terça-feira, 22 de setembro de 2015

TMJ#86: A estranha história de Sarah - Conclusão - Palpites




Saiu a capa da ed. 86 e devo dizer que foi uma surpresa. A cena é dramática: Mônica segurando um DC moribundo com Sarah e Vitor ao fundo mostrando visível pesar. Sombrio, mas eu gostei.

Como vocês sabem, Sarah previu um destino terrível para a turma e agora vamos saber que destino é esse. Como falei na minha crítica da ed. 85, a carta da morte nem sempre pode ser interpretada ao pé da letra. 



Essa carta pode significar mesmo uma fatalidade ou morte, mas também pode simbolizar mudança, fim de uma fase e começo de outra. Dependendo do contexto, pode até ser algo positivo. Aí falta saber se a história vai se apegar ao significado literal ou mais simbólico da carta. Pela imagem do DC na capa, a gente acaba pensando que é literal, mas pode ser que haja alguma surpresa ou reviravolta simbolizando que no fim das contas, a carta significa grande transformação na turma, não uma tragédia.

Sarah e Vitor devem pensar que o destino é algo inevitável e que não pode ser mudado. Para ser sincera, eu discordo. É meio complicado, mas não acredito que o futuro seja algo escrito no mármore. É mais fluido, que pode mudar a cada instante e pode ser que eles aprendam isso na história, que nem sempre o mal é inevitável.

Nós ainda não sabemos quem é o Vitor. Na minha crítica eu imaginei que fosse um fantasma por causa da análise do Emerson, mas na capa ele aparece de cabelo vermelho e bem normal, então eu não sei.

No desenho onde a Sarah aparece criança e atraindo um copo d’água, aparece a silhueta dele na parede, o que reforça um pouco a teoria de que ele não é humano. Se não for fantasma, pode ser algum tipo de anjo da guarda ou outra entidade que quer protegê-la. Ele pode ter morrido no hospital onde ela esteve internada e desde então resolveu segui-la para ajudar e guiar. Na ed. passada ele mostrou uma atitude bem protetora com ela, inclusive ficando preocupado quando ela contou sobre seus poderes para Mônica e Cebola.

E falando neles... parece que o ciúme do DC vai render um bocado nessa história. Ele terminou a ed. passada preocupado da Mônica ter ido atrás do Cebola e agora aparece na capa nos braços dela e com cara de morto. Será que alguma coisa de ruim vai acontecer com ele? Pode ser que, motivado pelo ciúme, ele acabe fazendo alguma besteira.

Será que eles vão ter uma briga séria? Mesmo ele não pode agüentar muito tempo a Mônica junto com o Cebola, mesmo que sob pretexto de ajudar uma amiga. Então a confiança dele terá que ser testada e ele precisará aprender a lidar com esse sentimento tão novo. Pode ser que essa carta signifique essa transformação para ele, a morte de um sentimento ruim que dará lugar a mais confiança. Ou então o namoro deles vai desandar de vez e caminhar para o fim. Como falei na última crítica, a carta da morte pode significar isso também.

O Cebola eu imagino que irá se entender melhor com a Sarah e deixar o preconceito de lado. Se ele finalmente vai desencalhar ou não é outra história, não sei o que pretendem com o personagem. Mas como ele é muito preocupado com beleza física e aparência da garota, é pouco provável que vá querer namorar alguém tão fora dos padrões que além de não ser magrinha, ainda tem cicatrizes de queimadura. De qualquer forma, ele precisa dar outro passo na direção do amadurecimento e aprender a respeitar a decisão da Mônica. Ou ele toma jeito, ou então decide atrapalhar tudo de vez. Se a Mônica e o DC brigarem, o que será que ele vai fazer? Ficar quieto? Jogar lenha na fogueira para que os dois terminem? Ou quem sabe ter uma crise de consciência e fazer com que os dois reconciliem novamente?

Afinal, ele já deve ter percebido que a Mônica está feliz. Se o namoro terminar, ela ficará muito triste e magoada e no fim ele pode perceber que não quer nada disso para ela. O Cebola ainda não chegou ao estágio da aceitação, pode ser que dessa vez avance mais um passo e resolva deixá-la em paz.

Outra coisa que fico pensando é se a tal tragédia que a Sarah previu é só para o DC ou se vai atingir o resto da turma. Eu gostei de a Magali e o Cascão terem aparecido um pouco mais na ed. passada, ainda que como figurantes. Seria bom se eles tivessem um pouco mais de destaque nessa também.

A Sarah terá que usar seus poderes para ver se consegue evitar a tal tragédia. Será que são só poderes de adivinhação ou ela teria mais algum outro escondido? Talvez um que ela nem conheça? E o que vai acontecer com ela depois que tudo acabar? Quer dizer, os poderes dela vão se manter ou irão desaparecer de vez depois de um último esforço? E o Vitor? Caso seja um fantasma ou qualquer outro tipo de entidade, ele vai continuar ao lado dela ou irá embora ao ver que agora ela não precisa mais dele porque conseguiu fazer amigos?

