segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ed. #52 - Sombras do Passado, parte 2: Críticas



Ufa, que maratona! Depois da última página da Ed. 51, todo mundo ficou alvoroçado por causa do beijo da Penha e do Cebola. Até eu.

Bom, agora chegou a hora do meu review. Antes de mais nada, vou logo avisando que tem spoiler. Quem ainda não leu, melhor parar por aqui porque eu não quero estragar a diversão de ninguém. Para quem não leu e se tiver um pouquinho de paciência, sugiro ler os posts que eu fiz sobre essa edição. Leiam e depois me falem se eu acertei alguma coisa, tá?

O que eu posso dizer sobre a Ed. desse mês? Simplesmente adorei a história e se eu tivesse que dar uma nota, daria um belo de um dez. Realmente eu fiquei surpresa em vários sentidos. Claro que não teve a profundidade e nem o drama que eu esperava, mas ainda assim fiquei bastante satisfeita.

O roteirista falou que a Mônica ia chegar ao fundo do poço e realmente chegou. Er... Digamos que minha cabeça não funciona igual a cabeça da maioria das pessoas. Não quero prolongar isso mais ainda com muitas explicações, mas confesso que não consegui sentir pena da Mônica e nem chorar com o sofrimento dela. Ainda assim entendo que cada pessoa é diferente e o que parece insignificante para mim pode ser algo imenso e doloroso para os outros. Para alguém tão sensível e emotiva como a Mônica, que nunca passou pela dor de ter um coração partido e pela decepção (e que ainda não tem estrutura emocional para lidar com isso), foi algo realmente terrível. E talvez até uma lição para ela aprender a não colocar sua felicidade nas mãos de outra pessoa.  

O sofrimento dela, a saudade que ela sentia do Cebola e o seu desejo de tê-lo de volta foram bem ilustrados. Aquela cena do banheiro onde ela chora no ombro da Magali foi tocante mesmo. Até a Denise demonstrou tristeza!

Imagino que quando alguém sofre, deve ser bem por aí. Ah, e é claro, teve aquele sonho com o Cebola. Geralmente eu leio os previews das edições, mas dessa vez nem isso eu fiz porque preferi só ler a história completa. Tudo em nome do suspense!

Mas quem leu o preview deve ter ficado com o coração na mão quando chegou aquela parte em que o Cebola aparece no quarto dela o preview acaba ali. Aí no mangá vem a parte onde ele fala que tudo era só um plano para derrotá-la. Nossa! Muita gente deve ter chegado perto de um piripaque! Até eu fiquei com os olhos arregalados. Depois veio o alívio de saber que era tudo um sonho. Ufa!

Agora, engraçado mesmo foi quando a Mônica resolveu ir buscar apoio com a Denise porque ela também era uma “solteirona e solitária”. Nessa parte eu ri. Bem... Depois de trolar a Mônica durante toda a ed. 51, acho que a Denise mereceu um pouco disso. Agora, será mesmo que assistir comédia romântica é boa opção? Sei lá, ver toda aquela melação açucarada, o casal todo feliz no final do filme... Acho que isso só piora, não? Até a Denise ficou deprê com o final do filme porque não tinha namorado!

Acho que em situações assim um bom remédio seria um daqueles filmes de comédia no-sense, com muito besteirol. Ou talvez um filme de ação, com muita pancadaria e pouca conversa fiada.

Voltando no frigir dos ovos, o Emerson disse que a gente ia amar a Denise e eu realmente gostei dela, que se mostrou mais solidária e disposta a ajudar a Mônica. Ela foi mais atuante do que a própria Magali porque até convocar uma reunião para ajudar a Mônica ela convocou.

Como muita gente já esperava, a Sofia logo se mostrou ser a amiga traíra quando ela apareceu na casa da Penha contando o que estava acontecendo com a Mônica. É nessa hora que a gente começa a perceber que o Cebola não está fazendo tudo de espontânea vontade e que ele não tinha a intenção de magoar a Mônica. E também é quando a Penha aparece pela primeira vez depois do beijo e logo de cara já mostra seu caráter de vilã e usa o clássico olhar de desprezo.

Sabe... Madame Creuzodete falou em amigo que vira inimigo e inimigo que vira amigo. Confesso que isso ficou meio confuso... Primeiro porque eu pensei que a amiga traíra fosse traíra mesmo. E em certa parte, a Sofia mostrou isso ao ficar do lado da Penha. Só que depois, ela acabou ficando a favor da Mônica e ajudando-a a entrar na casa da Penha. Quer dizer, a mesma pessoa se encaixou na pele de amiga-traíra e a de inimiga que ajuda no fim. Surpreendente, devo dizer.

A Denise também se encaixou nas duas partes. Primeiro pareceu ter se voltado contra a Mônica quando lhe deu aquela bronca e virou as costas para ela. Depois acabou ajudando no final também. Aliás, a ajuda dela foi fundamental.

Agora, será que eu sou a única alma viva desse planeta que ficou surpresa ao ver Denise de cabelo solto? Quando Paulete apareceu pela primeira vez, nem me passou pela cabeça a mais remota possibilidade de ser a Denise disfarçada. Eu nunca teria adivinhado. Para ser sincera, cheguei até a pensar que ela fosse a verdadeira vilã da história. Hahaha, me pegaram direitinho!

Ela ficou mesmo bonita de cabelo solto, heim? Ficou tipo uma mulher fatal, mais adulta e até sexy. As Maria-chiquinhas dão a ela um ar meio infantil. E quem falar que não ficou boquiaberto quando a Denise se revelou está mentindo. Eu fiquei com aquela cara de pastel. Mais uma vez, ela acabou roubando a cena e também surpreendeu bastante mostrando que pode ser boa amiga. Se bem que eu fico na duvida se Denise ajudou por solidariedade ou se foi só porque ela também aparece no vídeo junto com a Mônica e com isso poderia ser presa como cúmplice. Talvez um pouco de cada, vai saber.

Surpresa também foi a aparição do Ângelo e usando a roupa mais legal de todo o mangá. Quando ele apareceu, a Penha falou algo tipo “Deus ex machina”. Pesquisando no Google, li na Wikipédia que isso é uma expressão em latim usada para descrever uma pessoa ou uma coisa que de repente aparece e resolve uma dificuldade aparentemente insolúvel. Encaixou perfeitamente na aparição dele para lutar contra a Agnes, não é mesmo?

Outra coisa que eu achei interessante foi quando Sofia decide contar a verdade para a Mônica. Eles usaram nesse capítulo o título “a escolha de Sofia”, que é um filme que se passa no tempo do nazismo. Nesse filme, ela tem que fazer a escolha mais triste e dolorosa que uma mãe poderia fazer. E o que ela escolheu? Quem quiser saber vai ter que ver o filme porque esse spoiler eu não vou dar. Mas vou logo avisando que esse filme não é para os fracos!

Agora vamos falar da Penha, que como vilã se saiu muito bem. Parece que ela manteve a mesma personalidade arrogante e egocêntrica de quando era criança, mas aumentou bastante o nível de crueldade e sadismo.

Aprofundando um pouco mais em sua personalidade, ela mostrou alguns sintomas de psicopatia. Um deles é a capacidade de manipular as pessoas, coisa que ela fazia muito bem com aquele olhar do desprezo.

Psicopatas também mostram falta de sentimentos não são capazes de sentir afeto. Vemos isso na forma como ela trata as amigas, especialmente a Sofia. E também vemos sua total falta de sensibilidade e empatia ao armar aquele plano para destruir a Mônica emocionalmente. É como a Mônica disse: ela se acha no direito de brincar com a vida das pessoas a seu bel prazer.

Outro sintoma clássico é a grande falta de moral. Ela não mostrou nenhum peso na consciência de armar aquela mentira para a Mônica ir presa e até tentou matar a Mônica e o Cebola no final. Psicopatas são totalmente amorais e não ligam para regras de conduta.

Ela é tão esnobe e se coloca tão acima dos outros que chegou a chamar os convidados da sua festa de “bandos de mortos de fome” pouco depois de se mostrar uma anfitriã calorosa e de chamar a todos de amigos próximos e estimados. Algo típico de um psicopata também. Quando mostram algum tipo de afeto, é superficial e totalmente fingido. No fundo, eles sempre desprezam a todos. Mesmo tendo dito que Paulete era sua melhor amiga anteriormente, no fim ela a via apenas como uma empregada que tinha de obedecer suas ordens.

E, claro, ela mostrou um grande egoísmo e egocentrismo. Quando ela fez sua entrada triunfal na festa, os telões instalados no local mostraram o rosto dela num belo close, o que mostra bem sua tendência a se achar o centro do universo.Um psicopata enxerga somente a si mesmo, suas vontades e necessidades. Eles não são capazes de enxergar os outros como seres humanos com necessidades próprias e sim como coisas a serem usadas e depois descartadas. E junto com esse egocentrismo, vem também a dificuldade de aceitar a rejeição. Foi por isso que a Penha endoidou o cabeção quando o Cebola terminou o namoro na infância.  

Em relacionamentos, psicopatas tem grande sentimento de posse e vêem o outro como sua propriedade. Para ela deve ter sido muito difícil ver o Cebola indo embora. E saber que ele gostava da Mônica, alguém que ela via como inferior, foi outro golpe para o seu ego. Embora fizesse mais sentido ela querer se vingar do Cebola, quem lhe deu o fora, Penha armou aquela vingança contra a Mônica porque precisava mostrar que era superior a ela, mais forte e poderosa. O Cebola já estava dominado mesmo, então faltava a Mônica.

