domingo, 20 de dezembro de 2015

TMJ#89: Sangue Fresco - palpites



Quando vi a capa da ed. 89, cheguei a pensar que fosse desenho de algum fã, mas não era. É a oficial mesmo. Vocês devem ter percebido que fiquei decepcionada, né? Sim, eu fiquei.

Sei lá, pode parecer chatice minha, mas quando uma história é centrada em um ou mais personagens, sou da opinião de que esses personagens deveriam aparecer na capa, certo? Acho que isso é mais que óbvio. Foi por isso que fiquei assim meio decepcionada, porque decidiram colocar o conde Drácula no lugar da Magali.

Ainda assim estou bem curiosa com essa edição porque, pela primeira vez em... sei lá, vários meses, vamos ter Magali e Cascão como protagonistas. Acho que a última vez em que eles receberam algum destaque foi na ed. 67. É bom ter uma história que não gire ao redor de Mônica-Cebola-DC. Tô ficando enjoada desses três, é sério!

A sinopse diz que uma bebida energética causará efeitos estranhos na turma e Cascão e Magali terão que se unir para resolver o mistério. O nome da história? Sangue fresco. Um tanto macabro, não acham? Tipo, será que vai ter banho de sangue? Pouco provável.

Bem, apesar de não ter gostado muito da presença do conde Drácula na capa (ele teria ficado melhor na segunda capa), até que ajuda a dar um suspense. Quer dizer, ele é responsável pela bebida bizarra ou é alguém que vai ajudar a resolver o mistério? Quais seriam os efeitos estranhos que a bebida vai causar na turma?

Vai fazer com que ajam de forma esquisita? Vão se transformar em vampiros? Eu não sei porque, mas ao ver essa capa lembrei daquela historinha dos gibis “amor dentuço”, onde um vampiro se apaixona pela Mônica e tenta transformá-la em vampira também. O nome dele era Vampolfo e no fim ele a deixou ir embora porque ela não queria ficar com ele se tivesse que virar morcega. Imagino que não deve ter nada a ver, já que o Vampolfo tinha cabelo preto e o conde Drácula da capa tem cabelos brancos. Mas enfim... as vezes imagino como seria legal se o Vampolfo voltasse numa dessas histórias tentando conquistar a Mônica de novo.

Voltando ao assunto, resta saber por que alguém faria um energético para deixar todo mundo doidão. Se o título da história é sangue fresco, essa bebida seria uma forma de sugar, sei lá, o sangue (sangue de jovem deve ser bem fresco) ou a energia vital dos jovens? É meio viajado, mas a bebida pode deixá-los vulneráveis para que algum vampiro os ataque depois. Talvez seja alguma bebida da moda, aí todos vão querer tomar e ficar malucões.

Mas por algum motivo, Cascão e Magali não bebem (ou a bebida não faz efeito, sei lá) e por isso observam como todos ficam estranhos. Como falei antes, pode ser que todos comecem a virar, ou pelo menos agir como vampiros. Vocês sabem: evitando a luz, querendo dormir de dia e ficar acordado a noite, fugindo de alho, crucifixo, água benta... se bem que de água benta o Cascão fugiria de qualquer jeito, né?

Claro que é só uma das possibilidades. Pode ser que a bebida deixe todos fracos, já que suga ou possibilita que alguém sugue o sangue/vida de todo mundo. Ou então é apenas algo que causa dependência em todo mundo com o objetivo de gerar lucro e enriquecer.

Eu tenho certa tendência a interpretar as coisas literalmente, mas existe a possibilidade de o conde Drácula da capa nem ser vampiro de verdade e sim alguém fantasiado, talvez o garoto propaganda do energético ou o dono da marca. Afinal, parece que o lance de vampiro ainda está na moda e fascina muita gente, então usar essa imagem pode atrair bastante consumidores entre os jovens. Se for isso, então os efeitos estranhos da bebida podem não ser propositais e sim um efeito colateral de alguma substância que cause dependência nas pessoas e as faça consumir mais.

É isso que Cascão e Magali terão que descobrir e para isso trabalharão juntos. É agora que todo mundo começa a ficar bem assanhado! Sim, porque não é de hoje que os leitores esperam alguma definição desses dois: vai dar namoro ou chegarão a conclusão de que são só amigos e nada mais? E quanto a Cascuda e o Quim? O que vão pensar ao vê-los tão próximos e trabalhando juntos depois do mal entendido da ed. 67?

Apesar de nunca ter acontecido nada entre eles, vocês lembram que rolou um clima, certo? Mesmo depois de tudo ter acabado bem, imagino que ainda deve ter ficado alguma pulga atrás da orelha do Quim e da Cascuda (especialmente dela!)

Como eles vão lidar com isso enquanto resolvem o mistério? Vai rolar mais algum clima entre eles ou agirão apenas como amigos? Vai rolar ciúmes? Vocês devem ter notado que Cascuda tem andado assim um tanto chata ultimamente. Será que isso vai fazer com que Cascão fique de saco cheio e resolva terminar com ela? Mas e o Quim? Apesar de tudo, ele é bom namorado (apesar do que rolou na ed. da festa na praia) e não tem enchido o saco da Magali com ciúmes e broncas. Mas sabemos que o pai dele não vai com a cara dela e isso pode acabar desencadeando o fim do namoro. Aí eles ficam livres.

Não... é muita coisa para acontecer numa história só e isso faria com que as coisas ficassem muito corridas e espremidas. Por isso acho que não vai acontecer nada demais. Ou, no máximo, será apenas o começo de algo que irá se definir no futuro.

Vocês devem estar perguntando o que eu acho desse casal. Francamente? Eu prefiro a Magali com o rapaz da história Reencarnação, como falei antes. Simpatizei bastante com o garoto na história, que parecia combinar muito bem com ela e os dois tinham uma afinidade muito boa. Eles gostavam das mesmas coisas, se divertiram muito juntos e nesse meio tempo Magali nem pensou em comida.

Então acho que esse seria um excelente namorado para ela. O Cascão é gente boa, não nego. Mas é um tanto avoado e não conseguiria lidar com alguém tão sensível como Magali. Lembram na ed. 67 quando ele marcou um encontro com ela e só chegou uma eternidade depois? Ela não consegue tolerar esse tipo de coisa. Acho que para ele, Cascuda é bem melhor porque tem mais pulso firme e o mantém na linha. Ao mesmo tempo, ela o incentiva, ajuda e tem mais paciência com seus defeitos (incluindo seu fedor).

O problema é que fazer a Magali terminar com o Quim tem duas implicações:

1 – Desfazer mais um casal na turma. Para mim isso não tem problema porque sei que é assim mesmo. Nem sempre namorados de infância ficam juntos a vida inteira. É a vida. Mas muitos leitores podem ficar sentidos.
2 – Se ela for ficar com o garoto de Reencarnação, isso significa adicionar mais um personagem a turma e eles mal conseguem administrar os que já tem. Vai ser mais um para aparecer só de vez em quando e atuar como coadjuvante. Se bem que seria bom eles adicionarem um rapaz para variar. Se a Magali ficar com o Cascão, vai acarretar um clima bem ruim na turma por causa da Cascuda. Esse lance de ficar com ex de amiga costuma ser bem tenso. Muitas garotas acham isso um crime hediondo. Se bem que para mim não tem nada a ver. Acabou, acabou. Cada um segue sua vida.

Bem, vamos esperar para ver, certo? Pelo menos parece que vamos ter bastante saltos do Cascão, pelo que vimos na capa. Quem sabe Magali não se anima a saltar também? Para ser sincera, estou mais interessada em vê-los atuando juntos do que na história por si mesma. Espero que eles nos façam uma boa surpresa. 

Para mais palpites e teorias, confiram o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:


43 comentários:

  1. Eu, na verdade, fiquei bastante decepcionada de terem colocado a MÔNICA no lugar da Magali. Poxa, se ela e o Cascão serão os protagonistas, pq a Mô está na capa?
    Sobre o Drácula, concordo que ele ficaria melhor em outro lugar.
    Vamos esperar pela história, também espero uma boa surpresa!

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, parece que essa capa foi muito feita as pressas?! Ou os desenhistas não entenderam a proposta do roteirista. Pq se for contar a Mônica e o Dracula no plano de fundo, tem sentido, ela tá correndo dele e tal. Aí tem o Cascão no meio, do nada?? Tipo??? E realmente, se a história é do Cascão e Magali, Monica só tá aí pra chamar a atenção e vender a revista ಠ_ಠ

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa capa é unânime, todo mundo odiou.

    ResponderExcluir
  4. Bem na minha opinião não sabemos ao certo se a Magali é a protagonista da história mesmo estando na sinopsi , vai ver se ela não é uma protagonista não é tão preciso ela estar na capa vai ver ele q começou a treta mais outras pessoas slá tipo consertaram ou estão mais ligando *-*e eu concordo com seu ponto de vista a capa tá uma bosta

    ResponderExcluir
  5. Uma outra coisa: não sei pq, mas os traços do Drácula me lembraram muito do Felícius. Ou pode ser só loucura da minha cabeça '-'

    ResponderExcluir
  6. Olha eu li a 67 e sim tiveram um rolo , uns beijos e tal , mas a personalidade muito desligada do Cascão evitou dar certo , e eles viram que o problema não era com os conjugues e sim eles ...
    mas enfim vai ser tris te pra Cascuda que gosta muito dele ,eu acho que ela não merecia isso , ja o Quim ja deu com tanta choradeira e sem atitude , a Maga mesmo ja não tem o mesmo sentimento por ele , ficando apaixonada pelo professor Rubens , e pior que o Quim só pensa no trabalho e nem sair e tem encontro vai , e o pai ainda desaprova o namoro , significando que ele nem ao menos tenta convencer o pai do contrario , com certeza se deixando influenciar , sou da opinião que pelo que a Maga devia ficar com o garoto da reencarnação , se não rolar nada com o Cascão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o único beijo que teve entre eles foi o beijo na testa que o Cascão deu nela antes de ir procurar a Cascuda. Beijo na boca não teve não.

      Excluir
    2. É mesmo ? puxa faz tempo que li , mas ainda assim o clima rolou entre eles , eu só espero ver como vai ficar a situação ...

      Excluir
  7. Sabe o que eu achei dessa capa ? O que muitos acharam : Feitos por fãs
    Cara se a história é voltada na Magali e o Cascão , por que a Mônica está na capa ? Tá certo que ela é '' dona da revista '' Isso não implica que ela esteje na capa em todas edições , que não envolve muito ela e sim outros . Pra mim , parece que as imagens foram retiradas do google e colocada e pronto .
    Se eu não me engano ( isso se tiver outras e eu não lembro ) Na edição da umbra 75 o Cebola está na capa com os filhos da Umbra .
    Entende o que eu quero dizer ? A história envolve outros pensonagens .. Nesse caso ele está na capa por causa dos filhos da umbra e sua ambição que atraiu a menina do lago e eles .
    Outra coisa ficou mal desenhada parece que foi feitas pressas . Parece que cada edição a Mônica parece que dentição diferente ...
    Portanto , se a história envolve outros personagens da turma , custa colocar eles na capa ? Ou estão com medo dos leitores não comprarem ? E corcordo com você de preferir a Magá com carinha da reecarnação .
    Custava colocar a Magali e Cascão na capa ? Se a história envolve outros personagens que se juntam para acabar com algum mal e eles tem que colocar eles na capa , não necessariamente a '' dona da revista''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mas eles colocam a Mônica na capa porque ela é a principal e porque vende mais as capas que tem ela

      Excluir
  8. Se a história será centrada no Cascão e na Magali, por que a MÔNICA está na capa? Sim, eu sei que ela é a principal, a líder e tudo o mais, mas isso de aparecer em tudo chega a irritar. "Sem dúvida, essa é uma das edições mais originais (...). A começar pela capa. Com uma pegada inédita (e sem a Mônica)" _ Maurício sobre a edição 46, Amor de Anjo.

    ResponderExcluir
  9. Se a história for da Petra, há grandes chances do vampiro ser real e bem poderoso. Uma vez perguntaram no ask dela que criatura ela gostaria de ser e ela respondeu que um unicórnio/pônei fofinho (não me lembro muito bem, algo assim) ou uma vampira bem dark e trevosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Petra é brony (fã de My Little Pony) tem um fórum e tudo mais...
      O que eu achei dessa capa? Muito mal feita...Cadê a Magali? Que se exploda a Mônica,eu quero a Magali!
      Eu acho que a história vai ser interessante,não do tipo "favorita" Mas,uma boa história.
      Eu shippo Magali e Cascão,se rolar um clima tá ótimo,se não rolar tudo bem,e sei lá...
      Faz um bom tempo que parei de acompanhar TMJ,então...
      É isso.

      Excluir
  10. Que carinha da Reencarnação você está falando?

    ResponderExcluir
  11. Mallagueta, por que você não experimenta fazer uma fanfic com o carinha da história da Reencarnação? Eu sei que é super chato ficar pedindo fanfic, mas sei que você também shippa os dois, então escrever bem fácil, ou no mínimo, prazeroso. Não acredito que a Turma da Mônica Jovem vá trazer ele de volta algum dia. A Penha, a Agnes e outros eu imaginava a volta na TMJ, mas ele... Bem, só com fanfic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tá na fila, o problema é que ando sem idéias.

      Excluir
    2. Na verdade tá nos planos do Emerson trazer o garoto da Reencarnação pra TMJ. ;)

      Excluir
    3. Espero que esse garoto da historinha da reencarnação apareça mesmo e fique com a Magali! Gostaria muito de ver um reencontro dos dois..

      Excluir
  12. Acho que o problema da capa não é quem está nela ou quem não está. É que ela foi mal elaborada mesmo. Me lembrou aquelas atividades que as professoras gostam de dar as crianças: trabalho de colagem! A Roberta Pares é uma excelente desenhista, mas ao meu ver seu talento está sendo prejudicado por essa falta de cuidado. O Zazo Aguiar me fazia comprar as edições mesmo eu constatando depois que o enredo não era lá essas coisas, pois ele sabia como colocar na capa as idéias que tinha a partir dos enredos de uma forma bem atrativa. Sinto saudades dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...obrigada por me considerar uma boa desenhista...embora eu não tenha feito a capa. Na verdade fiz o lápis de apenas duas capas Tmj, 87 e 88, sendo que houve retoque no Cebola na última. Também fiz o lápis de uma contra capa, a versão alternativa da Comicon em cinza.E do CBM, foi o lápis da 26, capa e contra capa, e contra capa da 27.Não desenhei mais desde então. Concordo que o trabalho do Zazo é excelente!

      Excluir
    2. Caraca!!! Não sei o que é maior: minha vergonha ou minha surpresa! Mil desculpas, mas como você desenhou as duas capas anteriores, achei que você faria outras várias seguidas. Da próxima vez vou averiguar antes de fazer comentários para não cometer injustiça.

      E, sim, você desenha muito bem! O mangá é um estilo de desenho que parece fácil, mas só parece. Eu, como desenhista amadora, peno muito pra conseguir fazer um mangá aceitável. O estilo hq é bem mais fácil pra mim, por isso eu admiro muito muito quem consegue fazer um mangá tão bem feito, como você.

      Excluir
    3. As capas da TMJ 87 e 88 ficaram boas demais, sem falar que adorei os traços dos personagens que ficou mais um pouco mangá.

