quinta-feira, 18 de julho de 2013

TMJ#60: Os opostos se atraem - Palpites

Turma da monica ed. 60 - os opostos se atraem


Crendeuspai! Quando saiu a capa da TMJ 60 eu juro para vocês que levei um baita susto com a cara da Mônica! Sei lá, a primeira coisa que eu vi foi os dentes dela que parecem prontos para morder. A cara do Licurgo então, acho que vou ter pesadelos essa noite!

Sabem... pode parecer estranho, mas apesar do susto eu amei essa capa. Acho que ficou uma das melhores de todos as edições. E se não me engano, é a primeira vez que a Cascuda aparece numa capa. Agora, só tem um pequeno porém: os olhos da Carmem saíram verdes sendo que são azuis. E as sobrancelhas dela ficaram mais escuras que o cabelo. Fora isso, ficou muito bom.

Agora sim estou doida para ler a história, porque essa promete. Aposto que todo mundo deve estar de cabelo em pé ao ver o Cascão junto com a Carmem todo cheio de dengo. O que será que aconteceu para que ele resolvesse ficar com ela? Mais importante: o que deu nela pra ficar com ele? Sim, porque uma patricinha como a Carmem dificilmente ia se interessar por alguém como o Cascão.

Quando falaram que o título seria os opostos se atraem, pensei que estivessem falando do Cascão e da Cascuda porque de certa forma eles tem personalidades bem diferentes. Eles me pegaram de surpresa quando botaram ele com a Carmem.

Mas vamos com calma. O Licurgo fazendo essa cara de doidão está sugerindo que alguma coisa maluca deve ter acontecido para esses dois acabarem junto. Difícil acreditar que tenha acontecido assim, do nada. É provável que os dois tenham brigado feio, terminado e tudo. Mas algo de diferente deve ter rolado depois disso. Algo que envolve o Licurgo.

O fundo da capa está cheio de códigos binários e fórmulas químicas. Códigos binários são aquelas seqüências de 0’s  e 1’s. É basicamente a linguagem que o computador entende e na verdade representam os impulsos elétricos. Quando o impulso é alto, o código é 1. Quando baixo, é 0.

Esse tipo de código só aceita duas possibilidades. Ou é zero, ou é um, ligado ou desligado. É o uso desses dois códigos que faz o computador funcionar. Deve ser essa a razão do titulo da história.

Na capa também tem fórmulas químicas. Lembram até as aulas de química orgânica que eu tive no ensino médio. Parecem aqueles hidrocarbonetos que a gente tinha que decorar. Era legal até. Talvez seja para dizer que o casal pode ser oposto, mas o que importa é a química entre os dois. Ô viagem!

E sabem o que eu gosto mais? É não saber o que esperar. Na última edição, tudo foi muito previsível. Essa é diferente. Quer dizer, a gente sabe que alguma coisa vai acontecer com Cascão e Cascuda e ele vai pender para o lado da Carmem. E só. Não consigo imaginar como isso teria acontecido embora tenha um palpite de que tenha alguma doideira do Licurgo no meio desse angu de caroço.

Claro que estou com um pouquinho de medo. Será que eles vão avacalhar outro casal? Tomara que não, né? Apesar de muita gente torcer por Cascão x Magali, eu acho que ele com a Cascuda fica bem bonitinho. Bom, é apenas um medinho bobo, né? Porque é bem provável que eles vão se entender no final.

É bem provável que essa história tente passar a lição de que apesar das diferenças e defeitos de cada um, é possível conviver e ser feliz mesmo ambos tendo personalidades opostas.

Ah, sim... a velha crença de que os opostos se atraem. O que eu acho? Que isso funciona muito bem com ímãs, mas seres humanos costumam ser mais complicados do que isso. Não existe uma única formula definida dizendo quem vai se atrair por quem.

Aliás, observando por aí podemos ver que a tendência é nos juntarmos a pessoas semelhantes, não opostas. Quem gosta de rock não vai se interessar por grupo de sertanejo ou funk.

Agora, por que acontece de pessoas com personalidades tão opostas se atraírem? Aí entra um pouco de psicologia no meio. Vou tentar não complicar. Acontece que temos a tendência de procurar nos outros aquilo que falta em nós. Pessoas muito tímidas podem procurar as extrovertidas e por aí vai. É uma forma que a gente acha de compensar nossas próprias falhas, acreditando que ficar com a outra pessoa vai nos dar aquilo que nos falta.

Só que não funciona. Com o passar do tempo, as diferenças podem se tornar um problema se os dois não souberem lidar com isso. No início do namoro tudo é lindo e a gente passa por cima dos defeitos e dos antagonismos. Só que esse encantamento acaba e aquilo que antes nos atraía, passa a irritar. Então essa idéia de que opostos se atraem pode funcionar no início, mas com o tempo não se sustenta.

Temperamentos e gostos antagônicos dificultam a vida em comum. Pode dar certo, claro, mas para isso tem que ter muito jogo de cintura, diplomacia, diálogo, um cede aqui, outro cede ali... é preciso uma maturidade que a maioria dos casais simplesmente não tem. Por isso geralmente é mais fácil quando os dois têm gostos semelhantes.

“Ain, mas nas comédias românticas e histórias da TMJ isso funciona muito bem!” sim, no universo fictício isso funciona que é uma beleza. Mas no mundo real eu aconselho um pouco mais de cuidado.

Sem falar que essa idéia esconde uma armadilha: se opostos se atraem, então será que uma pessoa desonesta pode se dar bem com uma honesta? Uma pessoa perversa daria bem com uma que é bondosa? Um preguiçoso daria bem com um trabalhador? Pensem nisso, crianças.

No mais, eu acho que vai ser uma boa história e certamente terá um final feliz, com os dois se entendendo e prometendo conciliar melhor as diferenças. Aliás, eu adoro as participações do Licurgo, porque ele parece doido, mas as vezes tem mais cabeça que as pessoas ditas normais. Quer dizer, pelo menos eu espero que ele vá participar, né? Porque na Ed. do rei dos trolls, o DC apareceu na capa e desapareceu na história. Espero que eles não façam isso com o Licurgo.

Mas eu confesso que apesar de não saber o que esperar dessa história, estou aqui me perguntando por que a Carmem está envolvida nessa crise do Cascão com a Cascuda. Antes foi com Mônica e Cebola, depois com Titi e Aninha, agora é com Cascão e Cascuda? Ponto negativo por essa repetição, mas tudo bem.

Ainda assim estou achando meio chato ver os garotos da TMJ dando de cima das outras garotas, xavecando aqui e ali enquanto as meninas tem que ser puras, recatadas e fiéis. O machismo está correndo solto, heim? Alguém avisa para os roteiristas que estamos no século 21, por favor!

Eu também tentei fazer um fundo parecido com o da revista. Não sei se ficou bom, mas acho que dá para quebrar o galho. Está disponível para download na página de png's.

31 comentários:

  1. Eu gostei da capa, mas achei parecida com a da edição "divisão por dois". Um menino com a Carmem e a ex toda tristinha. Espero que a Cascuda sofra menos que a Aninha e arrume um ficante também.

    Agora, se outro casal sair avacalhado, o negócio vai ficar sério. Tá bom que a Cascuda tá bem chatinha utimamente, mas eu gosto dos dois juntos (também gosto de CasXMagá, mas acho que eles não ficarão juntos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da capa ficou muito legal muito mesmo, essa edição deve ser histórica! :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pela primeira nesse ano eu sinto muita vontade de ler uma edição. Eu fiquei bem surpresa com a capa, eu não esperava que a carmem aparecesse na capa (e a foto dela meio que me assustou um pouco, mas ok). Eu realmente to muito interessada pela edição. Mais ai já vai ser brincadeira se eles avacalharem esse casal também, e eu espero que o DC apareça nessa edição (to com saudade dele). E eu amei a critica

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a Carmen feia no foto, sei lá o rosto dela ficou estranho (deve ser porque acho ela feia xD).
    Pelo jeito esta edição promete!

    ResponderExcluir
  5. Não é a primeira vez da Cascuda (capa de Monstros do Id - 2)
    Acho que essa edição vai me surpreender, apesar de eu não ser uma adolescente romântica e estar meio farta de histórias de namoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tá. Tinha esquecido dessa edição. E como vc, eu também estou farta dessas historinhas de namoro. Mas talvez essa aí seja boa.

      Excluir
    2. Somos 3 ! Ja to cansada das hitórinhas de namoro ! Tipo podiam fazer uma história focando numa aventura e esses "romancinhos" ficam como mini pedacinhos da história como : monstros ID , ou ent~o as primeiras revistas da TMJ das quatro dimensões.
      Sinto falta desse tipo de história , de outros mundos que so existia nas revistas, eles tao focando mt na realidade ultimamente. N acham ? mas quem sou eu pra falar , so posso esperar e ver o que vai acontecer

      Excluir
    3. 4! cansei de romance na tmj, cansei de sofrer com o casal monicaxcebola acho que um pouco de aventura cairia bem na tmj a partir de agora!

      Excluir
  6. O que eu posso dizer?FINALMENTE!!!É sim, finalmente largaram esse mimimi da Mônica e do Cebabão, ao que parece vai se focar na Carmem, no Cascão e na Cascuda, porque né, ela vai sofrer muito, pois ela vai passar pelo mesmo drama da Aninha, fim de um namoro antigo.
    Estou aguardando ansiosa essa Edição

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz por essa edição não ser sobre a Mônica e o Cebola! Mais acho que eles poderiam inventar alguma coisa que não seja romance! As histórias de antes da edição 50 eram mais legais! tinha menos mimimi de casais brigando e mais aventuras. Acho que fui a única que não me interessei por essa edição! Eu esperava uma história diferente, mesmo com a Carmen aparecendo no "Na próxima edição". É chato essa história de largar a namorada e ir correndo para uma patricinha bonitinha! Mas eu espero que eu esteja errada e que tenham feito uma história emocionante não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q as TMJ tao sendo muitos realistas !!!!! Eu gosto de aventuras , acao ... coisas que so podemos ler , ver ou imaginar , isso sim sao historias da TMJ mas ... so posso esperar .
      E concordo com vc , eh bom n tar focado na mô e no cê , mas eu n fiquei taaaaaaaaaao ansiosa com essa historia , comparando com as outras essa vai ser melhor , mas sinceramente preferia mil vezes mais historias de dimensoes magicas,monstros,grandes vigancas etc... do que : namorico ... te odeio ... te perdoo ... mimimi .... nhanhanha.... argh ... ja cansei disso.
      eu so to aguardando pra ver se aparece aquele tipo de historia antes da edicao 53 ( pois gostei da ed 51 e 52 ).
      bem... so posso esperar

      Excluir
  8. "Agora, por que acontece de pessoas com personalidades tão opostas se atraírem? Aí entra um pouco de psicologia no meio." Meu palpite é que nessa psicologia o Licurgo entre.

    ResponderExcluir
  9. Bom, também acho que esta será uma edição boa, a capa está maravilhosa.
    Aiai, mais uma namorada tristinha, será que esse machismo TMJ nunca vai acabar? Eu ainda tenho tanta esperança com isso, algum dia né?
    O visual está M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O como sempre, muito lindo.
    A capa [e incrível, mais só uma perguntinha, porque você não faz png's da capa? São tão bonitas.
    Bom, adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Verônica do TMJ Wallpapers já faz isso e com um resultado muito bom.

