sábado, 20 de setembro de 2014

TMJ#74: Umbra - Palpites




É impressão minha ou está todo mundo de cabelo em pé por causa da ed. 74? Ah, sim! Essa é a edição mais esperada do ano e vai ser uma saga de três partes. Agüenta, coração!

A sinopse diz o seguinte:

Uma simples viagem ao interior para a festa da Jumenta Voadora se transforma numa aventura arrepiante! A galera do Limoeiro vai precisar superar seus medos, enfrentar fantasmas e desvendar um grande mistério.

E tem até uma espécie de trailer feito pelo próprio Emerson! O que mais a gente pode querer?

 

Já vi que essa história promete!

Primeiro tem o título que é diferente: Umbra. Eu gosto de títulos com uma palavra só, tanto que já usei em várias fanfics. Umbra em latim quer dizer sombra. Em português, é a parte mais escura de uma sombra. No espiritismo, eles usam o termo Umbral (não sei se vem de umbra, mas as palavras são parecidas) para definir o lugar para onde vão os espíritos não tão bonzinhos assim. É um lugar sombrio, cheio de sofrimento e dor, mas não é permanente.

A saga será em três partes, coisa que não vemos desde a ed. do aniversário da Marina. É até um milagre a Panini aceitar isso, porque eles dizem que vende menos.

O Emerson andou postando várias imagens sobre a ed. 74 que o pessoal vai tentando interpretar para ver se descobre algo sobre a trama. Eu até tentei, mas confesso que não sou muito boa nesse lance de perceber sutilezas, mensagens subliminares e tal. E como ele mesmo disse que são apenas algumas coisas que iram aparecer na história, desisti de interpretar. Pelo que ele falou, tudo o que tem nessas imagens vai aparecer, exceto o balanço, que ele usou apenas como inspiração. E que inspiração, hein?





Aqui vocês podem ver as imagens que ele postou até o momento em que eu fiz esse post. Parece que vai ter muitos elementos legais de terror e suspense. Eu juntei todas no vídeo e é a primeira vez que faço algo assim, então relevem a tosquice. O importante é o conteúdo. Depois eu vejo se conserto algumas coisas, é complicado demais mexer nesse treco!




Uma coisa que todos vem perguntando é se a Agnes vai ou não aparecer. Pelo que o Emerson disse, ela não aparece nessa saga e nem vai dar o da graça tão cedo. E para quem espera que a Mônica volte com o Cebola, também não vai ter romance deles. Ainda bem! Eles vão ter que se falar porque precisam fazer um trabalho de escola juntos, mas nada de romance! Tanto que o DC nem vai aparecer na história também.

Dar palpites nas historias do Emerson é meio difícil porque tem muitas reviravoltas. A gente espera que vai acontecer uma coisa e acontece outra, é bem imprevisível.

Ao que parece, a turma vai ter que viajar para Sococó da Ema fazer um documentário sobre uma lenda local. É um trabalho de escola e a Mônica e o Cebola vão ter que trabalhar juntos. Mas fiquem tranqüilos que nessa ed. não vai ter mimimi deles. É só terror, terror e terror!

Bem... a primeira vista, a história vai ser tipo: a turma viaja para o interior para fazer uma simples pesquisa sobre uma lenda local inofensiva. Mas aí eles chegam a cidade e vai acontecendo alguma coisa aqui, um mistério ali, outra pista mais adiante e aos poucos eles vão percebendo que tem algo mais sinistro, tipo um segredo que o Cebola vai se esforçar para investigar e descobrir.

Uma das imagens fala sobre uma tragédia que aconteceu na cidade, mas que ninguém quer falar a respeito. Essa tragédia pode ter dado origem a lenda da Jumenta, não sei. Com o tempo, a história vai sendo alterada, colocam umas coisas, tiram outras, mudam mais uns detalhes e pronto.

Mas se tem uma coisa que está deixando todo mundo tipo “ai meldels!” é a morte do Cebola. Ah, sim! Está todo mundo apavorado com a possibilidade de ele bater as botas! Minha nossa, será que é o fim do Cebola? Ele vai terminar a saga comendo capim pela raiz?

Calma, crianças. Ele é um personagem principal, faz parte do quarteto protagonista. Se ele morrer, como ficarão as edições futuras? Como vai ficar o eterno mimimi dele com a Mônica? Eu particularmente até acharia bom se matassem mesmo esse estrupício, assim nunca mais teria que agüentar esse eterno drama que não se resolve nunca. Mas nós sabemos que isso não vai acontecer.

Quem leu a ed. 66 sabe que morrer é uma coisa, continuar morto é outra. A Mônica morreu, não morreu? E depois voltou a vida. Com o Cebola pode acontecer a mesma coisa. Ele morre, mas por algum motivo volta a vida. Ou então apenas desaparece e é dado como morto, mas não morreu de verdade.

Bom... suponhamos que ele morra de verdade. Pode ser alguma maldição, ou algum tipo de magia negra que tirou o espírito do corpo dele e aprisionou em algum lugar. Aí a turma vai ter que se virar para salvá-lo antes que a morte seja definitiva. Sim, é meio viajado, mas é um palpite.

Uma das imagens fala em morte lenta e dolorosa. A morte dele tem até um tipo de trilha sonora! O vídeo pode ser visto logo abaixo e vocês podem ver que tem tipo um boneco estranho de vodu, não sei que treco é esse. E a música é bem macabra, parece algo que seria tocado em um tipo de ritual maligno ou coisa parecida.



Mas a morte dele também pode ser uma tragédia, porque ele tentou investigar sobre o mistério da cidade e alguém decidiu que ele estava sabendo demais e por isso tinha que ser eliminado.

De qualquer forma, fiquem tranqüilos porque ele vai voltar.

Outra coisa que todo mundo está esperando é um suposto beijo entre Denise e Xaveco. É o sonho de muitos fãs se realizando! Não sei se vai realmente rolar namoro ou se ele vai durar, mas seria interessante o pobre Xaveco dar o seu primeiro beijo para não ser chamado mais de BV. Sem falar que eu estou muito curiosa para saber o que significa o lance de pensar que a Denise é pirulito. Aposto que muita gente andou pensando besteira, não foi? Tirem o cavalinho da chuva, crianças, a revista é para maiores de 10 anos.

Ah, e tem as três fantasmas que aparecem na capa. Eu estava esperando que aparecesse a Jumenta voadora, mas elas também são legais e parecem bem misteriosas aparecendo de mãos dadas, como se estivessem protegendo a entrada de alguma casa onde tem segredos. As máscaras de duas delas aparecem nas imagens dos teasers. E pelo que vi em uma das imagens dos teasers, elas vão perseguir a turma. Será que são perigosas? São vilãs ou apenas vítimas da tragédia que aconteceu no passado? Ou são apenas parte de algo maior e mais sinistro?

Outra coisa que achei interessante é o Quim aparecer com 18 anos. Esse lance da idade da turma sempre confundiu todo mundo e acho que nem os roteiristas estão sabendo dizer qual é a idade da turma. O Emerson falou que na ed. 52 eles tinham 14 anos, na 63 15 e agora eles tem 16 enquanto o Quim tem 18, já que vai dirigir um carro.  

O problema é que na ed. 48 o Cebola tinha 15 anos. O Jeremias e o Titi tem a mesma idade do Franja, mas ainda estudam na mesma sala que o resto da turma. Oi? Alguém aí está entendendo alguma coisa? Nem eu. Acho que eles deveriam olhar melhor esse negocio porque está meio confuso. Sem falar que se os anos continuarem passando, daqui a pouco nem haverá mais turma da Mônica jovem.

Voltando a história, eu entendi que a Jumenta Voadora faz parte do folclore da cidade, com direito a festival e tudo. Então a primeira vista não parece algo assustador ou que todos queiram manter em segredo. Mas claro que por trás dessa lenda deve ter mais coisas que não se vê logo de cara.Para quem não conhece a danada, ela apareceu na história da Turma da Monica em "a Lenda da Jumenta Voadora". Mas não se assustem porque no gibi ela é bem fofa e simpática. Vamos ver se ela aparece mesmo na saga ou se é só uma lenda.




Algumas das fotos dos teasers até me lembraram filmes que vi no passado. Tipo, um grupo de jovens vai a uma cidade do interior, se hospedam em casas perdidas no meio do nada, cheia de móveis velhos e sons estranhos a noite, aí vem o resto da trama. Se bem que nesses filmes, geralmente a maioria dos protagonistas morrem, mas no caso da história será só o Cebola. Fico imaginando como vai ser a morte dele. Aposto que será algo bem dramático e de preferência no fim da história que é para deixar todo mundo arrancando os cabelos até chegar a ed. 75.

Claro, esse será o início da saga, a introdução de todos os mistérios, mas não podemos esperar que tudo se resolva nessa edição. Um bocado vai ficar para a 75 e 76. E pelo que fiquei sabendo, as outras duas edições de dezembro e janeiro serão do Emerson também. Esse ano está bom, viu?

Como eu falei antes, tenho andado meio enjoada de tanta Mônica e Cebola, então tenho esperança que nessa saga pelo menos o Xaveco e a Denise recebam algum destaque. Eu sei que nas histórias do Emerson o Cebola é legal, mas não se trata disso. Só estou enjoada de tanta história focada nele, assim como também estou enjoada de concentrarem só na Mônica e esquecerem dos outros personagens. Acho que essas edições vão sair um pouco dessa rotina, nos dar algo diferente e empolgante.

Confesso que tenho andado meio sem imaginação para imaginar o que vai acontecer na história, mas sabemos que vai rolar muita coisa e eu estou ansiosa para a ed. 74 sair logo. Eu nem vou querer ver o preview e tentarei manter distancia de qualquer coisa que possa dar algum spoiler. História assim tem que ser lida e apreciada na hora, uma página de cada vez, do início ao fim.