      Excluir
    4. Obrigada por gostar delas. Mas acho que por ser mais próximo do mangá não gostaram muito.Não consegui emular o traço. Quem sabe o Zazo não volta a fazer as capas,né?

      Excluir
    5. Como eles não gostaram tanto? Especialmente por puxar mais pro mangá, eu adorei! A da TMJ 88 foi, no mínimo, a capa mais bem desenhada do ano! A da 87 também estava realmente muito bonita! =D

      Excluir
    6. Se foi o pessoal da MSP que não gostou, aí eu não entendo mais nada! A tmj é intitulada como um mangá e o pessoal não gosta dos teus traços porque são mais puxados pro mangá?!

      Excluir
    7. Oi Roberta.
      Eu aqui sou o chato do pedaço. O queixoso que repara muitos nos erros e pisadas de bola dos roteiristas e principalmente na falta de continuidade DAS SITUAÇÕES entre as histórias.

      Parece que o pessoal aqui não gostou da capa e não foi por falta de gente para fazê-la:
      Roteiro da capa: Marcelo Cassaro
      Desenho da capa: José Aparecido Cavalcante
      Arte final da capa: Rosana Valim
      Cor da capa: Diogo Nascimento
      Colorização digital: Jae Woo
      Assistentes de colorização digital: Luiz Henrique Pedroso, Maria Julia Belucci e Mayra Adali
      Coordenação de Arte: Wagner Bonilla.

      Mas toda essa gente que meteu a colher não conseguiu fazer um prato apetitoso. Os leitores não gostaram. Não sei se faltou a dica, o elo entre os personagens da capa em relação ao roteiro ou se o pessoal ficou com muita expectativa devido às "cenas do próximo capítulo" apontadas na edição anterior.

      Excluir
  13. Nossa, aquilo que você falou sobre a história de um amor dentuço, foi tudo o que eu queria dizer.

    Eu imagino a história como, um belo dia o dc e a Monica brigam - por um motivo desconhecido por mim no momento - e pá e aí ele resolve ir embora por um tempo - fazer uma viagem ou algo assim - e a Monica fica inconsolável, não querendo saber de ninguém - nem mesmo do cebola - e aí do nada o Vampolfo aparece. E tenta reconquistar a Monica.

    Só estou meio indecisa sobre o final, por um
    Lado adoraria que ela virasse vampira, mas por outro não.

    Poderia aparecer também algo sobre a família dele e tal. Seria bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o que ocorreu com a prima que é igual a Mônica , que ocorreu e tal , e lembrar que foi o Cebolinha que que conseguiu afastar da Mônica do Vampiro e tal , enfim como o Dc é o namorado , como ele faria pra resgatar ? ou ja que estão dando um tempo , com certeza o Cebola ia aproveitar e com isso descobrir a trama do vampiro ...

      Excluir
  14. A capa ta horrível poxa se queriam colocar o vampiro besta no fundo e cascão comos seus saltos de pakour tudo bem,mas pra q a Mônica? Teria mais lógica colocar a Magali q mal aparece em capas e a Mônica aparece em quase todas af

    ResponderExcluir
  15. Adoro as histórias da Petra,mas essa benzadeus foi simplesmente CATASTRÓFICA. HORRÍVEL.

    E a edição 86 que também foi da Petra também não me agradou muito. Ela é capaz de coisa muito melhor. Espero que as próximas histórias dela sejam melhores.

    Mas isso só deverá ficar lá para a edição 91 ou 92,a 90 será do Emerson mesmo e por isso mesmo não se sabe se a edição 91 será uma continuidade da 90 ou se essa edição 90 será história completa mesmo,sem continuidade. Mas corre o risco de a Edição 92 também ser outra continuação da 90 e ai só voltaria a ler a TMJ na edição 93 que sai em Maio,portanto serão três longos meses sem ler TMJ nesse caso.)

    ResponderExcluir
  16. Ei, Vinicius, apesar de só ontem ter conseguido comprar a revista, posso dizer que não achei a história tão ruim.

    É preciso lembrar que toda história só tem UM protagonista. Não faz sentido haver mais de um. E o Cascão é o protagonista desta. E a Mônica e o vampiro aí, que não é o Drácula, estão na capa porque são salientes na história. A Magali e o Cascão conseguem salvar a situação (mais spoilers) só porque não beberam da bebida mágica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,eu particularmente não gostei muito da história. Achei muito fraca e insossa.

      Mas teve alguns bons momentos,como aquele lance do Cebola surrando o do contra(muita gente tava doida pra ver isso,mesmo sabendo que o Cebola estava sob o efeito da droga contida no energético) e a Mõnica esculachando o do contra por este não ter revidado a surra dada pelo Cebola nele(novamente isso que a Mônica só falou isso porque também estava sob o efeito do energético,vide o tratamento ríspido e grosseiro com que ela dispensou a Magali,algo que ela jamais o faria em seu estado normal).

      Quanto ao murro dado pelo Cebola no do contra,isso era algo que ele já tinha vontade mesmo de fazer há algum tempo,com ou sem o efeito da droga contida no energético,mas que nunca o fez,por motivos pra lá de óbvios(Partir pra porrada com o do contra nessa altura do campeonato faria obviamente com que o Cebola sepultasse definitivamente toda e qualquer chance de reatar com a Mônica e de quebra,sepultaria de vez também a amizade com ela que ele recuperou as duras penas.)

      Excluir
  17. Parece que em algum lugar é publicada a lista das histórias que vão entrar nos próximos meses. Sei lá se essa lista é oficial e vale mesmo, mas de que me lembro, já era para entrar a saga do Emerson logo depois do show dos heróis de ficção e, por burrada, a MSP lançou a edição DEPOIS do evento. Antes entrou aquela história mofada do Cassaro. Vai ver que o roteiro do Emerson ainda não estava pronto e mandaram a Petra tapar o burado e daí não deu para fazer uma trama mais tchanz por tê-la de escrevê-la a toque de caixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pelo que parece serão três edições em sequência do Emerson(Fevereiro,Março e Abril).

      Portanto,serão para mim três meses sem ler TMJ,só lendo as edições passadas(com exceção as edições do Emerson,claro).

      Portanto,serão três meses de seca até chegar Maio,com a edição ou da Petra ou do Cassaro,ou até mesmo do Flávio,cuja edição 88,que foi dele, ficou ótima.

      Excluir
  18. Respostas
    1. O que é que ficou desnecessariamente radical?

      Excluir
    2. Ficar três meses sem ler uma saga só porque é do Emerson. Nem sabe o que é e já julga que é ruim? Tá, ele faz lambança, como a Umbra, mas nem tudo o que ele escreve é ruim. Não quer mesmo conferir se a saga vale a pena ou não?

      Excluir
    3. Já tentei ler as histórias do Emerson,mas não conseguia
      sequer ler três páginas sem ficar extremamente aborrecido.

      Devo confessar que a saga de Umbra me deixou com um bode imenso das histórias do Emerson. Muitos furos,erros, distorções e etc. Fora as modificações nas personalidades dos personagens além é claro de que nas histórias deles sempre é regra meter o pau no Cebola de tudo quanto é maneira.

      Depois eu detalho melhor essa minha resistência com as histórias do Emerson,meu caro Marcos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. [Spoilers] Li a história hoje e, sinceramente, achei fraca. Muito corrida e previsível, exceto pela parte da Rubi. Nunca passou pela minha cabeça que a bebida estivesse sendo feita com sangue de verdade, pensava que era algum tipo de veneno ou algo do tipo, mas essa foi a única coisa 'chocante' mesmo. De resto...
    Na minha opinião, a TMJ poderia ter páginas a mais, os roteiristas poderiam desenvolvê-la melhor e com mais detalhes, ficaria mais interessante.

    ResponderExcluir