quinta-feira, 12 de abril de 2018

A hora do Vampiro - filmes




Lembram de quando falei do livro A hora do Vampiro? Pois é. Eu gostei tanto  que acabei me animando a ver o filme. Mas não foi um filme só não, foram 3! Mas como?

Bem, é que primeiro tem a versão de 1979 que na verdade foi uma minissérie. Depois tem outro filme Os Vampiros de Salem´s Lot – O Retorno feito em 1987 que teoricamente seria uma continuação do primeiro. E por ultimo tem o filme produzido em 2004. Vamos por partes:

A mansão Martesn (1979) – Esse me fez lembrar o porquê de eu preferir ver primeiro o filme e só depois o livro. Sempre que faço o caminho inverso, me decepciono. Vejam bem: eu entendo que não dá para fazer o filme 100% fiel ao livro. Algumas coisas vão precisar ser mudadas/cortadas. Quando o enredo sofre alterações, mas mantém o essencial e as principais passagens, ainda vá lá. O problema é quando mudam tanto a história que a gente quase não reconhece. Basicamente, criaram uma história diferente usando os nomes dos personagens. Acho que a única coisa que permaneceu mais ou menos foi o final.

Só nunca consegui entender por que mudaram a aparência do chefe dos vampiros, já que no livro ele até tinha boa aparência, mas no filme ficou parecendo uma toupeira zumbi.

Os Vampiros de Salem´s Lot – O Retorno (1987) – Nada a ver com o livro ou o primeiro filme. Basicamente, o diretor só aproveitou o nome e a capa para atrair o público, mas não há menção nenhuma a história original, nem a casa Marsten (peça central sem dúvida). Ficou até estranho porque os vampiros dizem que habitam a cidade há uns 300 anos. Isso mostra desconexão total com o livro.

A história não é complicada. Um homem leva seu filho chato reclamão adolescente de volta à sua cidade natal em busca de uma vida mais calma. Mas acabam descobrindo que Salem's Lot é um lugar com mais vampiros do que pessoas. Mas por enquanto os dois estão seguros porque os vampiros querem que o protagonista, um antropólogo com experiência em escrever sobre os costumes de outras sociedades, escreva uma espécie de bíblia para ser publicada dentro de uns 200 anos. Nessa bíblia teria a história dos vampiros contada pelo ponto de vista deles para mudar a forma como as pessoas os vêem.

Nessa sociedade, os vampiros criam vacas para viverem do sangue delas. Há até algumas pessoas que trabalham na cidade, que eles chamam de “zangões” e fazem serviços que precisam ser feitos durante o dia. É uma sociedade organizada e quase tão normal como qualquer outra, com a diferença de que os vampiros trocam o dia pela noite.

Só que nem tudo são flores. Os vampiros não atacam os humanos o tempo inteiro, pois tem as vacas. Mas fazem isso em ocasiões especiais para relembrar os velhos tempos. E eles parecem ver os humanos como criaturas inferiores. Tanto que até questionam se humanos são capazes de amar.

É um filme interessante porque tem nele um caçador de nazistas que também mata vampiros. Percebem a analogia? Fora isso, o filme é bem fraquinho. O roteiro é lento, pouco desenvolvimento e os efeitos são bem tristes, parecem aquela coisa de filme trash. Tem um vampiro que fica com cara de monstro quando se enfurece e dá para ver claramente que é só uma máscara de borracha. Muito mal feito.

A mansão Marsten (2004) – dos três é o melhor porque segue mais o livro ainda que tenha várias diferenças. A maior dela é a história se passar por volta de 2004 ao invés de 1979. Até que ficou bom assim porque fica mais familiar para as pessoas.

Os efeitos desse filme também ficaram melhores. Claro que também tiveram que mudar muitas coisas, alguns personagens nem apareceram, outros foram modificados demais. Mas pelo menos eles mantiveram os principais eventos do livro e fiquei feliz em ver no filme cenas da história de que tinha gostado.

Um dos poréns é um personagem chamado Mark, um garoto bem esperto para sua idade e com uma capacidade incrível de se manter calmo em momentos que deixariam qualquer adulto louco. O Mark do filme não representou muito bem o do livro, mas acho que quiseram ser mais realistas deixando-o mais próximo de um adolescente comum.

O final é basicamente o mesmo, mas o fim que o protagonista levo foi diferente e confesso que não gostei muito desse desfecho. Se bem que determinado personagem do livro também se lascou e achei que foi merecido.

Eu só vi esses filmes porque tinha gostado bastante do livro. Até que valeu a pena e foi uma boa experiência. Eu recomendo as duas versões, a de 1979 e a de 2004. Já o de 1987 é meio que perda de tempo porque não fala nada da história original.








Nenhum comentário:

Postar um comentário