TMJ#91 - A Torre Inversa, parte 2: Palpites ~ TMJ do meu jeitoTMJ do Meu Jeito

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

TMJ#91 - A Torre Inversa, parte 2: Palpites




Primeiro gostaria de falar da capa, que para ser sincera não ficou tão legal quanto a da ed. 90. Ah, saudade das capas do Zazo... aposto que ele teria conseguido reproduzir bem o esboço do Emerson. Mas gostei da parte onde a Mônica aparece com cara maligna como se fosse atacar alguém.

Depois de uma história cheia de terror (e insetos nojentos) na ed. 90, agora vamos ter a continuação. Como vocês se lembram, a ed. passada terminou com o cavalo da decadência tocando o maior terror em todo mundo. Finalmente apareceu o terceiro cavalo, que para a surpresa geral era o seu Samir e não o capitão feio como muitos (inclusive eu) apostavam.

Sim, eu também fiquei bastante surpresa. Ainda mais porque na história do gibi, sue Samir é tido como gente boa que ajudou o Cebolinha a curar aquela alergia e até deu biscoitos para as crianças. Daí vem a pergunta: porque ele ficou tão perverso e sádico? Qual é sua história? Parece que os insetos mexeram com a cabeça dele. Talvez esse nem seja realmente o seu Samir e sim a carcaça dele que foi tomada por outra coisa maligna.

Nós sabemos que vozes falavam na cabeça dele. Quais seriam essas vozes? As dos insetos? Talvez a serpente? Povo das sombras? E como é possível ele estar andando e falando se a Magali tinha falado na história do gibi que ele estava morto?

No gibi a gente foi levado a pensar que o Cebolinha pegou aquela alergia estranha porque comeu uma das larvas que o Cascão queria dar ao Chovinista pensando que era macarrão. Será mesmo? Ou não seria algo que o Cebolinha pegou ao entrar na casa do seu Samir? Bem... é difícil responder porque só ele ficou cheio de perebas enquanto nada aconteceu com Mônica e Cascão. A não ser que somente ele tenha tocado em algo contaminado, não sei.

Estou falando isso porque na ed. 90 a Mônica virou lesma gigante após ter a cara arranhada pelo seu Samir. Pode ser só coincidência, mas como ela disse que ficou coçando, então pode ter sido mesmo contaminada.

Aliás, o que será que vai ser dela? Tipo, ela ainda vai manter a consciência ou se tornará escrava dele? Já pensaram se ela vira a lesma mais forte do mundo? Credo.

Bom, agora que o terceiro cavalo deu o ar da graça, o pessoal vai ter que rebolar para dar um jeito nele e duvido que vai ser fácil combater uma criatura que pode transformar qualquer um em lesma só com um arranhão. Agora todos vão ter que trabalhar juntos, inclusive a Penha.

Talvez a gente veja mais protagonismo do Cascão agora e o começo dos nove desafios que ele vai ter que enfrentar.

Será que os poderes dele vão ser ativados? Quer dizer, seu Samir é cheio de sujeira, podridão e tal. Pode ser que isso ajude a ativar os poderes do Cascão. Se bem que na ed. 79 foi falado que o Cascão herdou os poderes do Capitão Feio, então acho que a princípio ele não tem poder nenhum. A não ser que haja alguma coisa dentro dele que possa ser ativada agora e que no futuro vai permitir que os poderes do Feio assentem de vez.

Fico pensando em quais serão os nove desafios que o Cascão vai enfrentar. São provas? Enigmas? Coisas que ele precisa encontrar? Inimigos que tem de derrotar? Como ele vai lidar com isso? Para ele é novidade já que geralmente essas coisas são resolvidas pela Mônica ou Cebola.

A Creuzodete também falou algo sobre o inimigo de ontem se tornar o aliado de hoje e que é importante dar segunda chance para as pessoas. Aposto que todo mundo logo pensou na Penha, que é a opção mais óbvia. Porém... ela falou com os dois. Se fosse a Penha, faria mais sentido falar isso com a Mônica, já que a treta maior foi com ela. No entanto, o recado foi para o Cascão também, então pode não ser a Penha e sim outro inimigo do passado.

O Cúmulos seria uma possibilidade, já que sempre foi inimigo do Cascão e na ed. 78 ele também teve problemas com a Mônica. E até que não deixa de fazer algum sentido porque o sujeito é feito de água, o que seria ótimo para limpar toda a imundice que seu Samir vai fazer com certeza. Lembrando da parte em que a Mônica o leva para Creuzodete guardar fico me perguntando: ele era apenas uma desculpa para os dois irem até a sua tenda ou vai mesmo ter alguma participação na história?

Mais uma pergunta que todos devem estar fazendo: qual vai ser a participação da Penha? Afinal, são três cavalos na mesma história. Ela sabe que é um cavalo? Tem consciência de que faz parte do início do fim do mundo? Uma coisa bastante curiosa é que dos três cavalos ela é a única que manteve a forma humana ao se manifestar. A Berenice ficou aquela coisa esquisita com crânio de jumenta, o seu Samir virou uma centopéia mumificada, mas só ela permaneceu humana. Li em algum lugar alguém falando que o Emerson disse que a Penha vai lutar com seu Samir. Não sei se é verdade, mas até que seria interessante.

Para isso, ela vai ter que passar para o lado iluminado da força. Será que ela vai deixar de ser vilã ou será só uma trégua temporária? Eu não espero que ela fique boazinha e amiga de todo mundo, mas já seria um grande avanço se ela desistisse da fixação de querer avacalhar a vida da Mônica. Quem sabe ela não resolve se declarar de vez? Tá, tá, sei que isso nunca vai acontecer.

E ainda tem a questão: por que seu Samir acordou a Penha? Por que os insetos ordenaram isso? Para coisa boa é que não deve ser, tanto que seu Samir pediu perdão por isso. Então prevejo que ela vai passar por maus bocados também.

Aliás, vocês repararam que o hospital ficou todo detonado de repente? Isso me intrigou bastante. De repente apareceram muitos insetos, a energia começou a faltar, tudo ficou sujo e decaído e, mais importante: os pacientes, médicos e enfermeiros sumiram. Será que o seu Samir transformou todos em insetos? Incorporou em seu corpo de lacraia gigante?

Fiquei impressionada como tudo adquiriu um ar tão sombrio, digno de filme de terror. Mas vem cá... o que será que aconteceu com o zelador? Sim, duvido que ele seja apenas um figurante que só apareceu na história para falar que as baratas vivem 9 dias sem a cabeça. Acho que a participação dele é mais importante que isso. Mas quem seria esse cara? Uns apostam no Xavecão, outros pensam que é o garoto da história Reencarnação. Meio complicado já que ele meio que parece um pouco com os dois.

Eu não acho que seja o Xavecão. Se fosse, Mônica e Denise já o teriam reconhecido apesar da mudança de visual. Então sobra a possibilidade de ser a tal alma gêmea da Magali. Porém... na história o menino parecia ter a mesma idade que ela e na ed. 90 esse zelador parece bem mais velho, talvez adulto. Talvez seja só uma suspeita mesmo, o que nos leva a próxima pergunta: qual será o improvável romance que vai aparecer? Há possibilidades:

1 – Cebola e Penha. Embora não seja tão improvável assim, já que muita gente está shippando os dois, ainda é uma possibilidade embora eu ache pouco provável. A Penha já deixou claro que nunca amou o Cebola e eu não sei se ele vai querer romance com uma garota que lhe causou tanto sofrimento e ainda tentou matá-lo. A não ser que algo aconteça e ela mude muito, não sei.

2 – Magali e Cascão. O Emerson já shippa os dois, mas não acho que seja um romance improvável porque muita gente já espera isso também.

3 – Magali e o Zelador. Caso ele seja mesmo o garoto da reencarnação, então é óbvio que vai rolar romance entre eles ainda que por pouco tempo. O Emerson também já falou que ele ia aparecer algum dia. Aí sim seria improvável porque quando vi o zelador pela primeira vez essa possibilidade nem me passou pela cabeça.

Lembram quando Creuzodete falou que o Cascão não ia poder salvar todo mundo? E lembram que na história reencarnação do gibi o sujeito vivia morrendo cada vez que encontrava a Magali? Talvez ele acabe morrendo nessa história tb.

4 – Denise e o Zelador. Improvável, porém estranho e nada a ver.

5 – Betão e Denise. Improvável também e até meio estranho porque ele deve ser bem mais velho que ela.

6 – Betão e Magali. Hum... não.

7 – Betão e Penha. Eles não se deram muito bem no início, mas é bem improvável mesmo.

8 – Cascão e Penha. Sem chances.

9 – Penha e o Zelador. É uma possibilidade, mas não acho que ela vá se interessar por um sujeito sem grana.  

Essas são as possibilidades com os personagens que já temos. A não ser que apareçam outros. No início eu pensei em Cebola e Melissa, mas acho que não vai rolar porque ela ainda é criança.

Falando na Melissa... já sabemos que ela é a irmã do Betão e que alguma coisa aconteceu com ela no passado. Será que morreu? Desapareceu? Ficou doente? Foi raptada? Por que apareceu apenas como uma menina sendo que atualmente ela devia ter a mesma idade da turma? Ela estava levando a tal boneca tenebrosa que Betão pareceu ter reconhecido. Eu já li as histórias onde essa boneca apareceu e ela era bem do mal mesmo. Não sei se essa é só uma referencia ou se vai fazer alguma coisa sinistra.

Ela também leva no pescoço a cruz de Ankh ou Ansata. Essa cruz é de origem egípcia e era um antigo hieróglifo que simbolizava a eternidade, a chave da vida. Esse símbolo era usado pelos nobres e faraós para trazer proteção. Se bem que alguns associam essa cruz a algo satânico, mas não é esse seu significado original. Essa cruz pode ser tipo um antagônico da marca de Ior, não sei. Ou talvez seja só um enfeite mesmo, embora seja meio estranho uma garotinha levar algo assim pendurado no pescoço.

Essa menina pode ser o espírito da Melissa que voltou para ajudar o pessoal ou uma entidade que assumiu a forma dela por alguma razão. Mas também pode ser a própria Melissa que, sabe-se lá por qual motivo, permaneceu criança durante todo esse tempo.

Ah, claro que não podemos esquecer da Menina do Lago e os Filhos de Umbra. Foi uma aparição e tanto, né? Tipo assim, três cavalos numa história só! Será que vai ter alguma treta entre eles ou foram reunidos para algum propósito sinistro? Acho que os filhos de Umbra foram só uma referencia, não creio que vão participar agora. Mas e a Menina do Lago? Vai aparecer de novo ou só em edições futuras? De repente essa aparição dela foi só para anunciar que ela está de volta, mas não irá participar da história agora. Ou será que vai? Até que seria interessante se ela participasse também e até tentasse roubar o rosto de alguém.

A Creuzodete falou que o Cascão não vai poder salvar todo mundo, então imagino que alguém vai passear de barco com a Dona Morte. Eu pensei no zelador, caso ele seja o garoto da reencarnação, mas pode ser o Betão. O sobrenome do Betão é Stavros, um sobrenome grego. Na escrita original ficaria assim: Σταυρός. Pesquisando isso no Google imagens, aparecem várias fotos e desenhos de cruzes. Não sei se isso tem a ver, mas a cruz é sinal de sacrifício, pode ser que ele acabe morrendo para salvar o pessoal. E por coincidência, a Melissa leva uma cruz egípcia pendurada no pescoço.

Li em algum lugar também que o número do quarto da Penha, 302, é o versículo da bíblia Apocalipse 3:02:

2" Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus."

O Emerson gosta de colocar esses easter eggs na história, então pode não ter nada a ver. Se tiver, a gente vai ficar sabendo.

Ainda tem o nome da história, torre inversa. Falta saber o por que desse nome. Sabemos daquela torre invertida que fica lá em Portugal, do abismo do planeta Tumba que foi destruído e em tudo tem o número 9, que também são os desafios que o Cascão vai enfrentar.

Pela numerologia, o número 9 representa a finalização de um ciclo e início de outro. Está associado ao altruísmo, à fraternidade e à máxima espiritualidade. É o auge, a plenitude espiritual, o encontro com a totalidade do ser.

Mas também tem um aspecto negativo de sacrifício, fracasso, solidão, decepção, fanatismo.

É bem interessante porque esse número tem sido recorrente nas histórias. Na ed. 63 a Magali aprisiona Penha três vezes três na prisão sem muros. Depois vem o covil da serpente e seus nove níveis, agora os nove desafios do Cascão. E também o fato de as baratas viverem nove dias sem cabeça.

Bem, foram esses os palpites. Difícil falar tudo porque muitas coisas aparecem nas histórias do Emerson e são difíceis de prever. Sempre tem referencias, coisas escondidas, perguntas que são respondidas e outras que são levantadas... mas podemos esperar que vai ter bastante terror, treta, barraco e gritaria do jeito que o povo gosta!

Antes que me esqueça, tem png e quebra cabeça. Divirtam-se!

Para mais palpites, confiram o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem e também o blog TMJ Diversidades: TMJ 91 - A Torre Inversa: Parte 2 - Primeiras Impressões



16 comentários:

  1. Ótimos palpites, TMJ do meu jeito! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca iria pensar em olhar o número do quarto da Penha... Deduziu bem em!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a Penha não tem consciência de que é um dos cavalos no sentido do apocalipse e tal, e acho que ainda tem a forma humana por ser o da guerra, quem causa a guerra? Os homens.

    ResponderExcluir
  4. E o Samir se dá nove títulos antes de se anunciar como o Cavalo da Decadência. E os dois primeiros títulos ainda são títulos de capítulos da revista (a voz dos insetos e a natureza do mal, se não me engano), talvez ele tenha vivido as duas primeiras provações nesses capítulos, sei lá. Só sei que tudo que tem 9 deve estar ligado... :v

    O faxineiro deve ser o Reencarnado, mas seria legal se fosse o Franja do futuro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tinham umas teorias de que a turma poderia atrasar de alguma forma o troço dos cavalos, já que ainda estamos no primeiro capítulo da segunda temporada, de cinco. Poderia ser com tipo, a Penha se redimindo (ou pelo menos parando de infernizar a Mônica) ao descobrir qual realmente é sua importância no fim do mundo e de alguma forma desistindo de ser um cavalo. Aí, a Serpente teria que arranjar outro cavalo pra substitui-la e aí ainda teriam outros dois cavalos pra aparecer: o novo da Guerra e o da Fome... só uma teoria, sei lá.

      Excluir
  5. Cascão e Penha?Viajou demais hein Mally kkk
    Você falou sobre o sem Samir parecer bonzinho e tal,mas pensa comigo:a Berenice também parecia uma velinha simpática,lembra?Além disso tem a Penha...Nas histórias da TM ela não parece ser tão perigosa também.
    Última coisa:Mally,você tem um site de leitura online que posta TMJ?
    Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, entre a história do gibi e a ed. 90 tem um grande buraco a ser preenchido. Acho que agora vamos saber da história dele e o porque de ter ficado malucão.

      Eu não sei de nenhum site pra ler as edições, foi mal. No momento eu tô dependendo da caridade dos outros pra poder ler.

      Excluir
  6. falando de shippar acho que sairá Penha e Betão , por exatamente não se darem bem ... bem clichê de filme
    agora sobre o Cascão pode ser que o sacrificio o torne exatamente igual o Capitão feio , pelo menos em alguns momento sacrificando a sua bondade pra salvar todos e se perdendo algo como o Darth Vader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que eu pensei, Vitor: Cascão salvaria todo mundo, mas não conseguiria salvar a si mesmo, pois acabaria corrompido pelo lado negro da força.

      Excluir
  7. Sobre o romance inesperado, não acho que seja com algum dos protagonistas principais da tmj, pois o romance teria que durar apenas duas edições, ou uma, né? Mônica, Magali e Cascão, já são comprometidos, e também seria falta de respeito com o Quin e a Cascuda. O Cebola, coitado, acho que não tem garota nessa história pra ele não!

    Então, se é pra shippar um casal bem inesperado, eu vou de Penha e Cúmulos, kkkkk.

    ResponderExcluir
  8. O Emerson postou a 4º capa na página dele, é um homem com um cabelão preto com duas criancinhas (uma delas lembra bastante a Agnes) talvez até confirmando minhas suspeitas. Eu tenho QUASE certeza de que a morte da Agnes tem relação com o Samir, ela vivia com medo de pegar doenças e ele sendo o cavalo da peste faz bastante sentido. Sempre achei a morte dela propositalmente mal explicada, e se me lembro bem na Sombras do Passado pt. 1, tinha uma gosma preta espalhada no chão do calabouço dela, muito provável que seja sangue da serpente. A Sofia também comentou em Umbra que já tinha visto a Marca de Ior antes mas não lembrava onde. Meu palpite é que tenha sido na mansão da Penha ou na da Agnes (acredito que a Agnes tenha introduzido a Penha ao pacto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que o casal inesperado seja a Penha e o Betão, senti que ia rolar algo quando ele foi examinar ela.

      Excluir
  9. Eu apostaria que o casal inesperado é ou Betão e Penha ou Magali e o Faxineiro (se ele realmente for o menino de Reencarnação). Cascão e Magali seria um casal bem possível mas não seria inesperado, já que desde a Turminha pequena já é mostrado que eles sentem algo mais que amizade um pelo outro.
    Sobre o passado do seu Samir, a 3° capa indica que ele tem algo a ver com os Alienígenas do Planeta Tomba (e com o Quadrivium) e a 4° que ele tem algo a ver com a Agnes (se ela for a menina que está lá, claro). Ainda tem muitas dúvidas pra serem esclarecidas, então fica essa espera angustiante para que a edição chegue logo...

    ResponderExcluir
  10. Ah, e sobre a capa, o esboço ficou foda mas a capa, Jesus, que horror! Nos últimos doze meses tivemos três das piores capas da história da TMJ: essa, a da primeira parte de A Estranha História de Sarah e a de Sangue Fresco.

    ResponderExcluir
  11. Mallagueta, você saberia dizer quais são as revistinhas da turminha que estão conectadas a super saga do fim do mundo? Vi que perguntaram recentemente para o Emerson e ele ainda não respondeu e tenho minhas duvidas se ele vai responder rsrs

    ResponderExcluir
  12. gente,mallagueta, eu acho que foi a serpente que tava mandando o Samir acordar a Penha e que a serpente salvou a menina do Lago do planta tumba (inferno), pq ela quer começar o apocalipse e quer juntar todos os cavaleiros.... nn sei mas é a minha teoria

    ResponderExcluir