quinta-feira, 20 de junho de 2013

TMJ#59 - Encontro marcado: palpites



Bem, já lançaram a capa da Ed. 59. Legal. É, confesso que não estou lá muito empolgada. Não é pelo fato de a história ser centrada no Cebola e sim porque pelo que parece, vamos ter mais daquele maldito mimimi-dramalhão-ridículo-de-novela-mexicana entre ele e a Mônica. Na boa, estou ficando enojada disso.

Vejamos... a história será centrada no Cebola com algum jogo. Ohhh, que mega-blaster novidade! Tão única! Tão original! E por causa desse jogo, ele certamente vai deixar a Mônica de lado para ficar só jogando. Minha nossa, por que será que ninguém pensou nisso antes?

E considerando que Cebola jamais jogaria um jogo cor-de-rosa com corações e garotinhas fofas no meio, eu deduzo que será um jogo de paquera. Só assim para despertar algum interesse nele. As garotas podem ser personagens virtuais do jogo ou então outras jogadoras que interagem com ele.

Bem, vamos a algumas definições. A sinopse da edição diz que Cebola se envolve num jogo de realidade ampliada (ou aumentada). Esse tipo de tecnologia realmente existe e está em desenvolvimento.

Realidade ampliada é quando a gente usa algum tipo de dispositivo para misturar objetos virtuais, gerados por computador, com um ambiente real criando um ambiente misto.

A forma mais simples de criar esse tipo de realidade aumentada é tendo uma webcam e e um cartão de papel com uma figura desenhada sobre ele. É que existem programas na web que foram feitos para interpretarem o desenho nesse cartão e a partir dele inserir uma imagem na nossa webcam.

Por exemplo. Suponha que você tenha webcam e ela esteja ligada. Então você pega um desses cartões, aponta para ela. O programa lê esse cartão e coloca uma imagem flutuando no vídeo junto com o cartão, de acordo com sua posição e inclinação. Aí fica um desenho misturado com a imagem captada pela sua webcam. Essa é a forma mais simples, mas há empresas que estão desenvolvendo óculos de realidade ampliada, que você usa e vê objetos virtuais no meio do ambiente real onde você está. Só que custam caro e ainda estão em desenvolvimento, aí vai demorar um pouco.

No caso da história, é provável que Cebola esteja usando esses óculos. Afinal, no mundo das histórias em quadrinhos, essa tecnologia já deve estar bem desenvolvida, né? Se a definição de realidade ampliada que eles usam na história for a mesma que eu dei, então esse jogo deve misturar mundo virtual com o real, criando uma realidade ampliada interativa.

Tirando isso, acho que a história vai ser a mesma lenga-lenga de sempre. Cebola fica “apaixonado” por um jogo, deixa a Mônica de lado, ela acha ruim, ele briga com ela, fala um monte de coisas, ela fica magoada e chora fazendo aquela cara de pamonha mal costurada, mimimi dramalhão ridículo de novela mexicana e no fim ele volta para ela com aquelas desculpinhas esfarrapadas e ela, que é uma idiota, perdoa tudo e fim. Nada de novo, só mais do mesmo.

Como eu sei que não tem jeito, já estou preparando meu estômago desde já. Antes de ler a história, eu nem vou comer nada para não acabar vomitando depois.

Ai ai... Histórias boas foram as da Ed. 51 e 52. Essas sim foram histórias de qualidade. Por que não colocam o Emerson Abreu como roteirista de uma vez? Não tenho nada contra a Petra mas confesso que esse drama ao redor da Mônica e o Cebola já está ficando muito enjoativo.

Eu até entendo que eles não querem colocar os dois juntos agora porque querem explorar o máximo esse casal para vender revistas. Entendo isso, afinal a MSP é uma empresa e precisa lucrar. Mas será que precisa ficar escorado só nesse casal? Não seria melhor criar outras histórias de mais qualidade e sem todo esse drama?

