sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Escrever primeiro, publicar depois

Essa dica não é exatamente sobre como escrever bem ou criar uma história legal. É algo prático mesmo.

Uma coisa que eu sempre faço ao criar minhas fanfics é: escrever primeiro, publicar depois. E quando digo “escrever primeiro”, é exatamente isso. Eu escrevo toda a história, separo em capítulos e só quando termino tudo é que vou revisando e publicando aos poucos.

Por que isso?

Primeiro: eu escrevo no Word e salvo. Escrever diretamente no Nyah ou no Animespirit pode trazer a complicação de a internet cair ou dar qualquer outro problema e a pessoa perder tudo o que escreveu. Fazer no Word e salvando de tempos em tempos, esse risco diminui.

Segundo: escrever primeiro e publicar depois garante que a história será finalizada e as atualizações serão constantes. A meu ver, uma fanfic deveria ser atualizada todos os dias ou no máximo dia sim, dia não. Há pessoas que até escrevem boas histórias, mas demoram tanto para atualizar, mas tanto, que eu acabo desanimando totalmente.

É por isso que eu só leio histórias completas. É muito chato ficar esperando dias e mais dias pelo próximo capítulo. Só para vocês terem uma idéia, tem uma história que eu estou acompanhando só porque gostei muito mesmo. Ela começou a ser publicada no dia 07/02/2011 e a última atualização foi só em 12/02/2013! E a história ainda não acabou!

Há outras que também chamaram a minha atenção e eu gostaria de ler, mas não leio porque as atualizações são muito, mas muuuuuito espaçadas, coisa de meses! Aí não dá mesmo.

Todos os dias aparecem fanfics novas e eu até tenho vontade de ler, mas depois elas desaparecem porque nunca mais são atualizadas.

Eu sei muito bem que às vezes dá aquele branco danado e a gente não consegue escrever mais nada. Ou então temos algum problema pessoal que nos impede de dar atenção a história. É por isso mesmo que eu recomendo só publicar depois de pronta. Assim não existe esse compromisso de atualizar sempre porque há pessoas esperando.

Algumas fanfics minhas, como universo em desequilíbrio e 2012, levaram meses para serem concluídas. Se eu tivesse publicado antes de terminar, teria deixado todo mundo esperando por muito, muito tempo. Então eu escrevo primeiro, levo o tempo que precisar e sem pressa. Se acontecer algum imprevisto ou se eu quiser desistir, tudo bem. Não vai ter ninguém lendo.

Atualmente eu estou publicando a fanfic “La Revenge” e a história está completa. Eu só vou revisando os capítulos, refinando algumas coisas, corrigindo o português e publicando. Se acontecer algum imprevisto ou problema, eu publico do jeito que está mesmo e ninguém fica esperando.

Terceiro: escrever no Word também tem uma vantagem: o corretor ortográfico. O Word não garante um português perfeito, claro, mas pelo menos previne os erros mais grosseiros. Ele também olha a pontuação, se a frase está começando com letra maiúscula, etc.

Eu posso parecer meio chata por enfatizar tanto a importância do português, mas já aconteceu de eu tentar ler algumas histórias e não conseguir porque estavam mal escritas e isso atrapalhava o entendimento.

Então, se querem fazer uma fanfic, experimentem escrever primeiro e só depois de pronto publicar. Vai ser mais demorado, mas pelo menos garante uma história completa e com uma escrita um pouco melhor.

9 comentários:

  1. Verdade!A minha eu vou publicar o primeiro capitulo hoje à noite.Eu vou fazer os capitulos,acho,1 capitulo por dia,ou 2.Se acharem que estou demorando uma semana,vai ser porque vou colocar creditos no meu chip de celular.Pois minha internet é de moden. Não é assim,tããããão rápida, mas da pra usar.Hoje acho que só vou publicar 1 capitulo.Pois minha mãe quer,várias vezes,que eu ajude ela em alguns serviços de casa. No fim de semana,tipo,sexta,sabado e domingo, acho que eu vou publicar uns dois ou tres capitulos.
    Mallagueta,eu prometo que eu nunca vou deixar essa minha história sem acabar!
    Já estou preparando muitas outras na cabeça.Mas,sem pressa! Tudo de uma vez.
    Espero que,quando der tempo,você(Mallagueta),possa fazer uma recomendação da minha fanfic♥ Ainda não está no nyah! porque eu ainda estou terminando de fazer o primeiro capítulo.
    Quando eu terminar,prometo que vou falar aqui!
    Ansiosa pela resposta!!!!!♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu aconselho escrever primeiro. Pelo menos faça vários capítulos antes de começar a publicar. Assim vc garante uma regularidade na publicação. Estou curiosa pra ler sua história, aposto que deve ser boa.

      Excluir
    2. Boa ideia!Vou fazer vários capítulos antes de publicar!
      E,assim que eu tiver terminado,eu te aviso!

      Excluir
    3. alice me fala o nome do seu blog pfv! Agradecida bjos fafa

      Excluir
    4. Ainda um não tenho um blog.
      Mas quem sabe daqui um tempo eu não faço um?

      Excluir
  2. Estou nesse mesmo problema. Publiquei a minha primeira fanfic(que estou fazendo agora) sem terminar.Tem muita gente esperando.Mas eu tenho a escola e muitas outras coisas que me impedem de prosseguir.Mas na minha próxima fanfic vou fazer o que você recomendou.Estou quase terminando.Até novembro eu já terminei.Se você quiser ler o nome é: "Mais que poderosa" e O autor é com o mesmo nome que tá aqui..

    ResponderExcluir
  3. É... Tem autores que escrevem suas histórias, mas levam... 20 anos para publicá-las. Eu não pretendo esperar tanto. Escrevi um romance tomando por inspiração a novela A Pequena Órfã. Isso foi por volta de março de 2008. Tinha o desejo de ver se podia publicá-la ainda aquele ano, pois era o ano em que a novela fazia 40 anos do lançamento. Mas tinha aulas para dar, provas para corrigir e não dava para me dedicar tanto quanto eu queria. E por ser uma primeira versão, realmente não ficou coisa boa. Tive de ir concertando, refazendo e assim foi indo até agora. O ano que vem creio que finalmente vou publicar esse romance. Vejamos o que o público acha.

    E se eu escrever alguma fanfiction da TMJ? Como faço para colocá-la aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, aqui eu só publico minhas fanfics mesmo, porque reúno tudo no mesmo lugar e fica fácil pros leitores encontrar. Mas se vc quiser fazer uma, pode publicar no Nyah fanfiction, onde mais pessoas irão ver: http://fanfiction.com.br/

      Excluir
  4. Eu tambem adoro fazer fanfic's @-@ Faço minhas fanfic's no bloco de notas (do computador), depois eu releio ela para ver se tem erros de ortografia ai depois eu faço a capa e posto na minha pagina de fanfic's que se chama "Fanfic's Gabriel". Todas as minhas fanfic's só tem 3 capitulos (porque senão fica muito grande :p). Antes eu fazia minha fanfic e ja postava na pagina (me garantindo lá), sabe oque aconteceu? me lasquei minhas fanfics (que eram 4) foram todas apagadas junto com minha pagina e o meu facebook :( .Mas ai eu estou reescrevendo elas de novo e dessa vez, salvado no computador. Adoro fazer fanfic's... nunca li uma fanfic sua (nada pessoal é só que eu gosto mais de fazer fanfic ao em vez de ler). Mas hoje se der, leio uma sua ;)

    ResponderExcluir