quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Garotas também manjam de informática

Sabem uma coisa que eu gosto na LT? É o fato de terem colocado uma garota ocupando o posto de nerd. E ela não é meramente uma personagem secundária que mal aparece. É uma garota inteligente e bem ativa nas histórias.

Agora, o que temos na TMJ? A única garota meio nerd que tem é a Cascuda, que mal aparece e quando aparece, é uma chata controladora. Tirando ela, qual outra garota de fato inteligente que tem na turma? Alguém com conhecimento em tecnologia, informática, programação... nenhuma, né?

Infelizmente, existe uma idéia errada de que mulher não sabe lidar com tecnologia, matemática e demais ciências exatas. E por causa dessa idéia, muitas têm medo de se arriscar nessa área e as que se atrevem logo são taxadas de esquisitonas.

E para quem acredita que mulher não sabe lidar bem com tecnologia, vai uma dica: a primeira programadora de toda a história é uma mulher. Fizemos muitas coisas nas ciências e na área de informática, apesar de todo um ambiente hostil e machista conspirando contra nós. Afinal, não é nada fácil fazer grandes descobertas quando não se tem acesso nem a alfabetização básica, como aconteceu e ainda acontece com tantas mulheres pelo mundo afora.  

Voltando ao assunto, vocês devem lembrar de quando Aninha venceu e superou aquele jogo katana, onde no início só jogadores homens podiam ser samurais. Ela mudou o jogo, desenvolveu mais ainda, enriqueceu. Na área dos games, existem mesmo muitas mulheres, mas elas sofrem discriminação. Muitas se queixam que quando entram para jogar online, muitos idiotas jogam cantadas ridículas e não respeitam. Para terem algum sossego, muitas chegam a jogar com nomes e personagens masculinos.

Então, como uma espécie de homenagem, fiz esse desenho. Eu tive que aproveitar outro porque está difícil passar os desenhos do papel para o computador. Aí precisei fazer traccing. Mas o resultado ficou bom. É a vida de uma garota geek.

Tem quebra-cabeça também.