E por último, psicopatas também não assumem a responsabilidade pelos seus atos. Eles sempre culpam as outras pessoas. Foi por isso que a Penha culpou a Mônica pelo seu comportamento ao citar aquele ditado sobre a árvore e o machado.

Não sei se foi a intenção do roteirista desenhá-la como uma psicopata, mas muitos sintomas se encaixaram bem na personalidade dela. Até que seria interessante se a Penha aparecesse mais vezes no futuro. Uma personagem desajustada como ela daria um tempero especial às histórias. Eu particularmente gostei da forma como a personalidade dela foi desenhada.


Também gostei da roupa dela, tipo fatal female. Combinou com a personalidade dela.

Ah, claro! Eu não posso deixar de falar da minha surpresa ao ver que era ela a vilã por detrás de tudo. Quer dizer, muita gente já desconfiava, mas eu não via como possibilidade. Sabem quando a gente vê um filme de mistério e descarta um suspeito de assassinato por achar que ele é obvio demais? Aí no final descobrimos que ele era mesmo o culpado e ficamos com aquela cara de pastel porque pensamos em mil teorias para cada um dos outros personagens ter cometido o crime e no final não era nada do que pensamos.

Com a Penha foi a mesma coisa. Eu não acreditei que fosse ela a pessoa por trás de tudo isso porque achei muito obvio, muito na cara. Por isso fiquei surpresa ao saber que ela não só tinha chantageado o Cebola com também invocado o fantasma da Agnes. Quem ia imaginar que ela era capaz de invocar um espírito e usá-lo como seu comparsa?

E confesso que fiquei feliz com o final. Depois de xingar bastante o Cebola, eu pensei com mais calma e imaginei que devia haver algum motivo muito grande para ele ter feito aquilo e tinha mesmo. Claro que da parte dele faltou ter um pouco de confiança na Mônica. Na cabeça dele, ela é apenas uma brucutu que resolve tudo só na força bruta e isso não é verdade. Ela é capaz de bolar planos bem inteligentes e que funcionam até melhor que os planos dele. Trabalhando juntos, eles teriam conseguido resolver aquela pendenga com menos sofrimento para ambos (especialmente para a Mônica).

Foi a união dos planos dos dois que conseguiu dar uma excelente solução a algo que parecia um tremendo angu de caroço. Graças a ele, todos puderam ver a farsa que a Penha tinha montado. E graças a Mônica, Agnes foi levada embora para não ferir mais ninguém.

Talvez esteja na hora de o Cebola parar de subestimar a inteligência da Mônica. Ela é esquentada, cabeça quente, impulsiva e muitas vezes agressiva, mas burra com certeza não é.

Num relacionamento não se pode abalar a confiança do outro. Isso realmente deixou a Mônica magoada a ponto de pensar em desistir de tudo, mostrando que tinha sido mesmo algo grave. Mesmo com as melhores intenções, o Cebola agiu errado ao mentir para ela. Confesso que adorei ver o Cebola passando um bocado de aperto. Ele bem que mereceu.

Mas... Foi como eu disse antes... Era de se esperar que os dois iam se entender no final e foi o que aconteceu. E como eu pensei, o motivo foi realmente bom. Ainda bem. Para ser sincera, eu tive medo de que esse motivo fosse apenas uma desculpa esfarrapada e estava até preparada para uma porcaria de final. Ainda bem que eu estava errada e o final foi excelente.

Confesso que até me deu um pesinho na consciência por ter sido tão má com o Cebola. Eu até tinha feito um desenho dele para ser usado com a frase “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”. Depois disso, não vou publicar porque não faz sentido (por enquanto). Mesmo assim fica a imagem com fundo transparente para quem quiser usar. Eu refiz um desenho que apareceu na Ed. 34 onde ele diz a Mônica que a ama. Não é um desenho de corpo inteiro, mas acho que pode servir para alguma coisa.

Como disse antes, a história foi muito boa, mas acho que tenho umas observações para fazer.

A que distância o bairro do limoeiro fica do litoral? A Mônica chegou a casa da Penha de barco, o que eu achei meio estranho. Quer dizer, entendo que foi importante para a trama, mas ainda assim fiquei pensando em como ela conseguiu sair de casa durante a noite, ir para o litoral, pegar um barco e remar até a encosta do farol atrás da casa da Penha.

Outra coisa que eu estranhei também foi o Cebola ter reclamado com a Mônica por ela ter dito que Romeu e Julieta morreram no final porque ele não tinha lido o livro. Quer dizer, não ficou claro se ele estava só zoando ou falando sério. Se foi só zoação, tranqüilo. Idiota da parte dele por ter estragado um momento romântico, não nego, mas enfim...

Se ele estava falando sério, confesso que ficou meio sem sentido já que no passado a escola tinha organizado uma peça de teatro sobre a história de Romeu e Julieta. Ele assistiu a peça e deve ter visto muito bem o que acontecia no final.

Tá bom, agora vocês vão me achar uma chata de galocha por dizer isso, mas acho que seria interessante fazer essa observação. A Penha chantageou o Cebola usando um vídeo da Mônica invadindo e quebrando coisas na casa da Agnes dizendo que ela poderia ser presa por invasão e depredação de propriedade privada.

Acontece que a Mônica é menor de idade e de acordo com o Código Penal, artigo 27, “os menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial”. Ou seja: mesmo que a Penha publicasse o vídeo, a Mônica nunca iria para a cadeia porque ela é menor de idade. O pior que poderia acontecer a ela seria acabar em uma instituição educacional durante o período estipulado pelo juiz ou até completar dezoito anos.

Eu não entendo de direito e não sou advogada, mas acho que alguém teria de prestar queixa na polícia, fazer boletim de ocorrência, essas coisas e eu não sei se a Penha poderia fazer isso porque aparentemente a casa não tinha dono, estava abandonada e pelas filmagens, daria para ver que a Mônica não tinha roubado nada. Sem falar que ela não tem antecedentes, então o mais provável ela era levar uma tremenda bronca do juiz ou talvez prestar serviços comunitários, não sei como isso funciona. Só sei que para a cadeia ela não teria ido de jeito nenhum.

Pelos mesmo motivo também não teria dado nenhuma cadeia ela ter entrado de penetra na casa da Penha. E convenhamos, né gente? Se aqui no Brasil menor de idade não vai preso nem quando mata, acreditam mesmo que a Mônica teria ido para a cadeia só porque invadiu uma casa velha?

Se bem que publicar aquele vídeo poderia difamar a Mônica, colocá-la como desordeira, mas acho que isso não teria assim grandes conseqüências a longo prazo. As pessoas esquecem rápido das coisas.

Imagino que vocês devem estar me achando uma chata por falar isso. Afinal, em se tratando de HQ, desenho animado, filme, etc., nem sempre as coisas precisam ter lógica. O que vale é a diversão. Por isso não estou recriminando a história por causa desse detalhe e nem falando que deveria ser diferente. Ainda assim a chantagem foi válida porque o Cebola pode ser inteligente, mas ainda é um moleque de 15 anos e não podemos esperar que ele saiba de todas essas coisas, então ele ter ficado com medo foi natural.

Concluindo, eu achei que a história ficou bem acima da média, talvez a melhor de todas. Realmente surpreendeu, teve suspense, deixou todo mundo roendo as unhas e arrancando os cabelos. E o fato de ser dividida em dois só fez com que a gente sofresse mais ainda por ter que esperar um mês inteiro para saber o fim da história. Bem que as próximas edições poderiam ser assim também.

Se você leu até aqui, valeu pela paciência porque dessa vez eu escrevi um monte!E aqui o png daquela imagem que eu tinha feito do Cebola:



45 comentários:

  1. Gostei bastante da crítica, mas continuo dizendo que, na minha opinião, você repete demais o mesmo assunto em vários parágrafos.
    O seu texto é ótimo, mas fica muito grande pelo excesso de desenvolvimento. Não sou crítico, nem nada, mas é essa minha opinião. Continue assim com os textos. :D

    Pedro do TMJ Mania

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar: adorei a crítica, concordo com você em várias partes! :D Quando eu postar a minha, você comenta lá também. ^^

    Pedro do TMJ Mania

    ResponderExcluir
  3. Você me assusta ! Sério,eu me surpreendo,li tudo e é como se eu mesmo tivesse escrito,é a minha opnião,tudo que se encontra aí é minha opnião (exceto a parte de eu não desconfiar da Penha)sério mesmo ! Amei a história,foi a melhor edição da TMJ que eu já li,me surpreendeu demais !

    Eu também procurei o Deus Ex Machine sim,que nem vc,é muito igual para ser verdade,a coicidência é enorme.

    Eu acho que quando teve a parte do spoiler do Romeu e da julieta foi um recadinho do Emerson,sei lá,ele queria manter o suspense que essa edição precisava,talvez fosse uma mensagem pra quem revela e para que lê os spoilers,foi o que eu pensei.

    A roupa mais linda do ângelo foi essa,sem dúvidas mesmo ! Se tivesse um pouco mais de tempo pintaria a imagem.

    O Emerson sabe mesmo como transformar pessoas com eu e vc num belo Sherlock Homes,hein ?!A teria do clone,eu não achei provavel,eu sabia que o Cebola estava normal por que a gente ia odia-lo.

    A Denise e a Sofia se encaixam sim nessa de inimigo e amigo,mas a Denise foi escolhida,por que na publicidade...Quem aparece com esse texto de amigos se virando é ela.

    Bem,eu amei demais a crítica e gostei do blog como está,mesmo diferente,eu adorei ! Não sei o que está fora do lugar,mas tem algo que não está combinando,quando eu souber eu te falo,rsrsrs,claro se vc quiser,bem,foi isso,vc e eu parecemos ter o mesmo cérebro algumas vezes

    Ah,e onde está o seu desenho do mês ? Adoro suas artes,são demais,não que precise depois dessa critíca,mas a edição foi tão legal que eu mesmo poderia fazer um desenho :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a crítica gostei muito e quando eu vi a Paulete eu também nem desconfiei que fosse a Denise, achei muito legal o final da HQ e aquilo que você disse que a Penha era obvia demais eu também achei, eu sempre achei , tipo quando eu assistia desenhos animados do tipo Scooby-Doo eu sempre achava que era uma pessoa nada a ver que sempre parecia ser suspeita (no meu caso eu achei que era a Sofia) e no final é realmente a pessoa mais obvia de todas !
    E a Denise é uma verdadeira Panterela rs' Eu também não senti pena da Mônica ou qualquer outro sentimento e achei que a Magali não estava sendo muito companheira da Mônica, ao contrario da Denise que apesar de falar coisas super sarcásticas e Trolar muito a Mônica, no final foi quem mais ajudou e nunca me passou pela cabeça que a Denise ficaria tão adulta e bonita soltando o cabelo, eu acho que ela deveria fazer isto mais vezes hehe'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente na verdade eu ara a primeira vez que lia tmj ai quando vi essa capa choquei todinah falei nano isso e uma montagem certo acho melhor ler em varias paginas dava um chilique mais nao nao depois ata ahco melhor eu continaur lendo veio eai a parte quer eu mais gostei e amis se assustei foi quando ela jogar o cebola contra parede literalmente e qunado eles se batem um no outro achei veio isso virou filme de espiao aaiai gostei muito dessa ediçoa gente chega li 2 vez

      Excluir
  5. Gostei da critica!So discordo em "umas" partes.
    Ah!E o Cebola estava zoando com a Monica na hora que ele disse que ainda no tinha lido Romeu e Julieta!
    Cada vez estou amando mais esse site.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Somos um blog novo, ainda estamos começando! Queriamos saber se vocês aceitam parceria? Respondam em nossa chat box ;) http://tmjdeluxe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O texto é beeem grande. E discordo um pouco com o Pedro, porque uma de suas qualidades é o perfeccionismo e os detalhes. Isso é o que eu admiro em você, Mallagueta! Continue assim!
    E sobre a crítica, pela 1ª vez, eu realmente concordo com você em TODOS os pontos.
    Cara, achei essa edição melhor que a 51 que é melhor que a 50. Essa TMJ foi epicamente épica.
    Realmente, a Penha pode ser uma psicopata, mas ela pode ser também uma narcisista: É a pessoa que exagera sua importância e espera ser reconhecido à altura, bem como vive fantasias de sucesso, poder e inteligência sem limite.
    A pessoa narcisista acha que é especial e único, e que só pode se associar a pessoas tão ou mais especiais.
    E se não é o centro das atenções, culpa qualquer um por isso para os outros sentirem pena.

    Ah! E amei o novo design!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também discordo do Pedro,o que eu mais eu gosto nesse blog são as críticas ( e os desenhos ),vc detalha beem,sem ficar aquela coisa difícil de entender,quando vc vai lendo dá vontade de ler mais e mais,continue assim. :)

      Excluir
    2. Também achei que esse texto ficou grande e olha que eu cortei muita coisa. É que eu tenho mania de desenvolver demais o raciocinio.

      Excluir
  8. Concordo em tudo! Denise, a Paulette?? NUNCA!! Ninguem ia desconfiar
    sorte que comprei a revista ontem, kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando vir a paulete pensei humm quem e essa parecer tao familiar ser que e a denise nao que nada nao ta de maria chinquinahs e parecer mais velha e adulta hmmmm

      Excluir
  9. EH MALAGUETA PEPER,VC FINALMENTE PROVOU Q Ñ EH LOUCA
    MAS NA BOA,ESSE SEU ÓDIO DO CEBOLA EH IRRITANTE VIU?
    SOBRE A QUESTÃO DA DENÚNCIA Á POLICIA ACHO Q A PENHA ACHAVA Q A MONICA TINHA 8 ANOS E Q SE PASSARAM 10 ANOS(SENDO Q PASSOU APENAS 8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aceito esse tipo de atitude no meu blog. Mais uma dessas e eu apago seus comentários. Se vc é tão apaixonado pelo Cebola, bom pra vc. Mas respeite meu direito de não ir com a cara dele.

      Excluir
    2. malgueta mais e serio sem querer se assim muita querendo ser madona mais porquer esse odio afinal ele foi muito legal nbessa eidçao e nas outras bem mais amigo do que o dc e bem amis romantico tabem

      Excluir
  10. AH JAH IA ESQUECENDO NA IMPRESSÃO INICIAL DA TMJ 52 VC ACABOU MESMO SEM QUERER DANDO UMA RESPOSTA PRA UMA PERGUNTA Q OS LEITORES FAZIAM A 4 EDIÇÕES
    MAS EU NÃO VOU FALAR O Q EH DESCUBRA SOZINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece que isso vai fazer alguma falta na minha vida.

      Excluir
    2. Ñ LEU O Q ESCREVI VC DEU UMA PISTA DA 48

      Excluir
  11. Ora, Kevin. Você diz que é irritante o ódio da Mallagueta pelo Cebola. Tenha mais respeito pelo o que a Mallagueta acha! O Cebola é um ser humano patético. Gosto não se discute, não é mesmo?
    E, repense, Kevin. Se é irritante para você isso, saiba como é irritante você dizendo praticamente TUDO com letra maiúscula e dizendo "VOCE EH LOUCA" tanto em blogs como na página oficial. :-\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele faz isso no facebook também, vai entender o que se passa na cabeça da criatura. Ele fica repetindo a mesma coisa o tempo inteiro sem dar nenhuma explicação, depois vem aqui escrevendo tudo em caixa alta e depois eu é que sou louca.

      Excluir
    2. Haha! É mesmo. Coisa de gente que não tem nada pra fazer! :-p

      Excluir
    3. eu chamo ela disso pq soh louco eh iria querer q o mundo seja destruído
      ah malageta, o + irritante desse seu ódio pelo cebola eh o motivo
      sofreu bullyng na infancia por ser gorda e põe a culpa no cebolinha?ñ leu a tmj 45?e além disso eu também sofri bullyng por ser gordo,e poucas vezes hj tb sofro bullyng por ser gordo,apesar d hj isso acontecer raramente por eu ser alto

      Excluir
    4. e Brenda, eu soh escrevi isso no facebook

      Excluir
    5. Kevin, onde, exatamente, ve leu que eu quero ver o mundo destruído? É por causa da minha fanfic 2012? Jura mesmo que vc está levando aquilo a sério?

      Onde eu coloco no Cebola a culpa pelo que eu sofri na infancia? O que acontece é que sem querer eu projeto nele a imagem dos garotos que implicavam comigo, mas em momento algum eu culpo esse personagem pelo que eu sofri.

      E os meus motivos de eu ter raiva do Cebola não são da sua conta e vc não tem que achar ruim de nada porque é a minha vida e meus sentimentos. E esse blog é meu espaço, se vc não gosta de ler meus textos falando mal do Cebola, há muitos outros blogs TMJ pela net afora. Divirta-se.

      Excluir
    6. Cada um tem sua opinião Kevin assim como vc parece adorar o Cebola ela n gosta, assim como eu n gosto.Não critica os outros só pq eles n pensam como vc.Gostar ou n do Cebola vai de cada um, n é pq eu n gosto q eu vou ficar dizendo q vc é louco.Ele escreve o q quer o blog é dela.

      Excluir
  12. Nossa,vc mudou ainda mais o blog,aí sim,hein !

    ResponderExcluir
  13. oi mallagueta!amo seu blog e suas criticas!mas preciso muito de sua opnião!um dia desses me veio uma ideia na cabeça:fazer um roteiro da tmj,é q desde pequeno sempre quiz ser roteirista da turma!fiz os roteiro no meu caderno e vou te dar um resumo da hq em duas partes para vc dar sua opnião!olha aí:

    grande amor,grandes segredos_parte1-

    a HQ começa com as meninas na quadra da escola jogando volêi,e magali percebe q monica está muito desanimada!a tarde na casa da mõnica ela explica o porque de tanta desanimação!é q esses dias ela anda assistindo muitos filmes romanticos e vê q os garotos se esfoçam muito e fazem de tudo para ficar com seu amor!mas ê que cebola não se esforça nada para derrota-lá!monica não aguenta mais esperar cebola !mas para sua surpresa ela descobre que ele está se esforçando muito e fazendo de tudo para conseguir isso!e então chega o dia q ele convida para ir na sorveteria,e é aí q vem a bomba:cebola desafia monica!!algumas horas depois na casa da mônica ela e magali conversam sobre o desafio de cebola,monica afirma q precisa deixar ele ganhar sem ele saber mas magali lhe dá uma bela bronca:QUE???VOCÊ TÁ MALUCA??VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO!!O CEBOLA SE ESFORÇOU BASTANTE PRA PORVAR Q ELE PODE ESTAR A SUA ALTURA E VOCÊ VAI DEIXAR ELE GANHAR?E OS DIREITOS DELE?depois de ouvir tudo q magali tem a dizer monica resolve não deixar ele ganhar!no dia seguinte eles se encontram no shoping e começamo desafio com a quebra de braço e como já tá na cara:.cebola vence!e depois vem inumeras atividades até q monica é derrotada!eles ficam felizes e como é de se esperar se beijam!cebola fala tudo aquilo q sente e como se esforçou e blábláblá e ele pede monica em namoro!depois de um tempo juntos chega uma surpresa:na casa de monica ela recebe flores e um bilhete com uma frase:

    flores cheirosas para a mais bela rosa vermelha!
    ass:anonimo
    Monica se surpreende e vai logo contar pra magali!magali comenta q esse negocio é muito perigoso!(pelo fato de muitos jovens serem sequestrados,estuprados e etc. mas ela não comenta isso na revista pq é um assunto imprópio)monica fala q cebola não precisa saber para não sentir ciumes e q isso não vai acontecer de novo!no outro dia a mesma coisa,um presente com cartão escrita uma frase,dessa vez foi uma caixa de bonbons!dos q ela adora,parece q o admirador secreto a conhecia muito bem!os dias passam e ela vem recebendo mais presentes!com isso ela convoca uma reunião com magali e denise para descobrir que é o misterioso admirador!e o resto da edição é o seguinte:magali,denise e monica investigando e descobrindo pistas sobre o tal admirador e cada uma com seus suspeitos!no final a maior bomba:do contra é o admirador secreto!ele marca um encontro com monica num parque(aquele do final da edição40)ela fica muito surpresa e ele explica q o jeito mais dificil de conquistar ela (ele nada tão facil)não seria quando ela estivesse sozinha e sim namorando alguem,e um jeito bem dificil de conquistar ela(q ninguem usa)é pelas cartas romanticas e presentes!então rola um clima e eles quase se beijam quando cebola surpreende os dois!FIM DA PRIMEIRA PARTE!
    então é isso,gostou da 1a parte da minha hq?de sua opnião q depois eu coloco a segunda!lembrando q isso foi só um resumão da minha história q eu consegui criar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO GOSTEI PQ D ACORDO A TMJ 48 A MÔNICA Ñ TOMOU NENHUMA DECISÃO PRA FAVORECER O CEBOLA Q EU SAIBA O CEBOLA EH Q DECIDIU SE A DERROTA OU NÃO E ESSA DECISÃO VAI SER TOMADA PROVAVELMENTE NA TMJ 64

      Excluir
    2. Nada de caixa alta no meu blog. Vc não precisa gritar nem comigo e nem com o pessoal que comenta aqui.

      Excluir
    3. Manoel, confesso que ficou legal, mas vc pretende mostrar esse roteiro a MSP? Se for, entenda que eles são meio conservadores e eles não irão juntar a monica e o cebola tão cedo. Mas vc pode sugerir esse roteiro pra histórias futuras.

      Agora, não sei se entendi a parte onde o Cebola vence a queda de braço porque a Mônica é muito mais forte que ele e vc tinha dito que a monica decidiu não deixá-lo ganhar.

      A meu ver, no dia em que eles resolverem que o cebola vai derrotar a monica e namorar com ela, imagino que irão bolar algo mais complexo, especial e grandioso.

      Tente pensar nisso. Entre um pouco mais na cabeça do Cebola e tente imaginar qual tipo de plano ele bolaria.

      Mas a idéia do DC tentar conquistar a monica depois do namoro ficou bem a cara dele mesmo, essa idéia ficou boa.

      Excluir
    4. eu também tinha pensado nisso da quebra de braço!talvez eu crie uma diferente no futuro!quando eu tiver mais tempo para pensar num motivo especial para ele a derrota-lá!mais deu muito trabalho pra faze-la!eu sonho em ser roteirista mas meus desenhos não são muito bons!mas uma amiga minha q desenha super bem o traço da tmj me ajudou a fazer!não vou mostrar pra MSP não!acho q quando eu criar uma melhor e mais detalhada eu mostro!brigado pela opinião,gostei mesmo!

      Excluir
    5. Gostei bastante da sua ideia mas ia ser dificil convencer eles a fazerem eles gostam de ficar nesse chove e n molha dos dois.Mas é uma boa ideia e a cara do DC <333333333

      Excluir
  14. eu também vou falar pro mauricio dessa ideia do dc ser um admirador secreto!acho q é bem o jeito dele fazer o q todos menos esperam e conquistar a monica de um jeito diferente!imagina se derrepente a MSP te chamasse urgente pra criar uma hq(supondo)na edição 56 como seria o NA PROXIMA EDIÇÃO... da tmj 55?

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente adorei o enredo desta história, acho que até o Emerson se surpreendeu com essa história. Acho que ela foi até mais criativa que O Caderno do Riso. Espero que a Sofia apareça em edições futuras e dê esse gostinho de maldade apimentada na história.

    ResponderExcluir
  16. Querida Mallagueta...
    Adoro seu blog adoro suas criticas e de teus desenhos.
    Hahahaha a Penha parece mesmo uma psicopata mesmo...
    Um dia pretendo fazer uma historia com a''TMJ'' o que acha??

