Meldels, meldels! Finalmente liberaram a capa da ed. 81. Atrasou bastante esse mês, não é? Mas tranqüilo, antes tarde do que nunca. Pelo menos saiu antes de as edições chegarem às bancas.
Minha primeira reação ao ver a capa foi tipo...
Não me entendam mal, eu gostei e achei que ficou legal e até que a Mônica ficou bonita de mulher das cavernas, apesar de eu ter achado a fantasia um tanto degradante porque a retrata como troglodita. Mas vocês sabem... vilão não costuma ter lá muito respeito pelos outros.
Sem falar que não é muito inteligente vesti-la dessa forma. Será que em momento algum o Sr. Dante pensou que alguém poderia reconhecê-la? Pessoas desaparecidas costumam ter suas fotos publicadas em toda parte. E imagino que não deve ser difícil reconhecer a Mônica, ainda mais por causa dos dentes. Se ela começar a atrair muito público e atenção, isso fatalmente iria acontecer a não ser que ela usasse máscara. Só que aí poderia atrapalhar um pouco o propósito do show de mostrar uma garota aparentemente normal com força sobre-humana.
A cara de susto do Cebola me pareceu meio familiar, acho que vi uma parecida em algum lugar nas ed. passadas. Fora isso, deve mostrar a surpresa dele ao vê-la trabalhando em um circo.
A ed. 80 deu muito o que falar e todos estão ansiosos para ver como vai terminar essa história. Será que a Mônica vai terminar com o DC? Continuar com ele? Esse é o maior mistério, já que do resto da história a gente pode imaginar mais ou menos.
O Cebola, junto com o resto da turma vai tentar um plano para resgatar a Mônica e acho que nessa história eles vão ter destaque trabalhando juntos. Primeiro terão que descobrir onde eles estão. O mais lógico seria perguntar aos pais da Mônica para onde ela tinha dito que foi na noite anterior. Afinal, se o Sr. Dante pretende fugir da cidade o mais depressa, imagino que ele não vai querer fazer nenhum show para exibir a Mônica justamente na mesma cidade onde ela é procurada pela polícia.
Enquanto isso, Mônica e DC vão interagir mais com os outros integrantes do circo, talvez saber um pouco da história de cada um e como foram parar ali. Bem... eu não sei se vai dar para fazer isso numa única edição, mas enriqueceria a história. Imagino que eles estão ali pelo mesmo motivo: é o único lugar onde são aceitos e podem ser eles mesmos sem serem hostilizados pelo resto da sociedade. Se o circo acabar, para onde eles vão? Especialmente o Drakko e o Telepax, que poderiam ter mais problemas para se misturar com as outras pessoas.
Até que seria legal se ela aprendesse a aceitá-los um pouco melhor e entender que ser diferente não os torna monstros. Eles não parecem ser pessoas ruins pois mostraram que se importam uns com os outros. Talvez ela chegue a conclusão de que o verdadeiro monstro ali é o Sr. Dante, que explora essas pessoas sem consideração nenhuma por elas, tratando-as como meros objetos para servir aos seus interesses.
E, claro, ela também vai ter que se entender com o DC para melhor ou pior. Eles terão que conversar mais sobre suas diferenças e como conciliá-las a procura de um meio termo. Se chegarem a conclusão de que isso não é possível, o fim é inevitável.
Mas pode ser que o DC consiga encontrar alguma forma criativa de sair daquela confusão e isso poderia ajudar a consertar as coisas entre eles. Durante a ed. anterior ela reclamou por ele não ter arrumado nenhuma forma inusitada e maluca para salvá-los, então ele pode conseguir agora. Ou pelo menos se entender com o pessoal do circo e conseguir a ajuda deles.
Talvez eles só precisem se aceitar como são, apesar da hostilidade das pessoas, e perder o medo de ficar sem o circo. Analisando melhor, o Sr. Dante precisa dos atores tanto quanto os atores precisam deles, talvez mais. Sem eles, não tem circo e está na hora de eles tomarem consciência do quanto são fortes, especialmente trabalhando juntos. O DC pode ajudá-los a tomar consciência disso e também a entender o quanto é errado raptar pessoas daquela forma. Eles não podem mais aceitar esse tipo de coisa passivamente.
Mas é claro que o DC não vai fazer nada sozinho, né? A turma também deve dar seu jeito de libertá-los e de quebra fazer com que sr. Dante seja preso. Imagino que essa parte vai ser bem legal e talvez tenha algo inesperado, que nos surpreenda. No fim, será um trabalho em conjunto, eu espero.
E nós sabemos que eles serão libertados, mas para o Dante e o pessoal do circo tem várias alternativas.
1 – Sr Dante ser preso por rapto, o que seria mais correto. Com isso, os atores podem assumir o controle do circo (talvez usá-lo como espaço seguro para outras pessoas diferentes pelo país afora) ou pode ser que cada um siga seu próprio caminho.
2 – Sr. Dante se dar conta dos seus erros, pedir desculpas e no fim todos ficam juntos, só que com ele os tratando com mais respeito e consideração. Meio fofinho e sentimental, mas não deixa de ser uma possibilidade.
3 – O Telepax sangra quando abusa dos seus poderes. Imagino que vão voltar a tocar nesse assunto na próxima ed. Será que ele vai ficar muito mal? Será que vai morrer? Pode ser algo muito forte para a revista, mas é bom lembrar que a Sofia também morreu na ed. 79 apesar de ter sido em um futuro que já foi mudado.
