quinta-feira, 5 de abril de 2018

As Crônicas de Fogo e Gelo




Ufa! Finalmente terminei de ler os cinco livros das crônicas de fogo e gelo, do autor George R. R. Martin. Considerando a quantidade de páginas de cada livro, pode-se dizer que é uma vitória. Se não me engano, deve ter levado mais ou menos um ano e oito meses para concluir toda a leitura. E olhe que eu leio rápido! Acontece que eu encalhei no primeiro livro por bastante tempo, depois travei no terceiro. Só então a leitura conseguiu fluir.

O que eu achei dos livros? Vou ser sincera.

Quando soube da série, nem dei muita idéia e até torci o nariz. Uma história medieval envolvendo dragões? Não era a coisa mais original do mundo. Mas resolvi assistir assim mesmo e acabei gostando. Com isso, me animei a ler os livros também. Normalmente não leio sagas inacabadas, mas na época achei que quando chegasse ao ultimo livro, já teria mais publicados (sabe de nada, inocente!).

Antes de qualquer coisa, vou logo avisando que as crônicas de gelo e fogo não são para criancinhas inocentes. Se você não tem mais que 18 anos, melhor ficar longe.  

Sabe, dizem que essa crônica é tipo um Harry Potter para adultos e acho que eles tem razão. O mundo que Martin construiu é realmente fora de série. A história se passa em outro mundo, mas numa sociedade que lembra a nossa idade média. Tinha tudo para ser uma historinha banal de dragões, mas GoT (Game of Thrones) é bem mais do que isso.

Martin é muito detalhista ao descrever cenários, pessoas, vestes e situações. É por isso que os livros ficaram tão grandes. Esse detalhismo pode deixar os livros difíceis de ler, mas é exatamente o que faz a história tão boa porque a gente se sente dentro daquele mundo, podemos sentir seus costumes, a forma como os personagens pensam e sentem.

Cada cidade, cada lugar é descrito com uma precisão incrível, como se realmente existissem. Fico até pensando de onde Martin teria tirado tanta coisa.

Não é uma história simples de mocinhos e vilões, os personagens são mais complexos do que isso. O personagem pode fazer coisas horríveis, mas a gente acaba entendendo o porquê dele ter feito aquilo. Acho que críticas sobre GoT tem aos montes para quem se interessar, não sei se eu teria algo de novo para acrescentar. Mas para quem quiser ler os livros, eu dou algumas dicas:

1 – Não se apegue a nenhum personagem. Crush literário nem pensar.
2 – Não tenha medo de livros grandes.
3 – De vez em quando, vamos nos deparar com listas enormes de nomes de cavaleiros. Tipo “Sor fulano da casa X, com Y em seu estandarte, armadura zzzz, etc.” Em alguns momentos a lista vai ser grande. Não se preocupe em decorar esses nomes, a grande maioria vai aparecer uma vez só. Com o tempo, você vai saber quais são os personagens importantes e aprender seus nomes.
4 – Essa pode ser difícil. Entenda que GoT se passa em um contexto sócio-cultural diferente do nosso, então não podemos cobrar que os personagens tenham a nossa mentalidade. Para nós, a sociedade vai parecer muito injusta, as pessoas super preconceituosas, o machismo e a misoginia vão rolar soltos. Tem que ter isso em mente ou não vai conseguir continuar com a leitura.
5 – Isso não é Disney. Se algo tiver que dar errado, vai dar errado da pior forma possível e muita gente vai se lascar.
6 – Já falei que a sociedade é injusta? Você vai ver pessoas boas sendo mortas enquanto as perversas se dão bem.
7 – Esqueça os direitos humanos, isso não existe em GoT. Há pouca compaixão, vida humana não vale nada. Reis e nobres podem fazer o que quiser com seus servos e ninguém vai falar nada sobre isso.
8 - A pessoa só terá valor se tiver nome e nascimento nobre.
9 – Grupos excluídos serão tratados com desprezo e desdém.
10 – Há brutalidade, assassinato e até estupro em GoT. É algo horrível, eu sei. Não gosto, preferia que não tivesse, mas pelo menos não é colocado como algo bom e certo. Apenas como algo que acontece naquele contexto.

Há coisas na história com as quais não concordo. E apesar de entender por que acontece desse jeito, vou continuar não concordando. Mas dá para continuar lendo.

Acho que uma das coisas que me prendem é saber que apesar do machismo que impera, há mulheres fortes que tentam abrir caminho e ter seu lugar sob o sol. Isso mostra que o autor não tem a intenção de ser machista.

Outra coisa de que gosto é que esse é o tipo de história que os fãs tecem teorias, tentam descobrir pistas ocultas, etc. É algo que faz o povo pensar ao invés de só ler passivamente.

Ainda faltam uns três livros para acabar a saga. Dizem que o sexto vai sair no fim de 2018, começo de 2019. Cada livro demora uma eternidade para sair. O primeiro saiu em 1996, para vocês terem uma idéia. Então acho que só vou terminar de ler essa saga em 2025, sendo otimista.

Pelo menos eu estou lendo sem esperar um final feliz. O próprio autor disse que o final será agridoce, com coisas boas e coisas tristes. Bem... se uma meia dúzia de personagens terminar essa saga com vida, já vou considerar como um final feliz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário