sábado, 10 de agosto de 2013

Fanfictions e direitos autorais

Sabe, confesso que acabei fazendo um pouco de terrorismo quando falei que estava com medo de o pessoal da MSP resolver perseguir quem faz blogs, montagens, mostram imagens e até fazem fanfics. Sei lá, eu achei a atitude do Mauricio tão mesquinha e avarenta que na hora fiquei de cabeça quente e escrevendo demais. Afinal, ninguém até então esperava que ele fosse agir dessa forma, esperava? Pois bem.

Eu não quero deixar ninguém com medo, então resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e é o seguinte:

A primeira vista, dizem que fanfictions não violam a lei de direitos autorais porque quem escreve não visa o lucro. Mas outros dizem o contrário. Dizem que essas obras infringem a lei porque usam personagens ou cenários que já existem sem autorização expressa do autor. Aliás, existem até autores que proíbem a produção de fanfictions com suas obras, como Ana Rice por ex.

Então é para a gente ter medo e nunca mais escrever fanfictions? Pensando com mais calma, acho que não. Como disse antes, não lucramos com as histórias, não vendemos e nem nos apropriamos dos personagens como se fossem nossos.

Além do mais, fanfictions divulgam a obra original. Quem faz é porque já consumiu o produto de alguma forma, assim como quem lê. E muitas vezes quem não conhece pode acabar se interessando. É uma forma de propaganda gratuita para os autores da obra.

É por isso que apesar de as fanfics tecnicamente irem contra a lei, os autores das obras não fazem nada e muitos até gostam e incentivam. Não sei se é o caso da MSP, mas é o de muitos outros autores por aí, ainda bem.

Claro que precisamos ser cuidadosos. Na hora de publicar uma fanfic, temos que colocar o disclaimer ou nota legal dizendo que os personagens não nos pertencem e sim aos seus autores. Nas minhas fanfics eu coloco o seguinte:

“Turma da Mônica Jovem e seus personagens são propriedade dos Estúdios Mauricio de Sousa e Panini Comics/Planet Manga. História escrita apenas para entretenimento, sem fins lucrativos ou comerciais.”

Ajuda a tornar a coisa menos ilegal.

Por isso, escrevam e se divirtam sem medo. Só não esqueçam de deixar bem claro a quem pertence os personagens e tudo o que envolve a obra original. Eu não acho que a MSP seja capaz de levar essa caça as bruxas tão longe. Isso seria muito ruim para a imagem deles e eles não iam lucrar nada proibindo as pessoas de escreverem fanfics.

6 comentários:

  1. psé. coloca meu blog na parceiria?
    Link:
    http://fnadyh.blogspot.com.br/?zx=fd25deb8e084211f
    foto:
    http://oi39.tinypic.com/ri6wch.jpg

    ResponderExcluir
  2. Eu nuca tinha pensado nisso,Mallagueta.E sempre notei que você escreve “Turma da Mônica Jovem e seus personagens são propriedade dos Estúdios Mauricio de Sousa e Panini Comics/Planet Manga. História escrita apenas para entretenimento, sem fins lucrativos ou comerciais.”
    Agora estou bem menos preocupada e mais relaxada!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que fiquei com um pouquinho de medo quando você falou, só um pouquinho, já que a maioria de minhas história são sobre Harry Potter ou Crepúsculo.
    Bom, eu passei a seguir sua dica faz tempo (sobre o desclaimer), mais valeu mesmo assim

    ResponderExcluir
  4. O que o Mauricio falou, Mallagueta? nem fiquei sabendo... Mas dizem que a MSP contratou hackers para acabar com lugares onde se lê revistas da MSP online! e é verdade mesmo, tudo está sumindo! é por que a venda da TMJ tinha caído muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse que estava tomando providencias legais por causa das pessoas que disponibilizavam as TMJ online. Agora, eu nunca ouvi falar desses hackers, embora não duvide nem um pouco.

      Não acho que as vendas estejam caindo por colocarem online e sim pq as histórias tem piorado bastante. Agora só tem mimimi de monica com o cebola. Até quem é fã dos dois tá ficando enjoado.

      Aposto que as vendas devem ter melhorado quando lançaram as ed. 65 e 66, que finalmente saíram um pouco da mesmice.
      E é capaz de as vendas serem boas na ed. 67 por causa da magali e do cascao.

      Excluir