terça-feira, 27 de agosto de 2013

O caso da borboleta Atíria





Quem passou a infância nos anos 70/80, deve conhecer bem os livros da Coleção Vagalume. Eu li um monte deles e adorei todos.

Na Wikipédia eles falam sobre essa coleção:

“A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972. As obras são principalmente voltadas para um público infantojuvenil. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, é inesquecível suas capas clássicas e suas imagens, onde os objetos ou pessoas ficam para fora do quadro tanto na capa e também no miolo.”

Eu adorava esses livros e devorava todos os que via pela frente. São livros finos, muitos com menos de cem páginas. Para quem quer começar a desenvolver o gosto pela leitura, recomendo com certeza.

Além de ter histórias muito boas, esses livros também são ótimos porque ensinam coisas interessantes, traz temas de estudo e pesquisa.

O primeiro deles de que gostaria de falar é “O caso da borboleta Atíria”. Foi o primeiro livro dessa série que eu li. Na verdade, eu li e reli um sem número de vezes.

Esse livro é como se fosse um romance policial, só que totalmente ambientado no mundo dos insetos. Há mistério, investigação e aventura.

Mas quem é Atíria? É uma borboleta órfã que foi criada com muito cuidado e carinho por uma Jitiranaboia. Essa doce borboleta vai passar por muitos apertos, aventuras e fará parte de uma trama muito sinistra que ameaça a paz da floresta. Querem saber mais? Só lendo, né? São só 79 páginas, é bem tranqüilo. Sem falar que vocês terão uma pequena aula sobre os insetos, conhecendo algumas espécies que nunca tinham visto antes.

Por que não experimentam ler o livro e ir procurando no Google imagens pelo nome de cada inseto diferente que aparecer? Um pouco de cultura não faz mal a ninguém.

Os mais novos irão estranhar um pouco a linguagem meio... digamos... refinada que os personagens usam. Mas não é nada que atrapalhe o entendimento e a diversão. Vocês vão gostar e melhorar bastante o vocabulário.

Vocês podem ler online bem aqui: O caso da borboleta Atíria

3 comentários:

  1. eu conheço essa coleção a nossa professora está no segundo livro! ela leu por primeiro o tonico e carniça e agora o zezinho o dono da porquinha preta

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro! Eu tinha uns 9 anos, por isso achei o livro pesado... Foi o primeiro livro com quase nenhuma imagem que vi. Mas é mesmo uma história de detetive!
    Eu achava legal o louva-a-deus, sempre tirando sarro.
    Achei muito legal o desfecho, quem era o(a) culpado(a) da história, só não falo aqui para não estragar a surpresa de quem não leu.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez meu pai me desafiou a ler um livro dessa coleção em uma semana, sei que o livro é fininho mas eu tava com muita preguiça, ai eu li tudo e ainda fiz um resumo o nome era ´´os barcos de papel`` acabei achando legal

    ResponderExcluir