sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Chegou o Chico Moço!




Que já saiu a capa da ed. do Chico moço não é novidade. Todo mundo estava esperando essa história e confesso que a primeira impressão ficou muito boa. Pelo menos ele ficou bem bonitão e gostei de terem desenhado ele usando o mesmo estilo da TMJ, ainda que a qualidade me pareça melhor.

Se não me engano, parece que ele foi estudar na cidade e certamente vai se sentir deslocado ali por causa da diferença com sua terra natal. Vamos ver como ele irá se arranjar sabendo que tudo é tão diferente, desde o ambiente até as pessoas.

A própria capa mostra esse impacto, tendo o ambiente cinzento e frio da cidade no fundo e o do campo, mais verde e colorido, dentro de uma silhueta do Chico quando era criança. O rosto dele meio triste e suas roupas de “caipira” também ilustram que ele poderá ter alguma dificuldade no início. Vamos ver como ele vai se sair.

Agora, uma coisa que despertou minha curiosidade é o que foi feito da Rosinha. Explicando: ela também vai fazer faculdade ou vai continuar lá no interior? Estou perguntando isso porque, como vocês sabem, sou muito feminista e apesar de adorar a TM e TMJ não consigo concordar com o conservadorismo demonstrado em algumas partes.

No gibi, os dois estudam na mesma classe, logo tem a mesma idade. Então se ele tem idade pra ir a faculdade, ela também tem. Se ela vai, ótimo. Ponto a favor. Senão, fica meu questionamento. Será que ela não irá fazer nada na vida a não ser apenas cuidar da casa e dos filhos?

Nada contra as mulheres que escolhem esse caminho. Cada um vive sua vida. Mas acontece que nós vivemos numa sociedade tão machista que colocar Rosinha como dona de casa que não vai nem trabalhar, nem estudar, é apenas o reforço de um estereotipo já existente, como se não houvesse mais nada que as garotas pudessem fazer. E isso não é verdade. Mulher também tem sonhos, ambições, desejo de crescer, talentos, etc.

E considerando a personalidade da Rosinha nos gibis, seria um desperdício muito grande deixá-la presa no interior sem fazer mais nada na vida. Quer dizer, se o Chico pode crescer e evoluir, por que ela tem que ficar parada no tempo só por ser mulher?

Bem... confesso que estou me precipitando um pouco. Só lendo pra saber e no fim eu posso acabar tendo uma grande surpresa. Tomara.


8 comentários:

  1. O menino que dava de cima da Rosinha se chama Genesinho, o filho do coronel. Agora, o Chico também era bastante ciumento com a rosinha e várias vezes saia no braço com os garotos que davam de cima dela.

    Até que não vejo problemas em outra garota se interessar por ele. O problema das revistas da TMJ é que somente os garotos são livres pra se interessar e até xavecar outras garotas enquanto as meninas tem que ficar quietas no canto delas e se falam alguma coisa são taxadas de ciumentas e barraqueiras.

    Então é bem capaz de eles levarem isso pras revistas do Chico. E se acontecer de a rosinha não ir pra faculdade como ele, aí é que o machismo vai reinar absoluto.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente chegou, desde maio falaram que ia lançar o Chico Moço. Pelas histórias de quando eles eram crianças eram bem melhores que a da TM.
    O Chico é mais confiante e ama a natureza( tanto é que ele vai fazer faculdade de agronomia ) e no twitter da TMJ tem uma imagem do Chico beijando a Rosinha e ela está bem bonita.
    Mas outra coisa, eu não quero que o Chico Moço vire TMJ, quero dizer, pode ser uma nova história com aventuras, mitos, monstros como nas suas histórias de antigamente.
    Provavelmente eu vou ter o #0 e o #1. Estou aguardando ansioso a história e ver todos os personagens crescidos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa da revista. Bem interessante.

    Quanto ao Chico Bento, estou começando a achar que as histórias dele vão ser um pouco melhores que as da TMJ. Mas ainda não tenho certeza absoluta de NADA, como você disse, só lendo a revista para tomarmos conhecimento.

    Enfim...Que venha o Chico Moço!

    ResponderExcluir
  4. Parece que vai ser bem interessante.
    E concordo com seu ponto de vista feminista. Todas as mães da TM só são donas de casa e estão sempre usando avental. Só lembro de ter lido uma HQ em que a mãe da Mônica trabalhava como designer em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Maurício de souza já tem 77 anos, quase seus 80, ele nasceu naquela época em que quem trabalhava e estudava mais era os homens e tals, e as mulheres apenas cuidavam de casa. Você não coloca nas histórias só o que conhece e se baseia? Se bem que mundo hoje está bem mudado, mas fazer o que?

      Excluir
    2. Fazer o que? Entender que o mundo está em constante transformação e procurar não ignorar isso. Hoje as meninas leem as histórias, mas pode chegar um tempo em que não lerão mais por causa dessa visão ultrapassada do papel da mulher. Chegará um dia em que elas não se identificarão mais com isso.


      Excluir
  5. Eu quero é que logo saia o numero 1.
    Estou muito ansiosa!

    ResponderExcluir