terça-feira, 5 de março de 2013

Editores alternativos - Photoshop Online



Sabe, imagino que muitos devem ter dificuldades na hora de fazer suas montagens, etc porque não tem um bom editor disponível. E para muitos, instalar um programa no computador deve ser complicado porque não podem fazer isso ou porque não sabem.

Estive pesquisando aqui e ali e encontrei umas soluções interessantes de editores bons e gratuitos. Dei uma olhada por alto, mexi um pouco e agora vou apontar algumas sugestões.

Antes de mais nada, é importante frisar que não existe editor milagroso. Por mais que o programa seja bom, ele não vai fazer os desenhos e as montagens pela gente. Quem quer aprender, tem que pôr a mão na massa mesmo, fuçar, pesquisar, experimentar e fazer um monte de coisas. O conhecimento não vai cair do céu na cabeça de ninguém.

O primeiro que eu quero apresentar é o Photoshop online. Para quem não conhece, é uma versão online (e bem magrelinha) do Photoshop que a gente instala no computador. Pode ser acessado aqui: http://www.photoshoponline.com.br/editor/




















A primeira coisa que vocês vão ver ao entrar na página vai ser uma tela mostrando as opções de criar um novo arquivo ou abrir um do computador. Nada de complicado. Se for para criar um novo arquivo, escolha a largura, altura e decida se vai ou não ser transparente.

Aí é só usar a imaginação. Comparado ao programa original, esse editor online é bem magrelinho e carece de muitos recursos que para mim faz falta.

Por exemplo, eu não consigo fazer praticamente nada no photoshop sem a pen tool. É com ela que eu desenho. E mesmo para quem só quer colorir linhas, é complicado porque apesar de ter camadas, elas não têm o blend mode. Que troço é esse? Vou explicar.

Primeiro deixa eu falar o que é uma camada. Todo mundo aí deve conhecer o Paint do Windows, que é o mais básico dos básicos. No Paint, vocês já devem ter notado que todo e qualquer desenho feito fica misturado. Se a gente adicionar mais uma imagem, ela se mistura ao resto. Isso porque ele só tem uma camada, tudo fica desenhado num lugar só.

Quando um programa tem múltiplas camadas, podemos fazer cada desenho em uma camada diferente e um não atrapalha o outro. Podemos esconder as camadas, misturar, etc. Isso facilita bastante.

Blend Mode é a forma como uma camada interage com a que está embaixo. É tipo assim: imaginem duas camadas uma em cima da outra. Elas podem ter a mesma imagem ou imagens diferentes. Quando a imagem de cima está no modo normal, ela fica normal mesmo, cobrindo totalmente a de baixo.

Agora, quando a camada fica em outro modo, ela pode se misturar com a camada de baixo criando vários efeitos, deixando mais escuro, mais claro, mais definido, difuso, etc. E tudo isso mantendo as camadas bem separadas.

Por que esse recurso pode fazer falta? Porque quando temos linhas e queremos colorir no programa Photoshop, podemos colocar a camada das linhas no modo multiply, que faz com que a parte branca desapareça deixando somente as linhas pretas. Aí podemos adicionar as cores na camada de baixo. No photoshop online não tem isso.

Mas... quem quer só editar fotos, adicionar molduras e efeitos, o Photoshop online consegue fazer um bom trabalho. Sem falar que tem bastante filtros interessantes e é todo em português. Também tem ajustes, que permite, por exemplo, mudar a cor de partes da imagem (como olhos e cabelos), dar um efeito de foto antiga, entre outros.

Ele também tem estilos de camada, que são uns efeitos que podemos adicionar como sobra ou brilho interno/externo. Para usar esse recurso, clique na camada com o botão direito do mouse e no menu escolha “Estilos de camada”.

Para fazer edições simples e montagens, o Photoshop Online quebra o galho sem grandes complicações.

4 comentários:

  1. Eu uso para fazer PNG'S,é muito util

    ResponderExcluir
  2. Mallagueta,poderia colocar o banner do meu blog aqui,como parceiros ?Já coloquei o seu lá no meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juninho. Eu tentei acessar o seu blog, mas dá permissão negada. Vc precisa liberar o acesso ao seu blog pra todo mundo, senão eu não consigo entrar.

      Excluir
  3. Fui entrar e não consegui usar nada nadinha mesmo faz um toturial ensinando como mexer?

    ResponderExcluir