sábado, 28 de dezembro de 2013

A Mônica é mesmo gorda?




Pode parecer besteira, mas às vezes eu fico meio preocupada quando chamam a Mônica de gorda na revista.

O que me preocupa é dizerem que uma personagem com esse corpo é gorda. Então o que seria magra para eles? Corpo de faquir indiano?

Sei que os outros personagens falam isso por implicância, porque ficou o estigma devido à infância dela. Mas ainda assim me preocupa como deve ficar a cabeça de uma garota que lê essas histórias e vê uma personagem com o corpo da Mônica ser alvo de piadinhas por causa do peso.

Acho que o pessoal da MSP deveria ter um pouco mais de cuidado com isso. Já chega as cobranças que sofremos todos os dias para sermos lindas e perfeitas, não precisamos de mais.

Muitos dizem que basta não ligar e seguir em frente. Quem dera fosse fácil. Não, nem todo mundo consegue. Não é apenas questão de autoestima. É segurança, estrutura emocional para não se importar com as opiniões e julgamentos dos outros. Infelizmente, as mulheres em geral não são criadas para terem essa estrutura. Somos educadas para dar grande importância as opiniões dos outros, especialmente dos homens.

Afinal, mulher solteirona que não arruma ninguém sempre cai no ridículo. Na nossa sociedade, mulher sem homem não é gente. Aquela garota que nunca arruma namorado é sempre vista como esquisitona. Ninguém quer passar por esse tipo de situação. 

É por isso que muitas se desdobram para ter a atenção e aprovação dos homens, porque foram condicionadas para serem assim desde pequenas.

Então lembrando aquela parte em que o Cebola confronta Carmem e Denise, ele pergunta qual é o problema em se achar. O problema é que as mulheres não são educadas para “se achar”. As que “se acham” são vistas como arrogantes, difíceis, chatas, vão ficar solteiras, etc.

Ele também pergunta por que as garotas não se gostam como os rapazes gostam delas. A resposta também é simples: porque os rapazes, em sua maioria, gostam das garotas dentro dos padrões, submissas, que se desdobram para agradá-los. Poucos aguentam uma que seja independente, dona de si mesma e não importa com suas opiniões. Eles ficam totalmente perdidos quando não conseguem dominar a garota.

Muitos até dizem que elas deveriam pelo menos fingir que o homem tem controle da situação, porque massageia o ego deles, é sua natureza, etc. Não estou generalizando, claro, mas em geral eles não suportam um relacionamento igualitário, onde os dois têm a mesma importância.

Nós vivemos numa sociedade machista e contraditória, onde a mulher é criticada por cuidar da aparência e igualmente criticada por não cuidar. Um exemplo bem simples é a depilação. Quando uma mulher reclama disso, falam que ela faz porque quer, ninguém obriga a nada. Mas quando ela resolve não fazer, é taxada de porca, peluda, macaca, etc.

Voltando ao assunto, eu sei que toda mulher é ao menos um pouco encucada com a própria aparência, mas os roteiristas da MSP deveriam ter um certo cuidado ao falar da “gordura” da Mônica. É muito estranho falarem que ela é gorda ou com tendência a engordar e ao mesmo tempo desenhá-la com um corpo dentro dos padrões.