terça-feira, 22 de setembro de 2015

TMJ#86: A estranha história de Sarah - Conclusão - Palpites




Saiu a capa da ed. 86 e devo dizer que foi uma surpresa. A cena é dramática: Mônica segurando um DC moribundo com Sarah e Vitor ao fundo mostrando visível pesar. Sombrio, mas eu gostei.

Como vocês sabem, Sarah previu um destino terrível para a turma e agora vamos saber que destino é esse. Como falei na minha crítica da ed. 85, a carta da morte nem sempre pode ser interpretada ao pé da letra. 



Essa carta pode significar mesmo uma fatalidade ou morte, mas também pode simbolizar mudança, fim de uma fase e começo de outra. Dependendo do contexto, pode até ser algo positivo. Aí falta saber se a história vai se apegar ao significado literal ou mais simbólico da carta. Pela imagem do DC na capa, a gente acaba pensando que é literal, mas pode ser que haja alguma surpresa ou reviravolta simbolizando que no fim das contas, a carta significa grande transformação na turma, não uma tragédia.

Sarah e Vitor devem pensar que o destino é algo inevitável e que não pode ser mudado. Para ser sincera, eu discordo. É meio complicado, mas não acredito que o futuro seja algo escrito no mármore. É mais fluido, que pode mudar a cada instante e pode ser que eles aprendam isso na história, que nem sempre o mal é inevitável.

Nós ainda não sabemos quem é o Vitor. Na minha crítica eu imaginei que fosse um fantasma por causa da análise do Emerson, mas na capa ele aparece de cabelo vermelho e bem normal, então eu não sei.

No desenho onde a Sarah aparece criança e atraindo um copo d’água, aparece a silhueta dele na parede, o que reforça um pouco a teoria de que ele não é humano. Se não for fantasma, pode ser algum tipo de anjo da guarda ou outra entidade que quer protegê-la. Ele pode ter morrido no hospital onde ela esteve internada e desde então resolveu segui-la para ajudar e guiar. Na ed. passada ele mostrou uma atitude bem protetora com ela, inclusive ficando preocupado quando ela contou sobre seus poderes para Mônica e Cebola.

E falando neles... parece que o ciúme do DC vai render um bocado nessa história. Ele terminou a ed. passada preocupado da Mônica ter ido atrás do Cebola e agora aparece na capa nos braços dela e com cara de morto. Será que alguma coisa de ruim vai acontecer com ele? Pode ser que, motivado pelo ciúme, ele acabe fazendo alguma besteira.

Será que eles vão ter uma briga séria? Mesmo ele não pode agüentar muito tempo a Mônica junto com o Cebola, mesmo que sob pretexto de ajudar uma amiga. Então a confiança dele terá que ser testada e ele precisará aprender a lidar com esse sentimento tão novo. Pode ser que essa carta signifique essa transformação para ele, a morte de um sentimento ruim que dará lugar a mais confiança. Ou então o namoro deles vai desandar de vez e caminhar para o fim. Como falei na última crítica, a carta da morte pode significar isso também.

O Cebola eu imagino que irá se entender melhor com a Sarah e deixar o preconceito de lado. Se ele finalmente vai desencalhar ou não é outra história, não sei o que pretendem com o personagem. Mas como ele é muito preocupado com beleza física e aparência da garota, é pouco provável que vá querer namorar alguém tão fora dos padrões que além de não ser magrinha, ainda tem cicatrizes de queimadura. De qualquer forma, ele precisa dar outro passo na direção do amadurecimento e aprender a respeitar a decisão da Mônica. Ou ele toma jeito, ou então decide atrapalhar tudo de vez. Se a Mônica e o DC brigarem, o que será que ele vai fazer? Ficar quieto? Jogar lenha na fogueira para que os dois terminem? Ou quem sabe ter uma crise de consciência e fazer com que os dois reconciliem novamente?

Afinal, ele já deve ter percebido que a Mônica está feliz. Se o namoro terminar, ela ficará muito triste e magoada e no fim ele pode perceber que não quer nada disso para ela. O Cebola ainda não chegou ao estágio da aceitação, pode ser que dessa vez avance mais um passo e resolva deixá-la em paz.

Outra coisa que fico pensando é se a tal tragédia que a Sarah previu é só para o DC ou se vai atingir o resto da turma. Eu gostei de a Magali e o Cascão terem aparecido um pouco mais na ed. passada, ainda que como figurantes. Seria bom se eles tivessem um pouco mais de destaque nessa também.

A Sarah terá que usar seus poderes para ver se consegue evitar a tal tragédia. Será que são só poderes de adivinhação ou ela teria mais algum outro escondido? Talvez um que ela nem conheça? E o que vai acontecer com ela depois que tudo acabar? Quer dizer, os poderes dela vão se manter ou irão desaparecer de vez depois de um último esforço? E o Vitor? Caso seja um fantasma ou qualquer outro tipo de entidade, ele vai continuar ao lado dela ou irá embora ao ver que agora ela não precisa mais dele porque conseguiu fazer amigos?

Ouvi dizer que ela vai ficar permanente, o que não deixa de ser legal porque é bom ter uma personagem que foge do clichê personagem magra-corpo-de-boneca-dentro-dos-padrões. O problema é que vai ser mais um personagem para ser esquecido junto com os outros porque a direção da MSP só quer histórias com Mônica-Cebola-DC. Nem sei como eles permitem as histórias do Emerson, já que elas saem bastante desse trio e dão mais destaque a outros personagens.

Eu gostei da Sarah, é sério. Realmente gostaria de ver mais histórias dela no futuro. Mas fico pensando se a direção não deveria pensar em aproveitar melhor os personagens que já existem ao invés de ficarem criando outros para serem descartados ou esquecidos depois que a história acaba. De qualquer forma, espero que da próxima vez que decidirem colocar mais um personagem, que seja um garoto porque esse clichê de “garota nova que chega na escola e causa rebuliço” já deu.

By the way, por que eles não trazem de volta o rapaz da história reencarnação para ele namorar com a Magali? Aí sim!

Quanto a capa, eu gostei bastante do clima sombrio e dramático. Mas o cenário... sei lá... ficou bonito, mas dá para ver claramente que a grama foi feita com um brush padrão do Photoshop. Fora isso, eu gostei bastante. Como devem ter percebido, eu fiz um desenho da Sarah tipo Lolita e também um do Vítor. Confesso que preferia ele de cabelo preto e camisa vermelha, mas acho que assim também ficou bom.

Já tem png e quebra cabeça, divirtam-se!

Aqui tem mais palpites do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem: