quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como escrever uma boa fanfic

De vez em quando me perguntam como faço para escrever minhas fanfics e até pediram para postar um tutorial. Bem, vou tentar dar algumas dicas e a primeira delas é:

Não existe um passo a passo que ensine de forma segura a escrever uma boa história. Há conselhos, orientações, dicas, etc. mas essas coisas por si só não vão garantir uma história realmente boa.

Há coisas que não são possíveis de ensinar com palavras e passos. Escrever é uma delas. É algo que a gente vai desenvolvendo com o tempo e a prática. Mas acho que posso dar alguns conselhos.

Uma das coisas que me ajudam a escrever é ler. Toda a vida, eu sempre gostei muito de ler. Começou lá na quarta série, quando passei a pegar os livros da biblioteca da escola. Naquela biblioteca, eles separavam os livros de acordo com as séries. Tinha os livros da primeira série, segunda, terceira e por aí vai. Eu comecei pegando os livros da quarta, lógico. Depois aqueles livros foram perdendo a graça e resolvi experimentar os da quinta, sexta...

Com o tempo fui ficando mais exigente e querendo sempre livros mais elaborados. No início, só pegava livro com gravura. Depois nem fazia mais questão disso. E livros grossos também não me assustavam.

Eu troquei de escola algumas vezes por motivos de mudança. E a primeira coisa que procurava na nova escola era o caminho da biblioteca. Quando deixavam, eu preferia passar todo o recreio lendo. Só ia ao banheiro, bebia um pouco de água e corria para a biblioteca. Eu nem me preocupava em merendar porque gastava tempo (e também porque a merenda era bem ruinzinha). 

Sempre tive um gosto variado para leitura, embora meus preferidos fossem os de ficção científica. . E li diversos livros, como os contos de Grimm e os da coleção vagalume que as crianças de hoje não devem conhecer. Já li, sem querer me gabar, livros de mais de 600 páginas. Como falei antes, livros grossos nunca me assustaram.

Então, o primeiro conselho que eu dou para escrever bem é ler. Lendo, a gente adquire vocabulário, aprende a falar melhor, a usar as frases e também nos dá idéias, inspiração e abre nossa mente. 

Confesso que esse é o conselho mais difícil porque a molecada de hoje morre na preguiça e mal consegue ler os livros que os professores dão na escola. Infelizmente, as pessoas querem tudo fácil, sem esforço e de preferência para ontem. Não, crianças. Não é assim que a vida funciona e quanto mais cedo vocês aprenderem isso, melhor.

“Ain, mas eu não gosto de ler, tenho preguiça, demora demais, não tenho paciência, dá trabalho, mimimi” se é assim, então desista de escrever e vá procurar outra coisa para ocupar seu tempo. Ler e escrever estão muito ligados. Quem não gosta de um, também não vai gostar do outro.

Então, se querem escrever bem, leiam. Leiam muito. Peguem da biblioteca da escola, deve ter muita coisa ali que vocês podem ler e sai tudo de graça. Na internet também tem muito livro para download, é só pesquisar. É para isso que inventaram o Google, sabiam?

Caso haja uma biblioteca pública na cidade de vocês, então visitem! Se for o caso, peçam para que seus pais te levem. Aprendam a correr um pouco atrás do que vocês querem ao invés de esperar que tudo caia de graça do céu.

Comecem lendo livros adequados a idade de vocês, que são uma leitura mais leve e simples. Com o tempo, ficarão mais exigentes e vão querer livros mais complicados. E o vocabulário de vocês também vai melhorar, passarão a ler melhor em voz alta e também vão escrever com mais desenvoltura e sem aqueles erros horrorosos de português que chegam a doer os olhos. Sem falar que boas idéias começaram a surgir também porque quanto mais lerem, mais material terão.

16 comentários:

  1. Ah sim, boa dica. Eu também gosto muito de ler. Alguns livros que eu gosto, por exemplo, Harry Potter eu Amanhecer de Crepúsculo, não tem na minha escola, lá só tem até Eclipse, mais o último não, e nenhum HP, então, eu leio num site de livros online. Para mim, ler online é muito mais legal do que baixar, porque ai gasta tempo baixando, as vezes eu tento e nem dá certo, isso sem falar que só fica gastando a memória do computador, então, eu leio nesse site maravilhoso: http://bloglivroson-line.blogspot.com.br.
    Lá tem um estante que mostra todos os livros, sem falar que tem sagas completas, livros individuais. Antes eu lia em Um Bom Lugar Pra Ler um Livro, mais foi excluído.
    Acho que você tem razão Mallagueta, ler é tudo de bom, além de ser um exercício para o cérebro. Antes, minhas fics não eram muito boas, mais ai eu fui lendo mais e mais e fui melhorando cada vez mais, e ainda quero continuar melhorando mais ainda, acho que as outras pessoas poderiam seguir o mesmo exemplo.
    Amei o tutorial, com certeza, ler é a melhor dica para se escrever um boa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fui no seu blog achei esse site de livros! Valeu mesmo! Eu começei a ler HP pela metade de Julho e só falta o último livro! Além de aumentar o vocabulário,eu descobrir que uma palavra que eu dizia existia mesmo!

      Excluir
    2. Eu sei sim, além de incentivar a leitura por conter vários mistérios e histórias fantásticas, Harry Potter é considerada por todos como a melhor saga que existe, e isso é pura verdade. Isso sem falar que os livros são grandes, o que não importa muito, mais também é legl ler um livro assim.

      Excluir
  2. Eu gosto muito de ficção científica, seja livro, série ou filme. Aliás, eu sempre achei que um bom exercício para melhorar o vocabulário é assistir séries e filmes antigos.

    A coleção vagalume foi muito legal até os meus 12 anos. Agora com 16 eu prefiro Agatha Christie, que embora não seja de ficção científica é outro gênero favorito: romance policial.

    E acho que uma boa dica é não ter preguiça de reescrever quantas vezes for preciso.

    ResponderExcluir
  3. Mallagueta vc sabe colorir com o GIMP??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei, mas acabei desanimando. Me acostumei demais com o photoshop.

      Excluir
    2. Mallagueta, junto com o fundo do blog, você também poderia colocar o fundo da capa do blog, aquele lá de cima onde está a truma, é tão bonito

      Excluir
  4. Please!!Aqui ninguém pode me enviar a tmj 60 por email!?Já procurei em todos os sítios e não encontrei...please,alguem me envie só a tmj 60 mais nada(bom eu queria tbm a edição 61 mas não quero ser chata :D)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mallagueta amo seu blog! É tipo: hiper-divo!
    Eu também gosto de ler livros,não pela grossura,mas pelo enredo.
    Mas eu gosto muito mais de ler livro de filme entender o filme antes de ele o livro. Me sinto ainda melhor se eu ler o que gosto.

    ResponderExcluir
  7. Mallagueta!Eu achei muito importante sua opinião,gosto muito das suas fanfics,já vi aonde você se inspira!
    Sobre Livros.....Eu leio a Coleção vagalume!Acho muito Legal ela,pq ela são apropriadas para nós que somos pré-adolescentes!Eu gosto muito dela,minha irmã um dia trouxe e me apaixonei!As histórias são muito boas,é o melhor de tudo!Não são grandes as histórias(Não Ligo muito para isso)Pq quando nós começamos a ler um livro(Se a história for boa)Nós ficamos envolvidos na história,e não queremos parar,pois é uma magia a leitura,e um ar envolvente que nós faz ler cada vez mais e mais,a leitura é muito importante,mas não é só pelo fato de nós beneficiar na fala,e na escrita,mas sim pq nós ajuda a criar nossas próprias histórias!
    Amei suas Dicas,já lia livros agora vou ler muito mais!Eu recomendo um livro(não sei se você já leu)Se chama"O Diário de Anne Frank"Eu amei,é maravilhoso,nós percebemos a crueldade que o ser humano foi capaz de chegar,eu amei me ajudou tanto no colégio,quanto a minha conscientização de ver o que várias pessoas foram injustiçadas,mas enfim,se já leu faça um Post,para incentivar as pessoas a ler,se não leu eu Super recomendo a ler.Bom vou ficando por aqui,até mais!

    ResponderExcluir
  8. Eu devo ser uma das poucas crianças que ainda gostam de ler...
    E, posso ser sincera? Eu odeio os livros indicados para a minha faixa-etária(10 anos). Sempre preferi livros infanto-juvenis, que têm aventura, ação, romance, etc. É melhor do que ler um em que a criança brinca de soldadinho com o amigo imaginário.
    Eu escrevo muita fanfic e leio muito, muito mesmo, aprendi a ler aos quatro anos e comecei a me interessar por livros aos 8 anos de idade, até lá, sempre li gibis, inclusive, foi com eles que aprendi a ler.
    As pessoas sempre me acham estranha por gostar de ler, mas é melhor ser uma nerd que lê muito do que ser um burro alienado que vive no videogame. Aliás, eu sempre tive medo dos monstros do videogame...Mas isso não vem ao caso.
    Bem, esse comentário foi só para me exibir, mas sempre achei legal conhecer um pouquinho da história e vida dos leitores do meu blog, e você provavelmente deve gostar também, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre gostei de ler. Já aconteceu várias vezes de eu matar aula pra ficar lendo na biblioteca da escola. Era muito bom e dava um pouco de adrenalina também.

      Comecei a ler os livros da minha faixa etária, mas depois fui ficando mais exigente. Os de ficção científica eram meus preferidos.

      Sempre me acharam esquisitona por gostar tanto de livros, mas com o tempo a gente aprende que não vale a pena esquentar a cabeça com a opinião dos outros. Então não ligue pro que falam e pensam a seu respeito. Quem vive sua vida é vc, então é vc quem deve escolher seu caminho.

      É bom saber um pouco mais dos leitores. Assim uns podem conhecer os outros também.

      Excluir
    2. Comigo é a mesma coisa.Eu aprendi a ler com TM,que agora virou minha paixão.Tenho 10 anos,mas não sigo essas coisas de idade.Leio o que bem entender e pronto.Teimosia,mas depois que vicio não largo.Tenho muitos livros,meu favoritos são: Alice no país das maravilhas,O Diário de Anne Frank,Um Gato de rua Chamado Bob e Coraline.

      Excluir
    3. Tb já li Coraline e vários outros. Os ultimos que li foram desventuras em série e já li todos os 13. São muito bons.

      Excluir