quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Garotas também manjam de informática

Sabem uma coisa que eu gosto na LT? É o fato de terem colocado uma garota ocupando o posto de nerd. E ela não é meramente uma personagem secundária que mal aparece. É uma garota inteligente e bem ativa nas histórias.

Agora, o que temos na TMJ? A única garota meio nerd que tem é a Cascuda, que mal aparece e quando aparece, é uma chata controladora. Tirando ela, qual outra garota de fato inteligente que tem na turma? Alguém com conhecimento em tecnologia, informática, programação... nenhuma, né?

Infelizmente, existe uma idéia errada de que mulher não sabe lidar com tecnologia, matemática e demais ciências exatas. E por causa dessa idéia, muitas têm medo de se arriscar nessa área e as que se atrevem logo são taxadas de esquisitonas.

E para quem acredita que mulher não sabe lidar bem com tecnologia, vai uma dica: a primeira programadora de toda a história é uma mulher. Fizemos muitas coisas nas ciências e na área de informática, apesar de todo um ambiente hostil e machista conspirando contra nós. Afinal, não é nada fácil fazer grandes descobertas quando não se tem acesso nem a alfabetização básica, como aconteceu e ainda acontece com tantas mulheres pelo mundo afora.  

Voltando ao assunto, vocês devem lembrar de quando Aninha venceu e superou aquele jogo katana, onde no início só jogadores homens podiam ser samurais. Ela mudou o jogo, desenvolveu mais ainda, enriqueceu. Na área dos games, existem mesmo muitas mulheres, mas elas sofrem discriminação. Muitas se queixam que quando entram para jogar online, muitos idiotas jogam cantadas ridículas e não respeitam. Para terem algum sossego, muitas chegam a jogar com nomes e personagens masculinos.

Então, como uma espécie de homenagem, fiz esse desenho. Eu tive que aproveitar outro porque está difícil passar os desenhos do papel para o computador. Aí precisei fazer traccing. Mas o resultado ficou bom. É a vida de uma garota geek.

Tem quebra-cabeça também.  

25 comentários:

  1. Ficou bonita a imagem e já montei o quebra-cabeça!
    E notei na esquerda que você colocou seu blog na tela do notebook dela! Chique!
    Você tem muuuito talento, hein, Mallagueta!!<3

    ResponderExcluir
  2. Luluzinha sempre teve uma pegada feminista <3
    E eu simplesmente não suporto gente que acha que menina não gosta de computador e vídeo game. Foi muito decepcionante não ter nenhuma garota gamer na TMJ 42.

    ResponderExcluir
  3. Olá blog, o HQ's da TMJ (meu blog) irá fazer uma premiação dos melhores blog's da TMJ. Vi o seu blog e acho que ele se encaixaria bem em algumas modalidades de melhor blog. Gostaria de participar? Se sim, segue o link: https://docs.google.com/forms/d/1OefBNGiTBSBueW8If8e_zK3kUEiZM6Ogg7vRrFe3ghQ/viewform

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mallagueta, eu acho que seus desenhos são muito lindos!
    Também estou treinando, desenhando na folha e no computador e acho que vc é uma das minhas motivações. Um dia quero fazer desenhos como os seus ^_^.
    Sobre a coisa das meninas na informatica e no videogame também concordo com você, as vezes a tmj fica muito nessa coisa de "isso é pra menino, e isso é pra menina" acho isso muito chato :l

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Também acho uma droga quando querem dividir tudo em coisa de homem e de mulher. Isso tira nossa liberdade e a vida fica um tédio.

      Excluir
  5. Eu sei muito bem como essa garotas se sentem ao jogar, é realmente muito charo não poder ser uma garota no jogo se não ficam dando em cima de você ou te chamando de vadia e coisas piores.
    Detesto isso mesmo.
    Mas vamos falar dos seus lindo desenhos, nossaaa, mas vem cá...Você disse que aproveitou a pose de outro desenho?Foi o da Magali na praia foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Na verdade foi de um livro onde ensina a desenhar mangá. De vez em quando aproveito alguns desenhos.

      Excluir
  6. Sim, com certeza, garotas manjam de informática. Pena que no machismo de hoje em dia, até as próprias mulheres achem que os homens mandam muito melhor na informática.
    A gente vê isso sempre na TMJ, acho que só porque o Cebola é homem, é tachado como o mais inteligente da turma, enquanto a Mônica fica só como a dentuça esquentada que age por impulso e sempre mete a porrada no pobre troca letras e eu não acho isso muito legal, ela tem sua intêligencia, consegue bolar planos melhor que os deles e já mostrou isso muitos vezes, mais nunca é lavado em conta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste isso. Nesse aspecto, Lulu Teen ganha da TMJ porque eles focam mais na inteligência e na esperteza da Lulu. Eu sei que no caso da Monica dos gibis as coelhadas são importantes, mas na versão adolescente eles bem que podiam mostrar mais a inteligência dela ao invés de retratá-la SEMPRE como uma garota esquentada e marrenta.

      Excluir
    2. Muito mais que triste, nunca valorizam a inteligência da Monica e mesmo quando o Cebola está errado, acham que ele está certo

      Excluir
    3. E os "grandes amigos" dela sempre falam que a Mônica é bruta demais pra qualquer atividade manual.

      Excluir
    4. Eu realmente não acho que o Cebola ser mais inteligente que a Mônica seja machismo. É só porque os personagens deles foram feitos assim. A Mônica se destaca fisicamente e o Cebola intelectualmente. Isso não faz com que a Mônica seja retardada ou o Cebola fracote, só não é a especialidade deles. Fazer a Mônica mais inteligente que todo mundo é um caso sério de Mary Sue

      Excluir
  7. Eu não acho que isso seja um caso de machismo. Eu já vi tantas personagens nerds mulheres que perdi a conta. Não é como se a TMJ retratasse as garotas como retardadas, principalmente porque muitas vezes elas tem mais bom senso. É só que eles resolveram fazer o nerd da turma (Franja) um homem. Eu acho que o problema maior é não ter nenhuma garota geek. Deixa eu explicar:

    Pra mim, a TMJ não é só machista, é misândrica também. Ninguém repara nisso porque sexismo contra homens passa batido. Mas lembra a edição da Amanda? Eu tanto não gosto do jeito em que retrataram as garotas (se aparecer uma garota que chame mais atenção que outra as duas vão batalhar pelo território até que só uma sobreviva) tanto quanto os garotos (se aparecer uma fêmea os garotos vão começar a agir como verdadeiros retardados da forma menos discreta possível). Eu sei que eles são adolescentes, mas eles tavam agindo mais como animais, isso sim. Isso pode até acontecer, mas não vem tentar enfiar na minha cabeça que todo homem é canalha e toda mulher é ciumenta porque se tem uma coisa que eu não gosto é generalizar sexo
    O que acontece muito na TMJ também. Parece que lá toda garota gosta de bandas e filmes de modinha (até a porra do Justin Bieber), fica dando uma de fangirl pra ator bonitinho só porque é bonitinho, tem medo de barata, gosta de filmes água-com-açúcar, florzinhas, coraçõezinhos, babados, maquiagem, vestidos e blá blá blá. Isso ficou muito claro logo na edição das 11 Coisas que as Garotas Amam, que foi a pior história de todos os tempos na minha opinião. Eu DETESTO quando falam de garotas como um agregado de seres iguais que tem que ser femininas. Eu não sou assim e conheço muitas que também não são. Eu nunca nem pisei num shopping com a intenção de ir às compras e eu tenho certeza que nem toda a garota gosta de garotos (mas a TMJ também esquece que existe homossexual, então)
    Com garoto é a mesma coisa. Todos que nasceram com cromossomo XY gostam de videogames, filme violento, futebol e não possuem a habilidade de agir como seres humanos decentes em frente a um par de pernas. E ainda dizem que é normal.
    Eu admito que com as meninas isso piora, mas o problema da TMJ é que eles separam as pessoas de sexos diferentes como se fossem de espécies diferentes. E isso em um mundo em que eu percebo que está tentando colocar toda essa separação de gêneros pra trás. Que que te impede de ser gamer mulher? Que que te impede de gostar de filme romântico sendo homem? Já não existe gente que se indentifica com outro sexo que não o com que nasceu? Então por que toda essa separação?