Ouvi dizer que ela vai ficar permanente, o que não deixa de ser legal porque é bom ter uma personagem que foge do clichê personagem magra-corpo-de-boneca-dentro-dos-padrões. O problema é que vai ser mais um personagem para ser esquecido junto com os outros porque a direção da MSP só quer histórias com Mônica-Cebola-DC. Nem sei como eles permitem as histórias do Emerson, já que elas saem bastante desse trio e dão mais destaque a outros personagens.

Eu gostei da Sarah, é sério. Realmente gostaria de ver mais histórias dela no futuro. Mas fico pensando se a direção não deveria pensar em aproveitar melhor os personagens que já existem ao invés de ficarem criando outros para serem descartados ou esquecidos depois que a história acaba. De qualquer forma, espero que da próxima vez que decidirem colocar mais um personagem, que seja um garoto porque esse clichê de “garota nova que chega na escola e causa rebuliço” já deu.

By the way, por que eles não trazem de volta o rapaz da história reencarnação para ele namorar com a Magali? Aí sim!

Quanto a capa, eu gostei bastante do clima sombrio e dramático. Mas o cenário... sei lá... ficou bonito, mas dá para ver claramente que a grama foi feita com um brush padrão do Photoshop. Fora isso, eu gostei bastante. Como devem ter percebido, eu fiz um desenho da Sarah tipo Lolita e também um do Vítor. Confesso que preferia ele de cabelo preto e camisa vermelha, mas acho que assim também ficou bom.

Já tem png e quebra cabeça, divirtam-se!

Aqui tem mais palpites do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:

68 comentários:

  1. Quando li "Crítica" jurei que você já tinha lido a edição, cheguei a me assustar kkkk

    ResponderExcluir
  2. Hummm... Eu acredito que o DC nao vai confiar muito no que a Sara ira avisar, e como é Do Contra né vai acabar se machucando, ou tentando proteger a Monica de algo acabara se dando mal.
    Tb acho que demorou pra chegar um carinha novo no colégio só chega mulher rs
    Continuo achando que o Vitor não está vivo e que ele que causou o acidente do Cascão. A Analise do Emerson foi muito boa e me fez rependar em umas partes da história.
    Agora Mally sobre o carinha da historia reencarnação, quando eu li essa história ha um bom tempo atrás ela me prendeu achei tão linda e pura, e no final a Maga falando que iria responder sim foi emocionante, seria realmente incrível ele voltar agora.
    Estou ansiosa pela edição. Beijooos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante da capa, espero que a Mônica não termine com p DC nessa edição e falo isso porque vejo o bem que ele faz a ela. Sobre o Victor eu realmente não acho que ele seja humano, acredito que seja uma entidade mesmo e não formei uma opinião concreta sobre ele ainda, sabe, ele parece ser bom pra Sarah mas ele age estranho em algumas situações, enfim, só lendo para saber. E sobre a quantidade exorbitante de personagens: Concordo! A TMJ possui um grande núcleos de personagens a serem explorados mas focam apenas no triângulo amoroso, espero que a Sarah fique recorrente (mesmo que seja pra fazer volume).

    ResponderExcluir
  4. Mally, sobre as críticas nostálgicas, gostaria de sugerir a saga da princesa Mimi. Amo as suas críticas porque nada escapa do seu olhar e uma ótima forma pra reler

    ResponderExcluir
  5. eu acho que a carta da morte tem relação com o Dc.
    se acontecer alguma coisa de ruim com Dc quero vê a reação do cebola pois por ele o Dc podia desaparecer, evapora, sumi, se muda para Timbuquitu, etc.
    sobre Victor acho que ele não é humanos mas não tenho certeza se ele é um fantasma.
    Dc disse que queria participa de umas tretas maliguinas com essa ja é a 3º.
    gostei bastante da capa esta melhor que a primeira fato.
    bjs e tchau

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a palavra tem poder, só isso. O Cebola disse "Só queria que você sumisse" para o DC, então aconteceu tal tragédia. Prevejo Mônica tretando com Cebola de novo e os Cebônicos se descabelando. Kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi o Cebola falando isso , logo pensei "pronto se acontecer algo com o DC , ele vai ficar mal a beça , afinal ele só quer a Mônica de volta , mas não matar o DC ..."

      Excluir
  7. Eu também fiz uma espécie de palpite sobre a edição: https://www.facebook.com/tmjjunto/photos/pb.1683594725217121.-2207520000.1443120011./1685300731713187/?type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palpite interessante. Caso algo ruim aconteça com o DC, pode acontecer de o Cebola fazer algo pra salvar a vida dele só pra não ver a Monica sofrer. Não sei se no fim ele vai se dar bem com o DC, mas talvez ele aprenda a respeitar a decisão dela.

      Excluir
    2. Eu não tinha imaginado essa alternativa! Só estou imaginando a reação de quem shippa CebolaxDC u.u

      Excluir
    3. Cebola x DC? Até que seria interessante, mas não vai rolar nunca. O Maurício já falou que não "levanta bandeira".

      Excluir
    4. Sei que não vai rolar. Mas os shippings não têm limites!

      Excluir
  8. Onde posso encontrar a análise do Emerson sobre essa edição? Já fui no Facebook e YouTube mas nada encontrei.

    ResponderExcluir
  9. Só acho que o DC não vai morrer. Talvez ele caia que nem o Cascão ,entre em uma briga sei lá, mas morrer é muito improvável .Eu acho que a história do Viktor é mais complexa ,tem alguns fantasmas(ou seres sobrenaturais ) que podem mudar sua aparência,talvez ele só apareça assim de fachada pra ficar mais perto da Sarah sem que pensem que ela é louca(ou pra assistir de perto a confusão reinar).E quanto a carta de morte,ela pode se referir a própria dona morte. Só achei que o cemitério poderia ser uma referência. E se os poderes da Sarah tiverem realmente haver com o mudo espiritual faz até sentido ela aparecer. Quanto ao Cebola acho que ele pode até tomar lição sobre a situação mas não acho que ele vai mudar(mudanças assim não ocorrem do dia para noite).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A terceira capa é uma imagem bem tensa da sarah com olhos ao fundo chorando sangue. Isso sim colocou bastante lenha na fogueira! Pode ser o vitor ou alguma entidade do mal. Tô doida pra ler essa história!

      Excluir
  10. Malagueta eu recentemente comecei a ler TMJ, por recomendação de uma amiga, e sem quere por destino eu esbarrei neste blog a uns quatro dias, e li uma crítica sua em relação a Edição 83/84 (Herdeiros da Terra), e nele você diz que:"Não vejo onde o Cebola possa entrar na história, ele só sobrecarregaria por acúmulo de personagens"
    Pois eu acho isso um equívoco, se formos parar para pensar esse Grande Arco está até o momento rodando em volta do Cebola.
    Primeiro a Penha que so volto, para se vingar do Cebola por preferir a Mônica.

    Segundo a Jumenta Voadora que só volto por causa do Cebola ser tão corrompido com a sua ganância que foi capaz de abrir a porta de Umbra (marca de Ior)

    Terceiro a Edição Sombras do Futuro o Cebola é o grande vilão.

    Então em uma História onde aparece o símbolo de Ior a Serpente entre outros mistérios o Cebola não ser nem mencionado eu acho isso uma grande falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esqueci de dizer desculpe comentar aqui, é que esse é o post mais recente

      Excluir
    2. Bom, pra mim ele não fez falta alguma e como falei, não imagino como ele teria feito parte da história. Se ele não tivesse pisado na bola e dado fora na Monica, aí sim ele poderia ter entrado na história no lugar do DC, mas ainda assim muita coisa teria que ser alterada porque os aliens não conseguiram dominá-lo por causa da personalidade dele.

      Não faria nenhum sentido a monica ter convidado o Cebola pra viajar com ela e os outros (tipo, viajar com o namorado e levar o ex junto? Não rola).

      Além do mais, o alien só ficou bom e passou a questionar as ordens da serpente porque incorporou o jeito do contra dele. Com o Cebola, isso não teria acontecido.

      E na saga de sombras do passado, Penha veio se vingar da Monica, não dele. Na ed. 52, pag. 99 Penha deixa bem claro que toda vingança era pra Monica, não pro Cebola. Apesar de o Cebola ter dado fora nela, ela culpou a Monica e direcionou todo plano pra ela.

      Apesar de o Cebola ter sido peça chave na história, a edição não foi centrada nele e sim na Monica.

      Excluir
    3. Bom ponto, o fato dela tar brigado com a Mônica.
      Mas ainda acho que ele devia aparecer sei lá tipo sendo controlado pela marca ou o fato da suposta destruição da Serpente ter algum efeito nele.

      ex:O planeta tumba ser na verdade um selo que prende a Serpente, e agora ela estar livre

      Excluir
    4. Se o alien tivesse tomado a forma do Cebola, acho que nunca teria se rebelado contra a serpente, não teria salvado a Rosinha e nem dado ao Astronauta a dica de como destruir o povo das sombras. E nem teria se transformado em lagosta.

      A gente sempre acha que poderia ter mais coisas na história, mas infelizmente o número de páginas é limitado, então o Emerson tem que espremer do jeito que pode pra caber tudo.

      Excluir
    5. Obrigado por debater essa ideia minha

      Realmente o número de páginas não ajuda
      Mas ainda imagino no final ter sido o Cebola na terra sentindo dor no pulso onde ta a marca seria interessante

      Excluir
  11. E o que você acha de uma teoria que eu bolei em que o Cebola seja um dos últimos dois Cavalos do Apocalypse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os últimos dois cavaleiros são fome e peste. Nao consigo ver como o Cebola se encaixaria num deles.

      A não ser a palavra fome ganhe outro significado como ganancia desmedida, vontade de dominar e possuir tudo. Aí sim poderia ser encaixado no lado negro da personalidade do Cebola.

      O problema é que até agora, os cavaleiros eram vilões, coisa que ele não é. Só se acontecer de ele ser dominado pela máscara da Berenice e se tornar um vilão. Mas com a personalidade dele do jeito que tá hoje não vejo como porque ele não é realmente má pessoa.

      E o cavaleiro da peste deve ser o capitão feio, ou talvez o Cascão caso ele herde seus poderes e fique malvado.

      Excluir
    2. Mas quando a Fome aparece na biblia aparece dessa forma
      "Uma medida de trigo por um denário, três medidas de cevada por um denário e não danifiques o vinho e azeite"

      Assim também pode ser interpretado por ganância

      Excluir
    3. Pois ele vende a comida enquanto os outros passam fome só para ficar mais rico, algo que só alguém ganancioso faria, assim se encaixando perfeitamente com o lada "obscuro" do Cebola

      Excluir
    4. Sei lá, mexer com comida não é bem a cara do Cebola.

      Excluir
    5. Obrigado por debater essa minha teoria doida

      Excluir
    6. Ah e essa comparação minha do Cebola com a Fome foi simbólica pois para min ali parece mais ganacia

      Excluir
    7. Sobre os cavalos: num post antigo do Emerson, ele falou que ainda planejava uma saga com o Capitão Feio e uma com a Bruxa Viviane (na época em que a SuperSaga teria só 12 edições). Recentemente, ele falou que, nessa época, seria uma saga para cada cavalo (mais a "saga final", com a volta da Serpente, e a edição do Dia das Bruxas). Então, se ligarmos os pontos, podemos deduzir que Feio e Viviane são os próximos cavalos... Porém, como a Petra tem planos pro Feio, imagino que ele possa até ter mudado a identidade do cavalo que seria ele (imagino como a Peste), e pode ser o Faraó Faraofa ou o Senhor Samir (antigos vilões da Turma Clássica, criados pelo Emerson)... Minha teoria =P

      Excluir
    8. Sei lá, o capitão feio é o que mais se encaixa no cavaleiro da peste. Seja lá o que a Petra queira fazer com ele, não deve ser tão complicado a ponto do Emerson ter que alterar tudo. A não ser que ela pretenda matá-lo, aí complica tudo mesmo.

      Já a Viviane... não sei... é difícil imaginá-la como cavaleiro da fome. A não ser que seja fome de poder, aí tudo bem. Mas ultimamente ela nem tem sido tão má assim.

      Excluir
    9. Sem contar q no futuro do Xavecão a Viviane foi desintegrada tentando ajudar a Magali, ou seja, na supersaga do Emerson ela pode nem ser má!!

      Excluir
    10. acho que se a fome fosse ganacia seria mais para cabeleira negra

      Excluir
  12. Eu acredito que a morte inicialmente pode representar a morte quase literal do DC , mas acho que por algum motivo que vai ser de fato relacionado ao Cebola e a treta com DC , ja que a Mônica desconfia dele , e tem o fato do DC ter ciume da Mônica por medo dele roubala dele , acho que com certeza ele fara algo que culpara o Cebola pra afastar dela , e Cebola bolado por ela não acreditar nele vai se afastar , indicando a Morte como mudança , talvez até pro DC por ter feito algo desonesto como afastar eles

    ResponderExcluir
  13. Umas considerações off topic. Aqui se te reclamado muito do Cebola. E com razão. Mas o que parece estar acontecendo é que ele está sendo transformado na pior pessoa da turma. Dos quatro, é verdade, ele sempre foi o mais problemático, atuando contra Mônica, puxando Cascão para seus planos, e sempre teve uma mania de líder, uma manha. Mas toda vez que alguém tem que ser mal-educado, causar confusão, colocam o Cebola para fazer isso. Se ele fala, colocam besteira na boca dele. Me refiro aos roteiristas. E três, eu disse TRÊS vezes, criaram uma realidade alternativa onde ele é culpado por criar caos no mundo. Na dos zumbis robôs, na Sombras do Futuro, e na do universo paralelo, apesar de nessa ele ter causado confusão só no bairro mesmo. Quando um personagem estanho aparece (Safiri, Sarah) ou com alguma carcterística que achem engraçado (Isa a garota gordinha), é ele o primeiro a zoar, o primeiro a falar besteira, e a ser repreendido por isso. Eles estão simplesmente fazendo dele, que era um cara inteligente e com ambições positivas, o personagem mais odioso de todos.
    Vale lembrar que nas primeiras histórias, ele parecia meio ingênuo, tímido, infantil, e de repente, ele fica convencido, arrogante, mal-educado, preconceituoso, tudo de ruim. Não estou gostando nada disso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que fizeram isso pra não ficar o clima bobo "Monica fica com Cebola ou não" , quiseram expor tudo que ele podia ter de ruim pra depois modelar , mas estão exagerando e não botando os defeitos como deviam , eu até achei um pouco errado ele ficar de tanta paixonite por outras garotas , sendo que na classica ele era bem mais obcecado pela Mônica que a própria , que vivia caindo de amores por qualquer cara que aparecia , dai no Jovem ela ignora todos e pensa só no Cê , seria interessante ver como as coisas terminaram as paixões de infancia dela e com isso dificultando a aproximação do Cebola e até mesmo jsutificando o fato de ser meio babaca e ficar no agora , enfim não acho ruim ele ter defeitos como mostrado , só devia ter polido melhor , ou justificar melhor as atitudes dele sem ficar tão gratuito

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fora o fato que as vezes ele tenta fazer coisas boa e sempre leva a culpa quando da errado como se ele quisesse que desse errado.
      A primeira que crítica ele é a Mônica mas nunca tenta ajuda ele a consertar seus defeitos.
      Ta certo ele deu mancada com ela e tudo mais, só que ela devia chegar na época nele e dize " Ou CE melhora ou eu Caio fora" daí talvez ele mudaria, mas como ela é extremamente insegura nesses assunto ela guardo para si, achando que ele ia muda.

      Uma pessoa não muda se não tiver ajuda dos outros

      Excluir
    5. Eu acredito que eles estão querendo mostrar o que acontece na adolescência coma alguns jovens que são prepotentes e acham que são donos da razão. Dos quatro, ele é o que mais se encaixa nessas características e não é uma má pessoa, talvez presunçosa mas não de fato ruim. Bom, acho que ele está passando por um processo de amadurecimento.

      Excluir
    6. Josefa :Pois é , se o Cebola errou , a Mônica também só ficou sofrendo , não tentou agir diante da situação , esperando por ele , por isso que ele ficou naquela meio que se achando , ele só se deu conta quando ela resolveu ficar com Do Contra , e concordo contigo Karina , com certeza o Cebola é o melhor por ele ser o mais "problematico" e ter um ego enorme desde pequeno , com a adolescencia só piorou o estado , e mais irônico que ele sempre de fato teve mais motivos pra insegurança , afinal falava errado e era careca , os defeitos dos outros não eram tão aparentes ( Cascão sim pelo cheiro , mas mais uma coisa de fobia dele que podia sumir a qualquer hora) comer não era problema , a Mônica também não era tanto , só que a garota ser como ela ia ser mais visada mesmo , enfim só vamos ver como vai se resolver , acredito que ele ta amadurecendo , só que ainda falta ele entender algumas coisas , talvez só ficando um pouco longe da Mônica pra ele finalmente entender ...

      Excluir
    7. Vitor, o Cebola sempre foi causador de confusão na turma. Ele não virou santo só porque cresceu. Algumas pessoas melhoram quando crescem, outras parecem que acentuam seus defeitos mais ainda. É o caso do Cebola, mas de forma alguma ele está sendo pintado como a pior pessoa do mundo e vc vai ver isso quando ler o final da ed. 86.

      A Mônica não ficou sofrendo de burra ou masoquista. Ela ainda acreditava que o Cebola ia mudar e fazer alguma coisa, estava esperando por ele. As vezes a pessoa tem que ser forçada ao limite e esgotar todas as possibilidades para só então seguir em frente.

      Se a monica tivesse feito isso antes, todo mundo estaria reclamando que ela não teve paciencia e se jogou pro primeiro que apareceu na frente dela. Logo, ela precisou esperar, ter paciencia e quebrar a cara várias vezes pra depois tomar uma atitude. Assim ninguém pode reclamar que o rolo deu errado por falta de empenho dela.

      Excluir
    8. Concordo , o Cebola foi sempre errado , e na adolescência só devia piorar mesmo , mas não acredito que tão pintando ele como vilão como muitos falam , é só o fato dele se achar que piora tudo ,ironicamente por que ele tem uma baixa alto estima como mostrado na 73 , e acabou magoando a Mônica por ele querer ser melhor , entre outras coisas , agora não acho que a Mônica foi burra ou masoquista , mas faltou um pouco mais de ação sim , afinal ficava toda hora de ciume pra cima da Irene , e ela nem esperou tanto assim , como na história do Do Contra contra Dourado de Ferro que ela PEDIU o DC em namoro , mas não achei errado , afinal o Cebola ja tava enrolando desde aquela época ...

      Excluir
  14. Só acho que eles poderiam ter um pouco mais de continuidade no decorrer do desenvolvimento dele. Numa história, Mônica se sacrifica, e antes dela voltar, ele assume que ela é corajosa, e deixa de lado seu desejo de conquistar o mundo para trazê-la de volta. Pouco depois, ele duvida da coragem dela, como se aquela história nunca tivesse acontecido. Outro problema levantado aqui: ele prometeu derrotá-la pra ficar à altura dela
    Nunca mais ele tenta fazer isso, só na do tribunal. Tem muitos furos no desenvolvimento do Cebola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento algum o Cebola deixou seu desejo de conquistar o mundo pra ter a Monica de volta. Ele abriu mão do desejo de conquistar o mundo porque sabia que se fizesse isso, não ia poder trazê-la de volta, mas em momento algum ele disse que desistiu do seu sonho.

      Agora, ele deu a entender sim que ia tentar estabelecer melhor as prioridades e não perder o que era mais importante de vista, mas isso foi tipo uma promessa de ano novo: a pessoa acaba não cumprindo.

      Excluir
  15. Mallagueta, eu queria destacar um palpite sobre essa edição. Eu estava lendo a preview da edição,quando fui prestar mais atenção na página de rosto e vi que o Do Contra estava com uma cara de quem levou um baita choque ou sei lá o que, e atrás dele estava uma carta de tarot. Fui pesquisar o significado desta carta e descobri que o nome dessa carta é "O Carro", mas essa não é a questão. Pela Wikipédia, a carta pode significar avanço, progresso, ou início de algo novo, mas também pode significar a vitória, a direção, o controle, o esforço, a confiança (ênfase nessa palavra), e o caminho. Na hora, eu me lembrei do Cebola e achei que poderia significar o amadurecimento dele, mas aí eu lembrei que a carta estava atrás do DC, então eu tô na dúvida. Mas alguém poderia levantar uma teoria sobre o significado dessa carta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai entender o que significa essa carta quando ler a edição. Mais do que isso seria spoiler e eu não quero estragar sua leitura.

      Excluir
  16. Eu acho que essa ideia de manter o Cebola longe por tanto tempo da Mônica só piora as coisas. Desde os gibis vemos os dois juntos (em histórias em que eles crescem) e é natural imaginá-los como casal. Não é querendo ser conservador mas a questão é que os eles se completam e é absurda a maneira como a Mônica nunca fez nada pra melhorar o relacionamento com o Cebola. Além disso, crucificá-lo porque estava com ciúmes é outro erro radical. Concordo com a ideia dos dois se acertarem (Cebola e Mônica) e começar outras aventuras com a turma principal. O DC sempre foi coadjuvante (se é que podemos classificá-lo assim!) nas histórias. Não é engraçado a rivalidade com o Cebola. Seria se fosse outra pessoa fora da turma (algum novato, sei lá!)... Bom, só resta esperar mas o Cebola de longe é o melhor partido pra Mônica (tirando essas presepadas que andam colocando no roteiro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os dois não namoraram, foi por culpa do Cebola, não da Monica. Ela tentou, esperou, perdoou as mancadas dele e até plano fez pra que eles ficassem juntos. E o Cebola? O que ele fez pra que os dois reatassem o namoro? Tirando a história do tribunal, o que ele fez pra tentar derrotá-la e assim reatar o namoro?

      Quando os dois estavam namorando numa boa, quem foi que terminou por causa de besteira? Com certeza não foi a Monica.

      Ela era ciumenta sim, não nego. Mas o Cebola dava muitos motivos.

      E o DC ser personagem secundário não significa nada. Cascuda e Quim tb são e mesmo assim namoram um dos 4 principais.

      Excluir
    2. Isac , na minha opinião o DC é perfeito como rival afinal além do fato dele ser "contra" , representando o a oposição pra fazer a Mô e o Ce ficarem juntos , na classica ele sempre demonstrou gostar da Mônica , seja só pra ser contra mesmo ou ja gostar mesmo , é o que acredito

      Excluir
  17. Aos roteiristas que de repente estão lendo esses comentários, deixo uma possibilidade que pode agradar as duas formações de casal: Cebola e Mônica ou DC e Mônica: Surge uma personagem que começa a se apaixonar pelo Cebola (pra tirar ele dessa chatice de ficar rastejando pela Mônica), mas desde o início ele joga limpo com essa jovem, dizendo que ainda tem sentimentos pela Mônica. Ela, por sua vez, o convence a ficarem juntos, com o argumento de que ela está disposta a fazer com que ele se esqueça de vez dela. Assim, permanecem juntos por um bom tempo. Enquanto isso, as coisas entre o DC e a Mônica começam a piorar, e ela começa a ver que o Cebola está muito bem (embora ainda tendo uma queda pela Mônica), sendo alguém que ela gostaria que fosse enquanto estavam juntos. Aqui surge o ponto chave! A Mônica percebe que o Cebola não era o único errado e que ela teve sua parcela de culpa, e então o chama para uma conversa. Vou criar duas possibilidades: Uma a favor da plateia "Cebônica" e outra para "MônicaDC":
    *Retorno do Casal Perfeito: Nessa conversa, a Mônica propõe de maneira sutil a vontade de reatar seu relacionamento com ele, reconhecendo que foi injusta culpá-lo por tudo. O Cebola por sua vez, conta todo mal entendido que vimos na edição "A Decisão" e que ele merecia passar por isso, e que isso o ajudou a amadurecer. Coincidentemente, a então "namorada" do Cebola e o DC veem os dois juntos, e entendem que não dá pra separá-los, já que os dois se completam. Decidem então, aparecer no momento em que o Cebola e a Mônica estão abraçados, causando um susto em ambos, mas com a ideia de deixarem a Mônica e o Cebola juntos novamente.
    *Cada Um Segue Seu Caminho: Com seu namoro com o DC em crise, a Mônica e o Cebola conversam. Ele a ouve mas a aconselha a lutar pelo bom relacionamento com o DC, e que seu coração já está entregue à sua "namorada". Antes mesmo que a Mônica chore, ele diz que sempre será seu amigo, e que seu carinho especial por ela jamais vai mudar. Ela reconhece o amadurecimento dele e este, por sua vez, dá um abraço nela e cada um segue seu caminho (mesmo um ainda gostando do outro, o que abre caminho para uma reviravolta).
    Acredito que isso resolve temporariamente essa chatice de ficar detonando o Cebola e favorecendo o DC. O pior de tudo não é ver o Cebola sem ninguém. O chato é vê-lo catando migalhas que a Mônica fica jogando. Acho ridículo fazer o personagem mais legal em tudo ser taxado como imprestável. Pensem direitinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a parcela de culpa da Mônica por eles não reatarem o namoro? O Cebola deixou muitíssimo claro que só ia namorar depois que a derrotasse. Sem isso, nada feito. Logo, não havia nada que ela pudesse fazer. Ela não podia agarrá-lo pelo pescoço e forçá-lo a namorar. A única coisa que ela podia fazer era esperar.

      O problema é que essa espera estava demorando muito. Pelo tempo da revista, podemos dizer que se passou mais de um ano desde que ele fez a promessa e nada aconteceu. Ele não fez nada pra derrotá-la, ficou xavecando outras meninas e a deixou plantada esperando.

      Como não podia obrigá-lo a namorar (isso seria errado mesmo), ela fez a única coisa que podia fazer: seguir em frente. Isso não é errado, não é crime e não é algo que deve ser punido como vc quer que aconteça ao sugerir que ela devia ver o Cebola feliz com outra garota e sofrer por causa disso.

      A Monica não foi injusta ao culpar o Cebola por tudo porque ela nunca o culpou por tudo. Ela via defeitos nele sim, mas tb via qualidades. Já o Cebola só via defeitos e chegou a falar que de todas as garotas da turma, ela era a que tinha mais defeitos.

      Outra coisa, a Monica não tá jogando nenhuma migalha pro Cebola. Ela deixou bem claro que agora tá feliz com o DC e não quer nada com ele. Só amizade. É ele quem fica correndo atrás, fazendo planinhos pra separá-la do DC (vide a ed. 85), fica rodeando, olhando...

      Se ela trata bem, é por amizade, não pra ficar dando esperanças. Antes de qq coisa, eles são amigos desde infância e ela percebeu que não era certo estragar essa amizade por causa de um rolo que não deu certo.

      Excluir
    2. As pessoas precisam entender o seguinte: quando começou a namorar o DC, a Monica era solteira, livre e desempedida. Se o rolo dela com o Cebola não estava dando em nada, ela tinha sim pleno direito de seguir com sua vida do jeito que achasse melhor.

      Ela não tinha nenhum compromisso com o Cebola, não era namorada dele. Não era nem mesmo ficante. O Cebola podia ter ficado com ela se quisesse, pois teve todas as chances. Se não deu certo, tenha certeza de que não foi por falta de empenho da Monica e sim do Cebola. Ele não fez praticamente nada pra que os dois ficassem juntos.

      Aliás, ele mesmo admitiu trocentas vezes que tinha errado, que teve todas as chances e não aproveitou nenhuma. Admitiu tb que a Monica tinha razão em ter ficado com o DC.

      A Monica tem sim o direito de fazer o que quiser da vida dela, inclusive ficar com outro rapaz. Não acho que ela deva ser castigada por causa disso, uma vez que ela não cometeu nenhum crime e não fez nada de errado.

      Excluir
    3. Sei lá se o Isac tem a coleção completa da TMJ (eu tenho), mas o lance é que o Cebola foi tão descarado que nem sequer valorizou o fato de a Mônica ter ido além de sua própria carne para salvar a vida dele e da Xabéu.
      Quando ela demonstrou ter medo da situação fantasmagórica lá na Mansão dos Jogos Mortíferos, ao invés de apoiá-la, ficou fazendo troça.
      Aí o copo encheu e ela beijou o DC e saiu com ele, deixando o Cebola lá falando "elado" sozinho.
      E na edição seguinte, graças à artimanha da Magali, o babacão DISPENSOU a Mônica. Tudo porque achava que ela e o DC queriam que ele se humilhasse. Deu no que deu: Mônica se jogou de vez nos braços do DC e só tarde demais o Cebola percebeu a pisada de bola.

      E é assim, Isac, que a situação está. A Petra já está encaminhando a situação para uma reconciliação entre a Mônica e o Cebola, mas ninguém espere a volta do namoro para agora.

      Excluir
  18. Isac e Cebônicos podem comemorar: o DC morreu... Mas ressuscitou depois. Tudo como dantes no quartel dos Abrantes.

    Spoiler: o que aparece na capa não tem nada em momento algum na história.

    ResponderExcluir
  19. Kkkkk... Marcos, é claro que não gostaria de vê-lo morto. Só com outro par ou pelo menos, que o Cebola não fique com o seu mundo girando em torno da Mônica. :D

    ResponderExcluir
  20. Isac, eu tenho lá uma fanfiction na cabeça, mas se os meus traços de desenho ainda estiverem bons, pensava em fazer uma fanzine. O meu problema é falta de tempo para lidar com isso, pois sou professor e o meu tempo é quase todo tomado. Nessa minha fanfiction ia ter todo um rolo envolvendo o Cebola e DC, mas com o que rolou nesta edição 86, a Petra cortou o meu barato. Perdi o ineditismo. Não posso falar o que rolou aí, pois senão a Mally fica brava. Ela só aceita os spoilers do Emerson, que disse que o Victor era fantasma e é mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Kkkkkk... ia ser bem legal mesmo você fazer isso, até porque acho que todos estão esperando um "arranca-rabo" entre o Cebola e DC. E que bom que não sou o único adulto que curte HQ da TMJ! :D Então, minha bronca não é com o DC e sim, com a atitude do Cebola de ficar esse tempo todo só pensando em reatar com a Mônica. Sobre o Victor, o Cebola não viu ele quando conversava a Sarah sobre ela ter mais amigos?! Por causa disso pensei que ele era "humano"... To ansioso pra ler...! Bom, uma pergunta que não quer calar: Você prefere a Mônica com o Cebola, ou com o DC?

    ResponderExcluir
  22. Nem é exatamente uma questão de preferência, mas de coerência (embora esse pessoal aí da MSP não seja lá muito chegado nesse aspecto). Em várias histórias da turma clássica e numas da TMJ, aponta-se que Mônica e Cebola vão ficar juntos e casados. Até na edição comemorativa dos 50 anos da Mônica e na primeira edição especial colorida isso acontece. Agora como vai se dar uma reviravolta e Mônica ficar e se casar com o DC? Isso vai frustrar muita gente. Há uma especulação de que a Petra (o romance é o feudo dela e nenhum outro roteirista pode meter o bedelho) faria o reatamento na edição 100. É esperar para ver. Realmente eu gostaria de ver a Mônica e o Cebola juntos outra vez, mas lembre-se de que eles não existem: são os roteiristas que lhes dão a vida para nos divertir (ou nos frustrar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que os dois vão voltar , só não sei como farão , afinal tão botando o DC como o "perfeitão" (ta nem tanto) que ajudou a Mônica a melhorar a auto-estima , que a faz mais feliz e tudo que se espera de um namorado perfeito e ela se declarando apaixonada o tempo todo , imagino como farão pra esfriar esse namoro e então reatar com o Cebola , mas duvido que seja no 100 ... só se o DC vacilar de maneira épica ou coisa assim

      Excluir
    2. #Frustrado
      kkkkkkkkk... de fato. Gostei muito desse site! As opiniões são variadas e deixa a gente mais envolvido com a história.

      Excluir
  23. Vitor, acredito que nem precise vacilar grandão, mas só o fato do DC ser "do contra" torna qualquer relacionamento (pelo menos na vida real) desgastante. A Mônica faz comparação entre ele e o Cebola sempre, e quem leva a melhor é o Cebola, por ser mais inteligente e com mais atitude. Acho que a Mônica vai se cansar disso (do ser do contra do DC) em alguma ocasião em que o Cebola precisar da ajuda deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom ponto , afinal desde a edição 71 que mostra a Mônica tendo esse problema com ele , e na 81 quase que teve tragédia ao serem sequestrados pelo cara do circo , além de faze-la pela 1º vez sentir falta do Cebola , coisa que ela se recusava a fazer por estar bolada , e ele que não se cuide , todos podem estar a favor dele , mas agindo assim corre risco de perde-la

      Excluir
  24. Você é novo por aqui, né Isac? Tem a coleção completa da TMJ? Mais acima eu coloquei um comentário sobre como é que Mônica e Cebola chegaram a essa situação.

    Tem aqui uma análise interessante (será que a Mally vai apagar o meu post?) dessa última edição:
    https://www.youtube.com/watch?v=I7ZwcECnMAE&feature=em-subs_digest
    Mas ande por esse blog, veja lá as minhas broncas com relação às edições 74, 75 e 76, a tal Lambança na Umbra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sou novo sim. E não... não tenho a coleção completa... :/ Comecei um pouco atrasado e perdi algumas coisas. Por isso estou me atualizando e vendo algumas opiniões. Gosto de ver os diferentes pontos de vista aqui. Vou dar um passeio pelo blog para informar melhor! :D

      Excluir
  25. Malagueta, onde você lê as Tmjs? Aonde eu leio demora bastante pra postar. Obrigada! :)

    ResponderExcluir