domingo, 9 de setembro de 2012

Como transformar seu desenho em capa de livro

Transforme suas imagens em livros.

Um efeito interessante que eu tenho usado ultimamente nas minhas fanfics é fazer uma capa tipo um livro. Para isso eu uso uma action do photoshop. A gente só precisa colocar a imagem no lugar certo e a action faz todo o trabalho pesado enquanto a gente só assiste numa boa.

Para quem quiser, pode baixar aqui o arquivo .atn: Action para fazer capa de livro. Esse arquivo deve ser salvo na pasta C:\Arquivos de programas\Adobe\Sua versão do Photoshop\Presets\Actions e para carregar, faça assim: Se a janela das ações não estiver disponível, vá em: Window/Action ( Janela/Ações ) ou tecle ALT+F9.

No canto superior direito tem uma setinha com algumas linhas. Clique nela para abrir o menu de opções. No menu, clique em Load Actions ( Carregar Ação ). Daí você procura a pasta onde salvou as ações. Selecione a ação que quer carregar e clique em Load ( Carregar ). Pronto. 

Aqui vão as imagens mostrando como carregar uma a
ction. Nesse caso, é para o Photoshop CS4. Primeiro, clique no local inticado pelo desenho para mostrar o painel de actions:

Mostrar painel actions



Depois clique numas setinhas que irão mostrar o menu com as opções das actions. O local está marcado com um quadradinho vermelho:

Mostrar opções da Action

Ali clique em load action, ou carregar ação caso o Photoshop seja em português.

Carregar Actions

Uma vez carregada a action, você vai ver que ela tem duas etapas:


Step 1 ou passo 1: é para gerar o template para o livro. Nesse template tem a capa e a espinha do livro. Coloque a imagem na capa, se quiser escreva ou coloque outra imagem na espinha também. O template é delimitado por uma linha e a imagem não pode ultrapassá-la ou vai ficar ruim.

Para selecionar o passo 1, faça como na imagem:

Acionar step 1

Olhando as imagem abaixo, dá para ver onde colocar cada coisa. De um lado tem o template, de outro eu mostro como organizo as imagens. Notem que na espinha do livro, eu coloco um pedacinho da imagem, um aviso dizendo que a capa é fake e outro aviso dizendo que Turma da Mônica Jovem é propriedade da MSP. Quando tudo tiver arrumado, rode o Step 2 ou passo 2 da action e a capa será gerada automaticamente.

Modelo da capa
Elementos inseridos no modelo

É bem simples, o único porém é que o desenho precisa ser grande porque o template é enorme. Pegar imagens pequenas e aumentá-las pode não ficar bom. Fora isso, é tranqüilo e dá para fazer umas capas bem legais.

Aqui tem o resultado final, que é a capa da fanfic do Xaveco que eu finalmente estou conseguindo escrever e devo começar a publicar no fim dessa semana:

Capa 3d da fanfic O pacto

E tem mais uma coisa que eu preciso dizer. Quando for executado o passo 1 e o template para a capa for montado, não deletem nenhuma camada. O que precisar ser acrescentado, coloquem por cima. O pessoal andou falando que a action não funciona, mas quando eu testava aqui em casa ela dava certo. Um dia, não sei porque, deletei uma camada e quando fui rodar, aí sim deu problema. Então deixem como está e coloquem tudo por cima. Aí deve funcionar.

14 comentários:

  1. Eu não consigo fazer! Simplesmente não acontece nada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mallagueta, eu não consegui siquer baixar o arquivo, quer dizer, baixar eu consegui, só não consegui abrir, mesmo, como voce consegue? Não tem uma versão online desse não? Se tiver, me avise porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para usar esse arquivo, vc precisa ter o Photoshop instalado no seu computador.

      Excluir
  4. Mallagueta, eu não consegui achar "Load Action' ou "Carregar Ação"
    Eu fiz o primeiro passo direitinho, mais o resto, não achei, mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu coloquei algumas imagens mostrando como carregar a ação, isso deve ajudar.

      Excluir
    2. Mais tem outro problema. É que o seu photoshop é que eu saiba o CS4, mais o meu é: Adobe Photoshop CS
      Só isso mesmo, é só o CS, e esse arquivo é ZIP, e para carregar ações no meu photoshop o tipo de arquivo tem que ser ATN no meu pelo menos, por isso que eu tento carregar esse mais não consigo

      Excluir
    3. Os arquivos .ATN estão dentro do .zip. Eu compactei pra ficarem menores. Aí vc terá que descompactar na pasta de actions do photoshop pra caregá-las depois.

      Excluir
    4. É, só que tem mais um probleminha, quando eu vou abrir um arquivo lá, diz que só posso abrir arquivos: AI, EPS, PDF E PDP
      Desculpe estar te incomodando direto, mais é que eu quero muito colocar uma capa de livro nas minhas fanfictions, e eu estou tentando abrir a capa da nova e não está dando por que é JPG

      Excluir
    5. Vc não abre a action com a opção abrir do photoshop. É pra carregar e aí vc segue os passos que eu dei lá em cima.

      Excluir
  5. Dêem uma olha no programa Quick 3d Cover, tem no baixaki. Não fica tãããõ legal como desse acima, mas pode quebrar o galho pra muita gente.....

    ResponderExcluir