E se querem mesmo focar nos dois, será que não tem outra forma de fazer isso sem colocar o Cebola como um idiota que vive magoando a Mônica? Credo, isso parece até aquelas novelas mexicanas que eu assistia quando criança: o cara magoava a mocinha até não poder mais, esnobava, fazia ela sofrer e no fim ele voltava para ela todo arrependido, apaixonado e os dois viviam felizes para sempre. Fim. Argh! Assim não tem pâncreas que agüenta! É forçado demais, exagerado demais!

Nesse sentido, eu gosto mais da Lulu e do Bola porque não tem todo esse drama ao redor deles. É até mais realista, leve e divertido ver os desencontros dos dois.

Ainda assim eu até que gostei da capa, apesar desse beiço esquisito da Mônica e da cara de antipático do Cebola.

Para que vocês entendam um pouco melhor o que é realidade ampliada, vou mostrar três exemplos para vocês. Vou logo avisando que todos eles precisam acessar a webcam. E todas precisam do Adobe Flash Player para funcionar.

O primeiro é do site Discovery Kids. É bem simples e acho que alguns até já devem ter visto algo parecido. Na tela que aparecer, cliquem em jogar. Depois escolham um personagem. Depois disso irá aparecer uma telinha dizendo que o programa precisa acessar a webcam. Cliquem em permitir e divirtam-se. Irá aparecer o rosto de um personagem sobre o de vocês.


O segundo exemplo é de um site que vende óculos. Você posiciona o rosto dentro do circulo para que ele seja mapeado e aí é só ir provando os óculos. Também é divertido.


Agora vou mostrar exemplos que pedem o cartão com a imagem. Nesse, uma borboleta aparece na imagem da webcam.

Imprimam essa figura abaixo e aponte ela para a webcam. Aí vai aparecer uma borboleta. Para fazer a borboleta ganhar vida, teclem S. Depois de teclar S, ela vai sair de dentro da placa. Para fazer voar, teclem V. Aí ela dá umas voltinhas e depois pousa novamente. É bem divertido.

Figura que deve ser impressa:


Acessem esse site: http://www.ckirner.com/paginas/flar-teste/Borboleta1-final.html

Agora, se quiserem ver exemplos da aplicação da realidade aumentada, podem ver esse vídeo aqui:


Também fiz um fundo com aquele coração colorido que aparece na capa. Se quiserem aproveitar, está na galeria de png's.



27 comentários:

  1. Eu realmente não estou com a minima coragem de ler essa edição, como vc disse, vai ser aquele dramalhão de novela mexicana (eu tenho certeza). Tá bom que a MSP tem que lucrar, mas eles poderiam fazer outro casal, ou ate colocar uma personagem nova na historia, uma que seja misteriosa, e que faça os leitores pensarem e esperaram ansiosamente pela edição (coisa que já não acontece a muito tempo na TMJ). E eu não fico mais tao ansiosa para ler as edições recentemente feitas (acho que da 54 para frente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece que as historias andam meio limitadas e até sinto falta daquelas aventuras em outros mundos/dimensões/sobrenaturais... tá ficando tão chato e repetitivo!

      Excluir
  2. Nossa, na primeira vez que eu vi a capa, tive a impressão de que a cabeça da Mônica tava achatada.
    Assim como a contracapa da edição anterior me deu uma pequena crise de TOC XD

    Acho meio injusto (e machista) colocarem o Cebola se aproximando de mulheres o tempo todo. Mais velhas, reais, humanas, sereias, pra salvar o mundo, tanto faz! Por que não pode ser a Mônica pra salvar o mundo com um beijo?
    E tem mais: Tantos personagens, pedras a serem lapidadas, que podiam ser explorados melhor, ficam pendurados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eles estão desperdiçando boas histórias e personagens só pra ficarem nesse mimimi ao redor da monica e do cebola. Coisa mais chata! Ultimamente eu tenho lido fanfics melhores do que as histórias oficiais.

      Sem falar que também acho machista demais só a monica ficar sofrendo enquanto o cebola não está nem aí pra nada. Só reforça o estereotipo de genero e dá mal exemplo pras meninas que leem as histórias.

      Excluir
  3. A MSP iria lucrar mais se a Mônica e o Cebola namorassem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc ler o "Fala Mauricio" da ed. 34, vai ver onde ele questiona se é bom mesmo colocar os dois pra namorar agora e cita casais que foram juntados e caíram no esquecimento. O que vc acha que vai acontecer se a Monica e o cebola caírem no esquecimento? Vai parar de vender revista = prejuízo pra MSP.

      É por isso que não querem juntar os dois agora. Eles preferem ir explorando ao máximo e acho que só vão acabar com isso quando chegarem a 100a edição ou quando todo mundo ficar de saco cheio e parar de comprar as revistas. O que vier primeiro.

      Excluir
  4. Nem ler a edição 58 eu li, para falar a verdade. Parei no momento em que o Toni começa a discutir com o Cebola e aí não li mais. Agora não sei se vou ler a 59.

    Eu nem ligo mais pra esse papo de Cebola e Mônica. Por mim os dois podem se separar, se juntar, se matar, tanto faz, não vou mais ficar ansioso por uma edição em que eles namorem(simplesmente essa hipótese está bem longe de se tornar realidade, pelo visto).

    Gostei da introdução da realidade ampliada. Se a coisa for parecida, ou a mesma, da que você comentou na postagem, acho que vai ser muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ed. 58 não é lá essas coisas, mas até que tem uma parte legal onde o Cascão mete a real no Cebola por causa do orgulho dele. Vale a pena continuar só pra ver essa parte.

      Eu também desisti da monica e do cebola há muito tempo. Se der, deu. Se não der, não deu. As vezes acho que a MSP está deixando o namoro deles pra comemorar a centésima edição.

      Excluir
  5. Resumindo: o homem pode errar mas a mulher não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. É assim que nossa sociedade funciona. Cabe a nós ir mudando essa realidade ainda que aos poucos.

      Excluir
  6. Nossa véy falou tudo!
    Eu tô quase cancelando minha assinatura.
    Pq ngm merece ficar lendo essas histórinhas pão-com-ovo repetitivas.
    Só não cancelo pq ainda vem aquela coleção histórica..

    ResponderExcluir
  7. Pow, o mesmo lêlêlê de Mônica x Cebola de novo? Se for isso, já está ficando chato...

    A propósito, Mallagueta, você faz requests?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mal, não. Eu tenho pouco tempo disponível, então não dá pra atender pedidos.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. mallageta , eu acho q esse mimimi de cebola e monica ta ficando chato , mas concordo q eles fazem isso pra n cair no esquecimento (caem no esquecimento pq n fazem histórias baseados neles , imagine se alguem trai alguem mas...) , exploram esse casal ao máximo e talz... mas eu to começando a sentir falta das grandes histórias q visitam planetas, outras dimensões , pois eles (os escritore ) nesse tipo de historia podem acrescentar mais personagens como : yuka , capitao feio q retoretornou como poeira negra , princesa mimi , lorde coelhão...
    Enfim sinto falta das histórias q eram tão grandes e tinham tanto suspense q era preciso dividir em par 1,2,3... e tb sinto falta das grande falta de historias de outro mundo q era a tmj ( eles podem ate achar meio infantil e mt irrealistas para as histórias , mas eh por isso que são chamadas de histórias).
    Acho q se dessem mais tempo para pensar em grandes historias , mesmo q n girassem em torno de Monica e Cebola , iriam dar ate mas sucesso , mas como n vou e mesmo q tente n consiga dizer isso ao mauricio , entao n posso fazer nada n concorda? Bem so podemos esperar ate se ligarem o q faria mais sucesso para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa ai escrevi com pressa e meu teclado n ta muito bom ( sorry!!!) , mas tomara q entenda o q eu quis dizer.

      Excluir
  10. Assino em baixo!!!

    Concordo com vc em tudo, e no que diz respeito a "explorar ao maximo o casal" Acho que eles perderam o ponto de equilíbrio, pq há algum tempo já deixou de ser interessante pra se tornar maçante essa relação (se é que pode ser chamada assim) dos dois. Parece que os personagens estão perdendo sua essência, a Monica mesmo que em tese era pra ser uma lider nata e uma garota de atitude, não tem mostrado ser nada disso há muito tempo. Agora parece que ela é o tempo todo uma menina boba, ciumenta e insegura, não que ela não fosse antes, mas essas eram características menos expressivas nela e no momento parecem ser o que a definem sua personalidade (na minha opinião, obviamente).
    Enfim vamos pagar pra ver o resultado dessa edição, e esperar que não seja tão ruim quanto aparenta.

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo !

    Antes era fã Monica_X_Cebola ; queria tanto, tanto que se acertassem e que ficassem juntos mas nunca mais se resolvem ... está ficando tão maçador este fica-não-fica-gosta-não-gosta ... Era melhor que soluçionassem tudo de uma vez por todas, se ficam juntos ou se vai cada um para o seu lado ... é frustante vermos esta indeçisão deles ...
    (Até referi no meu blog)

    ResponderExcluir
  12. Eu também, mais agora eu tenho nojo do Cebola, e eles formam um casal pior até mesmo que Draco e Hermione, se fosse para mim escolher entre MoXCe e Dramione, mesmo não gostando, eu escolheria Dramione.

    Preforo MoxDc, desde a edição 54, por mim, eles não se acertam nunca, até minha mão acha que eles não tem nada a ver um com o outro, e que ela prefere que a Monica fique com outro, porque ele só servem para ser amigos mesmo, e eu concordo

    ResponderExcluir
  13. Sério, ninguém mais aguenta esse rolo da Mônica e Cebola, parece que eles estão repetindo tudo, ou seja, sem criatividade, se eu pudesse tomar conta do roteiro eu faria diferente, queremos algo novo, histórias novas que convencem o público, nada de Mônica e Cebola.

    A Mônica tem que desencana logo do Cebola? Que tipo de garota corre e morre de ciumes por um garoto? No minimo é retardada, sabe que o Cebola não é la essas coisas, eu tenho nojo dele por ser orgulho e metido.

    A Mônica tem que ficar com alguém que valorize.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talia, parece que eles vão fazer a lulu e o bola dar um beijo na edição desse mês, mas não é garantido que vai dar em namoro. Apesar de achar o bola muito parado, bobo e sem atitude, confesso que o romance deles não tem todo esse melodrama que nem acontece com a monica e o cebola. Sei lá, parece mais natural e realista, sem forçar tanto a barra e sem complicações.

      É claro que a lulu sofre por não ser correspondida, mas não é assim o fim do mundo a ponto de ela não ser capaz de viver sua vida. Agora, eu não acho que lulu teen seja imitação da tmj. As histórias e o foco são bem diferentes.

      Excluir
    2. A história de Luluzinha Teen com TMJ são diferentes, não a copias, apenas na parte que é estilo mangá. No meu caso eu acho as histórias de Luluzinha Teen interessantes, mas de vez em quando eles se perdem nas história, mas é interessante e bem desenhada.

      Excluir
    3. Faz sentido, mas cada história tem seu ponto de vista diferente né?

      Excluir
    4. Apesar de as histórias da TMJ andarem meio chatinhas, as da Lulu também passaram por um período negro. Eles resolveram espremer duas histórias numa revista só e ficou uma porcaria. Só voltou a melhorar quando voltou a ser apenas uma história.

      Agora, confesso que eu ainda acho a TMJ melhor porque os personagens tem um pouco mais de profundidade, diferente dos da Lulu teen que são meio rasos. Apesar de não gostar do Cebola, eu admito que ele tem mais personalidade que o Bola.

      Excluir
  14. eu acho que seria muito melhor um personagem novo aparecer no tmj e ficar com mônica e ela recupera suas qualidades, e que essa pessoa seja no mínimo seja melhor que o cebola

    ResponderExcluir
  15. vou te contar acabei de ler a historia e que é novamente ligada ao cebola,que finalmente aparece o xaveco em mais de 2 paginas, e que a monica (no final) tambem troca o cê pelo joginho
    mas o que vai ser otimo e a proxima por que o cascão e a cascuda vão brigar feio(tomara que ele mande ela ir catar latinha)kkk

    *preciso de sua ajuda entra em contato cmg por msg privada no nyah pq eu preciso te pedir um favor e só vc pode me ajudar
    OBS:so entra em contato se quiser por isso eu to falando pelo seu blog pra não te incomodar

    ResponderExcluir