quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TMJ#62 - Campeões da Justiça: palpites


Saiu a capa da TMJ 62 e achei que ficou bonita. Ultimamente eles tem melhorado bastante nas capas, não vou negar. Falta apenas melhorar um pouco mais nas histórias.

Ao fundo, o cenário lembra um pouco de um tribunal, tendo a balança da justiça ganhando destaque. Como imaginei, os personagens da capa são Cebola, Mônica e a pessoa acusada injustamente, nesse caso o Toni. Teve quem estranhasse a pose e o jeito do Toni, mas até que gostei. Ele é um bad boy, tem que fazer cara de mau e tudo.

O Cebola também ficou bonito, só não gostei desse babador que colocaram nele. Quando olho para a imagem, esse troço logo desvia a minha atenção do restante. Já a roupa da Mônica ficou boa, parece mesmo uma advogada. Agora, ainda tá difícil engolir ela ter cortado os cabelos na edição passada e depois aparecer com eles no estilo antigo nessa. Sei lá, ficou estranho, faltou coerência.

Já pensou se o Cebola ou o Cascão raspassem totalmente a cabeça numa edição e depois aparecessem com os cabelos normais na próxima? Ia ficar bem estranho, não ia? Com a Mônica se dá o mesmo. Sem falar que eu gostei mais do novo estilo porque lembra o cabelo dela quando criança e também é mais parecido com o cabelo dela nas primeiras edições.

Mas tudo bem, não estamos aqui para falar do capacete cabelo da Mônica. Vamos aos chutes.

A princípio não parece nada complicado. Alguém vai aprontar no colégio, o Toni será acusado injustamente e a Mônica tentará defendê-lo enquanto o Cebola descobre o verdadeiro culpado. Nada de extraordinário. Se bem que pode acontecer de o Toni ser o criminoso e eles o puseram na capa para confundir os leitores.

Qual será o tal crime? Confesso que essa palavra é um tanto forte porque crime lembra roubo, assassinato, estelionato, tráfico, etc. É pouco provável que a gente vá ver isso na história. Se bem que roubo pode até ser. De repente alguma coisa foi roubada no colégio, talvez dinheiro ou algo importante. Também pode ser crime de vandalismo ou então alguém andou botando terror nos alunos e a culpa caiu sobre o Toni, que já tem histórico de valentão.

É claro que todo mundo vai acreditar na culpa dele, menos a Mônica. o que fará com que ela pense na inocência dele? Por que ela vai se preocupar em defendê-lo? Talvez senso de justiça? E será que o Cebola vai dar chilique por ela defendê-lo? Tomara que não, porque ando meio enjoada das brigas desses dois.

São tantas perguntas... será que o Toni é mesmo inocente ou no fim das contas é o criminoso de verdade e ficou fazendo hora com a cara da Mônica e do Cebola? Como será que eles vão descobrir a verdade? E o mais importante: caso o Toni seja mesmo inocente, quem será o tal criminoso? Está difícil responder porque nem sabemos qual foi o crime. Alguém arrisca um palpite?

Bem... eu acho que pode ter sido alguém de fora da turma. Ou quem sabe no fim das contas foi tudo um engano e não existe culpado nenhum? Seria um final pouco previsível.

Agora, será que nessa história a Mônica vai encontrar sua vocação? Ela bem que leva jeito para advogada. Claro que será preciso controlar o gênio forte para não querer partir para cima do juiz e dos promotores, mas acho que ela pode dar conta sim.

Mônica já mostrou que é boa em investigar quando descobriu quem é o rei dos trolls na Ed. 57, então acho que vamos ter uma boa história de detetive nessa edição. Vai ser legal vê-la trabalhando junto com o Cebola, cada um tendo um foco diferente. Claro que no início ele vai acreditar que foi o Toni, mas alguma coisa o fará mudar de idéia e investigar mais a fundo.

Não digo que estou com grandes expectativas com essa história, mas estou bem curiosa para ver como vai ser. Pena que ainda faltam muitos dias para a edição sair.

28 comentários:

  1. Outubro vai demorar um bocado pra chegar!

    ResponderExcluir
  2. Essa capa me lembra as da fase mais áurea da TMJ, lá pelas edições 30 a 45, por aí... o ruim é que o cabelo da Mônica fica diferente a cada edição (faça uma comparação das ed. 60, 61 e 62).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estão tentando definir o estilo dela. O que eu acho esquisito, é que na capa o cabelo dela é de um jeito, mas dentro das histórias é de outro e fica parecendo um capacete.

      Excluir
  3. Ótimo palpite, mas acho que o Cebola está vestido a cárater de juiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade esse babador seria parte de um tipo de toga pra advogados, só que é formal demais. Nem sei se no Brasil usam isso, talvez a gente veja mais lá na Inglaterra.

      Juiz não pode ser porque ele vai investigar o culpado, não julgá-lo.

      Mas ainda continua parecendo um babador pra mim.

      Excluir
  4. Hm, essa revista parece ser bem interessante. Tô animada pra ler, adoro um mistério!

    ResponderExcluir
  5. É, acho que todo mundo está curioso, e eu acho que vai ser boa, tomara que não seja como a anterior.
    Mesmo achando o assunto interessante, eu ainda prefiro as histórias antigas. Sabe, ainda a pouco eu estava com a ed. 11 (Ser ou não ser parte 1) nas mão lendo e pensei, nessa época dava gosto de comprar as edições. Olha quanta criatividade e aventura tinha e agora tudo que eu vejo é sempre aquele mimimi so século passado de tão chato da Monica e do Cebola.
    Bom, espero que eles tomem juizo e vergonha na cara de parem com tanta repetição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né,agora é só enche o saco de Cebola e Mônica,nada de aventura,de magia,vilões.Uma edição que foi boa mesmo,foi a 13(O Dono do Mundo Parte 1),que tinha bastante mistério e suspense.Todos estavam achando que a Lúcila era a Mônica,mas quando a história foi se desenvolvendo,todos descobriram que na verdade era a Professora Ana Paula.Isso sim é mistério.Se essa edição for assim,em vez de colocar ao lado da edição 61,vou colocar la no meio entre 11 e 17 u.u

      Excluir
    2. Pois é. A Ed. 11 pegou todo mundo no mistério da Lucilia.
      Assim como na EEd. 52 que ninguém imaginava que a Paulette fosse a Denise.
      Saudades das antigas aventuras que a TMJ proporcionava! Agora é só a novela mexicana do Cebola e da mônia.

      Excluir
  6. Desculpa por não comentar. Mas já estou de volta.
    Bem legal seu palpite sobre a capa! A capa ficou mesmo muito bonita!
    Mas falta umas semanas ainda. Ansiosíssima!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade essa edição parece uma referência a série de jogos Ace Attorney. A roupa do Cebola é baseada no personagem Miles Edgeworth (um promotor), por isso o babador (que não é babador), e da Mõnica é baseada no Phoenix Wright (um advogado de defesa).

    Eu percebi que a TMJ já referenciou Ace Attorney várias vezes, então essa edição prvavelmente vai ser cheia disso, o que quer dizer que wuem conhece o jogo vai aproveitar mais. Um pouco como Caderno do Riso, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, se vc não tivesse falado eu não saberia nunca. Realmente, quem não conhece esse jogo não vai aproveitar muito. Eu mesma não vou. Acho que eles deveriam tomar mais cuidado ao basear as histórias em outras séries e jogos porque nem todo mundo vai entender.

      Excluir
    2. Verdade! Eu não conheço essa série de jogos Ace Attorney. Eu também concordo com você, Mallagueta. Eles deviam tomar mais cuidado. Eu não vou entender direito também.

      Excluir
    3. Não acho que vai ser tão ruim. Como eu já disse, já houve referências a esse jogo em edições passadas. Na edição do aniversário da Marina quando a Magali fala que o Franja ficou parecendo um advogado e ele grita "Protesto" foi uma referência. A imagem da Mônica como advogada na edição 55 também. Para quem não conhecia passou despercebido, mas para quem conhecia foi uma coisa extra.

      A edição do Caderno do Riso, por exemplo, não é impossível de entender se você nunca viu Death Note. Eu não tinha quando li a edição pela primeira vez. Depois que eu vi uns episódios do anime, eu vi a edição de maneira diferente, mas isso não quer dizer que eu tive nenhuma dificuldade de entender na primeira vez

      Essa edição deve ser a mesma coisa. Quem conhece o jogo vai ter uma coisa a mais, mas quem não conhece vai consegui entender mesmo assim. Mas eu entendo que uma parte fica perdida se você não entende a referência (eu só de ver o Cebola vestido que nem o Edgeworth quase morri aqui).

      Mas, bom, pra quem quiser um pouco de contexto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ace_Attorney
      Phoenix e Edgeworth: http://konachan.com/post/show?md5=ee49dbf6dd55dc49e4ef838788820651

      E sem querer fazer propaganda, é um jogo bem legal, um dos meus favoritos até. E por ser um jogo do tipo visual novel, foca mais no enredo do que na jogabilidade. Só que é um jobo pra DS, então infelizmente nem todo mundo pode aproveitar (a menos, claro, que baixe um emulador na internet).

      Excluir
    4. Também li a edição do caderno do riso. Claro que mesmo não tendo visto o anime, qualquer um pode entender o básico da história. Mas sei lá, deve ter ficado algo meio sem nexo. Que sentido há num caderno que faz rir quem tem o nome escrito nele? Mas conhecendo o anime, tudo passa a fazer sentido e a pessoa aproveita melhor a história, inclusive entendendo o porque da roupa do angelo, por exemplo, e também o teste que o Cebola fez ao escrever no caderno com vários materiais. Tudo isso foi referencia ao anime.

      Excluir
    5. Bom, em Death Note também não faz lá muito sentido. Tem lá a explicação de porque ele existe, mas um caderno que mata pessoas sempre vai ser irreal. Na edição o Ângelo explica de onde veio o caderno do riso.
      Realmente, o roupa do Ângelo foi um toque que só da pra entender se assistir o anime. Mas o teste ao escrever com vários materiais fez sentido na própria edição

      Excluir
    6. Pelo que me lembro, o objetivo do death note é matar a pessoa e dar os anos de vida que lhe sobra para o shinigami. Esse caderno é dado a cada um pelo chefe deles e pelo Ryuk não é fácil conseguir um. Não estou questionando a irrealidade de um caderno da morte ou do riso. A questão aqui é: fazer referencia a uma série o filme pode, as vezes, prejudicar o aproveitamento da história. Haverá piadas e situaçoes que nem sempre a pessoa irá entender. Quando colocaram a monica com roupa de sailor moon, tudo bem porque é um anime muito conhecido.

      Mas usar séries que nem todo mundo conhece requer bastante cuidado pra não prejudicar a história.

      Excluir
  8. Vou ler o artigo na Wikipédia sobre Ace Attorney. Seu senso de humor tá nas alturas, né, Mallagueta! Pra mim, o cabelo ideal da Mônica é o da capa da Nova Mônica antes de se transformar, porque é mais rebelde. Abs! Vou comprar a edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que na capa os cabelos dela saem de um jeito, nas histórias saem de outro. Pegue uma edição onde ela aparece na capa e compara que vc vai ver a diferença. O cabelo da capa é mais leve e rebelde, mas o das histórias é pesado e parece um capacete.

      Excluir
    2. Isso é verdade. Nas capas da TMJ a Mônica parece com um cabelo bem legal, mas nas histórias parece um ' ouriço morto", como diria a Denise

      Excluir
  9. Mallagueta, esse babador esquisito e essa pose do Toni estão aí por que essa capa é uma homenagem a um anime nesse mesmo estilo de tribunal e etc, chamado Phoenix Wright. Só pra constar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menos que tenha um anime de PW e eu não esteja sabendo, é um game. Eu sei que tem mangá e filme de Ace Attorney, mas anime eu nunca ouvi falar

      Excluir
  10. Oi mallagueta,bom eu tava vendo os preview da próxima edição e você não vai acreditar e assim "Denise decide organizar uma festa pro Dia das Bruxas, mas uma perigosa vingança sobrenatural ameaça a vida da Magali e da Sofia. Enquanto isso, Mônica e Cebola ficam presos numa assustadora casa mal-assombrada." nossa eu morri aqui e otima parece que eles estão melhorando,hein?

    ResponderExcluir
  11. Ai gente por favor né ? Desde a TMJ 54 as histórias estão muito sem graça, eu quase durmo quando leio, só besteiras .. O Cebola maltratando a Mônica, Cascão e Carmen, e aquela do Cebola subindo uma montanha tava ridicula, CREDO , nem tive paciência de ler, antes eu ficava louca ansiosa esperando as edições chegarem mas agora .. "#apimentaaimaurício" ..

    ResponderExcluir
  12. Oi mallagueta, onde posso ler as ediçoes da tmj??? Desde o fim da gibitéca fiquei desorientada, e comprar não vale a pena, a maioria não esta mais tão boa como antigamente...

    ResponderExcluir