domingo, 7 de janeiro de 2018

Steven Universe - Lars of the stars e jungle moon




Depois de tanta espera, finalmente lançaram dois episódios novinhos de SU: Lars of the stars e jungle moon.

E que episódios, meldels!

Quer dizer, Steven e Connie esperavam ver o Lars e as offcolors enfurnados numa caverna lutando para não serem mortos pelos robôs da Diamante Amarelo. Ao invés disso, eles deram de cara com ele sendo capitão de uma nave roubada debaixo dos narizes de 69 guardas e uma gem furiosa dando piti na tela do comunicador. Alguém esperava por isso? Nem eu!

Foi impressionante ver essa volta por cima. Em outro post eu falei sobre o amadurecimento do Steven. Impressionante, porém gradual. Com Lars foi diferente porque aconteceu quase que de um episódio para outro.

Primeiro ele era um Zé Mané medroso que só pensava em si mesmo. Depois ficou corajoso, decidido e com senso de liderança. Só fiquei um tantinho triste por não terem mostrado como eles saíram das cavernas, driblaram o sistema de segurança e roubaram a nave.

Sei lá, teria sido legal mostrar a vida do Lars na caverna depois que o Steven foi embora. O que ele ia fazer para passar o tempo? Como ia interagir com as outras offcolors? Será que ia sentir muita falta de casa e da família? Coisas assim. Teria sido um bom episódio.

Ver a Esmeralda dando piti na frente dele também foi hilário, especialmente a parte do bingo-bongo. Ter a nave preferida roubada por um bando de offcolors deve ter sido um soco direto no ego dela.

Uma das partes de que mais gostei foi ver o Lars quase morrendo de tristeza ao saber que Sadie seguiu com a vida dela. No início pareceu um tanto canalha e egoísta. Quer dizer, na última vez que eles se viram, ele virou as costas e fugiu ao vê-la em dificuldade. Enquanto trabalhava no Big Donnuts, ele sempre se aproveitava dela, não era legal e muitas vezes até grosseiro. Então ele nem deveria ter ficado surpreso por ela não ter morrido de tanto chorar por causa dele. Sem falar que seu senti um pouquinho de inveja da parte dele, pois ela conseguiu algo que ele sempre quis (e podia ter tido se não fosse tão Zé ruela).

Porém... estamos falando de seres humanos. Fraquezas irritam sim, mas no fim a gente acaba entendendo que ninguém é perfeito. O Lars deve ter se sentido deixado de lado, como se não tivesse importância nenhuma na vida dela e não fizesse falta. Apesar de ter sido um manezão a vida toda, no fundo ele gosta dela.

Por isso foi importante a fala do Steven, de que é necessário seguir em frente apesar da dor. Se afundar na depressão não leva ninguém a lugar nenhum. Sadie precisou seguir com a vida dela e felizmente Lars foi maduro suficiente para entender que ela fez porque tinha que fazer, não para magoá-lo. No fim, ele conseguiu ficar feliz por ela o que é um grande avanço, já que antigamente teria morrido de raiva ao vê-la toda feliz com a turma dos descolados.

Foi um bom episódio, mas o seguinte, jungle moon, deixou todo mundo de cabelo em pé.

Primeiro foi a Stevonnie de barba, coisa que ninguém esperava. Mas cá entre nós... ela é a fusão de uma menina com um menino, logo devia ser normal crescer barba no rosto dela após alguns dias. É a primeira vez que eles ficaram fundidos por tanto tempo, por isso nunca percebemos isso antes.

É bem legal porque desafia um bocado nossos padrões. Muitos a vêem como garota, então crescer barba no rosto dela meio que dá um nó no cérebro de muita gente. O que eu gosto da Stevonnie é que ela não pode ser classificada como homem ou mulher. É algo que causa confusão na cabeça das pessoas porque sua aparência é bem feminina, mas não podemos dizer que é uma garota porque Steven também faz parte dela. Acho que é alguém não binário, livre de gênero.

Eles ficaram presos na lua de um planeta que foi colônia da Yellow Diamond no passado. Um planeta bem destruído, enquanto a lua permaneceu cheia de vida. Serve também para mostrar o que acontece com um planeta colonizado pelas diamantes. O estrago que elas fazem é além da imaginação.

 
Agora, o que realmente deixou geral em polvorosa foi o sonho que Stevonnie fez e acabou revelando a face da tão esperada Pink Diamond. No início fiquei meio WTF. Era a mãe da Connie falando com Nefrite sobre invasão, depois naves começaram a aparecer do lado de fora. Aos poucos o ambiente muda e aparece a base lunar enquanto a mãe da Connie se transforma em YD
No início eu pensei que eles só estivessem assistindo a um fato do passado, mas depois fiquei meio sem entender quando YD de fato falou e interagiu com a Stevonnie, que estava agindo de um jeito estranho e bem mimado até. Só depois é que deu para entender a moral da história: eles estavam revivendo o passado de PD como se fosse ela própria.


Curioso esses poderes do Stevene e sua capacidade para se ligar as diamantes. Primeiro ele foi capaz de ver pelos olhos da Blue Diamond, depois acessou as memórias da PD como se fosse ela própria. Fico pensando se ele não teria alguma ligação com a YD. E por que ele é tão ligado assim à elas? O que tem nele que faz com que seja capaz de ver o que elas vêem e até de viver suas memórias? Mistério!

Outra surpresa foi a PD, em vários aspectos. Sua aparência é bonita ao que parece. Muitos ficaram decepcionados com a BD porque esperavam uma coisa e veio outra diferente. Mas a PD se parece um bocado com as fanarts que vejo por aí, só que bem menorzinha. E com uma pedra diferente.

São duas coisas que deixaram várias perguntas porque ela meio que foge dos padrões das diamantes que vimos até agora. É pequena e a pedra tem um formato diferente, mais de diamante e não somente um losango. Uns dizem que ela é defeituosa, mas sei lá...

Quem assistiu ao ep. Offcolors deve se lembrar da forma como gems defeituosas são tratadas no Homeworld. Será que as diamantes aceitariam uma gem defeituosa entre elas, para ser tratada como igual e liderar exércitos? Elas seriam capazes de amar alguém que tenha nascido com defeito? BD talvez, mas YD é pouco provável pelo que tenho visto da personalidade dela.

Pareceu no desenho que PD ainda era nova, talvez uma gem recém-criada. Ainda não tinha colônia nenhuma e era meio que tratada (e também agia) como criança. YD agia um pouco como uma mãe, talvez uma mãe severa que não tolera criancinhas mimadas.

Sobre o formato da pedra é difícil dizer. Até agora só tínhamos visto duas diamantes e as pedras delas são iguais. Então é fácil pensar que PD é defeituosa por causa do formato da pedra dela, mas ainda falta a White Diamond que sequer foi mencionada no desenho. Como seria o formato da pedra dela? Será que existe mesmo um padrão? YD e BD parecem ter a mesma idade, imagino que tenham surgido juntas, daí suas pedras terem o mesmo formato e ficarem no mesmo lugar. PD foi criada depois, talvez seja a mais nova das diamantes.

E é bom lembrar que quem criou esse padrão de Diamante = pedra em forma de losango fomos nós. Não sabemos se as diamantes do desenho pensam dessa forma.

Agora, o tamanho confunde bem porque YD e BD são maiores que uma casa. É só ver o tamanho da cabeça da BD em relação ao Steven para termos uma idéia de como elas são enormes. Será que gems podem aumentar de tamanho?

Na primeira vez que apareceu, YD era grande, mas não gigantesca. Depois ficou enorme. Ou isso aconteceu por falta de consistência na hora de desenhar os personagens ou então ela cresceu mesmo. Ainda não temos como saber.

Sabe, no início eu cheguei a pensar que PD fosse uma diamante “boa”, que talvez tenha percebido o mal que estava fazendo com a Terra e resolveu mudar. Sabe de nada, inocente! Mas depois do que a Garnet falou dela e desse episódio, acho que mudei de idéia.

E pensando bem... ela raptava humanos para colocar num zoológico como troféus. Não vejo muita bondade nisso. Aí fico imaginando como deve ter sido uma líder mimada e arrogante colonizando seu primeiro mundo e agora já sei por que a Rose se rebelou. Aquela criatura estava mesmo precisando de uma boa havaiana de pau!

O chato desses episódios é que eu fiquei com vontade de ver mais, só que ainda vai demorar um bocado. Meldels... será que os novos episódios só vão sair de seis em seis meses? Ain... é isso que está doendo! Queremos saber tantas coisas e a Rebecca lança os episódios a conta-gotas após um longo período de vácuo. Acho que nesse ritmo, só os nossos netos vão saber como termina a série. 

A propósito, eu falei em outro post que SU é sempre cheio de referências, certo? Então vai mais uma: o visual de Lars é baseado no Capitão Harlock, um personagem de anime. Vocês podem ver mais informações desse anime aqui: (Capitão Harlock


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário