprador em potencial). Quando ele entrou no banheiro da casa para dar um susto nela, eu pensei que fosse rolar algo muito pior. Felizmente foi só um susto, embora ainda ache totalmente deplorável.

Homem assim sente prazer em assustar e aterrorizar a mulher, intimidar, mostrar poder e força. O pior é que muita gente acha isso normal. Por isso mesmo eu achei muito bem feito a Magali ter dado um jeito nele no final.

Uma personagem que estávamos esperando muito era a Denise do futuro e o encontro delas foi até uma surpresa, porque eu vi algo que nunca imaginei ver antes: Denise chorando. Sério, essa parte quase apertou meu coração!

Agora resta saber se era por dor de amor, ou então pela pressão de achar que deve ser a namorada do Xaveco no futuro. Para ser sincera, creio que foi um erro o Xavecão ter contado a ela sobre os dois no futuro, inclusive sobre a noite romântica que eles tiveram depois do primeiro beijo (mais alguém aí pensou besteira?) . Quer dizer, isso deve ter confundido a cabeça da Denise, deixado-a confusa. Ou então ela ficou assim porque se apaixonou pelo Xavecão e sabe que ele não pode ficar com ela porque tem que encontrar sua versão do futuro e ir embora.

De qualquer forma, todo mundo deve ter ficado sem entender nada quando a Denise do futuro fugiu, não quis saber nem do Xavecão, nem de ninguém. Ela parecia estar com medo de alguma coisa, pois tinha mencionado que eles iam estragar tudo (estragar o quê?). E viram só como ela estava forte? Afastou todo mundo que a estava segurando, até a Mônica.

E como se as coisas não estivessem complicadas o bastante, o Cúmulos resolveu endoidar o cabeção e inundar tudo. Apesar das tentativas da Mônica (primeira vez que a vejo dando um soco na cara de alguém na TMJ!), parecia que o cara ia matar todo mundo.

Aí mais uma surpresa: Xavecão despertou os poderes da Magali ao dizer “a lua chora essa noite”. De onde veio essa frase? Por que desperta os poderes dela? E de onde veio a frase “Pelo martelo e pela fogueira”? Teria qualquer coisa a ver com a inquisição? Por que os poderes dela são perigosos?

Bom, perigosa ou não eu achei que ela ficou linda de cabelo solto e levemente ondulado, apesar de ter descaracterizado um pouco a personagem. Deve ser porque nos acostumamos com o cabelo dela preso. E a roupa dela ficou linda. Não sei se é só coincidência, mas lembrou um pouquinho a fantasia que ela usou na ed. 63 porque a blusa é de manga comprida, mas deixa os ombros a mostra, que nem na fantasia dela.

Só uma pequena observação: quando é que vão arrumar umas roupinhas decentes para a Mônica? Enquanto as amigas ficaram produzidas e bem arrumadas, ela ficou com cara de quem ia a feira comprar verdura.

Apesar de tudo ter se resolvido, ele ficou numa situação complicada porque Mônica viu o que tinha acontecido e agora quer explicações. A última página realmente deu um grande impacto ao mostrar a turma do futuro. Cascão com cara de Capitão Feio, Magali bem sinistra, um robô lá no fundo e a Mônica com tanga de gladiadora.

Pois é, gente! Foi uma edição bem emocionante, misturando partes super hilárias como os chiliques da Denise com aventura, ação e um pouco de mistério que irá se resolver na ed. 79.

A participação de todos foi boa e um destaque maior foi dado a Magali e seus poderes, coisa que todo mundo queria ver. Ainda há muito mistério sobre o futuro e o próprio Xavecão. Mas isso vai ficar para os palpites da ed. 79, que deve sair amanhã.

Para dar um gostinho, eu fiz um novo quebra-cabeça. Amanhã solto os png’s. Mas, para não deixar ninguém triste, vou liberar hoje dois png’s da Magali do futuro. Na verdade, é um só que eu tinha feito para usar no blog mas depois mudei de idéia. Fiz um com capa preta e outro com capa roxa. Aí cada um escolhe o que gostar mais.





Para quem quiser outra opinião, não deixe de conferir o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem: