segunda-feira, 8 de julho de 2013

O que é ser fã?

Sabe, nos últimos dias eu tenho observado uma coisa: toda vez que alguém fala algo contra a TMJ, logo aparece um para achar ruim. Peraí... achar ruim é pouco. Tem gente que parte para baixaria mesmo. Acho que se estivéssemos pessoalmente, a coisa ia acabar em agressão física. No facebook, teve uma usuária que me soltou um “cala o seu...” vocês sabem o quê. Oi? Pois é. E tudo isso só porque eu estou cometendo a audácia de não achar tudo lindo, perfeito e maravilhoso. Vê se pode?

Na cabeça dessas pessoas só existem duas alternativas: ou a gente gosta de tudo, ou não gosta de nada. Oito ou oitenta, preto ou branco. Sabiam que isso tem até um nome? Não? Se chama Maniqueísmo. Heim? Não, pessoal. Maniqueísmo não é nenhum estudo sobre as máquinas e robôs.

Esse nome esquisito e meio complicado de dizer é uma filosofia que divide tudo entre bem e mal. Só existem essas duas opções, dois extremos. Pessoas maniqueístas não conseguem enxergar nuances e variações.

Não é com todo mundo, claro, mas tenho observado que alguns fãs estão mostrando uma tolerância extremamente baixa a qualquer critica feita a TMJ. Essas pessoas não suportam quando alguém fala mal das histórias. Não, nem pensar! Quem se diz fã tem que achar tudo lindo, maravilhoso e não falar nada que demonstre o contrário!

Qualquer um que se atreva a fazer uma critica ou simplesmente dizer que não gostou ou achou uma porcaria é alvo de pedradas, insultos infantis e até palavrões. Claro que isso não me ofende. Eu respondo na mesma moeda e pronto. Não vou me deixar intimidar por pirralhinhos mimados criados a leite com pêra. Mas depois eu fico pensando em que tipo de adultos essas crianças irão virar amanhã. Hoje elas agridem por causa de uma história em quadrinhos. Amanhã será pelo quê?  

Se elas não conseguem tolerar opiniões diferentes relacionadas a uma simples história, será que irão respeitar opiniões sobre religião, política, etc? Será? Medo.

Pois bem, vou dizer uma coisa: ser fã não é ser cego, não é idolatrar tudo incondicionalmente sem nenhum senso critico. Ser fã não é aceitar tudo, concordar com tudo, achar que tudo está lindo, perfeito e maravilhoso. Isso não é ser fã. É ser fanático religioso. E vocês sabem o que os fanáticos religiosos fazem? Em muitos casos, podem agredir e até matar. É isso que vocês querem? Certamente não.

Eu não preciso concordar com tudo para ser fã. Ninguém precisa. Aliás, se eu não fosse fã da TMJ, nunca teria criado esse blog e jamais faria esses desenhos que consomem tempo e energia. Se eu não fosse fã, não estaria sequer lendo as revistas. Estaria fazendo outra coisa e o mundo continuaria girando do mesmo jeito. Fim.

Agora, só porque eu sou fã e adoro a TMJ não quer dizer que eu deva concordar com tudo, né? Tem coisas que eu adoro, mas tem coisas que eu detesto também! E mesmo tendo coisas que eu detesto ainda continuo lendo e prestigiando. Só que eu também falo o que não gosto, o que não concordo e o que não me agrada. Eu elogio, mas também critico e às vezes até meto o pau.

E mesmo criticando e vendo tantas falhas, eu ainda continuo gostando. Isso sim é ser fã: continuar acompanhando o trabalho, gostando e apoiando mesmo não sendo perfeito, mesmo tudo não sendo como gostaríamos que fosse. Qualquer um é capaz de devoção cega, mas continuar gostando de algo apesar de não ser perfeito é para poucos.

Bom, para que vocês vejam o quanto eu sou fã, fiz dois desenhos usando aquela capa da Ed. 36 – o show deve continuar. Vocês sabem que eu não gosto do Cebola, mas isso nunca me impediu de desenhá-lo e me esforçar para que fique bom. Aqui vai duas versões: uma da Mônica com o Cebola para os tradicionais e outra dela com o DC para os alternativos.

Já tem png e quebra-cabeça. Divirtam-se!



