sábado, 21 de fevereiro de 2015

TMJ#79: Sombras do Futuro - Palpites



Meldels, se eu pudesse, arrumaria uma máquina do tempo só para poder ler a ed. 79 que vai sair só daqui a uns dias. Ô lasqueira, sô!

É isso aí, pessoal, finalmente a edição que promete responder as perguntas levantadas na ed. 78. Muitas perguntas, aliás. Nem sei por onde começar.

Tipo assim... como é esse futuro de onde o Xavecão veio? Será mesmo um lugar dominado pela Jumenta Voadora? Pelo que vi num dos teasers, parece que sim. Como será a Jumenta do futuro? Ficou mais aterrorizante que a de Umbra? Será que matou muita gente? O teaser fala em centenas de inocentes. Bem... já que o fim do mundo não vai ser nessa ed., então não posso esperar muita coisa mesmo. Mas que é uma mixaria, é sim.

Mas essa não é a única questão que está deixando todo mundo de cabelo em pé e roendo as unhas. Na capa dessa edição vemos o que parece ser a turma do futuro. É aí que a porca promete torcer o rabo porque ao que parece, Magali, Cascão e Cebola resolveram partir para o lado negro da força.

Quer dizer, o Cascão parece ter herdado os poderes do Capitão Feio. Sei que não devemos julgar as pessoas pela aparência, afinal ele já herdou os poderes do Feio uma vez e não ficou mau. Só que as coisas podem ter mudado, esses poderes parecem vir com alguma força do mal que pode dominar a cabeça da pessoa.

No caso do Cebola, tudo o que temos é apenas um robô lá atrás na imagem que não diz muita coisa. Se bem que o Emerson falou que ele não virou um robô e que aquilo não é nem mesmo uma armadura. Que doideira! Ele pode ser um vilão, mas também pode ser o mocinho. Aliás, vocês devem ter percebido que a cabeça dele (ou seja lá o que for) é bem parecida com uma fantasia que o Franja estava fazendo na ed. 63, lembram? Na época até estranhei um pouco o tamanho e o formato to negócio, que parecia um grande led brilhando. Deve ser mais um dos easters eggs que o Emerson colocou nas edições. Quantas coisas devem ter que a gente ainda não reparou?

Já a Magali está com cara de má e uma roupa que à primeira vista lembra a da bruxa Viviane. E o cordão pendurado no pescoço dela indica que agora ela é a bruxa da lua. Será que ela ficou realmente má? Caso tenha ficado, por quê? Na ed. 78 nós vimos que os poderes dela também vêm com uma enorme expansão da consciência. Essa expansão pode ter trazido muito conhecimento, controle sobre os elementos, um grande poder mas pode ser que esse poder tenha mexido com a cabeça dela, o que seria estranho já que eu esperaria esse tipo de coisa do Cebola.

Se eles ficaram maus, então a turma se separou. Ou será que a turma se separou antes e eles ficaram assim depois por causa da tristeza de perder as amizades? Também podem ter sido controlados pela Jumenta, que de alguma forma prometeu grandes poderes em troca de servidão e lealdade. A única que não foi nessa é a Mônica, que pelo visto formou tipo um movimento de resistência.

Essa resistência é contra a Jumenta voadora ou contra algum tirano? Seria contra o domínio do Cebola? Quer dizer, pode ser que a Jumenta tenha detonado a humanidade e restado só os cacos, mas de repente ela foi derrotada, mandada de volta para Umbra e restou somente um mundo devastado por causa da luta e de tantas mortes e destruição. Xavecão tinha falado sobre a dor de perder amigos, namorada e futuro. 

Então os três resolveram dominar esse mundo devastado, cada um do seu jeito. Ou talvez o Cebola tenha dominado esse mundo, não sei. Na sinopse da próxima ed. que aparece na TMJ 78 mostra Mônica destruindo um robô. Não acho que isso seja coisa da Jumenta Voadora. É mais a cara do Cebola, que como falei pode ter dominado o mundo (ou uma parte dele) ou estar apenas trabalhando para ela em troca de poder.

Seja como for, agora a Mônica tem que liderar um movimento de resistência. Até agora, sabemos que tem Marina, Dorinha e Sofia. Mas pode ter outros personagens da turma também, eu espero. Vai ser muito legal ver todos mais velhos, vestidos para a guerra e prontos para lutar.

Uma coisa que eu realmente quero ver é como a Mônica vai lidar com os seus ex-amigos, especialmente o Cebola. De repente, ele ficou assim porque a perdeu e acabou surtando igual aconteceu na ed. 48. Gente, eu tô falando: sozinho, ele é uma ameaça à sociedade! Ele pode ter ido para o lado ruim para tentar derrotá-la, ou talvez esquecê-la de vez. Isso, claro, se ele tiver realmente virado um vilão, porque não duvido nada de que tudo seja só um plano para ele ficar mais perto da Jumenta e derrotá-la.

E como será que ele foi parar dentro daquele traje que nem sabemos o que é? Teria morrido? Quase morrido? Perdido o corpo?

O Xavecão tinha falado que ele é mais perigoso morto do que vivo. Ele pode ter falado isso apenas porque ao entrar em Umbra com a chave, o Cebola teve condições de tirar o crânio de lá e entregar a menina do lago, o que de fato avacalhou com tudo e causou o maior merengue. E dentro de Umbra, é como se a pessoa estivesse morta porque fica em outra dimensão que não é visível para as pessoas encarnadas. Daí a fala de que ele é mais perigoso morto do que vivo, porque entrando em Umbra ele representou um perigo muito grande a todos. Mas, claro, isso também pode ter algum outro significado que só vamos saber na ed. 79.

Também quero saber se a Magali realmente esqueceu da amizade que tinha por ela, assim como o Cascão. Como eles estão no futuro? Realmente ficaram maus ou apenas se isolaram por causa dos seus poderes? Os poderes do Capitão Feio são sujos, perigosos e não trazem nada de bom, por isso também imagino que o Cascão não tenha ficado realmente mau e sim apenas se isolado de todos para não ferir ninguém. É uma possibilidade também. Com a Magali pode ter acontecido o mesmo. Ela pode ter se isolado para não ferir ninguém ou porque sua consciência se expandiu tanto que ela ficou intolerante com o resto das pessoas e suas limitações.

A história também vai explicar as origens dos poderes dela. Ao lembrar daquela frase “pelo martelo e pela fogueira”, fico imaginando algo que começou lá nos tempos da inquisição, talvez em uma vida anterior. Ela pode ter ficado muito perigosa e por isso alguém inventou essa frase para lacrar todo o poder e conhecimento dentro da mente dela.

Outra pergunta que eu tenho em mente: eles vão fazer as pazes no fim da história ou continuarão separados? Os mais românticos podem estar esperando que no fim, os sentimentos do Cebola pela Mônica sejam mais fortes e ele acabe ficando do lado dela. Ou que Magali acabe se lembrando da amizade entre as duas e o Cascão volte a ser o rapaz sussa e gente boa de antes. Mas e se isso não acontecer?

Como irá terminar esse futuro? Bem... no fim da ed. 77, Mônica exigiu que o Xavecão explicasse tudo, então meu palpite é de que ele fará isso e a história do futuro será narrada por ele até o instante em que ele mais a Denise voltaram para o passado. Deve ser nesse ponto que a história do futuro termina e a atual continua.

Ainda tem outras questões: a Denise do futuro e o porquê dela ter fugido. O Xavecão já perguntou umas três vezes como ela conseguiu escapar da (?). Escapar de quem? Da jumenta voadora? Ou seria da Magali? Certamente de alguém que queria impedi-los de voltar ao passado e mudar a história.

Ela parece estar com medo de alguma coisa, talvez sendo perseguida. Pode ser que o problema não tenha sido totalmente resolvido, por isso ela se recusa a voltar até que tudo esteja em seus lugares.

Mas também existe uma hipótese que muita gente já levantou: a de o Xavecão na verdade ser um cara do mal. Bem... eu não sei se o Emerson ia fazer isso com ele, mas não deixa de ser uma possibilidade. Ele pode estar mentindo, ou tentando alterar o futuro em benefício próprio ou de alguém a quem ele esteja servindo. Isso explicaria por que da Denise do futuro parecia estar com tanta raiva dele.

Não sei se alguém lembra do Xaveco falando sobre ter um irmão gêmeo do mal que mora dentro do armário da pia e que todas as noites eles jogam truco para decidir o destino dos universos. E se o Xavecão for na verdade esse gêmeo trevoso que resolveu sair de baixo da pia para dominar o universo? Tá, é viagem, mas nas historias do Emerson tudo pode acontecer.

O fato de ele ter revelado a Denise do passado que os dois namoram no futuro meio que atrapalhou as coisas porque a Denise atual não sente nada pelo Xaveco e parece totalmente avessa a essa idéia de namoro. Então isso pode ter alterado os sentimentos da Denise do futuro, feito com que o primeiro beijo e a noite romântica deles não acontecessem.

Ah, sim, muita gente deve ter bugado por causa do cabelo dela. Mas isso é simples, ela pode ter tingido depois que veio ao passado. Fim. Não... pera... não é o fim. Falta saber como a história vai terminar. O Emerson falou que os leitores iam odiá-lo por causa desse final. Meldels, o que será que ele andou aprontando? Qual tipo de final me deixaria com vontade de arrancar a cabeça dele?

Bem... não consigo imaginar muita coisa. Só mesmo se no fim a Mônica perder toda a vergonha na cara e ir correndo atrás do Cebola rastejando e se humilhando para ele. Isso sim me deixaria com vontade de esganar meio mundo. Fora isso, o que mais poderia acontecer?

Pode ser que no fim Denise e Xaveco acabem não ficando juntos nem agora, nem no futuro. Isso deixaria os fãs bem decepcionados. E a razão disso pode ser porque, como falei antes, o Xavecão é um cara perverso que estava mentindo o tempo inteiro. Pensando bem, ele é perfeito demais para ser verdade. Bonitão, corajoso, valente, educado, gentil, preocupado em agradar... e se tudo isso for só fingimento? E se no fim ele for um grande vilão por detrás de tudo e só lutou contra a Jumenta Voadora porque ela ia estragar os planos de dominação dele?

Mas pode ser que Magali acabe perdendo os poderes dela para sempre, mas não sei se isso seria um final para fazer todo mundo bradar de ódio. Ou de repente as ações da turma acabem causando um futuro pior ainda, talvez dando início ao fim do mundo que vai ser bem lá para frente.

Outra coisa que ouvi o pessoal comentando é sobre a morte da Sofia. Será mesmo? Que tenso... bem, já que essa história vai se passar em um futuro alternativo que será mudado, então não há problema em alguém morrer porque no fim, eu espero, tudo vai mudar por causa do que a turma fará no passado.

Agora vejam só que angu de caroço: suponhamos que o Xavecão tenha vindo de um futuro onde Berenice venceu e detonou com tudo. Na ed. 75 ela tinha enterrado Mônica, Cascão e Magali vivos para transformar seus espíritos nos guardiões da soleira. Daí ela recuperou o crânio, trouxe sua filha de volta, se fundiu com ela e virou a Jumenta Voadora. E como ela realmente venceu, poderia ter transformado o Cebola em guardião da soleira também, só que dando a ele tipo uma máscara que talvez se pareça com a cabeça daquela coisa que parece um robô. Mais tarde, o espírito dele pode ter deixado a fantasia mais elaborada.

Mas peraí: depois a Mônica aparece no futuro vestida de gladiadora liderando a resistência, o Cascão fica com os poderes do Capitão Feio e a Magali se torna a bruxa da lua. Meldels, como isso vai ser resolvido? Que paradoxo temporal! Tá, tá, vamos colocar menos viagem na maionese porque está ficando esquisito.

Para quem quiser usar um pouco a imaginação, pode ver os teasers publicados até agora:

"_Sua voz era como um sussurro... mas ecoava como um trovão!"
"_As grandes cidades se tornaram lugares frios, inóspitos e violentos..."
"_Um dos únicos lugares... que ele temia..."
"_Se eu vou queimar no inferno... eu vou levar você comigo!!"
"_A Jumenta deu início ao seu plano de vingança... centenas de inocentes morreram..."
"_Não! Sofia é a nossa principal defesa! Sem ela aqui todas vocês vão..."
"_Você falou em pipoca? Que tipo?
_Pipoca quente na manteiga? E coberta de açúcar?"
"_Ele vai matar a gente!!
_Vô morrê rindo! HueHue!"
"_Ok! Mas por que você sentou em cima da gente?"
"_Eu não sou uma bruxa... mas eu conheço... um ou dois truques..."


Legal, não? E o teaser oficial, o que acharam? Eu adorei especialmente porque finalmente alguém lembrou que a Dorinha existe. As roupas delas ficaram muito legais, cada uma com um estilo diferente. Minha única restrição a roupa da Mônica é que apesar de bonita e estilosa, ela não protege nada. O coração parece estar protegido, mas e se alguém quiser espetar alguma coisa na barriga dela? As pernas também estão desprotegidas e podem ser quebradas. Aquela tirara que protege a cabeça também não parece ser grande coisa.


Nesse esboço da roupa da Mônica que o Emerson publicou, está indicado que alguns detalhes são inspirados em... coelhos! Sim, pessoal, coelhos! As marcas no rosto são os bigodes, a tiara representa as orelhas e as joelheiras são o rabinho do coelho. Eu nunca teria feito essa associação.

A capa desse mês ficou muito legal e deixou todo mundo morrendo de curiosidade porque Magali e Cascão ficaram com cara de vilões. O Treco lá atrás eu não sei se é vilão ou aliado. Nem sei se é o Cebola. A gente pensa que sim porque se apareceram os três, então é lógico concluir que o quarto elemento seja ele. Ainda mais por causa daquelas cinco coisinhas saindo da cabeça dele. O resto é um grande mistério.

Bem, esses foram os palpites. Muita coisa, não é? Eu gostaria de pedir uma coisinha para vocês. Quem ler a história, por favor não poste nenhum spoiler. Mas se quiser, diga se eu acertei alguma coisa. Não falem o que eu acertei, digam apenas se eu acertei muito, pouco, nada, 10%, 20%, em uma coisa, duas coisas, três coisas... entendem? Só para deixar mais interessante. Depois eu leio a revista e vejo no que acertei.

E conforme prometi, os pngs das garotas vestidas e montadas para a batalha. Não sei se acertei nas roupas da Dorinha e Marina porque a posição delas no teaser não favoreceu muito. E eu coloquei duas mechas no rosto da Marina para deixá-la mais reconhecível. Espero que gostem.

Para mais palpites, tem o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:

36 comentários:

  1. Adorei os palpites Mally :D Vc sempre faz um Ótimo trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também sou fã de TMJ e descobri seu blog há pouco tempo por acaso. Descobri há pouco tempo e já estou amando.
    Agora, se puder me diga uma coisa (gostaria muito de saber sua opinião) Li um post seu que me deixiu muito dividida e deu um "bug" total no cérebro.
    Você disse em um post que parou de comprar as revistas na edição 34 porque o Mauricio deu a entender que se juntasse a Mônica e o Cebola as revistas não iam vender mais. Pois bem... Se por um lado é o trabalho deles por outro você está certíssima. Será que estamos sendo enganados? Eles não vão namorar só para ter mais vendas? :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que é o trabalho deles e que é preciso vender revistas pra que a TMJ continue existindo. Só que eles poderiam fazer isso criando boas histórias e roteiros ao invés de ficarem se pendurando no drama desses dois.

      Francamente, não sei dizer se algum dia eles vão voltar a namorar. Às vezes brinco que será na 100ª edição, mas pode acontecer mais cedo, mais tarde ou nunca. Realmente não tenho nenhum palpite quanto a isso. O problema é que se eles ficam se apoiando no drama desses dois, as vendas podem mesmo cair caso eles voltem a namorar. Por outro lado, os fãs não vão aceitar esperar isso pra sempre. Uma hora vão acabar enjoando de tanto drama e tanta espera. Aí eles vão ter que se virar pra resolver isso.

      O problema de focarem tanto no drama desses dois é que os outros personagens acabam não tendo o devido espaço. Não tem outras histórias, variedade, nada. Acho que só continuo lendo mais pelo apego que tenho a turma da monica e tb pelas histórias do Emerson. Caso contrário, acho que já teria deixado de lado.

      Excluir
  3. Nossa! Eu nem fiz palpite nenhum pro meu blog porque não tinha a menor ideia do que ia acontecer, mas agora até deu vontade... Acho que vai ser mais ou menos isso aí, e me empolguei MUITO com a parte do gêmeo maligno do Xaveco! Imagina só! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gêmeo trevoso do Xaveco é só um palpite, mas seria uma grande reviravolta na história caso isso acontecesse.

      Excluir
    2. Sim, tomara que seja! Seria um ótimo desfecho! o/
      Tipo, eu fiquei BEM desconfiado na parte em que a Denise fala "Ninguém pode ser tão perfeito assim" (TMJ 78)... É que nem aquela fala da Madame na TMJ 74 "Sim... coincidência demais... não acha?" e a da própria Denise na TMJ 76 quanto aos sacos de sal "Sim! Sorte demais!".

      Seria MUITO massa se isso acontecesse (e o Xaveco, coitado, vai que fica igual na TMJ 50)! Uma enorme reviravolta! Aposto que, se não for agora, o Emerson um dia vai aproveitar isso.

      Excluir
  4. Sinceramente... Eu acho que tem algo errado MESMO com o Xavecão. Por que, primeiro, ele não parece NADA com o Xaveco, nem com o atual, nem com o da ed. 48 e nem o da ed. 50. E eu ainda acho estranho aquele cabelo de ovelha ter sumido tão rápido... Então eu me pergunto, será que ele é mesmo o Xaveco do futuro? Ou um impostor? Essa história tá muito mal contada!

    Bom, agora mudando de assunto... Depois dessa adição, com a Mônica nesse mini top, (agora, vamos roubar o vocabulário de Hunger Games) Como a cara da revolução, ninguém mais pode zoar ela pelo peso. Ah, sim... O que ouve com o cabelo da Marina? Fizeram chapinha nessa menina?

    Sério, essas histórias do Emerson só servem pra me confundir cada vez mais, mas tem muita coisa ai que faria sentido mesmo... Ou não. Mas se ele mata a Sofia eu acho que eu tenho um ataque, ele já tirou a Berê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que a revista saiu e já a li, digo que o Emerson é isso mesmo: veio para confundir. O cara faz comédia, gozação, zoação, mas não sabe fazer história com fio de meada. Parece até que ele andou roubando alguma fanficiton de terror por aí e a colocou do jeito que pegou para ter menos trabalho, só introduzindo um pouco de comédia.

      Mandando uns spoilers: estranhamente no futuro maluco, os laços de amor e amizade são desfeitos sem mais aquela. Somem como que por encanto. Franja despreza a Marina e se torna tão egoísta e ambicioso quanto o Cebola... Magali, que na TMJ 63 mostrou que não é apegada a um imenso poder que pensou vir através de um medalhão: cedeu-o para curar a Penha. Nessa história boba do Emerson, ficou apavorada com a possibilidade de o perder e acabou pinel.

      Help! Algum fanático leitor do Maurício de Souza me ajude peloamordê! Onde, quando, em qual história a Mônica se viu prometida ao Cebola já na sua infância e, para não contrariar a turma toda que queria isso, aguentou-se até TMJ 69? Em todos os gibis que li, NUNCA vi a Mônica menina sendo pressionada a namorar o menino Cebola. Só me lembro de um em que o Cebola pediu-a em namoro (como parte de um plano, não lembro bem), mas que acabou na primeira briguinha.

      A Petra respondeu zangada a uma leitora que questionou se a Mônica não estaria namorando o DC só para apimentar a relação dela com o Cebola. Mas gostaria de saber o que ela tem a dizer dessa história boba do Emerson, onde Mônica diz ter levado toda aquela lenga-lenga apenas pensando nos outros. Afinal, não era ela quem demonstrava interesse, ciumeira, afeto, etc e tal pelo Cebola? Então na verdade ela nunca o quis, já que ele não lhe correspondia à altura?

      Vou parar por aqui para não estragar as surpresas àqueles que ainda não leram. Mas já vou avisando: não é grande coisa.

      Será que o Emerson está apenas acompanhando a queda no nível mental dos nossos jovens e escrevendo-lhes historinhas que, exceto por uns caras pelados, caberiam muito bem às crianças dos anos 1970?

      Excluir
  5. Achei que so eu havia pensando no gêmeo travesso do Xaveco, mas ja vi que não to sozinho. Varias coisas indicam que o Xavecão é diferente do Xaveco e o Emerson ja havia dito que não era o Xaveco, então tudo faz bastante sentido. Mally seus palpite ta ótimo, eu realmente não sei o que esperar de Sombras do Futuro, mas se for como você supõem, vai ser muuuuito firme.

    ResponderExcluir
  6. Se o Xavecão for do mal,vou ficar chateado.Mas não queria que fosse isso.
    Tenho duas teorias sobre os poderes da Magali:
    1) Ela pode ter sido possuída pela Bruxa Viviane,porque ela é inimiga dela
    2)Muitos podem não ter pensado nisso,mas e se a Tia Nena for a responsável pelos poderes da Magali? Por que ela também é uma bruxa,e só a Magali sabe disso.Isso realmente me deixaria surpreendido e chocado
    Ah,e a Marina do futuro me lembrou a Lara Croft

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não se esqueçam que na edição 63,a Magali usou o medalhão da Tia Nena.Talvez ele tenha transformado a Magali em bruxa.

      Excluir
    2. Medalhão nunca teria transformado a Magali em bruxa, porque é o medalhão da deusa solar egípcia Hator, e todas as bruxas (logicamente a Magali também) são da Lua, por causa da deusa grega Hécate, que é a deusa da bruxaria.

      Na edição #63, o cajado em forma de Lua ATIVOU os poderes da Magali, mas ela já os tinha, assim como a frase "A Lua chora essa noite!" em "UMBRA" e "Sombras do Futuro". E, pelo que vimos, a frase "Pelo martelo... e pela fogueira!" desativa os poderes.

      Excluir
  7. Ola Mallagueta!Vc fez parceria com meu blog(Vicados na tmj),e na epoca eu não tinha banner de parceria.Vim te avisar que agora tem.Estou colocando o seu.Obrigado pela parceria!

    ResponderExcluir
  8. amei muito os palpites e eu desconfio que a Magali seja do bem e tenha aceitado o poder para ajudar mas acabou em descontrole a eles e se voltou contra todos é claro que a historia tem que tem drama e pelo que eu ouvir outro dia a historia que o Emerson disse que íamos odiar é que a Monica morre no fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só isso? Claro que no fim das contas, ela não morre. Deve ser apenas um futuro alternativo que será alterado.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. que o cebola se torna um tirano já sabemos, pois no prewwei da 79 mostra isso. também acho que vai se formar uma guerra entre os quatro, com cada um querendo formar seu reino. o cebola querendo continuar com o império, a monica formando uma rebelião contra ele, a magali querendo formar um mundo só de bruxas,(eu já sei a origens dos poderes dela é claro que herdou da tia nena só falta saber algumas coisinhas) e o cascão querendo dominar o mundo com os poderes que herdou do feio.sério, isso é o que espero na hisoria do ermeson.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oiii mally adorei sua postagem parabens pelo blog!
    ainda n li a edição mais ainda vou comprar!
    quando vc vai postar a critica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do dia dez, pra dar tempo pro povo comprar a revista.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Mally, quando vai ter crítica de CBM 18?

    ResponderExcluir
  15. edição incrível, não vejo a hora de falar sobre ela nos comentários da crítica :)

    ResponderExcluir
  16. Malaguetta q dia vc vai postar a crítica

    ResponderExcluir
  17. Malaguetta, eu já li a edição desse mês, não vou dizer oque, mas você acertou, três, quatro ou mais coisas nos seus palpites.
    Parabéns!
    Kiss - L

    ResponderExcluir
  18. Já li a edição e você acertou bastante coisa kkkkk, louca pra ver suas críticas e comentar!!! Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Ótimos palpites, Malaguetta. E uma história muito boa também, talvez um pouco "didática" demais, mas serviu para explicar/contextualizar várias coisas (e deixar alguns outros ganchos também).

    E foi interessante a apariação do "Silencioso". Não é dificil perceber qual é o membro da Turma por trás da alcunha, mas foi uma surpresa vê-lo aparecer (de certa forma).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o Humberto né
      Pq com o jeito ninjago parecia o de

      Excluir
  20. Já que as críticas estão demorando para sair, melhor eu dar os meus pitacos, afinal, depois de 14 dias, muita gente já deve ter lido a revista e as pataquadas do Emerson. Bem, depois dessa, já sei o que esperar dele nas próximas histórias e assim não precisarei mais me decepcionar.

    Ao que parece, Emerson é um general a la Dwight Eisenhower, ou seja, é um ESTRATEGISTA. Deu-se a entender que ele tem uma longa saga que começou com a TMJ 63, passou pela Umbra, e agora pelas edições 78 e 79 e fica no ar a ameaça de que a serpente está voltando e lapso da perda de contato com a Denise do futuro teria a ver com isso. Boa Emerson! A longo prazo parece que você tem um material interessante para mostrar. Porém...

