sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

CBM#16 - Balada à fantasia: críticas



Finalmente a crítica da ed. 16 do Chico Moço. Sei que estou super atrasada, mas confesso que não estava lá com muita vontade de escrever.

A história não foi exatamente ruim, só achei um tanto maçante porque se passou num único ambiente e girou em torno de o Chico descobrir quem ele tinha beijado. Mas o roteirista se saiu bem em mostrar o deslocamento dele naquele ambiente sufocante e agitado de balada. Há quem goste, mas eu não sei se iria gostar de um lugar tão agitado, abafado, cheio de gente (e germes). Gosto de festa, não de bagunça.

Também foi bom terem tocado um pouco mais na questão da Fran, que ainda está apaixonada por ele e pelo visto vai tentar conquistá-lo, o que para ser sincera já estou achando errado. Ela ter se declarado para ele antes ainda vá lá porque tinha pensado que o namoro dele estava ruim e era preciso correr algum risco. Quanto a isso eu não achei errado. Mas agora ela está insistindo mesmo sabendo que ele tem namorada e a ama.

Isso não é só chato como também é uma grande falta de respeito. Ele disse não, disse que ama a Rosinha e quer continuar com ela. Insistir nisso, a meu ver, é desrespeitar a decisão dele, seus sentimentos e direito de escolha. Se continuar assim, ele deveria cortar relações com ela de vez. Eu já tive problemas com esse tipo de pessoa insistente e é totalmente desagradável mesmo.

Por outro lado, eu até fiquei com pena do Vespa, que gosta dela e não é correspondido. Sei bem como é gostar de uma pessoa e ser praticamente ignorada. Ele é zé ruela e sem noção, mas parece gostar realmente dela e até demonstrou que não é má pessoa. E a fantasia dele para a festa? Para quem não conhece, é a fantasia dos Super Gêmeos, personagens criados nos anos 80 para o desenho Superamigos. Quando eles juntam as mãos, ganham poderes para se transformarem em outra coisa. O rapaz pode se transformar em qualquer coisa feita de água e a moça em qualquer tipo de animal. O Vespa fez o papel do rapaz e levou a boneca como sua irmã gêmea.

Também gostei das fantasias que cada um inventou e achei graça da fantasia de Barbie da Ferrugem. Se bem que nenhuma supera a fantasia de múmia do Zé da Rússia, apesar de ter causado um grande desfalque no papel higiênico do banheiro. Antes que eu me esqueça, parece que até o Violinista resolveu dar um tempo nas tretas de Umbra e apareceu na festa também.

Ah, claro, também teve o Genesinho pé-no-saco. E com ele, foi abordado um assunto muito importante: o boa noite cinderela. Vocês já devem ter entendido como funciona. A maior parte das vítimas são mulheres, que acabam sendo estupradas depois que apagam. Como evitar isso? Primeiro, evitem receber bebidas das mãos de outra pessoa, especialmente de estranhos. Mesmo de amigos, não é bom arriscar. Vocês sabiam que a maior parte dos crimes de estupros acontecem com amigos, parentes e conhecidos? Pois é. 

E mesmo que vocês peguem a própria bebida, não a deixe em cima da mesa ou em qualquer outro lugar. Se tiverem que levantar da mesa, levem o copo junto ou então beba tudo porque existe o risco de colocarem algo na bebida quando vocês não estiverem olhando.

Eu sei que a maioria dos leitores ainda são crianças e adolescentes, mas um dia vocês vão crescer e avisar nunca é demais. Pensando bem, mesmo vocês ainda sendo jovens não é aconselhável aceitar bebida de ninguém, mesmo suco ou refrigerante. Nesse caso, os conselhos que eu dei acima também valem. Todo cuidado é pouco.

Só mais uma coisa que deveriam ter falado na revista: batizar a bebida de uma pessoa para depois abusar dela é errado. Sempre. E a culpa é do agressor, NUNCA da vítima, entenderam? NUNCA, JAMAIS, NEVER. Não interessa se a pessoa cometeu um descuido. Ninguém é perfeito, sempre vamos cometer erros. Em um ambiente com muita distração, nem sempre vamos ter em mente todas as medidas de segurança. Tudo bem que devemos ter cuidado, mas se algo der errado, a culpa nunca vai ser de vocês. Vai ser de quem agrediu e abusou.

Estou falando isso porque infelizmente vivemos num país onde sempre culpam a vítima pelo que acontece e isso é um erro porque faz a pessoa se sentir um lixo e muitas vezes ela acaba não denunciando por medo das críticas e condenações. Vocês não fazem idéia de como isso é difícil e doloroso. Sem denúncia, o agressor não é preso e fica livre para fazer tudo de novo. Daí vem a importância de sempre acolhermos a vítima para ajudar não condenar e ficar falando que ela podia ter feito isso e aquilo.

Voltando a história, o Genesinho deu a bebida para a Fran, mas quem bebeu foi o Chico. E como ele não estava acostumado com bebida alcoólica, acabou ficando bêbado e teve até alucinações. Numa delas ele pensou ter beijado a Rosinha e aí vem o maior aperto. Será que ele beijou outra garota de verdade? Será que traiu a namorada sem querer? E o sentimento de culpa? Deve ter doído bastante.

Só não sei se fez sentido ele ter achado que a Fran foi culpada, porque era para ele ter lembrado que o copo de suco foi dado pelo Genesinho para ela. Ele bebeu porque quis, achando que ela não ia importar. Se bem que a cabeça dele ainda podia estar confusa por causa da bebida e até que foi bom ele ter falado umas coisinhas para ela e mostrar que não estava interessado em nada. Vamos ver se depois dessa ela desconfia e cai na real.

Apesar de ele ter pensado que traiu a Rosinha, acho que nesse caso não contaria como traição porque ele estava totalmente fora de si e não sabia o que estava fazendo. E ele nunca quis tomar nada alcoólico, aconteceu sem ele querer.

Quanto ao Genesinho, achei que o castigo dele foi pouco. Para o que ele fez, acho que deviam até ter chamado a polícia (se bem que aqui no Brasil isso não vale de muita coisa). Um cara que batiza a bebida de uma garota só pode estar mal intencionado. E se ele fez uma vez, pode fazer de novo com outra garota desavisada. Acho que por ter tocado nesse assunto, a história valeu a pena.

Como era de se esperar, descobrimos que o Chico não tinha beijado ninguém na festa. Acho que todo mundo meio que esperava esse desfecho, apesar de ninguém imaginar que ia ser com uma boneca. Mas enfim... é muito difícil o Chico fazer algo assim de forma consciente.

Essa foi a ed. 16, agora teremos a 17 falando sobre o sumiço de abelhas, algo assim. Na verdade, isso acontece mesmo na vida real. Nos EUA, Canadá e China as abelhas andaram sumindo. Dizem que isso aconteceu por causa da grande quantidade de pesticidas que contaminavam as flores e também devido às grandes plantações de um item só (soja, milho, essas coisas), o que acaba com a variedade. Aí as abelhas foram enfraquecendo e ficando vulneráveis a vírus, fungos e predadores.

Lembro de ter visto um documentário onde na China eles tentavam polinizar as flores usando uma grande vara com algodão na ponta. Eles iam passando esse algodão nas flores tentando imitar o que as abelhas fazem. Dá para imaginar o trabalhão danado que isso dá, né? Além de ser muito trabalhoso, não tem nem de longe a mesma eficácia das abelhas. E também não produz mel. 

Agora, só não sei ainda se vai ter abelhas gigantes, se o Chico vai encolher ou se a imagem da capa é meramente ilustrativa. Mas é claro que no fim ele vai resolver esse problema e trazer as abelhinhas de volta. É o Chico, esqueceram?

Só uma observação: eu reparei que eles não estão mais colocando o preview da revista do Chico no site oficial da TMJ. Até hoje estão parados na ed. da assombração do laboratório. Na boa... isso chega a ser pouco caso com os fãs. Se não querem mais colocar previews, pelo menos tirem aquela edição dali porque já está velha e não coloquem nada.

Se quiserem ouvir outra opinião sobre a ed. 16, podem ver esse vídeo:

12 comentários:

  1. Mallagueta, acredita que eles me bloquearam por causa disso no facebook? Eu fui dizer quase a mesma coisa que você e as pessoas estavam concordando e curtindo meu comentário.

    Quando viram isso, acabaram excluindo o mesmo e me bloquearam. Acho isso uma falta de respeito com os fãs. Lembrem eles que são graças a nós que ganham o "pão de cada dia"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente podre. Se fizessem isso comigo, era capaz até de eu parar de ler a TMJ.

      Excluir
  2. Mally, qual a sua teoria para a TMJ #100?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Minha teoria é de que será nessa edição onde Monica e Cebola finalmente farão as pazes e voltarão a namorar. Veja bem: 77, 78 e 79 já sabemos que não tem chance disso acontecer. Aí restam 20 edições.

      Vc sabe que cada edição do Emerson distrai os leitores por pelo menos 2 meses. Se tiver ao menos 4 edições dele, povo não vai reparar em mais nada. Da 80 até 100 eles terão que fazer ao menos uma história centrada na Magali e uma pro Cascão. Aí vão mais duas. Eles tb podem focar outro personagem da turma pra ganhar tempo, já que os leitores pedem tanto isso.

      Aí basta enrolar, primeiro a Mônica deve terminar com o DC, ficar sozinha, talvez aconteça de o Cebola meio que desistir e arrumar uma namorada (só isso pode enrolar duas ou três edições). Quando a gente menos esperar, já terá chegado a ed. 100.

      Excluir
    2. Bem, Mallagueta, sua teoria foi sempre convincente para mim, mas com o passar do tempo, eu percebo que ela vai perdendo seu devido valor.

      Veja bem, os roteiros do Emerson não são bem uma "enrolação ". É que a Petra está de férias, por isso não faz nenhum roteiro desde a edição 73.

      Mas tambem , mesmo que ela não estivesse de feriaa , acho que o plano de juntar Mônica e Cebola novamente não deve estar em seus planos. Sabia que ela é " Docônica" (abro aspas aqui porque ela não é exatamente isso)? Ela torce para que Mônica e DC fiquem juntos (foram ela e o Cassaro que falaram para que parasse com a lambança de fazer com que Mônica continuasse a sofrer)

      "Mas enquanto a opinião dos fãs... ninguém se importa com a opinião deles, já que os fãs de MôxCebola sao maiores?" você deve se perguntar! Mas percebeu que os fãs de Mônica e Cebola SEMPRE foram maiores? Até você mesma já disse que acharia um passo muito alto para a MSP ter que separar Mônica e Cebola porque muitos fãs se revoltariam. Sim, muitos deles se revoltaram. Mas o que acontece ainda? Mônica e DC ainda estão juntos.

      Ainda tenho muita certeza de que Mônica e DC não durará por muito tempo e que Cebola e Mônica vão voltar... mas a minha descrença sobre isso está começando a se manifestar...

      Excluir
    3. Vc falou em uma parte sobre "distrair". Eu interpreto isso como não ter o que escrever e acabar atendendo aos desejos dos fãs. Mas não seria muito estranho isso? Eles não passaram 67 edições inventando e inventando historias para as edições da TMJ? Por que a criatividade deles acabaria pelo simples fato de Mônica e DC estarem jumtos? Algumas edições podem mostrar assuntos que acontecem no dia-a-dia, outras mostrando algum reconciliamento de Mônica e Cebola para voltarem ser amigos, algumas aventuras em partes, e quando menos esperávamos... BUM! Já estamos na edição 100.

      Excluir
    4. Eu falei distrair, não enrolar. Isso não significa que as histórias do Emerson sejam ruins, muito pelo contrário. É exatamente por serem muito boas, acima da média, que elas desviam a atenção dos fãs por bastante tempo. É só ver no facebook como dão atenção a ele. Fazem montagens, participam de tópicos, fazem perguntas e até páginas.

      Antes de a ed. 77 ser lançada, pessoal já estava de olho na 78. Por que? História dele.

      A Petra pode até torcer pra monica ficar com o do contra, mas essa decisã não cabe a ela. Se o Maurício decidir que a monica vai voltar pro cebola, é isso que vai acontecer. Mas eu estou gostando da idéia dela de pelo menos fazer com que ele amadureça e vire gente.

      É bom lembrar que os leitores da TMJ são os mesmos que leram gibis a vida inteira e sempre torceram pra monica ficar com o cebola. Só mesmo alguns mudaram pro lado do DC por causa das atitudes do Cebola. Pra que essa situação se torne definitiva, seria preciso que a grande maioria dos fãs simpatizassem pelo DC. Caso contrário, não vai dar certo.

      Os pró-cebola podem tolerar o namoro da monica com o DC por um tempo, mas não pra sempre. Uma hora a paciencia deles vai acabar.

      Eu realmente achei que os fãs iam se revoltar em massa com esse namoro. Mas eles foram muito engenhosos em colocar o Cebola como um idiota zé ruela que estava ferindo os sentimentos da monica. Isso fez com que a aceitação fosse maior. Foi a coisa certa na hora certa. Se tivessem feito, sei lá, antes da ed. 54 por exemplo, aí sim todos teriam se revoltado de verdade.

      Claro que minha teoria da 100ª edição é só uma teoria. Eles podem fazer com que os dois reatem na ed. 85, 95, ou então na 150ª, 200ª, nunca... não há como saber. Mas na minha opinião, eles vão reatar um dia. Pode até demorar 500ª edições, não sei, mas é preciso que pelo menos os fãs tenham essa esperança. Se isso nunca acontecer, poderá até afetar as histórias dos gibis, o que não seria muito agradável pra eles.

      Excluir
    5. Quando falei "enrolar" não quis realmente expressar o sentido da mesmo (por isso abri aspas).

      E você está certo em dizer que eles não podem tolerar pra sempre, mas como eu disse, eles sempre foram a maioria, então eles precisam pelo menos uma vez na vida ir contra a vontade da maioria dos fãs. É o mesmo caso de colocar divórcio, aborto, etc dentro da revista. A maioria é contra isso, mas mesmo assim, isso ainda vai prevalecer dentro dela, pois um dia todos aceitarão. Bem, leve isso como um exemplo, porque é praticamente impossível eles colocarem esse tipo de assunto na revista. Eles são muito conservadores pra isso.

      E enquanto as suas críticas da ed. 77? Quando sai?

      Excluir
  3. Oi Mally!
    eu queria saber se vc acha que esse ano vai ter edição especial em cores, seria bom né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado não teve, então pode ser que nesse anos eles resolvam lançar uma ed. colorida pra não ficar dois anos seguidos sem nada.

      Excluir
  4. A edição 17 também está muito boa,o roteiro também é do Cassaro.
    E a na ed. 18,o Chico irá para uma festa na Vila Abobrinha,e vai reencontrar a Rosinha,o Hiro e o Zé da Roça
    Mas algo terrível vai acontecer

    ResponderExcluir
  5. Eu acho besteira da MSP
    Só porque a Mônica tá namorando o DC ela e o Cebola não podem se falar?!
    eu acho que poderia ter um:
    Oi! td bem? mais não!
    eu acho que uma amizade de tantos anos não se joga fora assim!
    não é porque eu sou MôxCê , é porque eu acho que deveria ter ao menos uma consideração!

    ResponderExcluir