Mas caso ele fique muito mal ou morra, isso vai mexer bastante com o pessoal do circo e fazer com que se voltem contra o Sr. Dante e acabe com seu reinado de terror. Afinal, quem vai querer se sacrificar tanto por alguém que só pisa e trata mal?
4 – Sr. Dante acabar morto, o que também seria um tanto forte, e o resto acontecer como no item 1.
5 – Todos eles irem para a cadeia independente de qualquer coisa, já que são cúmplices também. Meio triste considerando que não fizeram por mal, porém mais realista.
Bem... depois disso ela voltará para casa, pedirá desculpas pela forma como falou com os pais, choradeira, lágrimas e toda essa coisa melosa.
Beleza. Que tudo vai terminar bem e os dois sairão livres já sabemos. O que o povo quer saber mesmo é: será que a ed. 81 será o fim do namoro da Mônica e do DC? Ou eles vão superar essa crise, aprender a entrar num acordo e fazer as pazes? Essa é difícil responder. Vejamos:
Eu sempre falo, meio em tom de brincadeira, meio palpite, que eles farão a reconciliação da Mônica e do Cebola na ed. 100. Se for isso mesmo, então a hora de acabar com o namoro da Mônica e do DC e agora para que ela e o Cebola possam se reaproximar e acertar aos poucos, sem parecer forçado ou que um está sendo empurrado para cima do outro de qualquer jeito.
Sem falar que os fãs já devem estar um tanto impacientes com essa demora. Quer dizer, entre a ed. 69 e a 81, um ano se passou. Eu não sei o que 12 edições significam no tempo dos personagens, mas para os leitores é muita coisa. Eu não sei qual parcela dos leitores é “cebônica”, mas se essa parcela for consideravelmente grande, a demora em reatar a Mônica com o Cebola pode atrapalhar a venda das revistas.
Por outro lado, eu confesso que fazê-los terminar agora também seria muito forçado porque o DC não fez nada assim de realmente grave. Mesmo que ele tenha uma parcela de culpa pelo que aconteceu, ele não fez de propósito.
Só que devemos considerar umas coisas: eu observei nele uma tendência a querer tudo só do seu jeito, meio que impor sua vontade. Já falei isso antes: até agora só vemos os dois fazendo programas que ELE quer. Então até agora, só a Mônica está cedendo. Muita gente acha ruim de ela reclamar do jeito contrariado dele, mas eu acabo dando razão. Não se trata de reclamar ou de querer alguém perfeito e sim de encontrar um meio termo no relacionamento que atenda aos dois.
Há momentos em que eu me pego pensando: o DC realmente ama a Mônica pelo que ela é ou só a vê como uma garota diferente e exótica? Ele mesmo falou, na ed. 70, que ama a Mônica por ela ser tão diferente e especial. Aí fica a pergunta: ele a ama como um todo ou apenas essa diferença em particular? Sim, porque apesar disso, ela gosta de coisas comuns que a maioria das garotas também gosta. Coisas da moda como filmes, roupas, bandas/cantores, fazer programas normais de adolescentes... será que ele consegue aceitar isso dela também? Talvez esteja na hora de refletir se ela é mesmo o que ele quer.
Por enquanto ele parece estar levando mais ou menos numa boa apesar de na ed. 72 ter implicado com o Julhinho Baby. Mas por quanto tempo ele vai querer ficar com uma garota que curte programas que para ele são tão normais e chatos? Uma hora ele vai perceber que ela não é exatamente como ele gostaria. E por quanto tempo ela vai querer continuar fazendo só o que ele quer? Será que é possível os dois cederem para encontrar um meio termo? Dependendo do caso, simplesmente não dá para ceder. Mesmo a metade pode parecer um sacrifício muito grande para a pessoa. Não se trata de certo ou errado e sim de compatibilidade.
Eu sou da opinião de que amor por si só não segura relacionamento. Não segurou com o Cebola e também não vai segurar com o DC a menos que eles façam alguma coisa.
O que eu acho? Bem... eu acho que eles não vão terminar agora. Esse pode ser o início do fim, de o DC começar a refletir se ela é o melhor para ele e vice-versa. Pode ser que com o tempo, o sentimento vá se acabando à medida que eles forem convivendo e no fim reste só a amizade. Essa seria uma forma mais natural, não forçada e elegante de acabar com o namoro deles.
Ainda temos o Cebola e eu queria mesmo saber como ele vai ficar no fim dessa edição e se a Mônica vai, ao menos, pedir desculpas pela forma como o tratou no telefone. Seria bom se eles pudessem ao menos fazer as pazes e se entender como amigos. Não é o que o Cebola quer, mas não deixa de ser um primeiro passo. E talvez esteja na hora de ele parar de insistir tanto em ir atrás dela porque já está se tornando assim meio inconveniente. Não é não e é preciso respeitar a vontade da pessoa.
Pode ser que ele aprenda isso e resolva parar de correr atrás dela ainda que por um tempo. Claro, esse palpite só vale para o caso de a Mônica não terminar com o DC no fim da história. Se eles terminarem, fico até imaginando o Cebola fazendo dancinha micosa e gritando “yes” várias vezes.
De qualquer forma, o jeito é esperar para ler. A propósito, eu achei o título da história até um tanto sugestivo: Circo macabro, fim do show. O que significaria esse “fim do show”? Diz apenas que é a conclusão da saga? Ou será mesmo o fim do namoro da Mônica com o DC? Ou quem sabe esse fim seja para o Cebola que irá se cansar de correr atrás da Mônica e decide ir cuidar da própria vida?
Mistéeerio!