quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TMJ#76: Umbra, a última batalha - Palpites




Finalmente a conclusão de uma das melhores sagas da TMJ. E pelo visto, vai ter muito barraco, zueira e gritaria.

Na ed. anterior, o Cebola fez mais uma das suas cebolices e a menina do lago acabou ficando com o crânio. Mais um plano infalível que vai para o ralo... agora a humanidade está lascada e ele terá que dar um jeito de arrumar essa bagunça

Boa parte dos mistérios foi resolvida na ed. 75, mas ainda tem bastante coisa. Uma delas é saber se o Xavecão é ou não o Xaveco do futuro. Se for, como ele vai ficar com a Denise? Qual é o papel dele na história? Pela capa, dá para ver que vai ter uma participação importante.

Aliás, gostei bastante da capa porque não deram um jeito de enfiar a Mônica onde não cabia. Nada contra ela, sério, mas até que é bom algumas histórias que não sejam centradas nela (e nem no drama dela com o Cebola).

A coisa ruim que Berenice trouxe ao mundo está solta e parece bem sinistra, apesar de eu estranhar um pouco esse treco de pescoço comprido com um crânio de jumento.

Já que Mônica, Cascão e Magali estão sob controle da menina do lago, então vai restar para Cebola, Xavecão, Denise e Sofia resolver esse problema. Ah, claro, também tem o Zé Beto e Crispiano. Dizem que música acalma as bestas, então de repente eles conseguem dar uma forcinha.  

É meio difícil dizer o que vai acontecer, porque a gente sempre pensa que vai rolar uma coisa e acaba acontecendo outra. Mas não preciso pensar muito para imaginar que teremos uma batalha épica, onde os mocinhos tentarão evitar que a raça humana acabe ardendo no mármore por toda eternidade.

Como vai ficar os filhos de Umbra? Na ed. 75 eles fugiram. Será que vão tentar lutar também? E será que Mônica, Cascão e Magali também lutarão do lado da Berenice e a filha dela? Eles estão manipulados e podem até querer ficar no lado negro da força por causa do feitiço.

O Emerson tinha lançado um pequeno desafio sobre a população de Sococó da Emma, 11991 e disse que esse numero tem um significado. Eu falei sobre isso aqui e parece que o palpite está certo. Pelo menos na parte das doze tribos de Israel e sobre a cidade precisar de 12000 habitantes para estar salva.

Se fossemos contar com os turistas, a cidade teria bem mais do que isso, mas parece que só vale se forem 12000 residentes, pessoas nascidas ali. Com os filhos de Umbra são sete, faltam mais duas. Uma pode ser o Xavecão, eu não sei onde ele nasceu. Pode ser que tenha sido em Sococó da Emma. A outra eu não sei. Só se derem um jeito de colocar a Berenice nesse lance.

Falando na Berenice, ainda há muitas perguntas não respondidas. O que aconteceu com ela depois que perdeu a filha? Teria sido ela quem botou fogo na própria casa e depois saiu da cidade? Até que faria sentido. Então as pessoas acharam que ela morreu no incêndio e acabaram transformando a história dela em uma celebração. Quem leu Mônica 94 deve ter visto ela na cidade distribuindo maçãs do amor, mas é claro que ela deve ter voltado com outra identidade e aparência, pois aquele corpo de velhinha não está compatível com a idade dela. Só se ela usou feitiço para mudar sua aparência por alguma razão. Vocês devem lembrar que no fim da ed. 75 ela apareceu com pernas de jumenta quando filmada com a câmera.

E outra coisa que me intriga: como ela foi parar com a Creuzodete? Essa eu vou querer ver!

Apesar de ser difícil dar palpite nessa história, dá para imaginar que após uma super batalha a menina do lago será derrotada e mandada para Umbra e as sete crianças serão libertadas. Só não sei se voltarão à vida ou serão encaminhadas o céu. E também não sei como a menina do lago será derrotada, pode ser algo relacionado com a cruz de Ior, como mostra na capa, ou com o lance de a cidade precisar ter 12000 habitantes.

Se não me engano, na mitologia Nórdica o Thor derrotou a serpente, mas depois morreu por causa do veneno. Mas caso essa história tenha usado a bíblia como base, então vão aparecer anjos, aliados, algum Deus ex machina que irá derrotar a menina do lago. Se bem que isso seria meio que repetir a solução da ed. 52. De qualquer forma, creio que teremos uma grande surpresa. Mônica, Cascão e Magali também voltarão para seus corpos e Cebola sairá de Umbra.

 Quanto a Berenice... não sei... ela pode acabar seguindo sua filha e indo para Umbra com ela, ou pode acabar morrendo. Não duvido nada de a menina do lago acabar matando a própria mãe. Num dos teasers do Emerson, tem uma fala tipo “não é seu rosto, filha. É a sua coroa”. Então ela vai ficar sem rosto? Caso sim, vai zangar com a própria mãe e acabar com ela? De vilões cruéis e malignos podemos esperar qualquer coisa.

Pode ser que com o fim da lenda, o povo da cidade desista de fazer a festa da Jumenta Voadora, talvez não. Afinal, dinheiro é dinheiro, né? Será que aquele homem da ed. 74 que tentou dizer que tudo era uma farsa vai voltar? Será que as sete crianças são filhos dele? Até que seria bonito elas reencontrarem o pai ao menos pela última vez antes de irem embora.

E será que vai ter mais um beijo entre Denise e Xavecão? De qualquer forma, ele terá que ir embora e seguir o caminho dele. Só espero que ela não comece a chorar litros.

Então, a vida na cidade voltará ao normal, Creuzodete vai seguir o caminho dela certamente sem sua assistente, Quim irá retornar com o carro consertado e a turma poderá ir embora feliz e aliviada pelo pesadelo ter acabado. E provavelmente concordando que certas coisas não deverão entrar no trabalho de escola.

O fim pode ser com eles na estrada indo embora ou na escola apresentando o trabalho, não sei. Aí fico pensando... será que vai ter tipo uma coisa sinistra no final, indicando que a história não acabou realmente? Afinal, a saga de sombras do passado ainda não terminou, então pode ser que apareça algo apontando para uma nova aventura só para nos deixar morrendo de curiosidade.

Aqui tem a imagem do Cebola segurando o crânio. Tem png e quebra cabeça.