sábado, 18 de outubro de 2014

TMJ#75: Umbra mistério revelado?- Palpites




Para sagas grandiosas, capas grandiosas e de impacto. Sim, a capa da ed. 75 ficou super sinistra, apesar de eu achar que devesse ter ao menos uma corzinha porque esse tom meio puxado para sépia ficou um tanto monocromático para mim. Mas olhem só a pose de dono do mundo do Cebola ocupando o lugar do Porta-Voz! Já vi que essa história promete.

Então vamos a segunda parte de Umbra, que promete responder algumas perguntas e levantar outras. A primeira parte terminou com o Cebola caído no abismo. Pelo visto, ele bateu as botas mesmo e irá parar lá no outro lado. E quem irá recebê-lo? Dona Morte, igual ao que aconteceu naquela história Ghost de Cebolinha.

Eu já tinha falado sobre isso em outro tópico, de como as duas situações são bem semelhantes. Em ambas, o Cebola cai de um abismo e morre, é recebido pela Dona Morte e fará um passeio no outro mundo. Só falta saber depois como termina e como ele irá ressuscitar.

Por enquanto, ainda há outras perguntas: quem são os filhos de Umbra? E a tal serpente? Como a menina fada irá participar nessa história? E o Xavecão é mesmo o Xaveco do futuro? Ai ai... tantas perguntas...

Vamos ver se começamos do início. Tudo começou há vinte anos atrás quando a filha da mulher apelidada de Jumenta Voadora morreu por causa da travessura de sete pestes crianças. Depois, misteriosamente, essas crianças desaparecem e viram esses fantasmas chamados filhos de Umbra.

E depois a casa da Jumenta Voadora apareceu destruída por causa de um incêndio exceto por uma porta vermelha. O que causou esse incêndio? A mãe da fadinha morreu queimada? Como ela reagiu ao saber da morte da filha? Percebam que existe uma pequena lacuna nesse mistério, pois não sabemos o que deu sumiço nas sete crianças, causou o incêndio e nem o que aconteceu com a mulher dos tapaueres.

Então pode ser que exista um vilão maior nessa história, alguém que esteja por detrás disso tudo. Pode ser uma entidade demoníaca que ao ver como as crianças eram cruéis, as raptou para usá-las em suas maldades. Ou então pode ser a própria mãe da fadinha, que ficou cruel com a morte da filha. Ela pode ser o grande vilão ou então alguém empenhado em ajudar a resolver as coisas. De repente, o tal vilão pode ser a fadinha mesmo que voltou para se vingar. Temos que considerar as possibilidades.

No início eu pensei que os tais filhos de Umbra não fossem realmente do mal, porque tentaram avisar aos quatro que um estava para morrer e sobre a volta da tal serpente. Nos filmes de terror, quando um monstro, demônio, fantasma ou entidade do mal quer matar uma pessoa, geralmente não avisa. A criatura vai lá, mata e pronto. E observando os últimos quadrinhos da história, não pareceu que os filhos de Umbra tenham matado o Cebola.

O violinista não foi porque ele estava no palco tocando o violino. Sem falar que ele foi o primeiro a avisar o Cebola sobre o que podia lhe acontecer. A música dele é para anunciar a morte da pessoa, não para causá-la. Os outros estavam parados, como se estivessem contemplando algo. A fadinha também não deve ter sido porque a mão que apareceu atrás do Cebola parecia de uma pessoa adulta. Podia ser da mãe da fadinha, do verdadeiro vilão ou talvez da Dona Morte.

Eu imagino que Cascão, Mônica e Magali vão chorar muito com a morte do Cebola e tentar descobrir o que aconteceu com eles juntamente com o Xavecão. Mas é provável que o foco maior seja no Cebola e sua caminhada no outro lado da vida. Ele terá mais condições de investigar o mistério e saber a origem daquilo tudo. E, talvez, derrotar o vilão, ou os filhos de Umbra.

Na capa ele aparece sentado naquela cadeira com os filhos de Umbra ao redor. Nem sempre o que aparece na capa acontece na história, mas nesse caso pode ser uma pista. Se for mesmo verdade que essas crianças são apenas joguetes ou marionetes nas mãos de algo maior e mais cruel, então ele poderá libertá-las.

Em um dos seus teasers, Emerson diz que as três meninas são as mais perigosas porque dominam os reinos profanos. Isso pode indicar que eles são realmente vilões e agem por vontade própria. Então minha teoria de que na verdade são apenas escravos de um vilão maior vai para o ralo. Mas pode ser que eles sejam tão cruéis por estarem sendo aprisionados e controlados.

No filme sobrenatural 2 também aparece uma porta vermelha que nem nessa edição. Essa porta dá para uma dimensão sombria habitada por almas atormentadas. Será esse o lugar para onde o Cebola vai depois da morte? Afinal, ele não morreu de causas naturais. Foi uma tragédia e ele deixou muitos assuntos pendentes na Terra. Pode ser que aconteça que nem na história do gibi e ele precise decidir para onde quer ir, se para o céu ou para o inferno. Nessa mesma história, Dona Morte acabou dando um jeito de ressuscitá-lo fazendo com que ele voltasse no tempo momentos antes de cair no abismo, mas não sei se vai acontecer em Umbra.

Ah, e não vamos nos esquecer do misterioso Xavecão. O Emerson andou falando que ele é mesmo o Xaveco do futuro, todo turbinado e repaginado porque ele queria dar um jeito nele antes de deixá-lo ficar com a Denise. Se é mesmo verdade eu não sei porque de vez em quando ele brinca com os leitores. Mas supondo que ele seja mesmo o Xaveco do futuro, tem uma coisa que ficou inconsistente. Lembram quando ele encontrou a Denise e deu um beijo nela?

Pois bem: Ele sabe que viajou no tempo e foi para o passado? Sabe que está falando com a turma de um tempo anterior ao seu? Se sim, então a cena onde ele encontra a Denise e pergunta como ela conseguiu escapar de sei lá o quê não faz sentido, porque se ele sabe que está no passado, então deveria saber que, seja lá o que tiver acontecido com ela, ainda não aconteceu. Deveria saber também que no passado, eles ainda não estavam namorando, logo não fazia nenhum sentido ele dar um beijo nela daquele jeito. Essa parte ficou um tanto mal explicada.

O que conta um ponto a favor de ele ser mesmo do futuro foi sua fala sobre tudo estar se repetindo novamente. Pode ser que ele tenha viajado ao passado para evitar que tudo acontecesse, mas decidiu fingir ser outra pessoa para evitar perguntas que poderiam atrapalhar tudo, já que ele não poderia dizer por que estava ali. Já pensaram que estranho ele chegar no pessoal, falar que veio do futuro e que um deles ia morrer?

E nós pudemos ver o medo dele ao pedir que Deus lhe desse forças para ser capaz de suportar tudo aquilo e mudar o que estava para acontecer. E o fato de ele ter ficado preocupado quando deixaram o Cebola sozinho também é uma evidência dessa teoria de viagem no tempo, apesar de esse lance ser um tanto clichê na TMJ.

Lembram do que eu falei sobre a Dona Morte ter feito o Cebolinha voltar no tempo para evitar a própria morte? Nos gibis, ela já mostrou que é capaz de viajar no tempo, então pode ser que ela tenha ajudado o Xaveco a voltar no passado por alguma razão. Tá, eu sei que é viagem na maionese, teoria maluca, pura doideira... mas até que seria legal se fosse isso mesmo, porque convenhamos: recorrer as máquinas do tempo do Franja já está meio batido e sem graça.

No mais, ainda há perguntas tipo: como Creuzodete irá ajudar a turma a resolver esse problema? Se não me falha a memória, o Emerson tinha falado qualquer coisa sobre ela ter um segredo meio sinistro. Será que vão falar desse segredo nessa história? Já pensou se, numa reviravolta bem maluca, nós descobrimos que ela é a mãe da fadinha? Tá, tá, pura viagem.

A solução desse problema será um trabalho conjunto, com eles trabalhando no mundo dos vivos e o Cebola no dos mortos? Ou somente o Cebola irá agir para derrotar os filhos de Umbra e salvar o dia? Se o Xavecão for mesmo o Xaveco do futuro, ele irá embora depois que tudo acabar? Como o Cebola irá lidar com os filhos de Umbra quando encontrá-los?

Vai lutar contra eles? Fugir? Entrar em um acordo? Comandá-los como aparece na capa? Ele também vai encontrar a menina fada? Será que ela ainda é atormentada pelas sete crianças depois de morta? A festa da Jumenta Voadora ainda vai distribuir comida de graça? Tá, tá, esqueçam a última pergunta. É que eu estou com fome agora.

Ah, e não vamos esquecer que ainda vão aparecer novos personagens, aquelas garotas que apareceram na revista Cascão 94: Bia e Melissa. Só não sei se será na ed. 75 ou na 76.

Ah, uma coisa que me chamou a atenção foi o Absinto, o garoto com um meteoro no lugar da cabeça. Tá, eu confesso que achei meio estranho. Há quem diga que ele tem esse nome porque o absinto é alucinógeno, mas nunca foi realmente comprovado que essa bebida faz as pessoas verem jacarés azuis com bolinhas roxas.

Quando soube o nome dele, de cara lembrei de uma teoria defendida por muitas pessoas sobre um grande planeta que está se aproximando da Terra. Esse corpo celeste tem muitos nomes dependendo da tradição. Os espíritas o chamam de Planeta Chupão ou Planeta X; os babilônios, de Nibiru; os gnósticos, de Hercólobus. E também de Marduk, que é como os sumérios o conheciam. Já na bíblia, no Apocalipse, chamam de Absinto. Dizem que a aproximação desse planeta causaria muitas transformações na Terra. Uns acreditam em grandes catástrofes, outros falam em fim do mundo. Ou simplesmente esse planeta irá levar embora os espíritos atrasados.

Não levem isso a sério e nem fiquem com medo. É só uma lenda. Se tivesse um planetão desse tamanho aproximando da Terra, todo mundo já teria percebido. Só estou falando disso porque pode ser meio que uma pista do que esse garoto faz. Ele pode ser agente de mudanças. Ou então só causa alucinações mesmo, sei lá. Ainda há quem acredite que o absinto faz as pessoas verem coisas. Vai saber...

O bom disso tudo é saber que essa história além de ser boa, será muito bem contada. É uma pena a Panini não permitir sagas, dizem que vendem menos. Geralmente, as sagas tem as melhores histórias porque elas podem ser mais elaboradas e desenvolvidas. Bom... agora só nos resta esperar pela ed. 75, né? Até lá, tem esse quebra-cabeça que eu fiz do Cebola. Confesso que fiquei receosa de refazer esse desenho porque muitos poderiam achar que é de mau gosto. Mas fiquem tranqüilos, eu não fiz isso celebrando a morte dele ou coisa parecida. Apenas achei que seria um bom desenho para refazer, nada mais.

Também tem quebra cabeça e png, embora eu não saiba se vai dar para aproveitar algo assim. De qualquer forma, está disponível.



20 comentários:

  1. Agora que você falou sobre o absinto, se olhar na página 88, verá que a cabeça dele não era aquela coisa parecida com um meteoro flutuante com chamas, mas sim, apenas um formato de uma bola com estrelas como sua fantasia de dia da Jumenta Voadora. Talvez isso tenha algo a ver com as máscaras deles. Suspeito de algo muito estranho nelas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que eles tenham sido meio que transformados nos personagens nos quais fantasiaram. Deve ser isso tipo uma versão assustadora e perigosa das fantasias originais.

      Excluir
  2. Mallagueta, o Emerson disse que todos os personagens novos que teriam que aparecer já apareceram. No caso, a Bia e a Melissa só irão aparecer em outra saga mais pra frente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena. Talvez seja melhor assim, encher com muitos personagens pode meio que estragar a história.

      Excluir
    2. Ele ainda disse que a Bia aparecerá na história completa de janeiro (dezembro é roteiro do Cassaro), e a Melissa na da volta da Penha (que era pra ser em dezembro e janeiro e provavelmente será em fevereiro e março).

