terça-feira, 19 de abril de 2016

TMJ#93 - Nunca mais: Palpites





Ufa! Acho que depois de tantas emoções, sustos, reviravoltas e situações angustiantes, acho que vai fazer bem uma história mais leve e próxima do dia a dia.

Para começar, a capa ficou excelente. Coisa do Zazo mesmo. Li em algum lugar que capas onde a Mônica aparece vendem mais. Se for assim, acho que essa edição vai vender bastante. Foi inteligente colocar o rosto dela no céu acima da cidade, como algo que pode se desvanecer a qualquer momento e o resto da turma correndo atrás para evitar que isso aconteça.

E lógico que o Cebola tinha que ficar na frente, já que é o maior interessado em evitar que a Mônica suma ou qualquer coisa parecida. Não entendo muito do assunto, mas para mim o desenho e os traços ficaram bons, a paisagem urbana ficou legal e adorei o céu noturno. Só estranhei um pouco ver o Cebola de bota e um rasgão na calça porque não é bem o estilo dele. A não ser que ele tenha rasgado a calça por acidente. Mas não pude deixar de notar o Toad (do jogo Super Mário) na blusa do Cebola. Sabemos que o Cassaro gosta de jogos, então acho que isso foi ou por causa dele, ou foi idéia dele mesmo.

Podemos ver que cada um tem sua cor nas roupas. Cebola de verde, Magali com blusa amarela e Cascão com uma blusa alaranjada, acho que na versão jovem adotaram essa cor para ele, o que foi uma boa idéia porque é um intermediário entre vermelho e amarelo, cores que Mônica e Magali já usam. E ao fundo vemos Mônica usando vermelho, como sempre. Foi uma boa escolha das cores. E o título tem um quê de drama, de algo muito triste que poderia acontecer e nunca mais poder ser consertado. Tipo uma pessoa indo embora para sempre.

Nessa edição, Cebola ainda tenta recuperar o amor da Mônica, mas esbarra com um probleminha simples e corriqueiro: ela some da memória de todos. Tranqüilo e fácil (SQN). Então eu fiquei pensando com meus botões... Essa sinopse me lembrou alguma coisa. Onde eu vi isso? Ah, sim! Na revista das 500 edições da Mônica. Aí fui dar uma olhada e tem uma parte onde os outros personagens tinham mesmo esquecido a Mônica.

Talvez a ed. 93 seja baseada nessa parte. Ou talvez seja só coincidência. Olha, infelizmente vou ter que dar spoiler da história do gibi porque não tem jeito, senão fica difícil dar os palpites dessa.

Na verdade tem mais de uma história no gibi da Mônica 500 e numa delas (outros 500) a realidade é mudada e o Xaveco é dono da rua ao invés da Mônica. Daí ela meio que é esquecida pela turma, tanto que numa parte o Cascão nem sabia quem ela era porque acabou virando personagem secundária, ou terciária mesmo. Com isso, Cebolinha tenta ajudá-la voltando ao passado e fazendo com que ela recuperasse o protagonismo de cada historinha ao invés do Xaveco.

No fim ele consegue salvar as histórias da Mônica, mantê-la como protagonista e frustra os planos do Xaveco. Só que no final, ele não era o vilão e sim a Boneca Tenebrosa. Bizarro, não? Só por curiosidade, o Emerson fez parte da equipe de redação das histórias. Agora é só ligar os pontos.

É só um palpite mesmo, talvez nem seja isso porque a ed. 93 é do Cassaro e eu não vi o nome dele na lista de roteiristas da Mônica 500. Mas isso não impede que ele se inspirado nessa história para criar a dele. 

Se a ed. 93 foi mesmo inspirada nesse gibi, então pode ser que alguém tenha feito com que a turma esquecesse da Mônica para ocupar o seu lugar. Na ed. colorida da Mônica, “Lembranças”, a Tonica tentou fazer algo parecido. Então pode haver uma possibilidade de acontecer o mesmo na ed. 93. De qualquer forma, pode ser alguém interessado em apagar a Mônica da memória de todos.

Isso até lembra um pouco a segunda parte da saga do circo macabro, onde Telepax tentou apagar a Mônica da memória de todos e acabou morrendo no final por causa do esforço.

Se é mesmo uma pessoa que está fazendo isso, imagino que a motivação seja vingança ou então uma tentativa de tomar o seu lugar na turma. Ou algum plano maluco onde seja importante que ninguém se lembre da Mônica.

Mas pode ser outra coisa, como um feitiço, maldição, acidente ou alguém fez algo no cérebro do pessoal apagando as lembranças da Mônica. Pode ser que alguém tenha voltado no passado e evitado o nascimento da Mônica de alguma forma e o pessoal tem que consertar isso antes que a mudança afete o presente e se torne definitiva.

Sabe, por mim tudo bem que a história seja inspirada na ed. 500 da Mônica. O problema para mim é quando ficam falando que a TMJ é só história, mangá, etc. A meu ver, isso meio que quebra um pouco o encanto e causa um certo afastamento do leitor. Pelo menos comigo é assim, não sei se com os outros é a mesma coisa. Só espero que não façam isso nessa história.

Bom, vamos ao que interessa muitos fãs: a imagem da sinopse onde Cebola beija a Mônica. Sim, muita gente já deve estar arrancando os cabelos de tanta ansiedade achando que eles podem voltar nessa história. Mas não vai ser dessa vez, pessoal. Antes de voltar para o Cebola, a Mônica tem que terminar com o DC e só Petra pode separá-los.


O que vamos ver é o Cebola ainda lutando pela Mônica e de quebra tentando salvá-la do esquecimento. Mas no fim ela vai continuar com o DC enquanto ele termina a história com cara de cachorro que caiu do caminhão de mudança. A não ser que por algum motivo ele desencane dela, não sei. Mas acho que seria complicado fazer isso porque poderia atrapalhar as histórias da Petra. Eu sou da opinião de que somente ela poderia cuidar do Cebola, decidir se vai ou não arrumar uma namorada e esquecer a Mônica. Assim garante mais coerência entre as histórias.

Quem leu a ed. 92 já deve saber que o romance do Cebola com Denise não deu em nada, o que salva as histórias futuras. E imagino que aquela fala do Cebola sobre ter se conformado em perder a Mônica pode também ter sido influência do círculo da paixão, logo é normal que ele continue tentando reconciliar com ela em outras histórias.

Sabe, como é meio difícil de saber como o pessoal vai esquecer a Mônica, também não posso dar muitos palpites de como Cebola vai ajudá-la. Magali e Cascão aparecem na capa, mas será que eles também vão continuar lembrando dela ou só o Cebola enquanto o restante esquece. O esquecimento será gradual ou repentino? E o DC? Ele vai esquecer dela também?

Aliás, a Mônica aparece na capa mais parecendo uma lembrança ou pensamento na cabeça dos outros, não é tipo “em carne e osso” como os outros três. Será que ela vai desaparecer? Ou vão prendê-la em algum lugar até que todo mundo esqueça dela? Será que vai ficar muito debilitada, tipo enfraquecendo e desaparecendo aos poucos até sumir?

No filme “de volta para o futuro”, quando McFly interfere no relacionamento dos seus futuros pais sem querer, ele vai desaparecendo aos poucos, assim como os irmãos dele numa foto. Pode ser que algo assim aconteça com a Mônica. A medida que ela some fisicamente, também vai sumindo das lembranças dos outros.

Só falta saber por que o Cebola ainda continuará lembrando dela. Será que é por causa da ligação que tiveram ao longo da vida? Apesar de não ter dado certo, não podemos negar que eles tem muita história juntos e isso pode fazer com que as lembranças dele sejam mais fortes e marcantes, portanto mais difíceis de desaparecer.

E imagino também a angustia dele imaginando que pode chegar uma hora em que não vai mais lembrar da Mônica. Por um lado poderia até ser libertador, assim ele estaria definitivamente livre para ficar com quem quiser ao invés de continuar correndo atrás de quem já está em outra. Por outro lado, pode ser que o amor dele ainda seja forte demais para querer que algo assim aconteça. Sem falar que ele jamais iria querer que ela desaparecesse independente de qualquer coisa.

E falando em desaparecer, acabei de lembrar de uma história do gibi onde Cebolinha e Cascão voltam no tempo para impedir que os pais da Mônica se conheçam e assim evitar o nascimento dela. (ah, o amor...). Ele só consertou as coisas porque outra menina pior que a Mônica apareceu no lugar dela. Caso contrário, teria deixado quieto. Mas vamos partir do principio que agora ele não quer mais que isso aconteça.

Como a história não é da Petra, não sabemos como essa ed. vai influenciar os dois no futuro. Tipo, será que no fim a Mônica vai começar a gostar do Cebola de novo ou irá terminar feliz com o DC, porém agradecida ao Cebola e confiando mais nele?

E aquela cena do beijo que aparece na sinopse? Eu imagino que deve ser só uma lembrança do Cebola, algo a que ele se apega para não esquecê-la de vez. Parece com a cena da ed. 34 onde eles se beijaram pela última vez depois que o Cebola estragou terminou tudo.


Vocês devem ter notado que fiz algumas mudanças no visual do blog. Mudei as cores, umas coisinahas aqui, outras ali e reduzi o tamanho da imagem de capa do blog porque antes estava muito exagerado. Espero que tenham gostado. Também tem png novo e quebra cabeça. 

Para mais palpites, confiram: TMJ 93 - Nunca Mais! - Primeiras Impressões
E também tem o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:

Um comentário:

  1. adorei os palpites, não espero muito da edição, essa sinopse me fez lembrar do cinderela ás avessas

    ResponderExcluir