quinta-feira, 21 de março de 2013

Fazendo sombras no Photoshop



Hoje nós vamos aprender a fazer sombras com o Photoshop.

Primeiro, observem as sombras dos desenhos das capas. Vocês verão que ela tem uma espécie de degrade, começando forte e se tornando mais suave. É mais ou menos isso que eu tento fazer. Para isso, eu basicamente sigo esses passos:

1 - As sombras ou luzes dos meus desenhos são feitas usando camadas de ajuste (ou adjustment layers). Acesse Layer-> New Adjustment Layer-> Brigthness Contrast.

Dê um nome a essa camada. Eu coloco sombra pele. Coloque o valor do brilho como -30 e dê ok. Se ficar tudo escuro, dê um CTRL + A e depois tecle DEL. Aí apaga tudo.

2 - Moldo a área a ser sombreada com a pen tool. Com essa ferramenta, posso fazer curvas suaves.

3 - Ao terminar de moldar a área, eu clico com o botão direito do mouse e seleciono “Make selection”. A opção “Feather Radio” fica marcada como 0.

4 – Tecle D no seu teclado para resetar as cores. Então eu preencho a área usando a gradient tool. É com essa ferramenta que a gente tem o efeito degrade. Coloque a cor do gradiente como na imagem abaixo. 


Agora tem que fazer assim: a gente sabe que as sombras vão de uma direção para a outra. Então arraste o mouse dentro da seleção, começando na área onde a sombra deverá ficar mais forte. Isso requer alguma prática e pode ser preciso fazer algumas vezes até ficar bom.

É basicamente isso que eu faço para sombrear. Na pele, eu uso esse recurso. Agora, se for para sombrear a roupa, vai da escolha de cada um. Pode fazer assim ou então usar sombras sólidas. Se for usar sombras solidas, delimite a área usando a pen tool e depois clique com o botão direito do mouse e selecione “Fill Path”. Eu uso os dois recursos.

Eu faço a camada de sombras para cada parte. Uma para a pele, outra para as roupas, etc.

Aqui tem um vídeo mostrando como eu faço o sombreamento. Acompanhem que as coisas vão ficar mais claras.

Aqui está o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário