domingo, 4 de novembro de 2012

Ed. #51: Qual a trama da história?



Todo mundo deve estar de cabelo em pé por causa do namoro da Penha com o Cebola que vai rolar na Ed. 52. Mas heim? Como? Por que? O que tá pegando? Pois é. Agora o povo quer saber, mas vai ter que esperar até o mês que vem para entender tudo.

Sabe, nessa história tem dois mistérios: quem está perseguindo a Mônica e por que o Cebola está namorando a Penha. E agora, um terceiro mistério: as duas coisas estão relacionadas ou são eventos distintos? Quer dizer, pode ser que a pessoa por detrás de tudo não tenha nada a ver com o Cebola namorando a Penha. Ou tem? Eis a grande questão. É por isso que eu estou tocando nos dois assuntos ao mesmo tempo, já que uma coisa pode até acabar levando a outra.

Gostaria de começar a divagação com uma coisa que, acho eu, poucos prestam atenção porque fica no fim da revista. É aquela parte do “Fala Maurício”. Quando lançaram o preview da edição, eu resolvi dar uma olhada nessa parte e não sei porque, mas a primeira coisa que me veio a cabeça foi o Cebola. Afinal, é ele quem tem problemas emocionais porque não consegue esquecer o passado e as brigas com a Mônica. E parece que essa mágoa é tão grande que até influenciou o termino do namoro dos dois e agora dificulta a reconciliação (mas ainda insistem em dizer que o problema é a Mônica, aff!)

A medida que fui lendo a história, eu acabei imaginando que estavam falando de outra pessoa ou talvez da própria Mônica. Mas pensando bem...

Analisando a consulta da Mônica com a Madame Creuzodete, tem algumas coisas interessantes na fala da vidente quando ela consulta sua bola de cristal.

“Eu vejo perigo... traição... decepção...”, “Um grande plano para te derrotar esse tempo todo... era tudo um plano!” peraí! Quando vocês lêem a palavra plano nas revistas da TMJ, qual é o primeiro personagem que vem a cabeça? O Cebola.

Aí a vidente continua: “É uma espécie de vingança por tudo o que você fez.” Eu não li todos os gibis lançados da turma da Mônica, mas acho que li o suficiente para saber que o personagem que mais se encaixa nisso é o Cebola. Quer dizer, pelo que a Creuzodete falou, Mônica deve ter feito algo a essa pessoa mais de uma vez, repetidas vezes. Mais uma vez, só consigo encaixar o Cebola nessa descrição.

E cá entre nós, o Cebola sempre fez planos contra a Mônica sem pensar se ia ou não magoá-la. Porque dessa vez seria diferente? Só porque ele cresceu? Pois existe um fato interessante sobre os seres humanos: Existem aqueles que crescem e viram adultos. Outros apenas aumentam de tamanho e ficam mais velhos, mas a mentalidade continua a mesma. Parece que o Cebola se encaixa no segundo grupo.

Só que agora temos uma intrigante e instigante pergunta: existe relação entre o Cebola e Agnes? Quando Mônica perguntou se o tal inimigo de quem Creuzodete estava falando era a sombra, ela disse que não sabia e tentou olhar mais fundo, mas não pode porque foi atacada pela sombra. Pode parecer uma passagem sem importância, mas ela deixou a dúvida sobre a relação entre os dois eventos.

E pensando bem... como o Cebola iria invocar o espírito da Agnes? Por que ele tentaria fazê-la perseguir a Mônica? Só se for para mostrá-la que ela não é tão forte quanto pensa, para vê-la fracassar e ficar arrasada. Mas ainda assim tem muitas lacunas não preenchidas. Acontece que mexer com esse tipo de coisa, invocar espíritos, não é o estilo dele. Tá, quando crianças ele e o Cascão fingiram de fantasmas, ETs, etc. mas não me lembro de ele ter tentado ir para o lado negro da força e invocar um espírito de verdade. Se bem que o roteirista que escreveu essa história está seguindo um estilo diferente da TMJ. O fato de ele ter colocado a Agnes como morta prova que o estilo dele é diferente, então tudo pode acontecer.

Quer dizer, se a Mônica for derrotada pelo fantasma de Agnes e ainda sofrer ao ver Cebola namorando a Penha, isso certamente a destruiria por dentro. Talvez seja isso que ele quer, vê-la não somente derrotada, como totalmente arrasada e destruída. Faz sentido.

Como vocês sabem, ele tem problemas emocionais. Nunca conseguiu aceitar o fato de ter apanhado da Mônica na infância e seus planos nunca terem funcionados. Então essa necessidade que ele tem de derrotá-la não é somente para fazê-lo se sentir a altura dela, é também uma forma de vingança, de compensação emocional pelos anos de planos frustrados que ele teve. Bem típico das pessoas medíocres e insignificantes. Como não conseguem se elevar, acham que precisam rebaixar e humilhar o outro para se sentirem melhores. Então é bem capaz de, no mínimo, o namoro dele com a Penha seja apenas um plano para derrotar a Mônica.

Mas tem algo interessante também quando a Mônica confronta o fantasma de Agnes. É na parte em que ela ironiza o comportamento dela, de sempre querer salvar todo mundo. Ela até debocha dela falando sobre “complexo de messias” e sua disposição para se sacrificar pelos outros.

É esse pedaço que me deixa na duvida se os dois eventos estão ou não relacionados. A princípio eu penso que não, mas quando releio essa parte, aí fico balançando. Pensando bem, acho que não houve exatamente muita interação da Agnes com a Mônica. Na revista onde ela e Magali vão para o bairro das pitangueiras, chega um ponto em que Penha manda Agnes e Sofia colocarem as duas para correr. Mas Agnes confronta a Magali, não a Mônica. Ela até foge apavorada quando vê que tem pelo de gato nas roupas da Magali.

Também tem a história o sumiço dos passarinhos, que eu não pude ler mas pela capa, ela aparece na revista da Magali também. Quer dizer, se Agnes fosse ter alguma treta com alguém da turma, seria com a Magali, não com a Mônica. Para rival da Mônica, a Penha faria mais sentido. Mas o atrito entre elas foi tão pouco que eu não sei se realmente faria sentido ela guardar tanta mágoa a ponto de tramar toda aquela vingança.

Só que o monstro vai é atrás da Mônica a ponto de fazê-la ter pesadelos e também deixar um dos porcos fugir só para levá-la até a casa dele. Relembrando a história do sumiço dos passarinhos, foi a Magali quem foi até a casa da Agnes para libertar os pássaros que ela tinha prendido, não a Mônica. É aí que a coisa tá ficando confusa.

Mas também tem outra coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Depois que as meninas passearam com a Sofia e ela foi embora, Magali falou para a Mônica que Sofia a adorava tanto que parecia até sua fã número um. Ela tinha se mostrado tão interessada que queria até saber sobre a vida dela e o seu relacionamento com o Cebola. Hã... pode ser paranóia minha, mas tô achando que tem gato nessa tumba! Quer dizer, a Sofia se interessar pela vida da Mônica, seus gostos, etc. ainda vá lá, mas por que ela iria querer saber do relacionamento dela com o Cebola?

A não ser que alguém mais estivesse interessado nessas informações e tivesse colocado a Sofia para saber de tudo. Madame Creuzodete fala de uma pessoa que se faz de amiga, mas que no final pode se tornar inimiga. Bem... Sofia se mostrava muito interessada em fazer amizade, então pode ser ela a pessoa que irá se voltar contra a Mônica. Claro, pode ser também que a Penha tenha só usado ela para alcançar seu objetivo, mas tudo leva a crer que, por trairagem ou não, Sofia pode ter contado a ela toda a conversa que teve com Magali sobre a Mônica, lhe falando tudo inclusive o seu relacionamento com o Cebola.

De certa forma foi coincidência Magali ter dado tantas informações a Sofia e logo depois a Penha aparecer na porta da casa do Cebola. Pode ser essa a amiga traíra de quem Creuzodete estava falando, apesar de o Cebola também estar na lista de suspeitos.

Afinal, ao fazer aquele plano, ele também se voltou contra a Mônica, dando-lhe uma facada nas costas. Sim, foi de certa forma traição porque apesar de os dois não estarem namorando, havia uma espécie de compromisso entre eles. Cebola pediu a Mônica que o esperasse a derrotá-la. E pediu também para ela confiar nele.

Então ele apronta uma dessas, traindo a confiança que ela tinha depositado nele. Eles podem não ser namorados, mas quando uma pessoa pede para você confiar nela e depois faz algo que quebra sua confiança, então foi traição do mesmo jeito.

O Cebola fez aquilo com o claro intuito de machucar a Mônica. Ora, ele pode ser o que for, mas burro com certeza não é. Ele é inteligente o suficiente para saber como a Mônica ficaria se o visse beijando outra garota. Então tudo aquilo foi armado exatamente para ela ver e ficar machucada. Não importa se foi ou não um plano para derrotá-la e no fim namorar com ela. Esse tipo de coisa não tem justificativa. Ele ficou tão obcecado em derrotá-la que acabou passando dos limites a ponto de ferir os sentimentos dela para conseguir seu objetivo.

E mesmo que não fosse um plano, mesmo que ele tivesse realmente apaixonado pela Penha, ainda assim foi muita sacanagem da parte dele fazer toda aquela palhaçada na frente de todos. Tudo bem que ele tem o direito de ficar com quem quiser, ninguém tem que ficar amarrado a ninguém, mas ele pelo menos deveria ter tido a decência de chegar perto da Mônica e ter uma conversa franca com ela, não deveria? Se não havia mais amor, pelo menos deveria haver ao menos um pingo de consideração, coisa que ele não teve.

Nesse caso, eu fiquei até com dó da Penha. Muita gente estranhou isso, mas vejam bem: se o Cebola fez o que fez com a Mônica, com quem ele tem uma longa história junto, então imaginem o que ele seria capaz de fazer com a Penha ou com qualquer outra garota! Cruzes! Não quero nem pensar! Se ele não teve respeito pela Mônica, não esperem que ele trate melhor outras garotas.

É por isso que a Mônica nem deveria ter ficado tão triste assim por causa da traição dele. Sendo ou não um plano, tudo isso apenas mostra a porcaria de caráter que ele tem e que ele não se importa nem um pouco em passar por cima dos sentimentos dela para conseguir o que quer. Na boa? Se uma pessoa assim sair da minha vida, eu sou capaz até de soltar foguete! E ainda jogo sal grosso que é para ela não voltar nunca mais!

Ficar livre de alguém assim é benção, não maldição. É motivo para comemorar. Sem falar que o amor que ele tem por ela não vale nada. Na mesma historia o Cebola falou que ama, mas em um único dia ele esqueceu dela para namorar outra garota? Um lixo de amor assim eu dispenso.

Meninas, aqui fica um aviso: falar “eu te amo” não significa nada se essa frase não vier acompanhada com atitudes. Falar até papagaio bem treinado fala, mas demonstrar isso já são outros quinhentos.

Que o relacionamento deles não sirva de exemplo para ninguém. Quem ama pode até pisar na bola e as vezes magoar o outro, mas nunca é proposital e a pessoa acaba pedindo desculpa. Quem ama não toma deliberadamente atitudes sabendo que irá machucar o outro como o Cebola fez. Gravem bem isso para não ficarem decepcionadas no futuro.

Bem, por hoje é só, pessoal. Acho que já escrevi demais. Agora só nos resta esperar a Ed. 52 para saber o que vai acontecer de verdade. O resto é mera especulação. Agora, eu realmente espero que não transformem a Mônica em mocinha de novela mexicana, aquela que é sacaneada pelo sujeito, pisada, humilhada, traída, maltratada mas que ainda continua rastejando atrás do cara, se humilhando e sempre perdoando suas sacanagens. Senão, talvez fosse melhor mandarem a Mônica para o grupo MADA. 

14 comentários:

  1. Nossa ! Incrível ! Eu li a edição 1 dia depois de ser lançada e tive EXATAMENTE as mesmas idéias,tudo que vc escreveu,eu sinto como se fosse eu quem tivesse escrito,é incrivelmente tudo como eu pensei e na ordem que eu pensei,sério,sério mesmo ! E essa parte do Cebola,quando li plano,veio ele na minha cabeça SIM ! Mas pensa bem,foi a Penha que visitou o Cebola no domingo,não ele quem à chamou,ele bolar um plano em apenas 1 dia,o dia que ele descobre que Penha voltou ? Estranho de mais,né ? Por isso confio na versão de Sofia querer se interessar demais,eu também achei,tipo a dúvida me perseguiu,ela é a amiga não-amiga ? Mônica estava certa no principio ? Mas então...Quem ajudaria a Mônica ? Pensei em Agnes,mesmo ela sendo a vilã,vc pensou nisso ? Eu me encantei quando vi a postagem,afinal,eu e vc pensando tão iguais,eu fiquei muito encantado,chocado.Eu espero que a TMJ 52 não decepcione,pelo twitter,Emerson Abreu disse que iremos Amar a Denise,Emocionar-mos com a Mônica,Odiarmos o Cebola e querer matar a Penha,então a Penha não é alguém que devemos ter dó,né ? Bem,foi tão incrível que precisei comentar,em espera da TMJ 52.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, entao eu não tô sozinha. Bem, depois d pensar com mais calma, me lembrei de que quando a Penha apareceu, o Cebola ficou surpreso ao vê-la, então pode ser que ele não tenha bolado plano nenhum. E odiar o Cebola eu já odeio, então tá tranquilo.

      Excluir
  2. Deve ser tudo mesmo armação do Cebola. Só pode! Mas eu acho que ele ainda vai se reconciliar com a Mônica. Na minha opinião. E eu também acho que o amor dos dois não serve de exemplo. Acho que nenhum romance nesse Brasil sirva! kkkkkkkk! E também não gosto muito desse livre arbítrio do Cebola de querer fazer o que quiser com todo mundo, esse gosto vingativo... :-\
    Achei legal a 2ª versão da crítica! Beem mais detalhada! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que os dois vão reconciliar. A MSP não vai querer dar um tiro no proprio pé causando esse grave deselnace entre os dois. Em parte, é a expectativa de vê-los juntos que faz com que os fas comprem revistas. Sem isso, o que resta?

      E vc está certa, eles estão sendo permissivos demais com o Cebola.

      Excluir
    2. E na verdade, a outra critica era para a ed. em geral, essa foi para o caso do Cebola e sobre o mistério de quem seria o inimigo que está tramando contra a Mônica.

      Excluir
  3. Olha,eu tenho a edição "O Sumiço Dos Passarinhos" e se quiser saber tem uma parte em que o Dudu e o Mingau soltam os passarinhos e os fantasmas(pais da Agnes q faleceram)e a Agnes saem correndo e falam que são alérgicos a picada de passarinho então você tá certo em ser um trauma contra a Magali mas tem uma parte em que ela super boazinha com o Dudu então quando li minha edição 51 resolvi reler "O Sumiço Dos Passarinhos" e fiquei na dúvida sobre isso então dou uma dica que acho que tem a ver com a edição 51 "As três(Penha,Agnes e Sofia)provavelmente vão se reunir em alguma página e provavelmente tentarão algo contra Sofia por ter ficado amiga das meninas do Bairro Do Limoeiro e Mônica concerteza vai tentar ajudar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que queria poder ler a história, mas não tem em lugar nenhum pra baixar. Uma pena...

      Excluir
  4. Garota tu é muito chata, saiba mais das coisas ai depois tu vai fazer suas postagens se bancando de inteligente que sabe de tudo, problema é da vadiia da monica u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seus proximos comentários no meu blog serão deletados. Vc não é mais bem vinda aqui, então sugiro que pegue toda sua baixaria e falta de educação e vá baixar em outro terreiro.

      Excluir
  5. Tem partes que eu concordo e tem partes que eu discordo!Mas amei o site (é a 1ª vez que eu entro aqui \o/) e gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Uau, muito bom! Adorei seu blog!! Como a historia vi acabar?

    ResponderExcluir
  7. Amei esta postagem, acgo que você tem toda razão, o Cebola pisou feio na bola com a Monica

    ResponderExcluir