    Falta-lhe outro tipo de general, um a la George Smith Patton Jr. Este aí seria imprestável como general de alto comando. Seu lugar era onde rolava a ação. Patton era um TÁTICO, ou seja, o general que via a coisa no momento e pensava no que fazer para desenrolar a batalha. Emerson é nota zero quanto a isso. Ele não consegue se adaptar quando as coisas mudam de rumo.

    Essa Sombras do Futuro merece o nome de Lambanças nas sombras do futuro. De maneira muito incompreensível, os laços de amor e amizade, com os quais tanto nos acostumamos ao longo da TMJ desde o seu lançamento, simplesmente viraram pó. Vamos à lista das incoerências e pataquadas.

    1 – Então o espírito Cebola, dentro da dita máscara, manipulou seus pares para se voltar contra a Jumenta e conseguiu que o espírito Magali a exorcizasse a dita cuja de vez... Mas quanto tempo isso levou? Sim, pois em umas duas semanas, no máximo, os bichos da terra já teriam comido os corpos enterrados até o ponto de morte. Isso se já não estivessem mortos pouco depois de enterrados, pois se estavam apenas desacordados pelo sedativo, então ainda respiravam e morreriam sufocados logo em seguida ao enterro.

    2 – Mas, em mais outra incoerência, Mônica, Cebola e Magali voltam aos seus corpos, enquanto o Cebola ainda quer ficar dentro da máscara. Discutem, quebram o pau e diante da inutilidade dos argumentos, os laços de amizade são rompidos e a Turma da Mônica não existia mais... Ôpa! Não entendi. O único malvado ali era o espírito Cebola. Por que Mônica, Cebola e Magali romperam a amizade também e foram um para cada lado? Não deveriam eles continuarem unidos e amigos? O que levou a esse extremo?

    3 – Aí, sem mais, nem menos, o espírito Cebola convence os meninos de que o mundo seria melhor com ele no comando, mas as meninas ficam contra... E aí o Franja, que nunca foi famoso por ser ambicioso rompe com a Marina... O DC com a Mônica... O Quim... Bem, a Magali não estava no bolo das garotas, mas tanto ele, quanto o Franja, são famosos pela “fofura”. Como navegariam na do Cebola tão depressa?

    4 – E o Cebola, que sempre sonhou que faria um mundo melhor sob seu comando, em um ano fez a coisa ficar uma bela duma porcaria. Até aí nada demais. A Argentina nos princípios do século XX ia muito bem, obrigado. Até na Europa diziam: _ Rico como um argentino. _ A Argentina era um país muito melhor do que o Brasil e com muito mais cacife entre os de primeiro mundo. Mas aí apareceu um tal de Juan D. Perón que _ me permita essa linguagem chula, Mallagueta _ fodeu com tudo. Em luta pelo bem estar dos trabalhadores pobres, ele simplesmente arruinou com o país. Mas criou uma aura mística que persiste até hoje. Seja de direita ou esquerda, qualquer partido na Argentina sempre de ter um “peronista de alguma coisa” no seu nome ou programa. Los hermanos são muito burros quanto a isso, infelizmente. Pra não estender, joguem o mesmo para o Chile de Allende, Cuba dos Castros, Venezuela de Chaves-Maduro. Agora vendo as coisas ficarem ruins, será que os aliados do Cebola não se mancariam de algo deu errado? E não lhe dariam uma punhalada pelas costas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Cometi um erro (é, eu também erro...). O Cebola continuou na máscara. Quem voltou para o corpo foi o Cascão.

      Excluir
  21. Continuando:
    5 – Emerson não tem coerência nem consigo próprio. Na TMJ 63 Magali experimenta o poder que flui dentro dela. Porém acredita que ele vem o medalhão. Em vez de ficar com ele, experimentar um pouco mais, desfrutar dele, etc e tal ela... o cede para que junto com um feitiço consiga curar a Penha. Olha só aí quanto desprendimento: Magali deixa um poderoso medalhão para curar uma inimiga. E agora ela descobre que o poder está nela mesma... E teme que lhe queira roubar seu poder. Um momento aí: se o poder estivesse no medalhão, bastaria alguém pegá-lo para si. Mas se este poder é inerente à própria pessoa, como alguém o roubaria? Alguém que podia sentir cada estrela do Universo não seria capaz de sentir o íntimo das pessoas, principalmente daquelas que a amavam? De novo sem explicação suficiente. Tenta-se jogar que ela enlouqueceu devido à influência de Hécate. Vamos ver o que a Wikipédia diz sobre essa tal Hécate: Ela foi associada a cruzamentos, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas, necromancia e feitiçaria. Ela reinava sobre a terra, mar e céu, bem como possuía um papel universal de salvadora (Soteira), Mãe dos Anjos e a Alma do Mundo Cósmico. Ela era uma das principais deidades adoradas nos lares atenienses como deusa protetora e como a que conferia prosperidade e bênçãos diárias à família. É impressão minha ou essa divindade era tida e havida por coisa boa? Se era boa, por que a sua influência enlouqueceu a Magali?
    Acho que o Emerson leu literatura evangélica demais. Socamé: os evangélicos condenam qualquer coisa mística que não seja abençoada pelo Deus na Bíblia. Mostram desusada preocupação pelas crianças lerem o Harry Potter, pois temem que elas possam enfeitiçar vassouras e sair voando por aí, etc e tal. Bem, nunca soube que os bruxos houvessem comprovadamente feito mal a alguém com suas magias e sortilégios, mas sei que os bons cristãos os torturaram e os puseram para assar nas piedosas fogueiras cristãs... Desculpe-me pela dureza, mas não sou politicamente correto.

    6 – O Cascão, que herdou sabe-se lá como os poderes do Feio, também quer dominar o Mundo. Que pena que não resolveu competir com o Cebola logo de cara. Daria um refresco para a Mônica e sua nova turma... Parece que depois de toda aquela lambança na Umbra, o Emerson levou tanto puxão de orelha que resolveu fazer uma saga com falta de páginas...

    7 – Enfim entendemos porque a Denise chorou: porque seu futuro lhe foi tirado. Mesmo nada sentindo pelo Xaveco, não tem escolha: ele vai ser o amor da sua vida no futuro... Até que a Mônica a faz perceber que o tal futuro não existia mais, pois o Xavecão o mudara. Ela estava livre para amar quem quisesse. E a própria Mônica sentiu isso ao se imaginar casando-se com o DC.
    Mas tem lá uma baita duma besteira que não entendi: Desde pequena, ela se sentia “prometida” ao Cebola, mas por pressão dos amigos...
    Alguém aí me dá um “help”? Quem é fã da Mônica desde os anos 1960 e pode me dizer onde e quando essa pressão surgiu, e desde quando a Mônica a sentiu e desde quando uma moça com a personalidade dela navegaria nesta roubada? Lembra-me uma história onde Mônica estava de óculos escuros e os garotos tentavam descobrir o motivo até que se descobriu que ela estava com aqueles óculos para esconder seus olhos inchados de tanto chorar pelo... Fabinho Boa Pinta. E demonstrava paixão pelo Ricardinho e pelo Luca. Houve uma história em que ela passou cola na mão e assim obrigou o Cebola a segurá-la... Mas o Cebola só viveu de desafiá-la, de lhe querer tomar a condição de “dono da rua”.

    ResponderExcluir
  22. E para concluir:
    E assim ela engoliu as mancadas e só não se desencanou mais cedo pois isso seria admitir uma derrota... Derrota para quem? Ah! Façam-me um favor: desde quando alguém que está tentando ficar com certa pessoa por deferência a outros sentiria raiva, ciúmes, desejo de ficar junto, etc e tal? Vamos cair na real? NUNCA HOUVE essa dita pressão. Mônica realmente gostou do Cebola e o desejava como namorado. Certo, havia sim uma expectativa dos outros. Lá na TMJ 27, quando Cebola e Mônica começaram a dançar, os outros casais também estavam dançando, mas a certa altura, todos pararam de dançar apenas para acompanhar a dança romântica dos dois... até que o Cascão cortou o clima. Agora desde quando expectativa de terceiros poderia fazer surgir amor no coração de alguém?

    Por que será que a vida amorosa da Mônica é algo assim tão importante para TODOS na TMJ? Na TMJ 69, quando ela e o DC foram vistos juntos no Shopping, foram cercados pelos personagens primários, secundários, terciários e quaternários, todos eles cobrando dela uma decisão... Engraçado, mas sem sentido.

    Triste ver tanto trabalho desperdiçado. A MSP podia fazer coisa bem melhor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir