sexta-feira, 9 de maio de 2014

CBM#08 - Mistério na roça: críticas



Há um tempo eu estava devendo a critica da ed. 8, então vou publicar de uma vez antes que saia a 9. Assim fico em dia.

Essa edição teve como foco maior os pais do Chico e suas dificuldades por causa da geada que destruiu a plantação e causou prejuízos para eles e também para os vizinhos. E como eles têm um filho na faculdade, as preocupações ficam ainda maiores.

O próprio Chico também está bastante preocupado e faz o possível para não sacrificar tanto seus pais, já que as coisas para ele estão bem difíceis. Aqui faço apenas uma observação: estou achando um tanto exagerado essa quantidade de empregos e trabalhos que ele está arrumando. Agora ele trabalha na faculdade, dá aulas particulares, faz bicos nos fins de semana... e os estudos, como ficam?

Outra pequena observação, parece que a Violete está cada vez mais caidinha pelo Chico

Ao que parece, essa edição deve fazer referencia a alguma história dos gibis porque em determinado momento, ele sonha consigo mesmo quando menino e dá de cara com o fantasma da geada na janela do seu quarto. Mas não tenho certeza porque não me lembro de nenhuma história dele falando em geada. Se alguém já tiver lido...

Um dos maiores mistérios foi a bela garota da capa. Houve muitas especulações. Uns acharam que era Mariana, a irmãzinha do Chico que morreu quando era bebê. Outros acharam que era o próprio fantasma da geada disfarçado em uma bela garota. Afinal, ela aparece na capa cercada por coisas que parecem flocos de neve, embora a pena na mão dela tenha confundido um pouco.

Foi uma surpresa descobrir que ela não era nenhuma das duas coisas. Ela aparece apenas como uma moça sem teto pedindo abrigo por um tempo. E como os pais do Chico são muito gente boa e hospitaleiros, eles resolveram ajudá-la de boa vontade apesar das grandes dificuldades que estavam passando.

Então vem outro mistério quando ela aparece com um tecido muito valioso e ao vendê-lo, o pai do Chico consegue uma boa quantia suficiente para ter o carro de volta, comprar alguns itens necessários e até ajudar outras pessoas, o que deixou Aurora muito impressionada e comovida por causa da generosidade e desapego que o casal mostrou.

Realmente, qualquer um na situação dele teria pensado só em si mesmo. Eu mesma teria usado o dinheiro para resolver minha próprio situação primeiro. Depois, o que sobrasse (se sobrasse), eu usaria para ajudar os outros. Sim, sou egoísta as vezes, mas acho que um pouco disso é necessário. Mas enfim, gostei da atitude altruísta deles. Talvez ele tivesse percebido que podia comprar o suficiente para amenizar sua crise e por isso não havia problemas em ajudar os outros.

Aí fica a lição da história: aprender a dividir, desapegar dos bens materiais e não deixar que eles nos dominem a ponto de fechar nossos olhos para o sofrimento dos outros.

Ao ver como eles eram desapegados e tinham dividido o que ganharam com os mais necessitados, Aurora resolveu fazer outro tecido que poderia resolver de vez os problemas financeiros da família. Mas Chico veio de surpresa e quando foi entrar em seu quarto, todos descobriram a chocante verdade que leitor nenhum esperava: Aurora era, na verdade, uma espécie de ave mística chamada de ave do paraíso. Na verdade, essa espécie existe mesmo todas as espécies vivem na Nova Guiné, na costa norte da Austrália e em algumas ilhas da região. Somente os machos tem essa plumagem vistosa e bonita, mas a história não precisa ser totalmente correta, né? É uma ave mágica, então pode quebrar as leis da natureza numa boa.

Como ela foi descoberta antes de finalizar o tecido, a ave teve que ir embora, mas deixou com a família um pedaço do pano que era feito com suas plumas. Esse final também foi bonito e mostrou que para a família Bento, a verdadeira riqueza não se tratava de bens materiais. Por isso a mãe do Chico não quis vender o tecido, porque tinha um valor muito grande para eles.

E ao que parece, o paninho é mágico e até multiplicou os pães da cesta. Caramba... eu bem que ia gostar de ter um desses em cima da minha carteira. Tá, tá, agora falando sério, parece que esse paninho vai mudar muito a vida deles e vamos torcer para que tudo dê certo.

Foi uma história bem bonita que tocou nosso coração, não foi? Solidariedade, desapego, amizade, dar valor as pessoas amadas... são coisas que as pessoas deveriam aprender um pouco mais hoje em dia.

Agora, o que me chamou a atenção foi o “um dedo de prosa” no fim da revista, onde se fala de energias, ação e reação e um pouco de lei da atração. Recomendo que dêem uma boa olhada nessa parte porque esse lance de energias é importante e existe mesmo. dizem que tudo nessa vida é energia, inclusive aquilo que vemos como matéria sólida. Sei que esse assunto é meio complicado para a maioria de vocês, por isso não vou me alongar muito.

Mas seria interessante se vocês entendessem uma coisa: Pensamentos também são energia. Quando pensamos, emitimos energia. E como semelhante atrai semelhante, então vocês irão atrair pessoas, coisas e situações que são semelhantes a energia que vocês emitem. Então cuidado com o que vocês andam pensando.

Claro que isso é um pouco mais complicado e não dá para explicar tudo em poucas linhas. Ainda assim, aprendam a vigiar a si mesmos e suas emoções, pensamentos, tentem ver que tipo de energia estão emitindo. Tudo sempre volta para nós, toda ação tem uma reação. À medida que forem crescendo, pesquisem. Vale a pena.

Para finalizar, um desenho da Ed. 7 que eu refiz criando um momento fofo para a Violete, Zé Lelé e a Oncivarda. Será que eles vão ser um casal no futuro? Tenho a sensação de que isso pode render uma boa história!

Já tem png e quebra cabeça.


28 comentários:

  1. O Zé lelé,a Francis e a oncisvarda fazem um belo triangulo amoroso! Eu imagino até uma historia em que o Zé troque a violette pela onça kkk

    ResponderExcluir
  2. Boa opinião, uma crítica bem comovente.Mas, no assunto da Violette e do Zé Lelé, eu acho que vai rolar uma grande confusão: A Violette gosta mesmo do Chico, depois da edição 5, eles ficam sempre juntos!Não sei se você percebeu, mas Zé Lelé também gosta dela.Será que o Chico( que provavelmente deve gostar da Violette) e o Zé Lelé( que também gosta dela) vão brigar?Como será o grande namoro da Rosinha e do Chico?E agora ela com o Paulo?Essas próximas edições prometem muita confusão não é Mallagueta

    ResponderExcluir
  3. O Zé Lelé a Francis fazem um belo casal. Pena que ela gosta do Chico, e o Chico namora com a Rosinha que tem um pretendente que é o Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Eles ficam bem legais juntos e gostei da sua crítica. Daqui a pouco o Chico nem vai mais estudar por causa desses empregos, ele já tem 6.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, penso que o Flavio (que escreveu o gibi do número quatro até o oito) exagerou no Chico ao colocá-lo como uma pessoa prestativa demais. Nisso penso que a Petra se sairia melhor. Penso que deveriam deixá-lo com apenas dois empregos. E só.

    Essa foi a melhor edição até agora, junto com a primeira, porque resgatou os bons valores: amizade, amor, compaixão. E gostei da presença ativa dos pais do Chico na HQ. Só achei a chegada do Chico no final um tanto demorada.

    Sobre ele com a Violette, acho que não devem uní-los, senão CBM vai virar uma TMJ da vida. Ela deve ficar com o Zé Lelé. Mas... e a Maria Cafufa?

    E a Petra Leão vai voltar a escrever CBM. Foi ela que escreveu o Perdidos no Pantanal - que é em duas partes. Só espero que ela não destrua a revista como fez com a TMJ.

    E o que me chamou atenção nessa revista é que o Chico falou "Diacho", que a MSP não usa mais (eles alteram isso nos almanaques atuais) e o crucifixo no quarto, que só aparecia nas histórias antigas do Chico. E o brilho do cabelo do seu Bento mudou, pra dar um ar mais adulto.

    Essas são as minhas considerações. E o que vc acha, Malagueta? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei que essa foi a melhor edição, mas não achei a chegada do Chico tão demorada assim. Acho que a intenção era dar um foco maior aos pais dele e suas dificuldades, então atingiram bem o objetivo.

      Apesar de achar que as histórias da TMJ tem andado meio caídas, acho que a Petra tá melhorando as coisas. Pelo menos está tentando, vamos dar um voto de confiança pra ela, porque colocar a Monica com o DC foi um passo muito grande e ousado. Parece que ela tem sido agredida no twitter dela pelos ceboletes alucinados e isso não é legal.

      Quando vi o Zé com a Violete, confesso que tb pensei na Maria Cafufa. Seria legal se ela voltasse bem bonitona pra mexer com os sentimentos dele, mas não sei se vão fazer isso. Já pensou que doideira? Maria Cafufa gosta do Zé, que gosta da Violete, que gosta do Chico que namora com a Rosinha que tem o Paulo de olho nela... isso vai virar um grande bacanal!

      Eu não tinha percebido esses detalhes do cabelo e linguajar, mas reparei no crucifixo sobre a cama, só não falei nada porque iam interpretar isso como intolerância. Eu não concordei muito com isso porque a revista deveria ser livre de qualquer crença religiosa já que crianças de religiões diferentes leem as histórias.

      Excluir
    2. Penso que o Flavio colocou o crucifixo porque aparecia muito nas histórias antigas e a família do Chico é claramente católica. Então, ele decidiu resgatar um pouco da vibe antiga da turma do Chico.

      Sobre o "bacanal", poderiam colocar o Paulo gostando da Violette e pronto. Só estranhei que a Cafufa é a única que não apareceu ainda na revista. Mistéééério...

      Os roteiros da TMJ este ano estão bons, sim, mas a Petra anda colocando as cebolices do Cebola de uma forma bem mais massiva nas últimas HQs e tenho medo que ela use desse expediente no Chico Moço.

      Abs e tudo de bom pra vc.

      Excluir
    3. Não acho que ela vá transformar o Chico num segundo Cebola, talvez só torná-lo um pouco mais humano.

      E pode ser que ela esteja colocando o Cebola como um cretino por alguma razão. Vai ver ela pretende colocá-lo no máximo da cretinisse, deixá-lo no fundo do poço pra depois ir amadurecendo ele aos poucos.

      Excluir
    4. Óbvio que não vão transformá-lo num arrogante prepotente. Afinal, ele é o protagonista. Mas penso que ela deve tornar o Vespa mais agressivo, o Paulo mais protetor com a Rosinha...

      Sobre o Cebola, odeio ele, mas penso que ele deve ficar com a Mô, sim. A culpa é dos roteiros que a Petra escreve, já que ela insiste nessas brigas. Se observarmos, nem nos roteiros do Flavio, do Emerson e do Cassaro as brigas entre a Mô e o Cê são tão intensas.

      E queria saber se vc vai fazer algum post no blog sobre sua opinião sobre a revista da Tina e se vc vai dedicar algum espaço no seu blog para isso.

      Excluir
    5. Bem... vai ver é por isso que a Petra escreve a maior parte das histórias, porque tem mais briga e o povo gosta mesmo é de um bom drama.

      Sobre as revistas da Tina, confesso que não fiquei com vontade de ler. A primeira vista, pareceu uma dessas revistas femininas que apodrecem o cérebro das pessoas, só faltaram colocar dicas pra perder dez quilos em uma semana ou sete passos pra agarrar um rapaz.

      Mas se aparecer uma chance, talvez eu dê uma olhada.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mallagueta, eu vi no twitter do Mauricio que aquele piloto da TMJ é pirata:

    https://twitter.com/mauriciodesousa/status/465056862766133248

    Nossa,se o pirata é bonzin assim(exceto a voz da mô)imagina o original!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim pirata? Quer dizer que outra pessoa fez ou alguem pegou uma cópia do estúdio e publicou sem permissão?

      Excluir
  9. Eu acho que outra pessoa fez e publicou sem autorizacão

    ResponderExcluir
  10. Mallagueta Pepper, uma amiga minha mandou uma mensagem pelo nyah fanfiction para você ontem e você ainda não a respondeu.Será se tem como responder a mensagem dela?Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Mallagueta! seus pontos de vista sobre essa edição, são simplisente incríveis! concordo om muita coisa dali!
    Ah! poderia da uma passadinha no meu blog e ler minha crítica ? criei a pouco tempo.. espero que goste! :)
    www.turmadamonicajovem4ever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Você não vai fazer critica da edição desse mês? desculpa se estou ansiosa, é que a edição me surpreendeu bastante e gosto muito das suas criticas . :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou falando da TMJ desse mês não da CBM.

      Excluir
    2. Eu tbm estou ansiosa pela sua crítica! Bjs, Mallagueta!!!!

      Excluir
    3. Eu tbm estou ansiosa pela sua crítica! Bjs, Mallagueta!!!!

      Excluir
  13. Eu n consigo ver os episodios... oq eu fasso pra assistir???

    ResponderExcluir
  14. Eu n consigo ver os episodios... oq eu fasso pra assistir???

    ResponderExcluir
  15. Eu n consigo ver os episodios... oq eu fasso pra assistir???

    ResponderExcluir