terça-feira, 17 de setembro de 2013

O mundo de ponta cabeça

Querem tentar uma coisa nova ao desenhar? Experimentem virar o desenho original de ponta cabeça e vejam o resultado.

Parece estranho, mas costuma acontecer de o resultado ficar melhor quando o desenho que estamos copiando é virado de cabeça para baixo.


Façam o teste. Peguem uma edição qualquer da TMJ, escolham uma imagem simples e virem de cabeça para baixo. Então tentem copiar essa imagem e vejam o resultado. Por que funciona? Tem a ver com a forma como nosso cérebro processa as informações.

Nosso cérebro tem dois hemisférios: o esquerdo que é lógico, racional, controla o tempo, faz contas, é metódico e detalhista. O direito é mais ligado a fantasia, desenho, emoções, lida com espaços e não tem noção de tempo.


Quando estamos desenhando, é o hemisfério direito quem deve comandar. Por que? Porque ele nos ajuda a desenhar aquilo que vemos na nossa frente, traço por traço.

O hemisfério esquerdo tem tipo um conjunto de símbolos para cada coisa. Só que esses símbolos são resumidos e simplificados. O símbolo da mão seria tipo uma coisa com vários apêndices representando os dedos. Então quando a gente tenta desenhar a própria mão, acaba desenhando uma coisa esquisita porque deixamos que o hemisfério esquerdo faça a tarefa.

O que atrapalha na hora de desenhar é ficar dando nome as coisas. “Isso é o nariz, isso é a boca, os olhos, etc.” é o hemisfério esquerdo que faz isso. Então, ao ficar dando nome para as coisas, ele vai usando os símbolos que estão armazenados ao invés de prestar atenção ao que está na nossa frente.

Virar o desenho de ponta cabeça é uma forma de enganar o lado esquerdo. Fica mais difícil reconhecer as partes e no fim ele acaba se cansando e deixando a tarefa para o lado direito, que é o mais adequado para desenhar.

Então, quando forem copiar algum desenho, tentem virar de cabeça para baixo. Prestem atenção aos traços e não fiquem dando nome a cada coisa que desenham. Só olhem e desenhem sem pensar em mais nada.

Outra coisa: não virem o desenho de cabeça para cima enquanto não terminarem. Depois me contem como saiu. De repente posso publicar aqui no blog os desenhos dos leitores.

Desenhos de quem tentou a experiência:

Desenhado por Turma da Mônica Jovem
Desenhado por Giovanne Luiz