    ResponderExcluir
  17. Oiii!Como sempre adorei sua crítica e achei-a totalmente certa!

    Mas tem a parte em que você fala que não desconfiava da Penha,eu desconfiei sim!Essa é uma das minhas características ruins que eu tenho igual a Mô,se a pessoa é vilã uma vez,faz mal a mim ou a alguém estimado,eu sempre tenho aqueeela pulguinha atrás da orelha.
    Tem duas histórias da TMJ que eu realmente idolatro, As 4 Dimensões Mágicas e O Caderno do Riso.Mas realmente a TMJ 51 e 52 chegou pra abalar!
    Acho que o fato de o Cebola ter deixado a Penha não a tornou uma psicopata(na minha opinião),por que esnobe,patricinha,que se acha a tal ela sempre foi!E acho que ela sempre teve inveja da Mônica pelo seu sucesso nos gibis,e todo o resto.E quando soube que o Cebolinha a largou pela Mônica,foi mais uma desculpa para destruí-la.Por que ela mesma confessou que nunca amou o Cebola!E ela nem tinha reputação no Limoeiro porque morava nas Pitangueiras,e quem no seu bairro saberia disso se tudo aconteceu em outro lugar?
    E também quando ficou oficial que o Cebola gostava da Mônica a Penha já estava na França,não tinha mais nenhum amigo a não ser a Sofia,que não tinha nada a ver com isso!Então como ela saberia?Só se ela os estivesse espionando.Ou seja,isso de ela ter perdido a reputação por causa de que o Cebola a deixou para ficar com a Mônica,só foi mais uma desculpa pra destruir a Mônica!
    E acho que queria levar o Cebola por que ele serviria de testemunha!

    Vish!Acho que escrevi demais sobre a Penha... depois eu comento de novo para dizer o que acho do resto!
    Bjook's :*

    Amo seu Blog e o novo visual!

    ResponderExcluir
  18. nossa eu super concordo com vc! vou fazer a critica no meu blog e depois vc pode ver? é que a critica q vou fazer é a primeira e não sou muito boa... meu blog é:
    http://cat-bomb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Mallagueta, amei a sua critica, acho que você tem toda razão mesmo, o cebola deveria ter sido mais esperto na questão da polícia. Quanto a Paulete, nunca na minha vida eu desconfiaria que ela era a Denise, nunca mesmo.
    Eu achei que as reações da Monica foram muito exageradas mesmo. Se o cara não quer mais, beleza, parte para outra, se ela não quer tem alguém muito melhor que queira
    Pelo menos, para mim, funciona assim, eu acho.
    Não ficar por ai chorando, reclamando de como a vida tem sido injusta com ela e blá blá blá. Não sei se já falaram para ela, mais a vida não é justa
    Bom, continuo achando o seu blog o melhor que eu já vi.
    Amei

    ResponderExcluir
  20. 'Ou talvez um filme de ação, com muita pancadaria e pouca conversa fiada.'-acho que isso nao teria um bom resultado sobre a mônica!kkkk

    ResponderExcluir
  21. Me desculpe sinceramente, mas na edição antes da 51 o Cebola e a Mônica se casaram, provaria que é maior de idade claramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição do casamento eles mostram o futuro deles.Não se passa no tempo real deles

      Excluir
  22. Bem feita a sua crítica, Mallagueta. Como já disse alhures, falta um capitão neste time de roteiristas de forma a por ordem na casa, relembrar o que foi publicado anteriormente para evita pisadas de bola (quem não sabe que Romeu e Julieta morrem no final? Só quem desembarcou hoje de Marte ou as nossas crianças e jovens de hoje, educados pelo método Paulo Freire... E bem lembrado por você, eles já haviam interpretado uma peça de teatro desse romance infeliz).
    O caso do mar/penhasco talvez possa ser explicado de outra forma: não seria o mar e sim uma... represa. O farol seria só para dar clima.

    Quanto ao resto, sobre a situação legal de um menor infrator, está correto, ainda mais que não foi feito boletim de ocorrência, nem nada, mas aí querer que o Cebola desconfiasse disso já é forçar a barra. Quem está numa situação de estresse, costuma ter raciocínio lento. Acho que o que faltou a ele, assim que a cabeça esfriou, foi "dar um esbarrão no Cascão" e deixar com ele uma mensagem, tal como fez com a Denise, explicando a coisa. Já que a Sofia não poderia entrar no banheiro dos garotos, ele nem precisaria disso, podendo inclusive combinar de deixar mensagens num box do banheiro para manter contato com a Mônica. É o tipo de coisa que acho que o Cebola seria inteligente o bastante para bolar e rápido.

    É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha entendido que o Cebola não pensar no lance de menor de idade não ir pra cadeia foi necessário a trama. Só falei mesmo porque achei interessante dar essa informação pros leitores.

      Excluir