      Excluir
  3. Na verdade, o Xavecão seria o Xaveco do Futuro de outra dimensão. Lembra que o capítulo é "Realidades Alternativas"? O Xaveco em êxodo vai para o mundo real com 7 anos por uma passagem criada pela Marina. No mundo real, ele pode ler a revista. Assim, imagino que ele leu a TMJ 74 e tentou impedir ou coisa assim... De qualquer forma, não acho que seja só o Xaveco do Futuro, mas talvez um Xaveco alternativo.

    A Creuzodete não pode ser a mãe da Fadinha, pois o cabelo da mãe da fadinha é bem diferente e o pai do Xaveco disse que ela está morta ( Mônica 94 ). O Emerson disse que a Mellisa e a Bia vão aparecer futuramente em edições diferentes. O Emerson confirmou que ele não estava falando de alucinógenos quando colocou o absinto na história.

    Eu já fiz várias teorias no Grupo do Facebook Teorias TMJ ( Victor Gabriel ). Se puder, confira depois :)

    ResponderExcluir
  4. Só tem duas coisas que eu estou encafifado e ainda não consegui desvendar na revista: o capítulo 3 "Realidades Paralelas" e a fala da Madame Creuzodete nas primeiras páginas da história, quando a Mônica comenta sobre eles terem se encontrado logo ali, e ela fala: "Sim... Coincidência demais... Não acha?" com uma cara sinistra.

    Espero que o Xavecão seja o Xaveco do futuro trazido pela Dona Morte. Só espero que ele não seja de realidade alternativa, já que... bom... eu quero que Xaveco e Denise fiquem juntos no final. Ah, e tem mais um negócio: se ele for mesmo o Xaveco do futuro, é mais uma edição comprovando que o futuro da edição 50 pode mudar, já que o Xaveco aparece bem diferente no futuro nessa edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc vai postar o desenho da Mônica, Magali e Cascão chorando que tem nos slides?

      Excluir
  5. Gente aonde e que vcs veem essas Teasers do Ermeson e no Facebook no Twiter no Instagram me digam por favor quero aconpanhar o q ele posta :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele publica em seu Facebook: https://www.facebook.com/emersonabreu.74?fref=ts

      Excluir
  6. Cara, acho que essa capa da TMJ 75 foi a melhor capa que já vi de todas as edições da TMJ.
    Essa da Panini não gostar de sagas porque vende menos é bem estranho... se não me engano, a revista da TMJ é o quadrinho/mangá/seilá mais vendido do Brasil. Para você ter uma ideia, quadrinhos/mangás que vendem 10,000 edições já são considerados sucessos. A TMJ, chegou a vender 600,000 edições com uma única revista, ou seja , os caras não tem do que reclamar. Pior que tudo isso, seria estórias ruins e mal desenvolvidas em apenas uma revista e vender bem menos. Por isso, prefiro as sagas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Luther, pra mim o pior são outras coisas as quais chamo "pisadas de bola". Parece-me que a edição de número mais baixo comentada por aqui é a 34, mas veja só o que rolou de errado na 9, O Príncipe Perfeito.
      Resumidamente o pessoal ia encenar a peça Romeu e Julieta como trabalho escolar e Mônica queria ser a Julieta (mas claro!). Por lambança do Cebola, a escolhida foi a Carmem e o Cebola ficou de Romeu. Lógico, a Mônica ficou com uma raiva danada dele. Mas aí apareceu um tal de Toni, que se mostrou um cara todo atencioso e gentil para com a Mônica, que sempre dizia e fazia as coisas certas na hora certa. Ela navegou na dele. O Cebola, todo enciumado, armou planos infalíveis na tentativa de mostrar que o Toni não era tão perfeitinho como se mostrava. Todos falharam, para variar.
      Cebola, por chegar atrasado aos ensaios, perdeu o papel de Romeu, mas conseguiu pegar justamente o que ele queria desde o início e precisava: ser o cinegrafista.
      No dia da peça, Magali distribuiu sanduíches para todos e Carmem passou mal. Toni sugeriu que Mônica a substituísse como Julieta, já que havia treinado as falas. Assim Mônica conseguiu o papel que tanto queria e apesar dos contratempos, a peça foi um sucesso.
      Terminada, então Toni diz à Mônica que gostaria de conversar com ela em particular nos bastidores. Magali fala que ela se deu bem, pois além de conseguir o papel de Julieta, ainda ia ter o pedido de namoro do Toni. E Denise chega toda sarcástica para Magali, dizendo que sabia que ela tinha sacaneado a Carmem e Magali tenta se defender, dizendo que não sabia que a Carmem era alérgica a salsinha.
      Lá nos bastidores, Mônica ouve Toni dizer que está apaixonado por uma moça de outra escola, que tinha um belo sorriso, e pede a ela que lhe diga o que acha que ele deveria fazer. Frustrada, Mônica diz que se ele tem um sentimento tão forte, que não guardasse.

