sexta-feira, 7 de novembro de 2014

You can draw in 30 days (Você pode desenhar em 30 dias)


Lembram daquele curso de desenho que estava fazendo? Aquele de desenhar em 30 dias. Pois é. Durante um tempo eu tive que parar por causa de outras coisas, mas depois retomei o curso e fui fazendo, mas não publiquei porque achei que seria melhor esperar terminar primeiro. Assim fica tudo num post só e dá para acompanhar meu “progresso”. Então... o que eu achei do curso?

Tipo assim... como falei nesse post aqui (Você pode desenhar em 30 dias (?)), esse livro não vai ensinar a fazer um desenho tipo esse aqui em 30 dias, sem chances. 

 
Na verdade, o que o livro ensina é a fazer as formas básicas e também sobre o que o autor chama de 9 leis fundamentais do desenho. Eu vou tentar traduzir da melhor forma possível:

1 – Encurtamento (ou escorço) - Distorcer um objeto para criar a ilusão de que uma parte dele está mais perto do nosso olho.
2 - Posicionamento: Colocar um objeto mais abaixo na superfície de uma imagem para parecer mais perto do nosso olho.
3 - Tamanho: Desenhar um objeto maior para fazê-lo parecer mais perto, ou menor para parecer mais longe.
4 - Sobreposição: Desenhar um objeto na frente de outro para criar a ilusão de que está mais perto de nós.
5 - Sombreamento: Sombrear um objeto no lado oposto de onde bate a luz para criar a ilusão de profundidade.
6 - Sombra: Essa vocês já sabem. Colocamos uma sombra no chão, do lado oposto de onde a luz bate. Isso cria a sensação de profundidade e deixa o desenho mais “3D”.
7 - As linhas de contorno: Fazer linhas curvas contornando ao redor da forma de um objeto redondo para dar volume e profundidade.
8 - Linha do horizonte: é uma linha horizontal de referencia. Isso cria a ilusão de que os objetos estão em diferentes distâncias do observador. O que fica acima dessa linha, fica acima do observador. O que fica abaixo da linha, fica abaixo do observador.
9 - Densidade: Criar a ilusão de distância, desenhando objetos mais leves e com menos detalhes.

As lições ensinadas foram para nos ajudar a assimilar essas regrinhas que ajudam a fazer um bom desenho.

O objetivo do livro também foi nos ensinar a fazer formas básicas como esferas, elipses, cubos, pirâmides, espirais, cilindros, ondulações, etc. Se olharmos bem, veremos que os desenhos complexos podem ser divididos em formas simples. Se aprendermos a ver essas formas simples naquilo que queremos desenhar, ajuda bastante e também não assusta tanto.

Então, quem for estudar por esse livro, uma dica é olhar cada lição e imaginar como aplicá-la em objetos do mundo real. Se possível, extrapole um pouco e tente desenhar algo do mundo real usando o que foi aprendido em cada lição.

E a repetição também é importante. Não precisa ficar horas e horas desenhando a mesma coisa, mas é bom repetir um número razoável de vezes até se tornar natural para nós. Por isso é aconselhável fazer apenas uma única lição por dia. Quem achar que precisa, pode gastar dois dias ou mais em cada lição, não é obrigatório fazer uma por dia. Mas também pode acontecer de uma lição parecer simples demais e a gente querer fazer duas no mesmo dia, o que eu não aconselho. Um passo de cada vez é melhor, um depois do outro. Afinal, ninguém aqui quer aprender a desenhar para tirar o pai da forca, certo? Então não precisa ter assim toda essa pressa.

Claro que esse livro deixou passar algumas coisas, como perspectiva com 3 pontos de fuga, que eu senti falta. Mas como o objetivo do autor era montar algo para ser feito em 30 lições, entendo que ele procurou abordar somente o básico e muita coisa ficou de fora.

Esse livro é um começo, algo para quem nunca desenhou na vida e não sabe nada de nada. Quando começarmos a aprender alguma coisa, o início costuma ser meio difícil e os resultados demoram a aparecer. A idéia do livro é fazer com que a pessoa comece a fazer desenhos legais desde cedo, a dar resultado um pouco mais rápido. Isso incentiva a continuar.

No começo, o autor pede para que a gente faça três desenhos para mostrar o antes. Ele pede para desenhar um avião, uma casa e uma rosquinha. Aqui estão o antes e o depois de cada desenho. A casa, quem lê a TMJ, meio que foi baseada naquela da ed. 63, a casa fora do tempo. Deu para desenhar com pontos de perspectiva. O restante está abaixo das imagens. Coloquei numa espécie de livro porque são muitas imagens e isso poderia prejudicar o carregamento da página. Quem quiser dar uma olhada no meu progresso, fique a vontade.









Foi divertido fazer essas lições, mas isso é só um começo. Agora é hora de continuar, treinar e praticar.

Quem quiser tentar aprender com o livro, pode baixar aqui you can draw in 30 days. Só que está em inglês. Dá para quebrar o galho com o tradutor do Google, mas para quem não sabe ler em inglês vai dar um pouco mais de trabalho. Pelo menos tem bastante gravuras e dá para ir seguindo por elas.  


9 comentários:

  1. Evoluiu bastante, hein! Continua assim que, treinando bastante, seus desenhos vão ficar maravilhosos assim como seus png's!
    Boa sorte Mallagueta!

    ResponderExcluir
  2. Mallageta quando vc vai fazer a critica da ed. 75

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 10 ou depois. Minhas críticas tem spoilers e muita gente ainda não leu a revista.

      Excluir
  3. Sei que não tem nada a ver com o post, mas posso publicar aqui?
    Vou publicar, mas se não puder eu(ou você Mallagueta) apaga, beleza?

    Pra quem ainda não leu por diversos motivos as revistas da TMJ.
    Ta aqui um link com todas as revistas da 0 a 75 para ler ou baixar:
    http://www.ritualcomics.com.br/2013/07/turma-da-monica-jovem-hq-online.html

    Já vi varias pessoas aqui pedindo e muitas não tem condições de comprar as revistas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por compartilhar. Eu meio que evito falar onde pode baixar as revistas por medo de dar encrenca pra pessoa, mas acho que escondido aqui nos comentários não tem problemas. Com certeza vou ficar de olho nesse site. Vc sabe se eles tb tem chico moço? Procurei, mas não achei nada.

      Excluir
    2. Eu que agradeço, quanto mais fãs poderem ler melhor!

      Não Mallagueta. Mas tem esse outros :

      http://centralcbm.blogspot.com.br/p/manga.html

      http://winxclubmagazinesbr.blogspot.com.br/p/chico-bento-moco.html

      do 1 até 14 Mas o primeiro site provavelmente irá atualizar logo postando a 15.


      Valeu :)

      Excluir
    3. Achei um lugar onde tem o Chico bento moço até a 14, acho que é atualizado todo mês, o que é bom: Chico Bento 14

      Excluir
    4. Caramba! TMJ 75 foi tão boa quanto a 74!
      O final foi perturbador,aquela imagem vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.e mais uma vez muitas teorias caindo por terra. Emerson é o cara para escrever a TMJ.

      Excluir