11 comentários:

  1. Concordo com tudo o que vc disse. Essas pessoas são um saco mesmo. Acho que faz parte da cultura brasileira, sabe? Críticas são vistas como algo ruim e desrespeitoso, quando na verdade é justamente o contrário: elas servem para acrescentar alguma coisa. Pessoas que pensam que elas são horríveis geralmente tem uma vida muito limitada e nunca vão crescer ou tentar melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo o que vc disse. Essas pessoas são um saco mesmo. Veem críticas como algo ruim feito por pessoas invejosas, quando é justamente o contrário: quem critica quer acrescentar algo de bom.
    É triste, porque gente assim dificilmente vai subir na vida ou melhorar como pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Sei que posso levar pedradas se disser isso mas, acho que você tem realmente razão(nem sabia que existia nome para pessoas assim)
    Acho que o primeira parte de ser um bom fã e aceitar as críticas e explicar de forma CIVILIZADA porque você gosta e não gosta, como você faz aqui no seu blog, e não dizer palavras feias e tentar matar o outro só porque não gosta, se todo mundo gostasse e apoiasse a mesma coisa o mundo seria chato e sem graça, por esse motivo que temos opiniões diferentes, coisas que faz com que sejamos únicos, originais, que não exista cópias, mas é claro que algumas pessoas não veêm isso e acham que todos que fazem um pequena crítca sobre o que ela gosta é filho do satã ao algo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhull ! Resposta mega-blaster ótima. Parece até baseada na TMJ 29 e 30, duas que eu adoro !!

      Excluir
  4. Eu sou fã da TMJ mais não sou idolatra tem histórias que são porcarias, e ficaram lindos! Há eu já escrevi pelo facebook mais agora eu falo por aqui

    ResponderExcluir
  5. Concordo completamente !

    A verdadeira fã tem uma atitude liberal, em que aceita que qualquer pessoa pode ficar com o/a protagonista e não condena ninguêm por isso. É apenas uma opinão e elas devem ser respeitadas independentemente da pessoa.
    Não é necessário chegar a situações de extremos até porque o roteiro das edições não vai mudar drasticamente devido a conflitos das opiniões dos fã's.
    Eu também tenho um Blog em que escrevo sobre TMJ e lá coloco a minha opinião mas espero que ela seja respeitada tal como eu respeito as demais.
    Claro que não estou de acordo com tudo mas tento ver sempre o lado bom da história.

    ResponderExcluir
  6. Se ela já está lendo, acredito que ela esteja com muitos sentimentos baixos pelo Cebola...Com certeza !

    ResponderExcluir
  7. bah pelo menos a monica deu o troco na mesma moeda :P

    ResponderExcluir
  8. Mallagueta você está certíssima ! Já me xingaram porque falei umas verdades sobre as revistas e suas mesmices eu não ligo para este tipo de ofensa pois sei que, quem ofende por motivos tão fúteis com certeza deve ter miolos a menos ~rs.
    Os desenhos ficaram lindos, tanto o da Mô&Cê quanto da Mô&DC

    PS: Gostei mais da versão com o Do Contra :p não tenho motivo pessoal, é porque ficou bonita bem original e diferente da versão colocada na revista ! ~Continue com os ótimos posts,críticas e afins é por isto que venho lendo muito o seu blog !

    ResponderExcluir
  9. Cara, cara, cara, cara!!
    Concordo plenamente contudo que tu falou (ah essa é a primeira vez que entro no seu blog e já curti ^^).
    Eu nunca tinha realmente parado pra pensar sobre toda essa coisa e talz, mas vc escrevendo e colocando td o que vc pensa assim abertamente me fez refletir um pouco e concordo com seus pensamentos.
    A um tempo qeu eu venho notando uns barraquinhos basicos pela net, mas pra mim não fazia sentido, não faz sentido. Bem vim aqui somente comentar que tive uma excelente primeira impressão do blog e vou etar sempre dando uma olhada, vc parece ter uma mente ah... aberta? Clara? Não sei explicar em palavras.
    Adorei os desenhos e devo confessar q meu preferido foi DC e Monica.
    Continue com o excelente trabalho ^^

    ResponderExcluir
  10. Realmente, concordo com você! É ridículo o jeito desse tipo de pessoas agirem e isso incomoda muito. Elas não deixam nem a pessoa ter suas próprias opiniões e conceitos! Nada é perfeito, a TMJ não é perfeita, mas esses "fãs exagerados" não pensam assim!

    ResponderExcluir