Editor de imagens - Sumo Paint ~ TMJ do meu jeitoTMJ do Meu Jeito

sexta-feira, 8 de março de 2013

Editor de imagens - Sumo Paint



Hoje eu vou falar do Sumo Paint - http://www.sumopaint.com/app/. Esse programa, que roda online sem ter que instalar no computador, é um editor de imagens.

Vou logo avisando que esse programa tem um pequeno porém: ele é grátis, mas existem recursos que para usar, tem que fazer um upgrade para a versão pro. Mas tudo bem, para a maioria das coisas que precisamos, os recursos da versão grátis são suficientes.

Ele tem um bocado de recursos interessantes e posso dizer que é bem enxuto e tem uma interface limpa e tranqüila de usar. Mesmo estando em inglês, dá para usar numa boa.

 
Ao entrar no site, vemos uma tela central oferecendo a opção de criar uma imagem em branco ou abrir uma do nosso computador. Se escolher criar imagem em branco, eles vão criar uma de 800 x 600. Mas se quiser um tamanho diferente, vá em File -> New Image.

Vai aparecer uma telinha com as especificações da nova imagem como nome, tamanho e se o fundo vai ser ou não transparente. 



Para determinar a largura, altere o valor de onde está escrito width. E para a altura, altere o valor de height. O fundo pode ser branco ou transparente, o que vocês acharem melhor. E pronto! Pode começar a desenhar!

Sabe, uma coisa que eu gostei nesse editor é que além de ter camadas, também tem o blend mode. Como falei antes, esse recurso tem muitas utilidades, pode acrescentar efeitos interessantes a imagem e para quem quer colorir linhas, é uma mão na roda.



Por exemplo: eu já vi muita gente colorindo as imagens das revistas da TMJ. Algumas vezes, essas imagens são pintadas com o Paint do Windows e quem já tentou fazer isso deve saber o trabalhão que dá, né? Com o Sumo Paint, tudo fica mais fácil.

Basta abrir a imagem e colocar o blend mode dela para multiply. Obsevem o exemplo abaixo. Eu usei uma imagem da Ed. 55. Normalmente, ela ficaria com o fundo branco. Mas se eu mudar o blend mode dela para multiply, vocês podem ver que o fundo dela fica transparente. Aí é só adicionar camadas em baixo dessa e pintar. Se acontecer de a imagem estar meio amarelada, vão em Adjustments -> Desaturate. Aí fica tudo preto e branco.



Agora eu vou mostrar um pouquinho das coisas que dá para fazer com esse programa. Primeiro, dá para ver que ele tem bastante opções de brushes com várias configurações para gente brincar a vontade. Vão escolhendo e desenhando para conhecer melhor. Podem mudar as cores também e criar suas obras de arte.



Queria também chamar a atenção para as ferramentas de formas que eles oferecem. Usando preenchimentos diferentes e alterando o número de lados, vocês podem criar formas bem elaboradas apenas clicando e arrastando o mouse. 









Outra coisa que eu também achei interessante é o Symmetry Tool, aquele que parece ter a forma de uma florzinha. Com ele dá para criar desenhos tipo uma mandala. A gente desenha e ele completa o resto dando simetria ao desenho. Acho que é mais fácil experimentar do que falar. Dá para fazer coisas tipo assim:


O symmetry tool tem esse formato: 
 


Tem também os filtros, só que a maioria tem que pagar. Mas os que eles disponibilizam são bons. Num deles, que está em Filters -> 3D Effects - > Cube Designer, dá para criar uns cubos bem legais e até com transparência. Dá para ajeitar a posição dele, iluminação, etc. O resultado é esse aqui:



O meu preferido nesse programa é um filtro chamado Kaleidoscope, que pode ser acessado clicando em Filters -> Distort -> Kaleidoscope. O que ele faz? Transforma qualquer imagem em um caleidoscópio, dando um efeito bem maluco. A gente pega uma imagem bem sem graça, muda algumas configurações desse filtro e pronto! Um belo efeito sem ter que suar a camisa. Eu fiz dois exemplos usando as imagens que eu já tinha no meu computador.

Na esquerda tem a imagem original. Na direita, o resultado da aplicação do filtro. Bem artístico, não acham?


 





 


Pois é. Apesar de muitos recursos só estarem disponíveis na versão paga, ainda dá para fazer muita coisa legal com o Sumo Paint. O bom é que ele salva as imagens no formato png também, aí quem quiser fazer algo com fundo transparente já tem uma boa ferramenta disponível.

7 comentários:

  1. Você disse que pra colorir linhas é mão na roda,mas como eu faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc seleciona um brush, escolhe uma cor e colore nas camadas abaixo das linhas.

      Excluir
  2. Nossa, velu pelo tutorial, eu ja tentei colorir uma imagem de marina no paint, mais não deu, valeu mesmo, vou aproveutar

    ResponderExcluir
  3. Nossa, faz tempo que eu queria saber como pintavam as cenas da TMJ, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Não. Pra mim essa é uma limitação muito grande porque eu não faço nada sem a pen tool.

      Excluir