      Excluir
    2. É, eu sei, eu tento fazer isso as vezes, mais nem sempre dá certo porque ainda não tenho muita coordenação com as "ferramentas do photoshop", mais um dia aprendo. Não foi só uma pergunta mesmo. Mais os seus também tem um resultado incrível.
      Bom, adoro o Licurgo, um dos meus personagens favoritos.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sinto falta de histórias de aventura tipo : dimensões magicas , monstros ID , Sombras do Passado , Brilho de um pulsar ( acho q alguns nomes n estao certos mas vcs entenderam) etc... do q essas de namoro , escola , trablho . Isso ta muito "mundo real" ao inves de "mundo dos quadrinhos ".
    Mas acho q essa ed vai ser melhor , mas admito q n fiquei taaao ansiiosa quanto as outras adicoes q falei la no inicio.
    so posso ver quando vao criar historias fantasticas como antes ,mas voltando ... acho q essa historia vai valer mais a pena ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é que não sente falta. Ultimamente eu sinto que falta muita coisa nos gibis TMJ, os primeiros eram tão... perfeitos, maravilhosos e agora, até as capsas então ficando sem graça. É tudo muito dilemático, muito real, e eu não acho que isso é para a Turma, tinha que ser algo divertido, não com todos esses problemas de hoje em dia, por mais que seja a realidade, não é legal crianças verem isso. Os primeiro sim eram maravilhosos, tipo Monstros do ID "foi o primeiro que eu li", Dimenções Mágicas, Fortes emoções "nessa época eu gostava do Cebola", até Sombras do Passado ainda tinha aquele encanto que os de agora não tem mais, Brilho de um pulsar, Caderno do Riso foi uma das edições mais perfeitas. Agora eles nem vão para o pais das maravilhas ou qualquer outro lugar mágico, e isso é tão... chato e sem sal.
      Eu sinto falta dos gibis antigos

      Excluir
  12. Basicamente a carminha dá em cima do cascão, começa uma amizade, ele briga com a cascuda, faz a cascuda sofrer, depois briga com a carmen, e volta para a cascuda na maior cara de pau, e a idiota ainda aceita ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o enredo das histórias está tão repetitivo que nem posso mais chamar isso de spoiler, já que todo mundo está esperando isso mesmo. Ainda assim, evite dar detalhes, tá bom?

      Excluir
    2. Não Myllena, não foi nada disso.Já li, foi muito bom, pelo contrário!

      Excluir
  13. Mallagueta, a Cascuda também apareceu na edição 16 da TMJ:

    http://tmjovem.files.wordpress.com/2009/11/digitalizar0015.jpg

    ResponderExcluir
  14. Pronto, já li a edição, foi diferente desse drama eterno da TMJ! (Na minha opinião).

    ResponderExcluir
  15. Mallagueta,seu desejo se realizou!!O Licurgo vai aparecer na histótia!E vai ser quase,ou parecido como se ele fosse o papel principal.Mas ele vai ter quase tudo a ver com a história.Eu estou louca para ver o jeito que voce vai fazer sua criticas!!O da próxima edição que eu vou mesmo querer saber a capa,os palpites,etc,tudo!!!Sempre sigo seu blog.Ele é d+!!!Eu não perco por uma coisinha.E na história,o Cascão pede a mão da Cascuda em namoro!
    E é só isso mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que goste do blog. Também estou ansiosa pra ler a história, mas só deve sair no gibiteca lá pelo dia sete ou oito. aí vou ter q esperar...

      Excluir
    2. É...Mas quando fiquei sabendo que o Gibiteca vai ser excluido segunda-feira.(o que vi lá)Mas eu vi que lá já tem a edição 60 para baixar.

      Excluir
  16. sou homem e mesmo assim não apoio esse machismo da tmj acho que em uma edição as meninas poderiam fazer ciume nos meninos com um novo personagem. Para falar verdade se o Mauricio destruir o cascão e a cascuda acho que não vou mais ler tmj depois da ed. 60 pois o romance dos dois e muito lindo pois desde crianças eles se amavam! Mauricio por favor não destrói um casal igual você fez com a mônica e o cebola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal vc pensar assim, porque muito homem não liga de a gente viver nesse sistema machista que prejudica as mulheres. Por um instante pensei que ele fosse avacalhar o casal, mas felizmente eles foram poupados.

      Excluir
    2. muito obrigado! amo seu blog e hoje eu vou fazer uma cirurgia mas nos meus dias de repouso eu vou ler seu blog todo dia! suas criticas são maravilhosas e super reais e fico feliz que você e muitas pessoas aceitem meu jeito! quero um dia acabar com o machismo!

      Excluir
  17. Afe que porra ´pq não postam os gibis queremos gibis e não saber sobre oque pensam ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é onde eu coloco meus pensamentos. Se quer gibis, melhor procurar em outro local.

      Excluir