    Welp, isso foi um texto longo. Eu só queria que a TMJ enxergasse que gônada não determina comportamento. As mulheres e os homens podem até ter formação e hormônios diferentes que influenciam certas características, mas isso não impede que as pessoas sejam do jeito que quiser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quando vc fala que a TMJ é muito machista e as vezes chega a ser misandrica. Infelizmente, eles ainda precisam evoluir muito nesse aspecto. Não gosto de sexismo, nem de generalizações quanto a homens e mulheres porque essas diferenças são culturais e aprendidas, não geneticas. Se fossem genéticas, todos seriam iguais e se comportariam de acordo com seu sexo biológico, o que não acontece de fato.

      Mas eu não acho que colocar a Mônica como inteligente a transformaria em mary sue.

      Mary Sue é uma personagem exageradamente perfeita e idealizada. Tipo, com uma beleza fora do comum, muitas habilidades, sempre linda, meiga, maravilhosa, onipotente, etc. Por suas caracteristicas e defeitos, a Monica está bem longe de ser uma Mary Sue. Ela não é a garota mais bonita da turma, nem a mais talentosa. Acho que a Marina se aproxima mais da Mary Sue do que a Monica.

      Agora, meu questionamento é sobre não ter nenhuma garota geek ou nerd na turma, mas ela não precisa ser a monica. Pode ser qualquer outra garota. Eu até entendo eles terem colocado o Franja como um nerd porque ele é assim desde criança. Mas por que não pode ter uma garota nerd também? A que mais chega perto disso é a Cascuda e mesmo assim ela é retratada como uma chata controladora.

      E sabe, eu acredito que cada ser humano é uma pessoa completa, por isso não aceito muito bem essa tentativa deles de fazer os dois como "metades". O Cebola não precisa ser a unica mente pensante na turma.

      Mas quanto a isso, confesso que gostei da ed. 62 porque mostrou que a monica pode ser muito inteligente e capaz. Tanto que o Cebola aprendeu que não deve mais subestimá-la, já que antes ele achava que ela não era capaz de pensar por si só.

      Eu adoro a TMJ, mas acho que eles ainda tem um longo caminho pela frente. Nessa parte, Lulu Teen está bem a frente deles.

      Excluir
    2. Concordo. Parece que todas as garotas da TMJ já agiram como "adolescentes típicas" alguma vez. assim fica difícil se relacionar com o personagem. Por isso que a Ramona é uma das minhas favoritas

      Não como inteligente, mas sim mais inteligente que o resto. É chato quando o personagem principal é o mais forte, inteligente, sempre ganha o papel de destaque e tem um monte de admiradores, e pra Mônica só falta o "mais inteligente"

      E não, Mary Sue não é sempre meiga. Mary Sue pose ser escrota o quanto ela quiser que nunca nada vai acontecer com ela por causa disso. Não que a Mônica seja assim, só estou dizendo que muitas vezes a Mary Sue esnoba as pessoas e elas continuam a amando. É meio que como se os defeitos dela estivessem lá, mas nenhum personagem enxergasse. Não acho que a Marina seja Mary Sue porque ela só tem uma habilidade (ela é só uma personagem meio chata)

      Agora, falando da Mônica especificamente, eu sinto como se a TMJ forçasse muito pra colocar ela no papel de destaque. Já é ruim o bastante ela já ter nascido forte sem ter que fazer nenhum esforço. Mas agora ela também é o elo principal que une a banda, a voz deles e indubitavelmente o membro mais importante, por mais que a Magali fosse melhor cantora que ela, já que entrou para as Star Stars e ela não, além do fato de que a Magali tinha dito que queria "cantar do jeito dela e com quem ela gostava" e foi rebaixada para backing vocal porque a Mônica TINHA que ser a cantora. Também tem que metade dos garotos solteiros do Limoeiro tão atrás dela, e acho que uma das piores coisas que vc pode fazer com seu personagem é tornar ele o mais requisitado pelo sexo oposto. Isso dá uma raiva.
      E agora chega essa edição, e a Mônica simplesmente sabe que o Toni é inocente. Ela não tem nenhuma razão lógica pra acreditar nisso, mas ela acredita e já que ela tem poderes mágicos de protagonista ela simplesmente não pode estar errada. O cara mentiu pra ela EDIÇÃO PASSADA, pelamordedeus. O Cebola tinha todas as razões do mundo pra suspeitar dele, ele se preparou, convocou uma testemunha e tudo. A Mônica só veio com a crença de que o Toni estava sendo honesto (não sei de onde ela tirou essa crença, mas tudo bem) e ganhou. O Cebola pode até ser escroto até dizer chega, mas dessa vez eu não tirava a razão dele. Que tipo de lógica é essa em que você confia na pessoa menos confiável que você conhece? A Mônica pode até ser capaz de pensar, mas não foi isso que fez ela acreditar no Toni.
      Mas desde o momento em que a Mônica decide que ele é inocente, já não tinha ficado óbvio que ele era? Fala sério, tinha alguma dúvida que ela ia derrotar o Cebola? Tudo bem que em Ace Attorney o que motiva o Phoenix também é a crença de que seus clientes são inocentes, mas isso é porque esse é o jogo. Você é um advogado que tem que provar a inocência do seu cliente. Por isso ele é sempre inocente. E até o Phoenix tem razões melhores para confiar no seu cliente

      Bom, tem a Ramona. E eu acho que ela deveria aparecer mais (na verdade, na minha opinião ela é a personagem feminina mais interessante). Além disso, a Cascuda ser chata não faz com que ela não seja inteligente. Ela esperta, porém insuportável. Na verdade, eu já não gostava dela faz um tempo, mas passei a simpatizar com ela mais na edição 60 por ela ser nerd (Eu sei como é).

      Não precisa ser o único pensante, mas se o Cebola não é o mais inteligente, então pra que raios ele serve?

      Sim. A TMJ tem visões muito fechadas. Eu não vou nem começar a falar do jeito com que eles retratam o Tikara e a Keika.

      Excluir
    3. Estranho... confesso que ao pesquisar sobre Mary Sue, não vi ninguém falando nada de arrogância e escrotice. Geralmente é tida como uma personagem perfeita e idealizada, logo não faz nenhum sentido alguém tão perfeito e elevado assim esnobar as pessoas. Mas enfim...

      Veja bem: a Mônica é personagem principal, os gibis e o mangá levam o nome dela. Logo, é normal que ela ganhe destaque. A minha critica não é darem destaque a ela e sim a forma como fazem isso.

      Sobre ela ser forte, parece que é algo de nascença. Qual é o problema em ter uma habilidade inata? Algumas pessoas nascem com talento para música, outras para matemática, pintura, etc. Isso não tira o mérito de ninguém, porque é algo que faz parte de nós naturalmente. O que importa é como usamos essas habilidades.

      Apesar de ter achado a idéia da banda muito clichê e anos oitenta, eu entendo eles terem colocado a Mônica como vocalista. Ia ficar estranho a Mônica ser a personagem principal e no fim acabar em segundo plano na tal banda.

      Também não vi nada demais em alguns garotos terem se encantado pela Mônica. Isso serviu para mostrar que ela é sim capaz de chamar a atenção de outros rapazes. Apesar de não ser a mais bonita de toda a turma, ela ainda é atraente o bastante para ser admirada. Foi uma forma de mostrar que se o Cebola não quiser, há quem queira. Sem falar que isso não se tornou uma constante, algo que aparece em todas as edições. Foi coisa de duas edições e só. Não vemos mais os garotos atrás dela. Nem meso o DC.

      E a meu ver, a Mônica não descobriu nada “magicamente”. Primeiro: o Toni nunca teve perfil de vândalo. Sempre que ele ia aprontar algo, era visando algum objetivo. Depredar a estátua não ia trazer nada de bom para ele. Aí foi um pouco de lógica.

      O resto foi intuição, que também não tem nada de mágico. Até grandes cientistas e homens de negócio usam. Seguir a intuição é pensar fora da caixa, sair do senso comum. Enquanto a maioria se deixa levar pelas aparências, quem segue a intuição enxerga além disso.

      Excluir
    4. Eu sei que o Toni tem um passado negro, mas julgar unicamente o passado de uma pessoa para acusá-la de um crime também é errado. Não podemos acusar uma pessoa sem nenhuma prova só por causa do passado dela.

      Pensar por si mesmo significa não sair acreditando em tudo o que nos falam sem questionar. Quem faz isso não pensa por si mesmo.

      Além do mais, a Mônica não venceu apenas com a crença ou decisão de que o Toni era inocente. Ela usou a inteligência e foi capaz de rebater cada “prova” e argumento que o Cebola jogou na cara dela. Foi preciso esperteza, astúcia e pensamento rápido. Ela venceu porque conseguiu mostrar que o Toni era inocente com provas concretas, não com meras suposições baseadas apenas no que ele fez ou deixou de fazer no passado.

      Não vamos esquecer também que a sinopse da história deixa bem claro que ela teria de provar a inocência de alguém, então ela ter conseguido não foi nenhuma surpresa.

      Eu também acho que a Ramona poderia aparecer mais vezes, mas também seria bom se eles explorassem melhor os personagens que já existem. E eu sei que a chatice da Cascuda não a deixa menos inteligente, não foi isso o que eu quis dizer. O que eu critiquei foi o fato de terem colocado a garota mais “nerd”, estudiosa e Caxias da turma como uma chata. Quer dizer, é como se mulher inteligente fosse chata e insuportável, por isso não gostei do que fizeram com ela.

      Só uma curiosidade: você sabia que existem vários tipos de inteligência? Pois é. Infelizmente, muitas pessoas inteligentes e talentosas são ignoradas por causa dessa visão estreita de inteligência que todo mundo tem. Todos são inteligentes, só que cada um de um jeito.

      A Mônica não precisa ter os mesmos conhecimentos e habilidades do Cebola para ser inteligente. Ela pode ser isso a seu modo, respeitando sua individualidade. Até o Cascão pode ser considerado inteligente, porque também existe inteligência Corporal-cinestésica, coisa que ele domina bem. Então está aí a resposta para a sua pergunta: o Cebola pode sim ser inteligente, mas acontece que a inteligência dele não deveria ser considerada a única e nem a melhor de toda a turma. Ele tem seus talentos, pode bolar planos, é habilidoso com tecnologia, etc. mas existem outros tipos de inteligência também.

      Por que em um grupo, somente um indivíduo tem que ser o mais inteligente de todos ou a única cabeça pensante? A Magali não tem a mesma inteligência que a dele e mesmo assim não questionamos sua função no grupo.

      Excluir
    5. Existem muitos tipos de Mary Sue: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/JerkSue

      Eu acho que eles exageram. Eu já até canso de olhar pra cara da Mônica. Acho que eles podiam fazer aquelas histórias em que os personagens secundários ganham destaque em vez de eu ter que aturar a Mônica arrumando treta com a Irene por causa do Cebola (ta aí, podiam fazer uma edição sobre a Irene)

      Talento não é o bastante, você tem que nutrir. A Mônica já levantava carro com 6 anos.

      Mas a Magali canta melhor que ela. E ainda acho que aquela parada de "o membro mais importante da banda, a nossa voz" já foi exagero

      O DC eu entendo, o Toni também tudo bem. Mas agora botar o Tikara, o Felipe e não sei mais quem gostando dela já é exagero.

      Vingança não é um bom objetivo? Não foi esse o sentido do plano todo dele em Príncipe Perfeito?

      Mas aí é intuição. Intuição não é capacidade de pensar.

      Bom tinha que ele ficou na escola até tarde, tava com sono e tinha tretado com o Licurgo por causa da estátua. Eu não culpo o Cebola por não ter acreditado na desculpa dele, principalmente porque era mentira.

      Mas não foi isso que a Mônica fez ao acreditar que o Toni estava estudando? Ela não podia ter investigado isso?

      O problema é que ela não chegou ao tribunal com essas provas. Elas surgiram ao decorrer do julgamento. Em comparação, o Cebola estava mais preparado, pois ele tinha uma testemunha.
      Eu não nego que ela foi inteligente, só não consigo entender porque tanta simpatia pelo Toni. Ela chama a Irene de piriguete e a Sofia de vilã sem nem conhecer elas mas chega nessa edição e ela tem total fé na pessoa com pior histórico possível

      A Ramona é um personagem que já existe e muito mais interessante do que as outras garotas.
      Na verdade a Cascuda era chata antes de eles colocarem ela como inteligente. É defeito dela, oras. O Cebola também é inteligente e insuportável. Agora é proibido fazer personagem inteligente sendo chato? E ela não é a única insuportável *cough*CarmeneMariaMello*cough*

      Sabia. Mas eu estava usando o termo mais amplo, que as pessoas geralmente usam.

      Só que a Mônica muitas vezes tem mais inteligência nas áreas que o Cebola deveria ter. Como é que a criatura é boa em bolar planos se os planos dele nunca dão certo e os da Mônica dão? O problema é que eles dizem que o Cebola é inteligente mas nunca demonstram. Ele só faz burrice!
      O Cebola pode ser a criatura mais insuportável desse mangá, mas realmente deve ser difícil ser um fracasso tão grande

      Eu olho a Magali como a garota meiga, sensível e pacífica do grupo. O Cascão é aquele tipo desleixado, esportista. E o Cebola? O Que é o Cebola?

      Excluir
    6. Bem... e por que a monica iria querer nutrir uma força descomunal? Só se ela quisesse ser halterofilista ou coisa do genero. Mas mesmo assim, o fato de algo nascer com a pessoa não tira seu mérito.

      Se as histórias com a monica estão enjoativas, é por culpa dos roteiristas, não da personagem.

      E sabe... cantar bem nem sempre garante sucesso. Michael Jackson, por exemplo, cantava direitinho mas não era lá essas coisas. Vc acharia facilmente qualquer um que soubesse cantar melhor que ele. No entanto, olha o sucesso que o sujeito fez durante sua vida.

      Lady Gaga tb é um bom exemplo. Duvido que ela faça tanto sucesso unicamente pela voz. Há outros fatores que acabam contando tanto ou mais. Carisma, personalidade, saber ser original, atitude... Se vc já assistiu aquele programa do Ídolos que passava no SBT deve lembrar de tanta gente que cantava tão bem e hoje nem temos mais notícias.

      Será que a magali iria se encaixar no perfil de "membro mais importante da banda, a nossa voz"? Ia fazer algum sentido?

      Excluir
    7. O Tikara e o Felipe não gostam da monica. Eles podem ter ficado encantados por um momento, tido uma quedinha, mas isso não durou mais que duas edições, como falei antes. Hoje nem vemos mais os dois atrás dela. E mesmo que gostassem, qual é o problema? Isso acrescentou humor a história e não teve grandes consequencias.

      E sim, o objetivo dele no plano do principe perfeito foi vingança. Como vc pode ver, ele só aprontava pensando em ganhar algo.

      E vc se engana ao dizer que intuição não é capacidade de pensar. Na verdade, é muito mais do que isso. Somente pessoas que sabem pensar de verdade conseguem usar a intuição. O resto nem passa perto disso.

      Suspeitar do Toni por causa do passado e por ele ter ficado até tarde na escola é uma coisa, mas acusá-lo e já aplicar uma punição com base somente nisso e sem ter nenhuma prova concreta é outra muito diferente. O Cebola acusou o Toni sem ter nenhuma prova e se a monica não tivesse feito nada, ele teria sido suspenso injustamente.

      E bem... o Cebola também não podia ter investigado antes de sair acusando? Afinal, o onus da prova recai sobre quem acusa. Se o Cebola tinha tanta certeza assim de que o Toni era culpado, então tinha que apresentar provas. Na vida real, vc não pode acusar uma pessoa sem provas ou vai responder por crime de calúnia.

      Agora, onde o Cebola estava bem preparado? Só porque ele tinha uma testemunha? Isso por si só não vale muita coisa, porque ele certamente não deve ter tido o trabalho de ouvir essa testemunha primeiro e averiguar se o depoimento dela ia ou não servir pra alguma coisa.

      A monica estava muito mais preparada do que ele porque tinha noções básicas de direito, um pouco de conhecimento da lei e da constituição, coisa que ele não tinha. E mesmo não tendo nada no início, ela soube se virar muito melhor do que ele.

      Não acho que ela teve "simpatia" pelo Toni. Foi uma questão de fazer justiça. Ela até disse que mesmo sendo o Toni, não ia deixar um inocente ser punido injustamente. A bronca dela pela Irene é infantil, mas parte disso é por causa do Cebola. E a bronca pela Sofia tinha raízes na infancia e sejamos justas: ela até que tinha razão em desconfiar. Mas se essas garotas precisassem de ajuda em algum caso parecido, tenho certeza de que ela iria ajudar também. A monica pode ser muitas coisas, mas nunca se mostrou rancorosa e vingativa.

      Qual a função do Cebola? Bem... desde os gibis, se vc não lembra, ele é o cara dos planos infaliveis que sempre falham. Parece que mantiveram isso no perfil dele. Ao que parece, a função dele é a mesma que as dos gibis: contracenar com a monica, querer derrotá-la, provocar, alfinetar, etc e também ser seu par romantico de vez em quando.

      Lembra da Ed. 48? Ele se mostrou muito inteligente e conseguiu resolver a crise sem ajuda da monica. Na ed. 52 ele foi capaz de bolar um bom plano ao contar com a ajuda da Denise pra combater a Penha. Se não fazem mais por ele, é culpa dos roteiristas e não da monica.

      O problema de fazer um personagem ingeligente e chato é quando esse personagem é a única nerd garota e essa chatice acaba contribuindo pra reforçar o preconceito e medo que os garotos tem contra meninas inteligentes. Não sei se a chatice da cascuda tem mesmo esse efeito, mas ainda assim minha crítica é válida. Ninguem vê problema no Cebola ser inteligente e chato porque ele é rapaz. Mas quando a garota é inteligente e chata, logo vem o preconceito. É assim que nossa sociedade funciona.

      E carmem não é chata. É pedante, mimada, meio preconceituosa e elitista. Mas isso faz parte da personagem desde os gibis.

      Excluir
    8. Só que as pessoas não nascem conseguindo levantar carro

      Só acho que se eles não tem ideia melhor pra fazer com a Mônica deviam focar em outros personagens.

      A Magali entrou nas Star Stars por ter carisma, então esse problema ela não tem.

      Ninguém precisava ser o elo mais importante da banda. Eu dispenso os títulos e a exaltação. A Mônica já é a líder da turma e manda em todo mundo, não precisa vangloriar ela ainda mais

      O problema é que ter meia dúzia de garotos que admiram a Mônica é exagero.

      E ele não podia ter decepado a cabeça da estátua por vingança por o Licurgo ter ameaçado ele?

      O Cebola acusou ele, mas a ideia de botar ele no tribunal sem nenhuma prova foi do Licurgo. A Mônica acusou a Irene de mandar as mensagens para o Titi sem nenhuma prova também.

      Só que o Cebola não sabia que aquilo ia virar tribunal. E se a Mônica pode ser a advogada de defesa, o Cebola não pode ser a promotoria? Afinal, foi o Licurgo que colocou o Toni no tribunal sem conduzir nenhuma investigação

      Ela só tava preparada porque tinha visto programa de televisão. Eu acho que ter uma testemunha vale um pouco mais do que ter assistido Law and Order.

      E qual a diferença? Ele já vai ser suspenso por ter tentado roubar as respostas da prova mesmo. A Mônica também acreditou na mentira dele e nisso ela tava errada

      Que ótima lógica essa. A pessoa era má comigo quando eu tinha 7 anos, por isso ela vai ser igual agora que tem 15. O que aconteceu com crescer e ficar diferente?
      Excluir a Irene e a Sofia socialmente não é ser rancorosa e vingativa? Obrigar as pessoas a não falar com elas por causa das próprias neuras? A Mônica pode ser o juiz e o júri que define se as garotas do Limoeiro podem ou não falar com a Irene e o Cebola não pode acusar o Toni? A Mônica não tem o direito de tratar a Irene assim. Ela nunca fez nada. Se isso não é bullying, eu não sei o que é.

      Poisé, né. O personagem dele é completa e totalmente dependente da Mônica

      Tá, eu sei que a sociedade é sexista, mas isso já é exagero. Assim parece que a Cascuda não pode ter falhas por ser inteligente. Seria a mesma coisa que acusar a TMJ de preconceito contra loiras por fazer uma personagem loira burra e patricinha.

      E insuportável. Ela é insuportável e burra

      Excluir
    9. As pessoas não nascem conseguindo levantar carros, nem comendo melancias inteiras de uma vez só. Crianças não inventam máquinas do tempo e ninguem conseguiria viver de forma saudável passando tanto tempo sem tomar banho. Mas foi assim que conhecemos a turma da monica, não foi?

      Não acho que ter meia dúzia de garotos admirando a monica seja exagero. Exagero seria se fossem dezenas, tipo a escola inteira. Aí sim seria uma loucura. Mas por que a monica não pode ser admirada por alguns garotos?

      E não, o Toni não podia ter decepado a cabeça da estátua pra se vingar porque ele não tem perfil de vandalo. Como ele mesmo falou, aquilo não iria lhe trazer benefício nenhum e ainda lhe colocaria em uma situação de grande risco.

      Sobre ela ter acusado a Irene de mandar as mensagens, isso foi um pouco diferente. Ela ficou desconfiada porque a Irene sempre ficava junto com os rapazes. E mesmo na vida real, quando uma garota fica sempre junto com os rapazes, as outras sempre olham com desconfianças e não é raro ela ganhar fama de piriguete mesmo sem nunca ter sido vista ficando com ninguem. Agradeça a educação sexista que recebemos desde pequenas e que nos coloca uma contra as outras.

      Além do mais, isso não ia ter nenhuma consequencia contra a Irene porque mandar mensagens não é errado e ela não ia ser suspensa ou expulsa da escola por causa disso. E convenhamos... ela mandava mensagens pro Titi, embora não fosse com segundas intenções. Então a Mônica não estava totalmente errada, embora sua antipatia pela Irene fosse infantil e irracional.

      O Cebola não sabia que as coisas iam parar num tribunal, mas ainda assim, acusou o Toni sem provas concretas, na frente de todo mundo. E se o Licurgo tivesse resolvido suspendê-lo de uma vez, sem julgamento algum?

      E se ver televisão por si só garantisse alguma coisa, grande parte do povão seria super instruido. Eu assisto muito Law and Order e mesmo assim não conseguiria estar preparada pra esse tipo de coisa. Ela não somente assistiu, como tb aprendeu, prestou atenção e guardou tudo na memória na forma de conhecimento e infirmações uteis.

      Veja bem: levar suspensão por uma coisa que ele cometeu, é uma coisa. Ser suspenso por algo que ele não fez é outra. Só porque ele cometeu um erro, não quer dizer que possa ser acusado de outro e não ter direito a defesa. Aliás, ele não poderia ser suspenso por tentar roubar as respostas porque no fim ele não fez nada. Lembra quando ele disse que ouviu o barulho de algo se quebrando e passos de alguém chegando? Nessa hora ele saiu correndo, então não chegou a entrar na diretoria. Se não entrou na diretoria, então não cometeu delito algum.

      Excluir
    10. Mais uma coisa: uma das características da Mônica é ser mandona. Esqueceu que isso vem desde os gibis? Pois é.

      Crescer e ficar diferente? O Cebola não ficou muito diferente depois de crescer, por que cobrar o mesmo da Mônica?

      Só que tem uma coisa: a Mônica foi capaz de ver seus erros, se arrepender e voltar atrás. No início ela foi hostil com a Sofia, mas depois a aceitou na turma como amiga porque foi capaz de reconhecer seu erro.

      Ela é mandona e autoritária? Sim. Afinal, ela é a monica: teimosa e mandona. Com a Irene foi a mesma coisa, ainda que a passos lentos. Tanto que na ed. 50 elas aparecem como amigas, indicando que resolveram suas diferenças.

      Sei que a monica não tem o direito de tratar mal a Irene, mas isso faz parte da personalidade dela: ser inpulsiva, cabeça quente, mandona e até meio autoritária. Só que ela é capaz de reconhecer suas proprias falhas, voltar atrás e pedir desculpas. Sem falar que parte dessa birra é insegurança porque o Cebola vive nessa eterna enrolação e não assume nada. Então é normal que ela se sinta insegura ao ve-lo dando atenção as outras garotas, porque ele não passa nenhuma segurança pra ela.

      Se o Cebola é dependente da Monica, é por culpa da MSP. Afinal, ele foi criado primeiro e a monica só veio depois, mas por algum motivo ela acabou fazendo mais sucesso e se tornou destaque na turma.

      O Cebola tem personalidade, potencial, já rendeu boas histórias e poderia ser um grande acrescimo. Se isso não acontece, não é por culpa da monica e sim dos roteiristas. Afinal, vamos lembrar de que ela é um personagem também, não uma pessoa real de carne e osso. Todas as suas qualidades e defeitos são moldadas pelos que fazem as histórias.

      E em momento algum eu disse que pessoas inteligentes não podem ter defeitos. Apenas critiquei o fato de eles terem colocado uma garota inteligente e nerd como uma chata arrogante e controladora, porque na vida real garotas inteligentes também são discriminadas. E considerando que vivemos numa sociedade onde homem pode ficar com todas e ser exaltado enquanto uma mulher pode ser hostilizada por fazer a mesma coisa, não, eu não estou exagerando.

      A TMJ não poderia ser acusada de preconceito contra loiras por causa da carmem por uma razão simples: ela é a única loira burra e patricinha da história. Se fizessem isso com todas as loiras (Isa e Cascuda), aí sim seria preconceito. Mas fazer isso com uma só não é.

      Excluir