      Aí o Cebola aparece e o questiona se ele não sabia que Mônica estava gostando dele e que a magoara com aquela fala toda. Então Toni diz a que veio: ele era o Tonhão, que morara naquele bairro quando criança. Era o meninão forte, que batia em todos para se fazer e sentir respeitado. Mas um dia deu um baita vexame: tomou um pau de uma menina (adivinhe qual). Aí envergonhado disso, conseguiu que seus pais mudassem de bairro. Agora ele voltava para se vingar. Viu que tinha jeito de lidar com as meninas sendo gentil, inteligente e simpático. E foi assim que cativou a Mônica até dar o fora nela.
      E aqui a pisada de bola. Cebola fala em ele ter aproveitado a doença da Carmem e Toni diz:
      _ Aproveitei? Eu causei! Sabia que a Carmem é alérgica a salsinha. Quem você pensa que sugeriu a Magali para temperar os sanduíches com salsinha?

      Alguém me explica essa? Como é que o Toni, que não tinha intimidade com aquele pessoal, já que era só um valentão quando criança, passa vários anos fora e volta assim sabendo dessa alergia? E como é que a Magali, que conviveu com a Carmem todos aqueles anos, não sabia disso?

      É daí que digo que esse trabalho dos roteiristas deveria ser melhorado. Este é só um exemplo. Tem outras furadas que percebi.

      Excluir
  7. Uma teoria louca aqui:

    Talvez esta capa seja uma foto antiga, isso explicaria o sépia.
    Imaginem se o Cebola for a reencarnação deste que está na capa.
    Esta foto ser de muito tempo atrás, algo parecido com o que acontece no final do filme "O iluminado"... viajei legal, mas vai que é mesmo, não é?

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que não explicou na edição 74 é como a Mônica e o Cebola voltam a se falar numa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele começou a escrever essa saga antes da Monica dispensar o Cebola, então isso não foi previsto nas histórias dele. Aí o jeito foi ignorar por um tempo e colocá-los falando numa boa, senão podia prejudicar a história.

      Excluir
  9. Mas eu me pergunto se o cebola atravessou a porta vermelha ja q ele tinha a chave(afinal onde ele achou aquilo a fadinha q deu pra ele?) E a creuzodete viu a morte e disse pra ele nao abrir a porta e depois q a serpente esta voltando e eu fiquei tipo oq?
    Se poder me de uma luz

    ResponderExcluir
  10. Mallagueta, mostraram essa sua imagem na pag. oficial da TMJ!Dizendo que era deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda vez que fazem isso, tudo porque eu preferi não colocar o logo do blog na imagem. Mas tranquilo, o pessoal já percebeu isso.

      Excluir
  11. Galera a serpente é o próprio demônio, quando mencionam a serpente na história é relacionado com o fim do mundo... Serpente, Jardim do Éden, mal que há na terra, umbra=purgatório=limbo, céu, inferno, Dona Morte ( muito mais "seduzente" do que sua versão original aliás ). Enfim, é o diabo minha gente! Kkkk

    ResponderExcluir
  12. Eu achei beeeeem mistério e estou esperando a 76!!!umbora Maurício!!!#2015

    ResponderExcluir