sábado, 23 de dezembro de 2017

Milena - a nova personagem dos gibis





Curioso. Alguns dias depois de eu ter feito aquele post falando do ator que escolheram para fazer o Nick no filme da TMJ, surgiu a notícia de que o Maurício criou uma personagem nova para os gibis: a Milena. Uma menina que tem auto estima, é cheia de atitude, é talentosa com a música e gosta de futebol. É uma menina negra e orgulhosa dos seus cachos.

Fiquei feliz, não nego. Espero que seja mesmo uma personagem que vai aparecer mais nas histórias e que não será usada somente poucas vezes e jogada no esquecimento.

E cá entre nós, estava mesmo demorando, viu? Em um país tão miscigenado como o Brasil, um personagem negro faz falta para muitas crianças que lêem a história e precisam de alguém com quem se identificar. E representatividade é muito importante, gente.

Eu sempre me senti representada nos gibis porque me via bastante na Mônica, Magali e até no Cascão. Mas fico pensando como deve ser triste uma criança pegar um gibi para ler e não conseguir se identificar com nenhum personagem, não achar nenhum que se pareça com ela. Para quem já tem isso pode parecer bobagem, vitimismo, mimimi, etc. Mas só quem sente isso todos os dias sabe como é.

Por isso fiquei satisfeita com a criação dessa personagem apesar de ainda estar meio aborrecida com o que fizeram com o Nick no filme da TMJ. Mas é bom ver que aos poucos a MSP está se adequando mais as necessidades dos tempos de hoje. Entendo que há cinqüenta anos atrás a mentalidade era outra, mas já estava mais do que na hora de mudar.

Claro que já tem gente se mordendo por causa disso, né? Reclamam que a TM aborda “assuntos polêmicos” e certamente acham ruim de ver negros e outras grupos tradicionalmente excluídos sendo representados. Sorry, gente, mas é assim que vai ser. Aceitem que dói menos.

Estou ansiosa para ler uma história com a Milena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário