sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

TMJ#3 - Presente de Grego: Críticas


Um pouquinho atrasado, eu sei, mas consegui reunir coragem para escrever a crítica da ed. 3. Apesar de já estarmos na ed. 11, eu quero ir fazendo as críticas das ed. passadas até atualizar tudo. E para isso, tenho que ler a história novamente. Fazer o quê, né...

Bom, nessa ed. vemos como o DC ficou após o fim do namoro com a Mônica. Confesso que torci o nariz ao vê-lo sofrendo e meu pensamento foi: “quem mandou terminar? Agora agüenta!”. Sim, eu sou insensível e cruel mesmo. Mas pensando com mais calma, lembrei que amor por si só não segura relacionamento. Já falei isso várias vezes, certo?

Para um relacionamento durar, é preciso várias outras coisas entre elas a afinidade entre o casal. Por enquanto os dois estavam indo bem, mas com o tempo as diferenças iam pesar bastante. Quer dizer, já estavam pesando. Então admito que a atitude dele de terminar com a Mônica mesmo gostando muito dela foi até corajosa.

Foi legal mostrar como o DC ficou após o término, assim pudemos ver que não foi nada fácil para ele. Meses depois, ele ainda tinha sentimentos pela Mônica e estava difícil seguir em frente.

Achei bem curioso Magali e Cascão se importando tanto com ele e tentando ajudar, já que em edições passadas eles não eram tão próximos.

Agora, o que não entendi foi que em determinado momento o DC falou “o Cebola me deixou sem chances com a Mônica”. Ué, será que ele pretendia tentar reatar com ela? Bem, acho que isso poderia ter mesmo acontecido caso ela não tivesse voltado a namorar com o Cebola. Afinal, chega uma hora em que o sentimento acaba sendo mais forte, né? De repente ele poderia ter chegado à conclusão de que poderia dar mais uma chance, quem sabe eles teriam dado um jeito de conciliar as diferenças...

Mas enfim, o que está feito, está feito.

Voltando ao tema da história, DC ganhou o arco do Cupido e é claro que isso não ia prestar. A primeira confusão do dia foi flechar o Cascão e deixá-lo maluco pela Mônica. Meio bizarro se querem saber. Nunca consegui imaginar os dois juntos.

Foi graças a essa cena que eles se reencontraram depois de um tempo e deu para ver que a Mônica ainda fica sem jeito perto dele. Afinal, ela ainda o amava quando terminaram. Fica difícil esquecer a pessoa quando o relacionamento termina dessa forma.

Essa história também foi uma chance de mostrar uns casais bem inusitados. Quer dizer, Magali e DC? Cascão gostando da Mônica que estava gostando do Toni? Que confusão, gente! Por isso foi engraçado, porque o DC passou o maior aperto para consertar tudo.

Só que teve uma coisa de que não gostei: Denise publicando tudo sem pensar nas conseqüências que isso poderia trazer. Não é a primeira vez que ela faz isso. Na história tudo ficou bem, mas na vida real isso pode trazer muitos problemas e sofrimento para as pessoas envolvidas. O pior é que nunca há nenhuma conseqüência para Denise, fazendo com que as pessoas pensem que podem fazer isso e ficar de boa no final. A MSP devia ter mais cuidado com isso.

Se bem que foi engraçada a reação do Cebola diante da foto da Mônica com o Toni. Mas isso também poderia ter acabado com o namoro deles caso ele não fosse compreensivo.

Após muita confusão (e o namoro do Cascão e Cascuda ter azedado mais um pouco), finalmente DC conseguiu resolver toda a pendenga quebrando o arco e fazendo todo mundo voltar ao normal. Para mim não foi nenhuma surpresa a flecha não ter tido nenhum efeito sobre ele. Se bem que fico imaginando o que teria acontecido caso ele tivesse olhado para outra pessoa.

Foi legal a história ter abordado um pouco da mitologia grega apesar do lance meio clichê da loja cheia de artefatos exóticos. Só que eles misturaram um pouco as coisas porque Cupido faz parte da mitologia romana. Se o nome do dono da loja era Hefesto, então o deus do amor na história deveria ser Eros. Mas entendo que devem ter feito isso de propósito porque as pessoas estão mais familiarizadas com a figura do Cupido acertando flechadas nas pessoas e fazendo-as se apaixonarem e não teriam entendido muito bem se tivessem colocado Eros.

Eles representaram bem o lance dos deuses que gostam de se divertir as custas dos humanos, mas que carecem de bom senso. Apenas estranhei um pouco o Hefesto se referindo aos deuses como se não fosse um deles, mas tranqüilo. Foi necessário para a história.

Tudo voltou ao normal e achei graça ao imaginar o Cascão com o tridente do Posseidon. Será que ele ia gostar de criar uma onda gigante? E felizmente eles conseguiram consertar o estrago que a fofoca da Denise acabou causando. Sério, eles deviam fazer ao menos uma história onde ela sofre alguma conseqüência por ficar espalhando as coisas desse jeito. Esse tipo de comportamento é errado e não deveria ser mostrado como algo divertido e sem conseqüência nenhuma para quem o pratica.

De qualquer forma, fiquei feliz ao ver que apesar de ainda ter sentimentos pela Mônica, DC terminou a história se sentindo um pouco melhor. Quem sabe agora ele pode seguir em frente? No Ask da Petra, alguém perguntou se havia chances dele voltar com a Mônica ou arrumar outra pessoa. Ela só respondeu “MISTÉÉÉÉÉÉÉÉRIIIIIOOOOOOOO!”. Fiquei bem curiosa. Será que vão arrumar outra namorada para ele?

Quer dizer, acho difícil imaginar que algum dia ele volte com a Mônica. Não acredito, mas também não duvido. Acho que o mais provável é que ele arrume alguma garota tão maluquinha quanto ele, ou pelo menos que aprecie suas esquisitices. Só fico imaginando se vão criar uma personagem especialmente para isso ou aproveitar alguma que já existe.

Eu até que gostei da história, ela cumpriu sua finalidade que era mostrar o DC tentando seguir em frente enquanto ainda sofria pelo rompimento e a Mônica mostrando que se importa com ele e queria manter sua amizade. Mas parece que um vai sempre ser importante para o outro como uma lembrança agradável. Ela foi a primeira namorada dele, e ele a ajudou a sair do relacionamento tóxico que tinha com o Cebola. Então acho que cada um cumpriu sua finalidade na vida do outro e agora é hora de seguir em frente.

Essa foi a crítica. Espero que tenham gostado, faz bastante tempo que não escrevo e tive que fazer uma forcinha para escrever essa aqui. Vamos ver se a da ed. 4 vai ficar mais fácil.

Até a próxima!

Querem outra opinião? Confiram o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário