sábado, 1 de setembro de 2012

Um resumo de como faço meus desenhos.

Já me pediram para ensinar como eu coloro meus desenhos. Confesso que é meio complicado porque é mais prática, algo que fui aprendendo na tentativa e erro. Acho que não tem uma técnica assim específica, mas vou tentar mostrar como eu faço para ver se ajuda.

Primeiro eu vou postar um wip de um desenho da Mônica que eu fiz esses dias. Na verdade, esse desenho foi tirado da Ed. 34, pag. 24. É aquela parte onde o Cascão fala o para Cebola que a Mônica ficou uma coisinha linda. Eu refiz, acrescentei pernas e coloquei alguns detalhes do meu jeito.

Wip significa work in progress (trabalho em progresso). Em desenho, é quando a gente mostra as etapas do trabalho, desde o rascunho até o desenho completo.

Aqui está o wip completo:

Progresso do desenho da Monica


1 – São as linhas. Primeiro eu faço as linhas no photoshop usando a ferramenta pen tool e o recurso “stroke path”. Para isso precisa de prática porque tem que alterar a espessura do brush e em determinados momentos tem que selecionar “simulate preassure”. Vou ver se consigo ensinar isso mais tarde. Ah, e quando é o cabelo da Mônica ou da Magali, eu não faço linhas. Coloco a cor direto e depois adiciono as luzes.

Quando eu desenho no papel, tiro uma foto e depois de várias tentativas, pego a que ficou melhor, copio para o computador e vou fazendo as linhas por cima. Agora, quem tem scanner já fica mais fácil.

As linhas são transparentes e ficam numa camada acima de todas. As cores eu vou colocando por baixo. Aliás, eu divido tudo em camadas no photoshop. Se por acaso eu errar em alguma coisa, fica mais fácil corrigir o erro sem atrapalhar as outras camadas.

2 – São as cores lisas, sem sombreamento e sem luz. Somente as cores. Para a pele, eu uso esse tom:

Cor da Pele

As roupas podem ser coloridas com cores lisas ou com estampas. Para fazer as estampas, eu usei um pattern do photoshop. Dá para achar um monte deles na internet. Os cabelos da Mônica são de um marrom quase preto, bem escuro mesmo. Os detalhes são adicionados mais tarde.

3 – Primeiro eu acrescento as sombras da pele. Para isso, eu faço o seguinte: sobre a camada da pele (para cada item eu crio uma camada em separado. Tem camada para a pele, para a blusa, para a saia...) eu crio uma “adjustment layer” e escolho “brightness/contrast”. Em brightness, eu coloco cerca de -33. Aí eu faço as sombras e depois uso a ferramenta blur para dar aquele efeito degradê. Eu já tentei fazer a sombra da pele com cores lisas, tipo anime, mas nunca fica bom. Então prefiro fazer desse jeito.

Nesse caso, eu uso duas ou três “adjustment layers”, uma sobre a outra. Depende da necessidade do desenho. A cada camada que vai acrescentando, vai tornando a sombra mais escura. Primeiro eu faço uma área maior com a primeira camada. Depois, sobre essa camada, eu faço outra área menor e assim até ficar bom. Na maioria das vezes, duas camadas é suficiente.

4 – Aqui eu acrescento as sombras nas roupas. Para isso eu uso o mesmo esquema: new adjustment layer -> brightness/contrast e escolho algo entre -40 e -50. Aí depende do que ficar melhor. Uma pequena observação: para o branco, o melhor é usar new adjustment layer -> hue/saturation e diminuir a luminosidade. Pega melhor.

Depois eu explico melhor como eu faço as sombras e talvez até coloque imagens para mostrar o passo a passo.

5 – Eu acrescento as luzes. Aqui é a mesma coisa da etapa 4, só que é aumentando a luminosidade ao invés de diminuir. Depois eu explico como faço as luzes também.

6 – Agora eu coloro os cabelos da Mônica. Para falar a verdade, os cabelos dela são meio chatinhos para colorir porque tem que separar em mechas e colocar o brilho em cada uma delas. Aposto que os desenhistas da MSP devem ter tido trabalho na hora de definir como seria o cabelo da Mônica, porque o desenho mudou muito desde a primeira edição das revistas. Antes era meio “cabelo de banana” e agora é mais natural e com uma franja meio repicada. É tipo um channel mais despojado.

7 – Essa é a figura final, onde eu acrescento os toques finais. Na pele, eu uso a dodge tool para colocar tons mais claros em alguns lugares. E um pouco a burn tool em algumas partes da pele e da roupa, para dar uma sensação maior de profundidade. Aqui eu também faço o brilho dos lábios e melhoro a cor dos cabelos, dando um pouco mais de brilho.

Claro que isso não é um tutorial completo, né? É só um resumo mesmo. mais tarde, se der, vou tentar colocar algo mais detalhado. 

Um comentário: