quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lulu Teen: um passo a frente


Bom, estava lendo a ed. 51 de Lulu teen e tem uma coisa que vem me chamando a atenção há um tempo. Geralmente eu não escrevo nada sobre esse mangá porque apesar ter assistido o desenho da Luluzinha e lido algumas revistinhas na infância, eu não tenho com ela a mesma ligação que tenho com a Turma da Mônica.

Mas não é sobre isso que eu quero falar e nem sobre o namoro dela com o Bola, que tenho lá minhas dúvidas se é mesmo um namoro. É sobre outra coisa que me chamou a atenção e fez a revista ganhar meu respeito.

É que diferente da TMJ, onde o pessoal ainda é meio conservador, na Lulu teen eles colocaram um personagem assumidamente homossexual, que tem um namorado e tudo. Seu nome é Edgar e é o mais novo membro da banda Loki.

Confesso que eles estão sendo bem corajosos, colocando inclusive os dois rapazes de mãos dadas e se apresentando como namorados. E nem por isso o mundo explodiu. 

Na TMJ, isso vai demorar muito, mas muuuuuito para acontecer porque eles são mais conservadores. Na Lulu teen nós não vemos esse mesmo conservadorismo bobo e mesmo eles não sendo o n. 1 para mim, tem todo meu respeito. E olha... dependendo de como as coisas caminharem, eles acabarão chegando ao topo rapidinho porque minha tolerância com machismo tem andado meio baixa ultimamente. 

Por que o Mauricio não coloca logo um personagem homossexual nas histórias? Está esperando que a sociedade um dia aceite? Isso vai demorar muito! E se ninguém fazer nada, talvez não aconteça nunca. Homossexuais existem e não deveriam ser ignorados apenas porque o pessoal acha que família certa é só aquela dos comerciais de margarina.

Existem vários tipos de família e relacionamentos também. Não faz mais sentido ignorar tudo isso para mostrar um mundo falso onde todas as famílias são compostas apenas por casal hétero, filhos, gato, cachorro e papagaio.

Só para esclarecer, ninguém se torna homo ou hétero. É algo que nasce com a pessoa. Não é escolha e muito menos falta de vergonha na cara. E também não tem nada a ver com doença. A Organização Mundial de Saúde já garantiu que ser homossexual não é doença, apesar de ter muita gentinha arrogante por aí achando que sabe mais do que um time de especialistas no mundo inteiro. Com esses não tem nem conversa, mas com o restante que não tem essa mente fechada ainda é possível dialogar.

Estou falando isso para mostrar que ninguém irá mudar sua orientação sexual só por colocarem um personagem homo nas histórias. Isso nasce com a pessoa e morre com a pessoa. Fim.

Sem falar que os homossexuais são tão seres humanos quanto os héteros e merecem ter os mesmos direitos. Pensem nisso antes de acharem que podem sair por aí ditando o que uma pessoa pode ou não fazer do seu corpo.

18 comentários:

  1. Disponibiliza o png da imagem, por favor ?! *--*

    ResponderExcluir
  2. A Lulu teen, em questão de criatividade e assunto esta mais a frente da Tmj, apesar da Tmj ter uma arte melhor, a Lulu teen ainda é um pouco mais cativante, com entrevistas com as bandas, não só com aquele fala Mauricio(que poucas pessoas leem)no final da revista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não gosto muito da arte da LT, especialmente os olhos dos personagens que parecem estar sempre arregalados. Algumas histórias são meio bobinhas, mas ultimamente vem melhorando.

      Excluir
  3. A turma da tina tem um personagem homo mas so apareceu uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi há muito tempo e nunca mais esse personagem apareceu novamente. E o assunto foi tocado muito de leve, deixando margens para diferentes interpretações. Na LT, por outro lado, é mais explicito e eles até mostraram dois rapazes de mãos dadas.

      Excluir
  4. Tem razão,eu sei que muitas crianças lêem a luluteen, mas a luluteen comparando com a tmj a luluteen é mais séria, tem algumas edicoes que mostravam armas e diziam "droga" ou "poxa" enquanto na tmj eles dizem "pindarolas"

    ResponderExcluir
  5. Nunca li LT mas pelo que ja ouvi falar é realmente bom, eles reclamam um pouco pela LT tem aparecido logo após a TMJ mas concorrência é isso! Fazer parecido e tentar superar, talvez eu leia!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. eu acompanho as duas revistas...no começo so comprava tmj e lia lulu teen no gibiteca mas desde que o preço da lulu diminuiu eu compro as duas...e achei bem legal essa ideia e quando o Edgar apareceu pela primeira vez eu achei q od meninos iam ter preconceito e nao ia querer aceitar ele na banda,mas eles reagiram super bem...o q foi legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina se vc vai comprar pode me enviar a LT 52 por email?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. tá mas não sei se consigo passar pra pdf...

      Excluir
    4. Pra converter em PDF tem que digitalizar usando um scanner.

      Excluir
  8. Mallageta eu vi noutro post que te vão enviar a tmj 61 e queria que voce me mandasse tbm

    ResponderExcluir
  9. Eu não acho legal homosexualismo, mas posso ser amiga e respeitar um gay numa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, não é homossexualismo e sim homossexualidade. "Ismo" remete a doença, coisa que a homossexualidade não é.

      Não estou desrespeitando seu direito de discordar mas... muito dessa mentalidade foi colocada na nossa cabeça pela família, religião, mídia, etc. Então seria bom parar um pouco e questionar por que, exatamente, vc não acha legal.

      A grande maioria das pessoas que discorda nunca consegue dar uma razão lógica pra isso e geralmente apelam pra bíblia.

      Excluir
  10. Bom, eu respeito a homossexualidade, não tenho nenhum problema, só que eu ainda não me acostumei com isso. Acho que isso acontece com o tempo :)

    ResponderExcluir